Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

55 records were found.

Fiança de 200 cruzados dada por José Carneiro da Costa à libertação de Manuel de Mariz, preso na cadeia de Vila do Conde.
Procuração, para fins judiciais, passada por lavradores da aldeia de Travassa, freguesia de Santiago de Amorim, a Gaspar Gomes Boa Hora, de Vila do Conde, e a licenciados de Barcelos e do Porto.
Venda feita por Maria Álvares, mulher de António Pires, ausente de Vila do Conde e do reino.
Procuração, para fins judiciais, passada por lavradores da freguesia de Touguinhó a Gaspar Gomes Boa Hora, de Vila do Conde, e a licenciados de Barcelos e do Porto.
Procuração passada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde a Belchior de Figueiredo, para que possa citar, demandar e fazer tudo o necessário para receber a quantia de 900000 reais que ele próprio mandara das partes da Índia, onde andara muitos anos, à Misericórdia de Lisboa, para os entregar à Misericórdia de Vila do Conde, e sobre qual pagamento o juiz da Casa da Índia, Mina e Guiné punha dúvida e embargo .
Procuração para fins judiciais passada por Maria de São Francisco, servente recolhida no Mosteiro de Santa Clara, a António Pereira, a João Álvares Ramires, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo e Francisco da Cunha, moradores em Vila do Conde, a Roque Godins Malafaia, morador em Azurara, e a licenciados do Porto e de Barcelos.
Rectificação e confirmação de uma escritura de venda de uma casa que possuía Domingos Lopes e sua mulher, Madalena Dias, na Rua da Laje, a Salvador Dias e a sua mulher, Antónia Manuel.
Procuração passada por Manuel Ribeiro a Domingos Fernandes Santana, morador em Azurara, ora estante na cidade de Lisboa, para poder cobrar e arrecadar de Vicente Rodrigues, morador em Lisboa, todo o dinheiro que este lhe deve.
"Arrendamento, por um ano, feito pela Câmara de Vila do Conde (Francisco de Faria de Lugo, vereador mais velho, juíz; Manuel Barbosa, vereador; licenciado Baltasar Fernandes, vereador; Salvador Dias, procurador do concelho) a Estêvão Folgueira, casado com Mónica de Figueiredo, e a Manuel Ferreira, das sisas dos vinhos, peixe e entradas da barra, por 540000 reais, tendo por fiadores Álvaro Folgueira e Manuel Ferreira, e por abonadores António Gomes Caramujo, mareante, e sua mulher, Maria Amadora. Seguem-se as outorgas das respectivas mulheres."
Venda da bouça de Cabanelas e 4 leiras de terra, na freguesia de Macieira, feita por Maria Álvares de Faria, mulher de Pedro Gonçalves, ausente da Vila do Conde e do reino, a Manuel Luís, da mesma freguesia de Macieira.
Procuração passada pelo padre António da Purificação a André Fernandes, mercador, ora estante na cidade de Lisboa, para que possa receber de Pedro Dias, mareante, ou de sua mulher e seus herdeiros, morador em Alfama, vindo o ano passado da Índia na nau São Filipe, 40000 reais e uma vestimenta de damasco branco guarnecida de veludo carmesim e um frontal do mesmo tipo, que lhe entregou, em Goa, António Soares de Castilho, respondente de Manuel da Costa, estante na Índia e morador em Vila do Conde.
Composição entre Manuel Barbosa, piloto, e Manuel Martins Seixas, mareante, morador em Viana de Castelo, pelo qual o segundo daria ao primeiro 40000 reais para que este desistisse de uma demanda que contra aquele trazia, requerendo a administração da capela legada por Maria Gonçalves Coelha, sua tia, mulher que ficara de Fernão de Afonso Peixoto.
Procuração para fins judiciais passada por Antónia Salvadores, viúva de Antão Gonçalves Basto, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo e Francisco da Cunha, a Luís Carneiro e a licenciados de Barcelos e do Porto.
