Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

52 records were found.

Certidão de um despacho judicial, proferido pelo juiz das sisas e direitos reais, relativo ao pagamento de sisa sobre uma quinta na freguesia de Crespos, Braga, emitida pelo escrivão das sisas de Braga.
Processo relativo a um prazo urbano (casas na rua Verde, Sé, Braga), contendo informações sobre o foro, escritura de constituição, auto de posse, remissão etc. Inclui a escritura original de 1581 e um auto de posse de 1768; remido em data indeterminada.
Processo relativo a um prazo rural (casas na freguesia de Santa Eulália de Crespos, Braga, desanexadas do Casal de Salgueiros), contendo informações sobre o foro, escritura de emprazamento, auto de posse, remissão etc. Inclui a escritura original de 1736 e autos de posse de 1736 e 1768; remido em 1902.
Processo relativo a um prazo urbano (casa na Rua da Fonte de Carcome, cidade de Braga), contendo informações sobre o foro e escritura de emprazamento de 1768. Trata-se do prazo n.º 9. Inclui ainda capilhas (vazias) relativas aos prazos n.º 5, 6 e 2, todos situados na cidade de Braga.
Apontamentos relativos a diversas terras foreiras em São Tiago de Bougado, Santo Tirso (foro, foreitos, localização e confrontações); listas de consortes "no inventário da Misericórdia" e no "prazo do Conde"; outros apontamentos dispersos.
Escritura feita no mosteiro de Cête. É direito senhorio o mosteiro de Cête e foreira Maria Carneiro Cabral, viúva e moradora na cidade do Porto, representada pelo procurador Francisco Pinto de Carvalhal. Sito na freguesia do Covelo, Aguiar de Sousa. Documento inserido em capilha com escrita do séc. XVIII.
Escritura feita em Aguiar de Sousa. É direito senhorio o mosteiro de Cête e foreiro Manuel de Araújo, representado por António Monteiro, ambos moradores na cidade do Porto. Sito na freguesia do Covelo, Aguiar de Sousa. Documento inserido em capilha com escrita do séc. XVIII.
Escritura feita em Aguiar de Sousa. É direito senhorio o mosteiro de Cête e foreiro Bartolomeu de Araújo, morador na cidade do Porto, representada pelo procurador Francisco Pinto de Carvalhal. Sito na freguesia do Covelo, Aguiar de Sousa. Documento inserido em capilha com escrita do séc. XVIII.
Escritura feita em Aguiar de Sousa. É direito senhorio o mosteiro de Cête e foreiro Bartolomeu de Araújo, morador na cidade do Porto. Sito na freguesia do Covelo, Aguiar de Sousa. Documento inserido em capilha com escrita do séc. XVIII.
Minutas de diversos contratos de arrendamento da Quinta de Atães feita pelos seus proprietários, Álvaro Leite Pereira de Melo Ferreira Pinto e esposa, a diversos arrendatários.
Escritura de emprazamento de diversos campos no couto de Avintes, feito pelo Mosteiro de Pedroso (unido ao Colégio da Companhia de Jesus em Coimbra) a António Alves Cortes e mulher. Seguida de escritura de emprazamento da Quinta da Galharda, na nota privativa do Mosteiro de Paço de Sousa, feito pelo Mosteiro de Paço de Sousa (unido ao Colégio do Espírito Santo em Évora, da Companhia de Jesus) a Francisco Pereira de Vasconcelos.
Escritura relativas ao mesmo casal, sendo a primeira de emprazamento feita pela Mitra do Porto a António de Azevedo e sua mulher, seguida da venda feita em 1690 por Francisco de Castro e sua mulher a Francisco Pereira de Vasconcelos, e incluindo autorização à venda dada pela Mitra. Documentos inseridos em capilhas com resumo do teor dos documentos, em letras do séc. XIX e de inícios do séc. XX.
