Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

"Livro que há-de servir de se tomarem as contas ao administrador da Capela de Nossa Senhora do Loreto sita no convento de São Domingos (...)": registos de fiscalização de despesa e receita da administração da referida capela. Termo de abertura datado de 4 de Fevereiro de 1726.
Contém duas sequências de registos. A primeira corresponde ao título: "Livro do celeiro do convento (...) / Em que está assentado todo o pão e pitanças que o dito convento tem desde o ano de 1630 até o de 1650 em que este livro se fez em 23 de Novembro"; inclui ainda pagamentos em vinho e azeite; inclui índice relativo aos casais que pagam foros. A segunda sequência corresponde ao título: "Este livro das capelas, foros e mais fazenda deste convento mandou fazer (...) em 1671"; inclui, no final, índices onomásticos dos instituidores e dos administradores das capelas. Contém registos entre 1650 e 1699, coligidos e encadernados em 1758.
Contém uma breve história do convento, seguida de notas detalhadas quanto às confrarias e capelas instituídas, assim como de cada um dos emprazamentos ou outra forma de rendimento sobre bem imóvel; para cada entrada, apresenta menção dos respectivos rendimentos, e dos eventuais encargos. Inclui no início dois índices alfabéticos, um onomástico relativo a instituidores de capelas, e o outro geográfico relativo aos "lugares onde se pagam foros e legados". Reporta-se a imóveis em diversas freguesias da cidade e concelho do Porto (por ruas) e seus arredores, e ainda nas freguesias de: Vila Maior, concelho da Feira (Cedofeita); Sardoura, concelho de Castelo de Paiva (Crava); freguesia e concelho de Cinfães (Vidões, Avitoure); concelho da Régua (Santo António); concelho de Lamego (Tourais); Madalena, concelho de Aguiar de Sousa, actualmente em Penafiel (Picoto); Fornos, concelho de Paiva; Barqueiros, concelho de Mesão Frio (Vale Pentieiro e Freixoeiro); Besteiros, concelho de Aguiar de Sousa; Gavião, concelho de Barcelos; Lever, concelho da Feira; Muro e Guidões, concelho da Maia, actualmente no concelho da Trofa; Avioso e Folgosa, concelho da Maia (Vilar da Luz); Cabanelas e Custóias, concelho da Maia, actualmente em Matosinhos (Cabanelas e Esposade); Roriz, concelho de Santo Tirso; Laúndos, concelho de Barcelos; Rebordosa, Meixomil, Besteiros e Codeços, concelho de Aguiar de Sousa; São Crói, termo de Guimarães; Vermoim, Barcelos (Quinta da Pica). Produzido em 1737, a maior parte das entradas inclui actualizações posteriores (mudanças de vida, remissões, alienações, demandas etc., e até algumas correcções ao texto), sendo a mais recente de 1859.