Doação e trespasse entre lavradores.
Fiança dada por Ana Ferreira, viúva de Francisco de Padilha, piloto, Catarina Ferreira, Camila da Costa, Beatriz da Costa, irmãs, filhas de Domingos Martins e Ana Fernandes, defuntos, para receberem, por mandado do provedor da comarca, a legítima de 27266 reais pertencente a Manuel da Costa, seu irmão, o qual era ausente há mais de 30 anos, nas Ilhas de Castela (sic), sendo fiadores Gonçalo Martins, ferrador, e abonador Francisco Álvares, alcaide.
Procuração para fins judiciais passada por Bartolomeu Pires, pedreiro, ao licenciado Jerónimo Fernandes, na cidade do Porto.
Procuração passada por Maria Manuel*, filha de Manuel Fernandes Peixinho, a Francisco Aranha, morador na cidade de Braga, para que possa dar quitação a André Afonso de uma promessa de casamento que entre eles havia.
Venda feita por Maria Dias, viúva de Baltasar Rodrigues, e por sua filha, Antónia Dias, maior de 29 anos, moradora na Póvoa de Varzim, a Álvaro Folgueira, das propriedades que tinham na freguesia de Santa Marinha de Paradela, por 5500 reais.
Contrato de aprendizagem do ofício de tanoeiro celebrado entre Pedro Gonçalves, mercador, morador em Vila do Conde, e Sebastião Esteves, lavrador e morador na freguesia de Santa Eulália, envolvendo um filho deste, Francisco.
Procuração passada por Maria de Santiago, viúva de Filipe Carneiro e de Manuel Folgueira, em seu nome e em nome de seus filhos com Manuel Folgueira, Álvaro, Maria, Francisca, Briolanja, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo e Francisco da Cunha, a Francisco de Santiago, seu irmão, a Álvaro Folgueira, a Estêvão Folgueira, a João Pinto Mariz e a licenciados do Porto, de Barcelos e de Braga, para fins judiciais, e a Álvaro Folgueira para cobrança de bens.
Doação feita por Isabel Machada, viúva de Domingos Francisco, mareante, moradora na Póvoa de Varzim, sem filhos, a Gonçalo Machado, seu sobrinho, e a Ana Fernandes, mulher deste.
Fiança dada por Gonçalo Martins, ferrador, António Luís, tanoeiro, e Francisco António, mercador.
Quitação dada por João Gomes, mareante, morador na vila de Setúbal, em seu nome, em nome de sua mulher, Luísa Leitoa, e como curador dos bens que ficaram a Simeão Leitão, seu cunhado, ausente, a Manuel Ferreira, mercador, o qual era então e desde o inventário, depositário e curador desses bens.
Procuração passada por Antónia Salvadores, viúva de Antão Gonçalves Basto, em seu nome e como tutora e curadora de seu filho, menor, Manuel, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo e Francisco da Cunha, a Luís Carneiro, a João Baía Mourão e a licenciados de Barcelos e do Porto, para assistirem às partilhas dos bens que ficaram por morte de seu marido.
Procuração passada por Juliana Pinta a António Pereira, para a representar no inventário e nas partilhas dos bens que ficaram por morte de D. Helena de Sousa, ex-moradora em Lisboa.
Fiança dada por João Gomes, mareante, morador em Setúbal, ao recebimento da legítima de seu cunhado, Simeão Leitão, ausente, sendo fiador Manuel Ferreira, mercador.
Procuração recíproca, para cobrança de bens, passada por João Martins e por sua mulher, Maria Fernandes.
Procuração passada por Antónia Francisca, viúva de Baltasar Álvares, e por João Álvares Galhão, como tutor e curador de Pedro, filho menor da primeira, a Fernão Pinto da Fonseca, e em sua ausência a Agostinho Lopes, de Setúbal, ambos vizinhos e moradores na cidade de Sevilha, para que possam os bens que ficaram de Baltasar Álvares, falecido nas Índias de Castela.