Processo contendo um testamento e cinco autos de posse sobre prazos, todos cosidos e, excepto um par de posses, precedidos de textos introdutórios e explicativos não datados, em letra do séc. XVIII; inseridos em capilha com o título original: "Posses" (também em letra do séc. XVIII). Os três prazos mais antigos situam-se na aldeia de Atães, freguesia de Jovim, concelho de Gondomar, e tinham pertencido ao mosteiro de Vilela; os prazo mais recentes situam-se em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, e na cidade do Porto. O testamento contém uma instituição de capela, sobre imóveis em São Cosme, concelho de Gondomar.
Certidão emitida em 1787, sendo o acto transcrito de 1775-05-13. Inclui ainda uma certidão de 1719 de um auto de 1669-05-09, relativo ao mesmo prazo. Documentos inseridos em capilha com resumo do seu teor, em letra do início do séc. XX.
Documentos notariais diversos e uma carta régia, relativos ao prazo do Casal de Pego Negro, na freguesia de Campanhã, actualmente no concelho do Porto.
Um par de contratos notariais de arrendamento por 9 anos, relativos a azenhas no Rio Sousa, de Bitarães no concelho de Aguiar de Sousa, e actualmente no concelho de Paredes. O primeiro arrendamento foi feito por Diogo Leite a Gonçalo Enes, e o segundo por António Pereira a Gaspar Pedro.
Reforma do prazo feito originalmente pelo Abade da igreja de Bitarães a Diogo de Azevedo em 1510-08-19. Inserido em capilha com letra do séc. XIX.
Escritura de emprazamento feito pelo abade da igreja de Bitarães, à data no concelho de Aguiar de Sousa, a Francisco Pereira de Vasconcelos.
Processo contendo diversas escrituras de venda ou doação de posição de foreiro perpétuo numas casas à Porta de Cima de Vila, na freguesia de S. Ildefonso, Porto: Madalena Moreira, viúva de António do Couto, vende a Maria Álvares a sua posição de enfiteuta sobre uma casa, data desconhecida; recibo de pagamento de domínio ao direito senhorio (Câmara Municipal do Porto), em 1553-05-04; Maria Álvares faz doação da sua posição de enfiteuta na mesma casa e noutra vizinha que já possuía, a seu neto Francisco Brás, 1565-09-10; instrumento de posse da doação retro, no mesmo dia; requerimento de Francisco Brás ao direito senhorio para assumir posição de foreiro, sem data; deferimento do pedido retro, sem data; Francisco Brás doa a sua posição de enfiteuta perpétuo a sua irmã Leonor Mota, mulher de Gonçalo Anes Pinto, 1567-01-28; autorização do direito senhorio, [1567]-02-10.
Por este contrato, Martinho de Almeida e outros constituem-se subemfiteutas de Diogo de Vasconcelos Pereira, sendo direito senhorio o Mosteiro de Santo Agostinho da Serra.
Contém as seguintes escrituras: renúncia do emprazamento da Quinta de Atães que faz o padre Jerónimo Gonçalves em favor do Mosteiro de Vilela, seu direito senhorio, 1567 ; ratificação, e novo emprazamento (no final do processo) do Casal da Quintã, em Atães, feita pelo Mosteiro de Vilela a Henrique Homem, 1570-04-10/18 ; certidão da escritura de posse do Casal do Tesoureiro em Atães, por parte de Francisco Homem Carneiro de Vasconcelos, sendo direito senhorio o Mosteiro de Vilela, 1789 ; venda do Casal de Atães feita por Fernão Brandão e outros a Pedro Homem, sendo direito senhorio o Mosteiro de Vilela, 1591-01-09 ; auto de posse de um casal em Atães por parte de Pedro Homem, 1595-07-15. Documentos inseridos em capilhas com resumo do teor do documento, em letras do séc. XIX e de inícios do séc. XX.
Certidão de emprazamento feito pelo Mosteiro de S. Gonçalo de Amarante a Manuel Moreira Pinto e sua mulher, relativo a um imóvel em Fornos, na freguesia de Tuías.
