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Registo de pagamentos efetuados às amas dos expostos de Penafiel. Contém as seguintes informações: data dos pagamentos e designação dos mesmos, nome do expostos e nº, nome da ama e morada.
Registo das sessões da Comissão de Expostos sobre a admissão de crianças contendo as seguintes informações: data (dia, mês e ano), lugar em que se realiza a sessão da Comissão, membros presentes nessa mesma sessão, decisão da dita comissão sobre a admissão das crianças e as assinaturas dos responsáveis. Em algumas deliberações podemos também encontrar requerimentos para obtenção de subsídios de lactação, registando-se quando foram deferidos.
Em virtude do que dispões o § 5º do artigo 17 das providências sobre a administração económica dos Expostos de 30 de março de 1855, é realizada uma visita no dia 4 de agosto de 1855, comparecendo na Roda o presidente da Câmara Municipal e o vereador encarregado da administração desta mesma Roda para fornecer todos os livros, objetos e esclarecimentos necessário ao visitador, António Jorge Malta, Chefe da Repartição Central dos Expostos.
Registo da correspondência enviada pelo Hospício, essencialmente, para a Junta Geral do Distrito e para a Comissão Executiva da Junta Geral. Embora com menor incidência, é possível encontrar correspondência com outras autoridades com competências em matéria de expostos como: Diretor administrativo do Depósito Geral de Géneros, diretor administrativo da Casa Pia de Passos de Sousa, Casa Hospício do Porto, Administradores do Concelho/ Bairro e Câmaras Municipais, entre outras.
Registos de correspondência recebida na Casa Hospício proveniente, principalmente, da Junta Geral do distrito do Porto. Contém ainda registos de correspondência vinda de autoridades com competências no plano dos expostos como: Comissão Executiva da Junta Geral, administradores do Concelho, Regedores de Freguesias, Hospital da Junta Geral, Câmaras Municipais, Depósito Geral de Géneros, Casa Hospício do Porto, Casa Pia de Passos de Sousa, Colonia Agrícola Ferreira Lapa, Escola Professional Feminina, entre outas. Contém: nº da entrada, data (dia, mês e ano) e assunto.
Registo das presenças dos responsáveis pela administração do Hospício. Contém data (dia, mês e ano) e respetivas assinaturas.
Registos da Receita Diária no Hospício de Penafiel, organizada de forma mensal e supervisionada pelo diretor do Hospício a cada mês. Nestes assentos de receita temos as seguintes informações: proveniência da receita, data (ano, mês e dia) e a importância.
Registo de alvarás de nomeação de funcionários para a Roda de Penafiel. O 1º e o 2º alvará são produzidos pela Câmara Municipal de Penafiel, já os restantes são produzidos pela Comissão Distrital Delegada da Junta Geral do Distrito do Porto. Muitos dos funcionários referidos já se encontravam a exercer o cargo, porém estes alvarás são uma espécie de formalização dos mesmos. Estes alvarás de nomeação contêm as seguintes informações: entidade que concede a nomeação, nome do funcionário, cargo a que se propõe, vencimento anual, data da sessão em que foram produzidos os alvarás e as assinaturas dos responsáveis. No caso dos alvarás da Câmara temos a assinatura do presidente, do vice-presidente e dos vereadores. No que diz respeio à Comissão Distrital, assina o presidente, o vogal, o secretário e o chefe da secretaria da Junta Geral. A partir do 4º alvará é possível verificar o pagamento prévio do imposto de selo do diploma que cada funcionário tinha que pagar.
Registo das receitas e despesas da Roda de Penafiel. Os assentos eram feitos todos os meses (na frente da folha as despesas e no verso as receitas), apurando-se sempre que saldo transitava para o mês seguinte. Contém: balanços anuais realizados nos finais de junho, uma vez que cada novo ano económico começa no mês de julho.
Registos da despesa diária no Hospício de Penafiel, organizada de forma mensal, contendo o total da despesa desse mês, e supervisionada pela diretor(a), ou pelo 1º amanuense que paga as despesas por ordem do Vereador Encarregado da administração dos Expostos. Estes assentos de despesa contêm: data (mês, dia e ano), descrição dos objetos ou serviços pagos (qualificação da despesa).