Procuração passada por Antónia Francisca, solteira, a João Inácio, para por ela se compremeter ao casamento com António João, morador em Vila do Conde, em viagem por Angola e Brasil.
Procuração passada por Francisco António a Francisco Dias Mendes de Brito, mercador, morador em Lisboa, e a Pedro Gonçalves, o Bispo, morador em Vila do Conde, para que possa cobrar os seus bens e para de tudo dar pagas e quitações, em particular de uma letra de 500 cruzados que está em poder de Afonso Pires de Olivença.
Fiança dada por Manuel de Araújo Vilas Boas, ao ofício de recebedor das sisas de Vila do Conde, sendo fiador Bartolomeu Jorge, piloto, casado com Maria de Vilas Boas.
Testamento de Francisco António e sua mulher, Francisca Dias. Instituiam-se um ao outro como universais herdeiros, não tendo filhos nem herdeiros forçados.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Sebastião Ribeiro, ourives, e sua sobrinha, Filipa Henriques, noiva de Francisco Taborda.
Dote de Manuel de Mariz, como procurador do licenciado António de Mariz Carneiro, abade de Santiago da Vila de Marialva, à filha de D. Maria de Mariz, moradora em Lisboa.
Procuração, para fins judiciais e cobrança de bens, passada por Leonor de Almeida a seu filho, Patrício Carneiro.
Quitação dada por Belchior António, casado com Antónia Ribeira, irmã de Manuel Henriques, a Pedro de Oliveira, do valor de 48000 reais, parte da quantia que Manuel Henriques prometera em dote de casamento de sua irmã, Antónia Ribeira.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Isabel Dias, viúva, e Manuel Fernandes, noivo de Maria Dias, filha da primeira e de Domingos Gonçalves.
Procuração para cobrança de bens passada por Belchior de Figueiredo, piloto, a Gaspar Rodrigues Camarão, morador na cidade de Lisboa.
Procuração para fins judiciais passada por Manuel Ferreira, preso na cadeia de Vila do Conde, aos licenciados Francisco da Cunha e Mateus Gonçalves Rombo, a João Baía, a Álvaro Folgueira, a Estêvão Folgueira, a seu sobrinho, João Francisco Ferreira, a Manuel Rodrigues, morador em Vila do Conde, e a licenciados de Barcelos.
Instrumento pelo qual Gregório de Chaves, solteiro e maior de 14 anos, morador em Vila do Conde, reclamava e renunciava a uma promessa de casamento que teria feito, estando ébrio e debilitado quando, vindo de Lisboa para Vila do Conde, o barco em que vinha, de Francisco Eanes, o Frasco, de Azurara, aportara alguns dias, devido ao mau tempo, na vila de Mondego.
Procuração para fins judiciais passada pelo provedor da Misericórdia de Vila do Conde e pelos demais irmãos ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo, a Pedro Pinto Cordeiro, a Francisco Álvares, alcaide, e a licenciados do Porto, Barcelos, Braga e Lisboa.
Procuração passada por Domingos Álvares e Marcos Álvares, suas mulheres, respectivamente, Águeda Domingues e Isabel Domingues, lavradores da freguesia de Santiago de Vila Seca, por Marta Gonçalves, e por Maria, moça solteira, moradoras em Vila do Conde, a António da Costa, a Valentim Pereira e António Carneiro, moradores em Vila do Conde, e a Pedro Garcia e sua mulher, Isabel Francisca, moradores em Pernambuco, para que possam cobrar os bens que pertencerem ao dito Francisco Marques, marido de Marta Gonçalves, irmão e cunhado dos restantes, falecido em Pernambuco.