Certidão atestando que o inventário orfanológico feito por óbito de Mariana de Faria, casada com José de Miranda Vasconcelos, inclui a fazenda de prazo fatuisim da Maganha, na freguesia de Santiago de Bougado, concelho da Maia.
Instrumento notarial de nomeação de terceira vida, em prazo na freguesia do Cepêda, concelho de Paredes. Feita por Isabel de Azevedo a António Pereira. Inclui um verbete solto, que não corresponde ao teor do documento.
Instrumento notarial, de arrendamento por 9 anos, da metade das azenhas e suas pertenças situadas em Cepêda, concelho de Paredes. Feita por António Pereira de Vasconcelos a Domingos Martins.
Instrumento notarial, de arrendamento por 9 anos, das azenhas no Rio Sousa situadas em Cepêda, concelho de Paredes. Feita por Miguel de Azevedo a Gaspar Gonçalves Pinto.
Instrumento notarial não assinado (sem efeito? minuta?) sobre azenhas no Rio Sousa situadas em Cepêda, concelho de Paredes.
Escritura notarial, feita em Alumieira, Bemposta. É senhorio direito Diogo Francisco Leite Pereira (representado por procurador), da Casa de Campo Belo, e foreiro Manuel Francisco do Couto.
Instrumento notarial relativo a arendamento de azenhas no Rio Sousa situadas em Cepêda, concelho de Paredes. Feito por Isabel de Azevedo.
Escritura de emprazamento feita no Porto, relativo a prazo situado em Coimbrões, Gaia.
Escritura de emprazamento relativa à Quinta da Pousadela, na freguesia de Nogueira da Regedoura, Santa Maria da Feira.
Certidão solicitada por António José Bastos Ferreira, relativa a emprazamento de uma moradia ao Padre João José da Silva, feito em 1721-01-07. Tem anotação: "Prazo findo de 1721 das casas da Foz pertencentes a Manuel da Costa Basto sitas defronte de Santa Anastácia que comprei por escritura de 15 de Janeiro 1829".
Processo relativo a imóvel na Rua Nova, cidade do Porto. Consiste em diversas escrituras relativas a arrendamentos deste imóvel: amigável composição entre Francisco Pereira de Vasconcelos, proiprietário do imóvel, e António Esteves Freire e sua mulher Luísa de Sousa Rangel, seus vizinhos (1703); doação feita por Maria Ribeira e seu filho Vasco Fernandes Ribeiro, a João Pedrosa (1535); .
Prazo feito por Mateus Mendes de Carvalho a Panteleão Alves. Inserido em capilhas contendo resumos do documento, em letras do séc. XIX.
Arrendamento de duas moradas de casas feito por Alexandre António e sua mulher a Domingos da Costa.
Processo relativo à emissão de uma certidão, requerida por Henrique Homem, relativa a um emprazamentos de vários casais feito a seu pai, Diogo Homem, pelo mosteiro de São Tirso, em 1561. Contém requerimento, deferimento e certidões das emprazamentos.
Feita em Bitarães, julgado de Aguiar de Sousa. António Pereira de Vasconcelos renova o aforamento dos referidos moinhos a Jerónimo da Cunha de Almeida, na qualidade de abade e pároco de Bitarães.
Armazéns para vinho situados em Gaia, pertencentes à Santa Casa da Misericórdia do Porto, e que já tinham pertencido a Diogo Homem Carneiro. O proprietário pede autorização para apregoar a oferta de arrendamento desses armazéns. Consiste em requerimentos para apregoar a oferta de arrendamento desses armazéns, e atestados escritos e assinados pelo pregoeiro.
Escritura de venda de bens de raiz feita em S. João da Foz, relativa a casas na travessa Florida; certidão de uma escritura notarial de doação e nomeação, relativa a casas na travessa Florida, feita em S. João da Foz em 1812-06-25; par de fls. contendo apontamentos relativos a emprazamentos de casas em S. João da Foz, feitos em 1712 e em 1729, contendo as anotações: "extracto dos prazos de que se compõe a propriedade que comprei a Ana Bernardina de Sousa de S. João da Foz, do livro de prazos do convento" e "Nota: é extracto do livro de prazos do convento de S. João da Foz do Douro, que tirei em 6 de Julho de 1830".
