Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

79 records were found.

Procuração passada por Antónia Amadora de Azevedo, viúva de António Martins, em seu nome e de seus filhos menores, Margarida, Maria, João, Pedro, Manuel, a [ Álvaro Folgueira?], para requerer sua justiça na sequência da morte de seu marido, morto na Ilha do Faial, no ano de 1614, sem que tivessem sido ainda averiguadas as culpas. A procuração servia também para cobrar a que ao seu marido pertencesse em dividas, dinheiro, fazenda, etc.
Procuração passada por Ana Rodrigues, mulher de Francisco Álvares, piloto, e Francisco Álvares, piloto, estante em Lisboa, para poder cobrar toda a fazenda, bens de raíz e móveis que ficaram por morte de Bartolomeu Luís, filho de Gaspar Luís Fajardo e de Clara Antónia, já defuntos, moradores em Lisboa, o qual falecera quando vinha da Índia na nau Capitaina.
Procuração para fins judiciais passada por Maria de Oliveira, em seu nome e de seus filhos, de quem era tutora, a licenciados de Vila do Conde, Porto e Barcelos.
Procuração passada por Paulo Martel ao licenciado João Pacheco Ravasco, a seu cunhado, Manuel da Maia de Vasconcelos, a João Baía Mourão, a Sebastião Álvares Carneiro, morador em Vila do Conde, e a licenciados da cidade do Porto, para fins judiciais, em particular numas suspensões que irá lançar contra Pedro Pinto Cordeiro, juíz dos órfãos de Vila do Conde.
Procuração passada por João Folgueira, piloto, a André Moreira e Afonso Fernandes, moradores na cidade de Lisboa, para cobrança, quer na cidade de Lisboa, quer em Sevilha, de todo o dinheiro, escravos, letras, mercadorias e fazenda vindas das Índias de Castela ou das partes do Brasil, ou outras quaisquer partes, que fossem suas.
Procuração passada pela abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara a Álvaro Pires de Carvalho, fidalgo da Casa Real, para poder receber a renda da igreja de Alcoentre.
Doação de metade de um casal, sito na freguesia de Formariz, feita por uma viúva e filho de lavrador, moradores em Vila do Conde, a Jerónima, órfã de Gonçalo Gomes Teixeira e Francisca de Sequeira.
Perdão por feridas infringidas em briga, de Francisco de Abreu Lobo, filho de Cristóvão de Andrade Lobo, a Jácome Carneiro, filho de Jácome Carneiro, defunto, dos quais corria demanda perante o juíz de fora da vila.
Quitação dada por uma mulher não casada, da freguesia de Santo Ildefonso, termo da cidade do Porto, a um lavrador da aldeia de A Ver-o-Mar, por questões de honra, de que sobreveio o nascimento de um filho.
Perdão dado por lavradores de São Martinho do Outeiro, a lavradores de São Simão de Junqueira, envolvendo a morte de uma filha deles, Maria, a qual fora encontrada morta, junto à Ponte do Rio Ave, e corrido depois processo na Casa da Relação do Porto.
Confirmação da venda, por 200000 reais, de uma casa sobradada com uma torre de dois sobrados junto a ela, sita na Rua do Lugo, feita por Manuel Leitão de Sousa, morador na cidade de Lisboa, estante em Vila do Conde, herdeiro e testamenteiro do Dr. Manuel Neto, natural de Vila do Conde, a Tomé Pires Miela, piloto.
Venda feita por Catarina Velha, mulher de António Manuel, mareante, ausente na Índia, a Tomé Pires Miela, piloto, e sua mulher, Antónia Velha, de 25 medidas de pão meado e uma galinha afectos a vários casais, os quais lhe foram doados por seus pais em dote de casamento. Venda efectuada com autorização do juíz de fora para provimento de necessidades, em virtude da ausência prolongada do marido.
Procuração passada por João Álvares Ramires e Guiomar de Sá, sua mulher, a Salvador Vicente Leitão, morador em Vila do Conde, para arrecadar nos armazéns reais, 54000 reais ou o que se achar que se estava devendo a Francisco Pires, mercador de pano de tréu, morador que foi em Vila do Conde, já defunto, casado com Catarina Afonso, também defunta.
Procuração passada por Catarina Álvares, mulher de Amador Coelho, mercador, e Maria Pires, sogra do mesmo, a seu marido e genro, para que possam receber e arrecadar todas as suas dívidas e fazendas e para poder demandar caseiros de uma vinha no termo de Vila Real.
