Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
20 records were found.
Prova curricular apresentada no âmbito da 14ª cadeira da Academia Politécnica do Porto. Planta à escala 1:250, não assinada (Joaquim Augusto Leite Ferreira Pinto Basto, 1875-1926) e não datada.
Prova curricular apresentada no âmbito da 14ª cadeira da Academia Politécnica do Porto. Planta às escalas 1:250 e 1:250, não datada e assinada por Joaquim Augusto Leite Ferreira Pinto Basto (1875-1926).
Processo relativo à emissão de uma certidão, requerida por Maria Pereira de Vasconcelos, viúva de Henrique Homem Carneiro. Contém requerimento, deferimento e a certidão da bula de filiação (emitida por um tabelião da cidade do Porto).
Trio de cartas de natureza pessoal e familar entre dois primos, datadas de Lisboa 1825-12-03, 1841-12-20 e 1841-12-24; uma está assinada "Vasconcelos", em Lisboa, e é dirigida a Álvaro Leite Pereira de Vasconcelos, no Porto. Seguida de uma "relação de despesas" com vista a obter a comenda da Ordem de Cristo para o mesmo Álvaro Leite Pereira de Vasconcelos, datada de Lisboa 1825-12-15 e assinada por Joaquim Faustino da Costa.
Procuração feita por Francisco Homem Carneiro Pereira de Vasconcelos em nome de seu irmão, Diogo Homem Carneiro Leite de Vasconcelos, acompanhada de minuta com o cabeçalho: "cópia dos apontamentos da escritura que meu irmão quer se faça".
Processo de correspondência relativo ao incidente criminal envolvendo o feitor Manuel Moreira, da Quinta de Atães, freguesia de Jovim, concelho de Gondomar. Inclui outros documentos relativos à Quinta de Atães e à Paróquia de Jovim.
Tem no frontispício uma assinatura de posse (Joaquim Augusto Leite Ferreira Pinto Basto) e uma nota manuscrita em Português.
Obra de polémica jurídica, da autoria de Manuel de Oliveira Chaves e Castro.
Par de certidões paroquiais solicitadas por Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos Pereira Leite: do registo de baptismo do seu pai, Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos, e do registo de óbito de seu tio, Francisco Pereira Carneiro de Vasconcelos. Inclui ainda uma certidão de posturas municipais do concelho do Porto, solicitada por Álvaro Leite Pereira de Melo e Alvim.
Carta dirigida a Álvaro Leite Pereira de Melo e Alvim, morador na cidade do Porto, escrita em registo familiar por um amigo em Lisboa ("Tovar"). Menciona uma outra carta que devia estar apensa, dirigida a um desembargador, e que está em falta.
Inventário descontectualizado, talvez incompleto. Contém capítulos relativos aos compartimentos de uma habitação ("Cartório", "Corredor", "Salão" etc.) e ainda "Roupa branca" e "Objectos diversos". A cada item corresponde um valor monetário, possivelmente estimado.
Copiador de correspondência de Álvaro Leite Pereira de Melo, e depois de José Teófilo (este escrevendo em nome do anterior ou de Gertrudes Leite Pereira de Melo).
Três documentos relativos a D. Gertrudes: reconhecimento de dívida a seu favor relativa a pagamento de foros; procuração emitida por si a favor de Mateus de Castro, com vista a tomar posse em seu nome dos bens a que tinha direito por óbito de Fernando Homem Carneiro de Vasconcelos; recibo de cirurgião por ocasião do óbito do mesmo.
O trabalhador José dos Santos Lixa declara ser verdade que Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos mandou fazer diversos trabalhos na sua quinta de Atães, na freguesia de Jovim, Gondomar, incluindo unir e vedar terra "de monte". Documento inserido em capilha com resumo do teor do documento, em letra de inícios do séc. XX.
Caderno contendo "charadas tiradas do jornal O Ramalhete", manuscritas e sem data (provavelmente refere-se ao periódico que foi publicado entre 1837 e 1844). Inclui 5 cadernos de fls. soltos apensadas, contendo também charadas e respectivas soluções manuscritas; um desses cadernos inclui uma fl. impressa contendo o texto "Para que serve o Papa", relativo a Leão XIII (papa entre 1878 e 1903).
Documento notarial, feito no Porto, atestando a ascendência e limpeza de sangue de Santos de Sousa, da cidade do Porto.
Dez públicas-formas notariais emitidas em Salvador da Baía, pelas quais Amaro José de Faria, comandante do navio Caridade, declara ter cumprido a sua missão de transportar de Lisboa para a cidade de Salvador da Baía, uma parte do 2º batalhão do 1º Regimento de Infantaria, comandado pelo tenente-coronel António Correia de Bulhões Leote (duas companhias e o estado-maior do batalhão), e ainda diversos mantimentos e equipamentos militares (no contexto da campanha de independência do Brasil). Uma das públicas-formas contém uma relação dos praças da referida unidade militar. Inclui ainda uma declaração no mesmo teor, emitida pelo Arsenal da Marinha da Baía.