Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

29 records were found.

Escrituras de testamentos e doações (inclui documentos autênticos e certidões) a favor das religiosas do convento. Inclui um relação antiga de " Testamentos doações e outros documentos" e um processo relativo às disposições do testamento da Condessa de Marialva e Loulé.
Título completo"Livro para se saber adonde se fizeram escrituras e prazos pertencentes ao Mosteiro de Santa Clara da cidade do Porto por distribuição, tocam aos Tabeliães desta cidade. Do ano de 1728 e ao diante". O documento é uma espécie de índice, contendo pequenos resumos de escrituras, tendo cada um deles a indicação da data da escritura, o nome dos intervenientes e do respetivo tabelião. As datas facultadas são relativas à escritura mais antiga e a mais recente.
Contrato relativo a direitos de água, entre o Mosteiro de Santa Clara do Porto e a Mitra Episcopal do Bispado do Porto.
Contém contratos de arrendamento de dizimarias, avulsos, das seguintes igrejas: Santa Maria de Avioso; Santiago ou S. Tiago de Amorim; São Miguel de Blens (sic); São Salvador de Penajóia; São Salvador de Vilar de Andorinho; Ramalde; São Cristovão de Nogueira; São João de Macieira; Santa Clara de Torrão; São Martinho de Guifões. Inclui quatro arrendamentos de "reais de passagem" do rio Douro.
Contém escrituras de obrigações de juro e fiança, paga e quitação em beneficio do convento. Inclui escrituras de compra e documentos relativos a uma dívida do Conde de Resende.
Dcumentos de cariz judicial e notarial, relativos a bens e direitos do convento, nomeadamente, sentenças um auto de posse, uma doação e outros. Referentes aos seguintes locais: Santa Clara de Torrão; São Martinho de Várzea; Castelo de Paiva; Vilar de Andorinho; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Penamaior e São Paio de Arcos. Contém o traslado de uma sentença de 1431. Inclui um índice inicial.
Contém contratos de emprazamento, escrituras de compra venda, reconhecimentos, sentenças, doações, demarcações e outros títulos, relativos a casas e casais do convento nos seguintes locais: Campo Benfeito; Lugar de Dornas e Gosendinho (Gosende); freguesia de São Miguel de Blens (sic); lugal do Bairral (Britiande); Montemuro; Gosende; Lugar do Cutelo ou Cotelo (sic) (São Martinho de Mouros); Penajóia e Ferreirim. Contém um prazo em pergaminho de 1508, referente a sete casais em Montemuro e o respetivo traslado. O livro inclui índice inicial.
Contém documentos de cariz judicial e notarial tais como, contratos, autos de posse, uma composição amigável, sentenças, autos de redução, emprazamentos, títulos, e outros, referentes a direitos sobre igrejas, casas e casais do convento. Os documentos são relativos a vários locais da cidade do Porto e: Ferreirim; Igreja de São Jorge e sua anexa São Silvestre; Vila Nova de Gaia; Vila Maior; Santa Maria do Abade de Neiva; Paços de Gaiolo; Meixomil; Benviver; Gandra; Frazão; Rio de Moinhos e Viana do Castelo. O livro inclui um índice inicial.
Contém sentenças contratos, alvarás régios e outros, relativos a bens e direiros sobre padroados de igrejas do convento, na cidade do Porto e nos seguintes locais: Ramalde; Vilar de Andorinho; Santa Maria de Avioso; Penajóia; Blens (sic.) (termos de Lamego); Santa Clara de Torrão; Santiago ou S. Tiago de Amorim; São João de Macieira; Santa Cristina de Nogueira. Inclui o traslado de uma carta de doação (1465). Inclui índice, intitulado, " Index deste livro 28 que consta dos Padroados das Igrejas deste Mosteiro".
Contém: "Escritura de venda de casas na rua das Congostas e na rua das Taipas no Porto, adquiridas pelo Convento de Santa Clara ao Convento de Nossa Senhora do Couto (Gouveia). Inclui "...autos de posse das pensões, e os prazos e mais títulos de todas as ditas moradas e casas..." Inclui uma sentença que o " mosteiro alcançou contra o Convento de S. Domingos desta cidade, direito senhorio de três moradas de casas sitas na Rua das Congostas..." e uma sentença "que o mosteiro alcançou contra Domingos Francisco Leal e sua mulher, possuidores de duas moradas de casas, sitas na Rua das Taipas..." Inclui dois traslados de prazos de 1550 e 1583. O livro inclui um índice ou sumário inicial.