Quitação dada por Domingos Gonçalves, filho de Pedro Afonso, e sua mulher, Maria Gonçalves, a António André, morador em Vila do Conde, do dote de casamento prometido por núpcias com sua irmã, Isabel Fernandes, já viúva.
Declaração de Isabel Neta, viúva de Pedro Gonçalves Mourão, do dote prometido a sua neta, Francisca Neta, casada com Frutuoso da Costa, piloto.
Quitação dada por Maria Francisca, viúva de Francisco Álvares, a Gonçalo Afonso Maio, natural de Vila do Conde, de 10000 reais que este recebera por sua procuração de um legado testamentário deixado por sua tia, atendendo à sua condição de órfã.
Procuração passada por António de Faria e sua mulher, Isabel Frutuosa, a Domingos Baía e a Manuel Ferreira, mareante, estante na vila de Olinda, capital de Pernambuco, para que possam cobrar do tesoureiro dos defuntos do Brasil, ou de outra qualquer pessoa, todo o dinheiro e fazenda que tivesse ficado por morte de João de Faria, filho deles, o qual morreu quando vinha de Angola para Pernambuco, devendo remeter ao reino o dinheiro e fazenda que cobrassem, empregados em açúcares, ou trazê-lo por letras, tudo correndo por conta e risco deles, constituintes.
Venda feita por Catarina Velha, mulher de António Manuel, mareante, ausente na Índia, a Tomé Pires Miela, piloto, e sua mulher, Antónia Velha, de 25 medidas de pão meado e uma galinha afectos a vários casais, os quais lhe foram doados por seus pais em dote de casamento. Venda efectuada com autorização do juíz de fora para provimento de necessidades, em virtude da ausência prolongada do marido.
Procuração passada pela abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara, a várias pessoas de Vila do Conde e Guimarães, para receber e dar quitação do padrão de juro de 300000 reais, aplicado no almoxarifado de Guimarães.
Procuração para fins judiciais passada por Gaspar Pais e sua mulher, Jerónima Manuel, a Bento de Moura, a seu filho, Francisco de Moura, e ao licenciado Domingos de Medela, morador em Barcelos.
Quitação dada por Francisca de Seixas, em seu nome e de seu marido, Manuel Luís, mareante, a Manuel António, seu padrastro, casado com Apolónia Francisca, sua mãe, de 60000 reais, que era obrigado a dar-lhe em dote de casamento.
Doação feita por António Manuel, piloto, morador em Vila do Conde, a Maria Manuel, sua irmã, casada com João Álvares, carpinteiro da ribeira, da parte que lhe coube em legítima por morte de seus pais, Manuel Fernandes Peixinho, piloto, e Catarina Gonçalves.
Emprazamento feito por Bento Rodrigues de Barros e sua mulher, Leonor Carneira, a Domingos Martins, lavrador, morador na freguesia de Carapeços, de bens vinculados à Capela do Espírito Santo de que eram administradores.
Procuração para fins judiciais passada entre Domingos Lopes, e sua mulher, Madalena e aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo, João pestana, João Baía Mourão, em Vila do Conde, e a licenciados do Porto.
Procuração passada por Ana Rodrigues, mulher de Francisco Álvares, piloto, e como sua procuradora, e de Francisca Padilha, viúva, a Francisco Álvares, morador em Vila do Conde, estante em Lisboa, para que pudesse receber todo o dinheiro e fazenda que a elas coubesse por falecimento de Bartolomeu Luís, filho de Gaspar Luís Fajardo e de sua mulher, Clara Antónia, moradores que foram na cidade de Lisboa, o qual falecera vindo da Índia na nau Capitaina.
Doação feita por Maria Antónia, mulher de Pedro Fernandes, piloto, morador na vila de Esgueira, e agora estante em Vila do Conde, à sua sobrinha, Maria Nicolas, filha de Maria Borges e Nicolau Pires, de 150000 reais de sua fazenda, após a sua morte.
Procuração passada por António João, homem do mar, a sua mulher, Antónia Francisca, a Manuel João, seu pai, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo, João Baía Mourão, e a licenciados do Porto e Barcelos, para fins judiciais, e para o representarem em partilhas, cobrar todas as dívidas que lhe devam por conhecimentos, escrituras, letras de câmbio, e para receber todos os fretes, marinhagens e soldadas.
Venda de uma casa sobradada com quintal sita na Rua dos Mourilheiros, pelo preço de 90000 reais, feita por Francisca Barbosa, viúva de Manuel Álvares, piloto, ex-morador na cidade do Porto, a Domingos Baía, piloto, ausente, e a Maria Carneira, sua mulher.
