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Documentação de carácter jurídico e constitutivo referente aos atos de criação e de legalização, registo e exercício comercial, bem como relativos à extinção da atividade desta Cooperativa no âmbito do Decreto-Lei n.º 520/71 de 24 de novembro.
Documentação respeitante à organização, gestão e análise da informação das atividades administrativa e financeira desta Cooperativa. Contém: contratos de arrendamento, relatórios de estágio e declarações de atividades desenvolvidas nesta Cooperativa, correspondência recebida e expedida relativa a liquidação de despesas correntes e documentos de operações financeiras.
Documentação no âmbito das funções de planear e controlar as diversas atividades desenvolvidas por esta Cooperativa. Contém: propostas e sugestões de programação, e processos de verbetes estatísticos de sociedade.
A Secção de Educação e Ensino tinha como principal objetivo, a criação de um Serviço de Explicações quer para uso dos sócios, quer para servir qualquer atividade da Secção Social. Contém diversas circulares com anúncios e informações aos sócios.
Segundo os seus estatutos, competia à Assembleia Geral eleger os corpos gerentes, apreciar e votar o relatório e contas da Direção e o parecer do Conselho Fiscal, aprovar os regulamentos indispensáveis ao bom funcionamento e desenvolvimento das atividades sociais, deliberar acerca da exclusão dos sócios, interpretar e rever os estatutos. Contém processos das Assembleias Gerais Ordinárias.
A Secção de Convívio tinha como principal objetivo a realização de encontros de associados como forma de convívio e comemoração de efemérides. Contém: informações enviadas a sócios e amigos, e correspondência recebida referente à organização de convívios internos, como passeios e outros festejos.
A Secção de Estudos do Trabalho tinha como objetivos gerais o estudo das condições do trabalho laboral e a promoção de medidas interventivas de melhoria. Contém: circulares com anúncios e informações aos sócios, correspondência recebida com sugestões e propostas, documentos das reuniões desta Secção, boletins internos e processos de iniciativas culturais organizadas e/ou promovidas por esta Secção.
Documentação referente às interconexões relacionais, administração e sinergias existentes entre esta Cooperativa e os seus associados. Contém: documentos das reuniões gerais de sócios, correspondência recebida e expedida de assuntos internos com os sócios, correspondência recebida com sugestões e propostas, informações internas e documentos de contribuições financeiras.
Segundo os seus estatutos, competia à Direção o exercício de todas as atribuições que lhe foram conferidas por lei e pelos estatutos, pertencendo-lhe os poderes de gerência e representação social, sendo a sociedade representada em juízo por três diretores, um dos quais era o presidente ou o vice-presidente. A sociedade ficou obrigada pela assinatura de três diretores, duas das quais eram obrigatoriamente a do presidente ou vice-presidente e a do tesoureiro, sendo que para os atos de expediente bastava a assinatura de um dos diretores. Cada um dos diretores caucionou o exercício do seu cargo com cinco ações da sociedade, que ficaram nela depositadas. Essas ações foram restituídas cessando o mandato e após a aprovação do balanço e contas do último exercício em que o diretor cessante interveio. Esta secção é composta por três séries documentais relativas a documentação respeitante a reuniões, circulares e informações, e correspondência trocada sobre assuntos internos; e por sete subsecções, correspondendo as últimas cinco a subdivisões administrativas dependentes da Direção: Atividade editorial, Ação e promoção cultural, Grupo de Análise do Porto, Grupo de Alfabetização do Porto, Serviço de Biblioteca, Serviço de Informação e Serviço de Intercâmbio e Tempos Livres.
A Secção Universitária tinha como objetivo principal realizar uma promoção e intervenção cultural a nível universitário, através da análise e consciencialização, nesse meio estudantil, da responsabilidade social e cultural que estes tinham. Contém: circulares e informações desta Secção, planos de atividades, processos de iniciativas culturais organizadas e/ou promovidas por esta Secção, documentos das reuniões e publicações desta Secção.
Documentação respeitante ao planeamento da atividade externa desta Cooperativa, através do conhecimento interinstitucional da realidade e necessidades existentes, e estabelecimento de relações de colaboração e cooperação mútuas com diversas entidades com objetivos e ações comuns, social e culturalmente. Contém: correspondência recebida e expedida sobre colaborações institucionais, correspondência recebida com convites de diversas entidades, documentos das reuniões com outras entidades e documentos das reuniões de outras cooperativas culturais no âmbito do Decreto-Lei n.º 520/71. Inclui uma subsecção intitulada Reuniões Interorganismos do Porto, que agrega documentação referente às atividades conjuntas desenvolvidas por diversas entidades culturais portuenses.