Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
16 records were found.
Referência a António Luís, tanoeiro, casado com Francisca Gonçalves, licenciado Sebastião Luís da Costa, seu filho, clérigo de missa, João Pestana, piloto, seu genro. Testemunhas: Estevão Folgueira; António Jácome; Luís Rodrigues Carrião, estudante.
Procuração passada por Maria Gonçalves, mulher de Bento da Costa, carpinteiro da ribeira, estante no Brasil, a Manuel de Leão, estante em Lisboa, para que pudesse cobrar, receber e arrecadar tudo aquilo que seu marido lhe mandasse do sítio onde estivesse, quer fosse em dinheiro, peças de ouro, prata, escravos, ou quaisquer outros bens.
Referência a Manuel Machado, mareante, testemunha, Tomé de Faria, tabelião.
Referência a Maria Álvares, viúva de Domingos Fernandes Algaravio, carpinteiro da ribeira, e a Manuel Fernandes, carpinteiro da Ribeira, morador em Azurara, ora estante em Lisboa.
Referência a Manuel de Lima, mareante; testemunhas: Luís Soares, pintor; Francisco Soares, estudante; Francisco João de Anvers (= Antuérpia), pintor.
Referência a Manuel de Lima, mareante, casado com Luzia Fernandes, filha de Simoa Antónia.
Quitação dada por Manuel Gonçalves Manadas, piloto, e sua mulher, Maria da Silva, a Maria Gomes Carvalha, viúva de Domingos Dinis da Silva, do seu dote de casamento, no valor de 350000 reais.
Arrendamento das sisas de Vila do Conde, do ano de 1646, feito pela Câmara de Vila do Conde ao Dr. Francisco da Silva, médico.
Procuração passada por Francisco Fernandes, Francisco Mendes de Matos, Pedro Pires, Domingos Rodrigues, Domingos de Lima, Domingos Pereira Barcelos, todos soldados do Castelo, uns aos outros, para que pudessem receber as suas soldadas no almoxarifado da vila de Barcelos.
Referência a Domingos João, carpinteiro da Ribeira casado com Maria de Sampaio.
Referência a Bartolomeu Folgueira Pinto, irmão de Manuel Folgueira de Mariz.
Reconhecimento de uma dívida de Maria Amadora, viúva de Pedro Gonçalves Mealhada, morador na Azurara, a Catarina Henriques, mercadora, moradora em Vila do Conde, no valor de 150000 reais: 100000 reais emprestados para esta empregar em Sal, 50000 reais para o resgate de seu filho, Francisco.
Procuração de Mécia Folgueira, viúva de João Folgueira Gaio. Em casa de Frei Pedro Carneiro, comendador do Hábito de São João, morador em Vila do Conde. Testemunha: Domingos Gomes de Faria, mareante.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Lopo Gomes de Abreu, abade da igreja de Rates, como procurador da dotadoria de D. Isabel da Silva, sua irmã, viúva de Belchior Pinto Pereira, fidalgo da Casa Real, e Martim Teixeira Coelho, noivo de D. Maria Pinta.
Referência à viúva de Amaro Rodrigues, mareante, Antónia Fernandes.