Procuração passada por Isabel Gomes, viúva de Rodrigo de Meireles, em seu nome e como tutora e curadora de pessoa e bens de seus filhos, menores de 14 anos, João e Rodrigo, a António da Costa, morador em Vila do Conde, para que possa cobrar as dívidas que devam a seu marido, tanto em Vila do Conde como em Pernambuco, Brasil, segundo ordem do juiz dos órfãos.
Procuração passada por Maria de Vilas Boas, viúva, como herdeira de seu irmão, Manuel, ausente, a Antónia Lopes, sua irmã, para que a possa representar em causas de justiça e tomar posse de um casa que tem no lugar de Fão.
Procuração passada por Maria de Santiago, viúva de Manuel Folgueira, e por seus filhos, maiores de 14 e 12 anos, Álvaro Folgueira de Santiago, Maria, Francisca, Briolanja a António Pacheco de Lima, morador na Ilha Terceira, para cobrança das dívidas que ficaram de Manuel Folgueira, tio do marido da primeira, as quais cabem a ela e a seus filhos, por herança.
Contrato celebrado entre Maria de Santiago, viúva de Manuel Folgueira, e António Martins, mareante, pelo qual ela passa procuração ao segundo para ir à Ilha Terceira e à Ilha do Faial arrecadar-lhe os rendimentos da fazenda que aí tem e para lhe vender toda essa fazenda , pagando ela o frete da viagem de ida e volta, num total de 6000 reais para despesas. Álvaro Folgueira de Santiago, seu filho, ia em companhia do dito António Martins.
Procuração para fins judiciais passada por Maria Pires, viúva de Francisco Lourenço, lavrador da freguesia de Santiago de Amorim, e por seus filhos, ao licenciado Tomé Vaz e a licenciados de Vila do Conde e a Barcelos.
Perdão dado por Frutuoso Martins, lavrador da freguesia de Beiriz, a João Gonçalves, o Moço, da mesma freguesia.
Procuração passada por Catarina Carneira, viúva de Bento Teixeira, em seu nome e como tutora e curadora de seus filhos, Manuel, Benta e Gomes, a Paulo Martel, mercador, João de Campos, piloto, Domingos Baía, piloto e Francisco João, piloto, todos moradores em Vila do Conde, ao cónego Manuel Carneiro, seu irmão, e ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo, para que possam cobrar do tesoureiro dos defuntos, ou de outras pessoas, os bens que ficaram do dito Bento Teixeira, falecido em Angola, em 1611.
Perfilhação, por Madalena Martins, mulher solteira, da freguesia de Madalena, de seu filho Francisco Dias de Brito, o qual tivera de Francisco de Brito Leão, mercador, ex-morador em Vila do Conde, sendo este casado. Perfilhava agora o filho para que ele pudesse herdar o que era seu.
Procuração para fins judiciais passada por Helena Baptista, servente no Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, ao licenciado Francisco da Cunha.
Procuração para fins judiciais passada por João Nogueira, filho de João André, ao licenciado Diogo Rodrigues de Sousa, morador na cidade do Porto.
Fiança dada por Baltasar Barroso, sapateiro, e Catarina Manuel, sua mulher, filha e genro do Cónego Manuel Pires, do Mosteiro de São Simão de Junqueira, para assumirem a administração do Campo da Choca, no valor de 16000 reais, que tinha ficado por morte do dito Manuel Pires, em legítima de seu filho, António Manuel, solteiro e sem filhos, ausente há muitos anos, tendo por fiador Domingos João, mercador.
Confirmação, por António Jorge, piloto, da escritura de venda que fizera sua mulher, Maria Salvadores, a Miguel Simões, das casas que ficaram de sua mãe, venda para a qual ela não tinha sua procuração, ficando por este instrumento válida.
Procuração passada por Pantaleão de Castro e sua mulher, Ana Dinis, a António Pires, lavrador, morador na freguesia de Santa Logriça de Ponte de Louro, para que possa requerer em justiça pagamento de dívidas.