Documentos relativos ao seguro de imóveis em São João Novo, Porto (recibo, apontamentos), e outros documentos soltos.
Neste emprazamento é direito senhorio o Mosteiro de Santo Tirso, e foreiro Jerónimo Gonçalves.
Subemprazamento feito por Diogo de Vasconcelos Pereira a Veríssimo Fernandes e mulher, sendo direito senhorio a Colegiada de Cedofeita no Porto.
Prazo que fez Paula Pimentel, viúva de Manuel de Queirós de Mesquita, a Gonçalo Vilela. Junto ao prazo, e referenciando-o no contexto dos documentos da família, está um par de notas soltas do séc. XIX (1804 e 1841). O documento de 1804 está no verso de um bilhete de serviço de um quartel do Exército em Moura, mencionando o coronel José Cárcome Lobo (1756-1818), mais tarde comandante da Legião Portuguesa durante a campanha da Rússia (1812).
Escritura de emprazamento mencionado, situado na freguesia de Santa Maria de Covelo, Aguiar de Sousa.
Consiste numa escritura de emprazamento (feita pelo mosteiro de Cête a Inácio Pinto Carneiro), numa certidão dessa mesma escritura (requerida por Diogo de Vasconcelos Pereira, da Casa de Atães), e numa folha de registo do prazo (com descrição do foro). O mosteiro de Cête é direito senhorio deste prazo. Situado na freguesia de Santa Maria do Covelo, concelho de Aguiar de Sousa.
Escritura de renovação do prazo mencionado, situado na freguesia de São Cosme, Gondomar. De acordo com anotações à margem, esta renovação ficou sem efeito, tendo sido feita novo emprazamento deste imóvel.
Consiste numa escritura de emprazamento, na respectiva certidão, e numa fl. de registo e descrição do prazo. O prazo do Casal do Covelo de Riba fica na freguesia de Santa Maria do Covelo, concelho de Aguiar de Sousa. O senhorio direito é o mosteiro de Cête, e o foreiro é Bartolomeu de Araújo.
Excerto de instrumento notarial, faltam fls. no início como no final. Aparentemente foi cosido já em estado incompleto.
Consiste num par de escrituras de emprazamento (feitas pela Colegiada de Cedofeita a Diogo de Vasconcelos Pereira, e a Henrique Homem Carneiro). A Colegiada de Cedofeita é o direito senhorio deste prazo. Situado na freguesia de Valbom, concelho de Gondomar.
Processo de renovação de prazo do Casal de Aguiar, foreiro à Comenda de Fonte Arcada e sito em S. Cosme, Gondomar, feita pelo Contador da Ordem de Cristo a Diogo de Vasconcelos Pereira. Consiste na provisão régia de confirmação (que inclui transcrição da escritura), e numa nova provisão régia passada a favor de Lourenço Homem Carneiro de Leite de Vasconcelos, autorizando-o a subenfiteutizar o referido prazo. As provisões estão inseridas num par de capilhas com resumos, em letras do séc. XIX ou inícios do XX.
Auto de apegação, medição e confrontação do prazo da Devesa na freguesia de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia.
Quatro documentos de apegações, contendo inventários de bens de raiz: 1º "Apegação de Paços de Gaiolo" relativa aos bens que João Álvares Pereira herdou de sua mãe Maria Pareira, 1737-05-15 ; 2º Fragmento? de apegação, sem data ; 3º Apegação, sem data ; 4º Fragmento de apegações, sendo foreiro Gonçalo António e direito senhorio Henrique Homem Carneiro, 1621-02-14. Os documentos 1 a 3 aparentam serem obra do mesmo produtor, na mesma ocasião.