Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
15 records were found.
Contém:
- circular da Comissão de Gestão informando os sócios da constituição dessa Comissão para gerir esta Cooperativa, bem como no sentido de incentivar a revitalização da mesma;
- carta aberta sob o título "A Confronto vai morrer ?" assinada por António [César] Oliveira e José Carlos Marques e convocando uma reunião para 1969-05-07. A título de exemplo esta refere o seguinte: "A cooperativa não podia ser apenas uma empresa de fabricar colóquios." (…) “A cooperativa é um lugar geométrico de possibilidades. Pessoas há que vêm nela um centro cultural com possibilidades de se tornar criador. E muitas mais pessoas poderão criar iniciativas, se o quiserem. No nosso meio, não há muitas razões para desperdiçar as mais ténues possibilidades de renovação, invenção, trabalho sério."
Contém:
- circular que o passeio convívio será em Baião à "Obra de Bem Estar Rural de Baião" para visitar um trabalho de Desenvolvimento Comunitário. Anunciando ainda que o colóquio sobre "Emigração" foi adiado, e que as 2ª e 3ª sessões do ciclo "Mulher na sociedade contemporânea" foi anulada por proibição policial;
- notas manuscritas sobre as crianças no Vietname para publicação no "Passe Palavra".
Aborda os seguintes assuntos: colóquio dirigido pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas intitulado "Impressões de Viagem: Cuba 63, Roménia e Checoslováquia 66"; apelo ao aumento de sócios e regularização do pagamento de quotas. Inclui anexo a esta circular informações sobre: "Serviço de Explicações", "Secção Universitária" e "Serviço de Informação"; bem como da realização de um texto sobre a sessão do colóquio "O divórcio e o novo Código Civil" e comunicação da reunião de 1966-12-04 com elementos da Direção da "Cooperativa Pragma".
Contém: - circular anunciando a realização de colóquios, em 1967-02-25 na Secção Regional do Norte da "Ordem dos Engenheiros" com o tema "A Sociedade Medieval Portuguesa vista através de algumas das suas carcaterísticas históricas peculiares" dirigido por Armando de Castro, e um outro em 1967-03-04 sobre o Vietname dirigida por elementos da "Seara Nova";
- inquérito com sugestões apresentadas por um sócio indicando a sua contribuição na cedência de publicações para a biblioteca;
- inquérito-tipo.
Aborda assuntos como: anunciando a realização de dois colóquios: "Promoção da Mulher" e "Problema da Emigração", do primeiro passeio convívio dos sócios e substituição de alguns membros da Direção: de tesoureiro [Manuel Francisco Sá Pereira] por motivos pessoais e do secretário Pedro Vilas Boas devido a "ter sido mobilizado para Moçambique", sendo este substituído por Maria do Céu Alves da Silva.
Circular da Comissão de Gestão anuncia a morada da nova sede, sita rua de Santo António, nº 150, 2º andar (Porto).
Circular da Comissão de Gestão que anuncia entre outros assuntos: um encontro só para sócios com João Benard da Costa e possivelmente Jorge Sampaio e Francisco Pereira de Moura no dia 1 de dezembro.
Aborda assuntos como: debate sobre o "Plano Langevin-Wallon" (reforma do ensino) e reunião com elementos da Direção da "Cooperativa Pragma".
Aborda assuntos como: adiamento do colóquio "O divórcio e o novo Código Civil" para 1966-12-03 pelas 21h30 na "Cooperativa do Povo Portuense", apelo ao aumento do número de sócios, pedido de apoio para cedência de mobiliário para a nova sede, preocupação com as dificuldades financeiras e a cobrança de quotas. Contém ainda: informações dos trabalhos desenvolvidos como: organização dos Serviços de Informação (responsável António Fontes) e do Serviço de Biblioteca (responsável João Pimenta); eleição do responsável pela Secção Universitária (Rui Vieira) e o do Serviço de Explicações a funcionar no Padrão da Légua (responsável António Leite Castro); aprovação das "Bases Gerais Regulamentares dos Serviços e Secções" bem como o regulamento específico da Secção Universitária; contactos interorganismos com "Cooperativa do Povo Portuense", "Unicepe" e "Árvore" (Porto) e "Pragma" (Lisboa). Inclui: documento complementar informativo para potenciais sócios; e informação resumo dos seguintes assuntos: data e oradores do colóquio intitulado "O divórcio e o novo Código Civil", e horário e local de inscrição de novos sócios.
Contém:
- circular abordando assuntos como: sede, campanha de novos sócios e início de atividade do Serviço de Biblioteca e do Serviço de Informação, bem como impulsionar a atividade da Secção Universitária e da Secção de Educação;
- breve texto sobre o Serviço de Biblioteca;
- inquérito-tipo para responder sobre a disponibilidade de tempo que possuem e de possíveis pessoas a contactar.
Solicitando a realização de um balanço do primeiro ano de atividades.
Relativa à criação de um Serviço de Babysitting (contém anotações manuscritas).
Relatando resumidamente a reunião da última Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 31 de março. Nesta é referido os "problemas da indiferença crónica da maioria dos sócios", a remodelação da Direção e a necessidade de uma nova sede, bem como anunciadas as seguintes atividades que foram realizadas no mês de abril de 1969: sessão de convívio na sede; conversa sobre Vila Franca de Xira; projeções e discussão sobre o Vietname; conversa sobre teatro com Diniz Jacinto.
Anunciando, entre outros assuntos: encontro de convívio para associados e amigos de comemoração do 4º aniversário desta Cooperativa; programa de trabalho elaborado pelos novos Corpos Gerentes; calendário de atividades até final desse ano; eventos e iniciativas de outras entidades a que os sócios poderiam comparecer e grupos de trabalho existentes.
Propondo uma atividade de animação cultural com um acampamento entre os dias 28 de junho e 6 de julho e fazendo um balanço dos trabalhos realizados.