Contém sentenças, doações e privilégios, relativos a bens e direitos do convento em Entre-Ambos-os-Rios. Inclui o traslado do Foral (1519) dado pelo Rei D. Manuel ao Couto de Santa Clara de Torrão de Entre-Ambos-os-Rios, do Mosteiro de Santa Clara do Porto e o traslado dos privilégios concedidos a esse mesmo couto (1758). Inclui um índice ou sumário inicial.
Contém contratos de arrendamento de rendas do convento, relativos aos seguintes locais: Porto; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Belaens ou Belens (sic) e Penajóia (Lamego); Ramalde; Santa Cristina de Nogueira; Vilar de Andorinho; Santa Clara de Torrão; Santa Maria de Avioso; São João de Macieira (Lousada); Vila Nova de Gaia.
Carta de venda de um foro em hasta pública que pertencia ao suprimido Convento de Santa Clara do Porto. Foro situado na freguesia de Santa Cristina de Nogueira, Concelho de Lousada e descrito na verba número trinta e um da lista trinta e quatro mil setecentos e sessenta e três que arrematou Adriano Ribeiro
Colecção de documentos diversos relativos a propriedade de terras em vários locais, geralmente em mau estado de conservação e por vezes em condição fragmentária. Consiste em relações de herdades e afins, apegações, também algumas escrituras (doação, testamento). Reporta-se a lugares no Porto, Penafiel (Arrifana de Sousa), Bemviver ou Bem Viver, Entre-os-Rios e outras localidades. Estes documentos aparentemente foram desconsiderados quando ainda estavam no produtor, uma vez que em vários deles constam notas à margem: "não vale nada" e afins.
Documentos avulsos de foro notarial relativos a compra e venda, doação de tenças, dívidas, dotes, pagamentos de sisa, renovações de prazos, direitos de foros, autos de arrematação e apegação, direitos de portagem e outros. Contém um documento datado de 20 de abril de 1791, intitulado "Exposição prévia e motivo que houve para fazer a obra deste Roteiro" da autoria do " Procurador e Feitor" escolhido pelas religiosas para a produção do Roteiro do convento, e uma listagem (com o título "Fundação") de doações, bulas, contratos, breves, sentenças e outros, que concederam direitos ao convento, desde a sua fundação. Os documentos são relativos aos seguintes locais: Monte da Granja; Casal do Outeiro (Santa Maria de Terroso); Ramalde; Barrosas; Leira de Pincelos (sic); (Santa Maria de Terroso); Guilhabreu; Canedo; Vilarinho de Baixo (Gandra); Sobrado; Póvoa de Cima, Bonfim (Porto); Quinta da Minhoteira; Belens (sic) (Lamego); Santiago ou S. Tiago de Amorim; São Vicente de Pinheiro; Jugueiros; Vilar de Andorinho; Lugar do Carrascal, Torres Novas (sic); Santa Cristina de Nogueira; São Pedro de Paraíso; Penajóia; Casal de Repiade, na freguesia e couto de Ronfe, actualmente no concelho de Guimarães; Ramalde (Porto); Casal de Monte Muro; São Romão (do Coronado?); Melres (Aguiar de Sousa). Inclui folhas soltas e descontextualizadas.
Contém títulos relativos a direitos de água entre o Convento de Santa Clara do Porto, a Câmara e a Diocese do Porto.
Documentos relativos a direitos de água do convento. Contém oficios, autos de embargo, duas escrituras de venda e outra de transação, celebrada entre o Convento de Santa Clara, a Câmara e a Diocese do Porto, uma cópia de um acordão municipal, uma autorização régia e outros. Os documentos são relativos a direitos de água "...das minas da Póvoa de Cima" nos subúrbios do Porto.
