Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

Averiguação e registo de revalidação de direitos do convento, geralmente relativos a imóveis aforados. Produzidos por um “juiz do tombo”, nomeado e comissionado por autoridade competente, incluíam fases de “vedoria” (verificação no terreno, com audição de testemunhas) e “medição” (referenciação geográfica do imóvel), culminando na “apegação” ou “reconhecimento” (sentença do juiz do tombo).
Contratos de emprazamento relativos a bens Nogueira, Milheirós, Canelas, Aveleda, Lever, S. Cosme, Valbom, Oliveira do Douro, Lourosa, Fânzeres, S. Salvador de Árvore, Foz de Sousa, Fajozes, Gemunde, Perafita, Cinfães, Vilar de Andorinho, Guidões, Salreu e vários locais na cidade do Porto. Inclui 2 índices, um no início e outro a seguir à fl. 92.
Registos de pagamentos de domínios e lutuosas ao Cabido. A capa do documento é um pergaminho reutilizado (com texto em latim).
Registos relativos a operações de receita e de despesa de natureza diversa, relacionados na sua maioria com emprazamentos.
" Tombo da propriedades, foros e pensões pertencentes ao Reverendíssimo Cabido da Insigne e Real Colegiada de S. Martinho de Cedofeita. Mandado copiar do antigo Tombo em forma autêntica, pelos M. R. José Alvares Martins. Chantre, Dignidades, Cónegos, Cabido - da mesma Real Colegiada". Inclui no final um item intitulado "Formulário para os Tabeliães extrairem as certidõesdo Tombo, sendo na casa do Cabido". Inclui um índice de freguesias inicial.
Cópias de Avisos e cartas régias (referência à angariação de fundos junto da igreja, para constituição do exercito e marinha, necessários na defesa do reino), títulos de ""colação para canonicato", correspondência, entre outros. Com termo de abertura e encerramento.
Registos de receitas de foros, rendas e pensões do Cabido. Com termo de abertura e encerramento. Contém uma fl. colada no interior da capa.
"Livro dos legados que deixaram a este Reverendo Cabido da Colegiada de S. Martinho de Cedofeita e dos juros que se vão vencendo...". Registos de obrigações de missas em compensação de legados deixados à colegiada, e registos de pagamentos de juros de dinheiro deixado em legado.
"Livro dos legados que deixaram a este Reverendo Cabido da Colegiada de S. Martinho de Cedofeita". Registos de obrigações de missas em compensação de legados deixados à colegiada e registos de pagamentos de foros em dinheiro.
Registos alusivos a seis prazos. Com informação relativa à localização, confrontações, rendas, e histórico de sucessões de foreiros. Relativos aos seguintes locais: Praça Carlos Alberto, Praça Coronel Pacheco e Rua dos Mártires da Liberdade (Porto). O documento não está datado, as datas facultadas são relativas aos atos, mais antigo e mais recente, mencionados no documento.
Índice alfabético de foreiros.
Registos de pagamentos de rendas e lutuosas ao Cabido. Inclui um índice alfabético inicial.
Registos de pagamentos de domínios e lutuosas ao Cabido.
Registos de pagamentos de laudémios ao Cabido. Com termo de abertura e encerramento.
Registos de pagamentos de laudémios ao Cabido. Inclui um índice alfabético. Com termo de abertura e encerramento. Contém solta uma proposta de compra enviada ao Cabido, com data de 1863. Entre as fls. 91 e 95 constam registos de "lutuosas que entregou o Mestre Escola..." recebidas desde 1 de julho de 1854 até 30 de junho de 1856.
Autos de apegações de novos prazos. Inclui uma cópia de um ofício enviado ao Prior, ..".sobre concerto de corredores e varandas e sobre paramentos".
"...Apegações que se fizeram das renovações dos prazos pertencentes à nossa Mesa Capitular...".
Registos de pagamentos de lutuosas e laudémios ao Cabido. Termo de abertura e encerramento.
Registos de pagamentos de lutuosas e laudémios ao Cabido. Inclui um índice alfabético inicial. Termo de abertura e encerramento.
Registos de legados da Colegiada de S. Martinho de Cedofeita. Inclui anotações relativas a prazos. O documento não está datado.
O documento cntém registos de pagamentos e recibos de juros entre os anos de 1743 e 1763.
Título completo "Livro dos estatutos e acordos que fizeram as dignidades Cónegos e Cabido da insigne igreja Colegiada de S. Martinho de Cedofeita em louvor e serviço de Deus, para a dita igreja ser melhor servida e as rendas dela melhor aproveitadas". Inclui índice no final.
Registo dos bens do Cabido, em vários locais da cidade do Porto, Cedofeita, Massarelos, Valbom, S. Cosme, Fanzeres, Baguim do Monte, Foz do Sousa, Vermoim, Milheirós, Nogueira, Maia, "Além Douro" (Arcozelo, Vilar de Andorinho, Canelas, Anta, Silvalde, Lourosa, Madail, Valga, Lever e Oliveira do Douro). Inclui um item intitulado "Títulos deste Cabido com o Priorado" (fl. 63). Inclui anotações à margem relativas a datas posteriores.