Contém contratos de arrendamento de rendas do convento, relativos aos seguintes locais: Porto; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Vilar do Paraíso; Vila Nova de Gaia; Belaens ou Belens (sic) e Penajóia (Lamego); São Salvador de Ramalde; Santa Cristina de Nogueira; São João de Macieira (Lousada); Santa Maria de Avioso.
Contém escrituras de testamentos e doações. Inclui certidões de provisões régias das Igrejas de Beléns (sic), Penajóia, Ramalde e Santa Maria de Avioso. Inclui dois codicilos.
Contém documentos avulsos de foro notarial e judicial relativos a obrigações e direitos de tenças, da religiosa Ana Joaquina de Figueiredo Osório.
Contratos de arrendamento avulsos, relativos a dizimarias e rendas do convento, nos seguintes locais: Santiago ou S.Tiago de Amorim; Santa Cristina de Nogueira; São João de Macieira; Santa Maria de Avioso; Penajóia; Vilar de Andorinho; Belens (sic) Lamego.
Título que consta no maço" Aqui se guardam nesta capa uns títulos respeitantes às casas de que somos diretas senhorias na rua das Taipas - terras de Sousela, da Feira e Casal da Calçada, termo de Penafiel". Contém um auto de reconhecimento, uma escritura e um documento de posse do casal de Sousela e de Lever.
Documentos avulsos relativos a doações, legados instituições de capelas, provizões régias, autos beneficiais e outros. Contém uma "Exposição" sobre a fundação do convento onde se incluem as doações, provizões e sentenças, relativas às propridades sobre as quais tinha direitos. Inclui um índice ou sumário de propridades e direitos, com indicação das respetivas rendas e renovações de prazos e um item relativo a obrigações do convento em dinheiro e géneros. Inclui o traslado de um auto de contas e verificação dos bens do convento, pedido por ordem régia e o traslado de uma doação de 1177.
Sumário inicial " Estes títulos pertencem ao Real Mosteiro de Santa Clara, por falecimento da Madre Ana Josefa Carneiro de Azevedo que lhe virão de seu irmão Manuel Caetano Carneiro de Azevedo morador que foi na Rua Chão desta cidade". Documentos relativos a bens da religiosa e de sua irmã Joana Casimira. Contém listas de bens, uma carta precatória, contratos de emprazamento, autos de posse, um traslado de auto de partilhas e de dote, etc.
Título original: "Tábua das escrituras que pertencem ao Couto de Entre Ambos-os-Rios".
Os inventariados eram pais de duas religiosas do convento. Inclui uma certidão de escritura de venda (1697), que fez António Francisco e mulher aos inventariados.
Documentos avulsos, relativos a compras, vendas, transações, obrigações, doações e outros. Inclui um pergaminho de 7 de dezembro de 1527 do Papa Clemente VIII , 3 éditos de D. Jerónimo José da Costa Rebelo, Bispo do Porto, impressos, um caderno intítulado "Disposições particulares 1776" relativo a bens das religiosas do convento. Alguns documentos referem a Quinta de "Pego Negro". Contém folhas descontextualizadas.
De teor judicial e notarial, nomeadamente libelos, escrituras de paga, quitação, compra e venda, dotes, entre outros. Contém um contrato de transação amigável de bens, sitos na freguesia de Santo Ildefonso, entre as religiosas do Convento de Santa Clara de Vila do Conde e o Chantre, Dignidades, Cónegos e Cabido da cidade do Porto, um "auto de rematação das Carnes do Açougue deste Couto de Campanhã", um documento intítulado " Direção para os Sindicantes tirarem as residências aos Ministros da Jurisdição Real e aos seus oficiais e como os oficiais delas processarão os autos e farão os termos até de todo serem acabadas e remetidas à Mesa do Desembargo do Paço", um libelo "Na Causa que tiveram as religiosas do Mosteiro de Lorvão da Ordem de S. Bernardo contra António Luís de Almeida e mulher". Incluí um índice inicial.
REVER: Contém contratos de arrendamento de rendas do convento, relativos aos seguintes locais: Porto; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Belaens ou Belens (sic) e Penajóia (Lamego); Ramalde; Santa Cristina de Nogueira; Vilar de Andorinho; Santa Clara de Torrão; Santa Maria de Avioso; São João de Macieira (Lousada); Vila Nova de Gaia.