Procuração passada por lavradores moradores na freguesia de Beiriz, a Salvador Fernandes, piloto, estante na cidade de Lisboa, e a Manuel Ribeiro, morador na mesma cidade, para por eles desistirem dos direitos que tinham num casal sito na mesma freguesia, o qual era pertença do Mosteiro de Vilar de Frades.
Reconhecimento de uma dívida no valor de 12000 reais, de Maria Antónia, mulher de Pedro Fernandes, piloto, morador na vila de Esgueira, estante em Vila do Conde, a Tomé Pires Miela, piloto, seu irmão.
Arrendamento da renda de São Salvador de Fervença, por 3 anos e 200000 reais/ano, feita pelo Mosteiro de Santa Clara a Manuel Fernandes de Lima.
Procuração passada por Álvaro Pires, carpinteiro da ribeira, a Pedro Garcia, morador de Vila do Conde, residente em Lisboa, e ao licenciado Manuel Ribeiro, morador em Lisboa, para o representarem numa demanda que lhe quer mover uma Maria Pires, moradora em Lisboa.
Procuração para fins judiciais passada por António Rodrigues, sapateiro, preso na cadeia da vila, a Álvaro Folgueira, João Pinto de Mariz, aos licenciado Mateus Gonçalves Rombo, Belchior Gonçalves Verguinhas e a licenciados da cidade do porto e Barcelos.
Anulação de uma compra a retro feita entre Belchior Correia da Silva, testamenteiro de Belchior de Figueiredo e Catarina Gomes, mulher de Gaspar Pires, piloto.
Venda de 30 medidas de pão aplicadas no campo de Castanheiro, sito na freguesia de Santiago de Castelões, pelo preço de 60000 reais, feita por João da Costa de Azevedo, morador nessa freguesia, a Tomé Pires Miela, piloto, e sua mulher, Antónia Velha.
Procuração passada por Filipa Gomes, viúva, a Amaro Pimenta e a António de Mariz, vizinhos de Viana, ora estante em Pernambuco, para que pudessem cobrar todos os bens que ficaram por falecimento de seu filho, Bento Gomes, no Brasil, e em particular para cobrarem de Pedro Carvalho, morador no Brasil, feitor de Gaspar Carneiro, todos os bens de que ficou depositário por morte de seu filho.
Fiança dada por Luís Carneiro ao arrendamento da igreja de Santiago de Amorim, do Mosteiro de Santa Clara, por 2 anos e 260000 reais, sendo fiador João Baía Mourão, casado com Filipa de Sousa.
Emprazamento de um souto pelo Mosteiro de Santa Clara, a António Rabelo e Senhorinha João.
Venda de metade de um casal, propriedade da igreja de Terroso, feita entre lavradores da freguesia de Terroso.
Conserto feito entre Catarina Fernandes, viúva de Francisco Martins, e Francisca de Seixas, mulher de Manuel Luís, mareante, em torno dos bens que ficaram de Francisco Martins, dos quais Francisca de Seixas era herdeira em cerca de 20000 reais.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Tomé Pires Miela, piloto, sua mulher, Antónia Velha, e Francisco Maio, filho de João Fernandes e Ana Afonso, moradores em Azurara.
"Procuração passada por Domingos Nunes, Domingos André, André Vieira, Manuel Pires,"" o Meuludo"", António Pais, Francisco Pires, pescadores, uns aos outros, e a João Baía Mourão, a António Garcia, sirgueiro, e a licenciados da cidade do Porto e de Lisboa, para os representar numa causa que vai por apelação do juízo de Vila do Conde à Casa da Relação do Porto, em que eram partes os primeiros constituintes e os siseiros de Vila do Conde."
Procuração passada por Manuel Ribeiro, mercador, a Lourenço Pereira, filho de Diogo Pereira, para receber e arrecadar, em Vila Nova de Portimão, Faro e Lagos, certas dívidas de fazenda que vendera o ano anterior, nomeadamente a Henrique Soares, Fernão de Sintra, Cristóvão Dinis Limão, Domingos Chavarro, Afonso Álvares Henrique, Gonçalo Filipe, Álvaro Pires.
Quitação dada por Francisca de Seixas, mulher de Manuel Luís, mareante, a Pedro Eanes, moleiro, de 23000 reais que tinha em seu poder e que a ele cabiam por morte de Pedro Martins, seu pai.
Anulação, por Francisca Salvadores, mulher de João de Campos, piloto, menor de 25 anos, grávida e já com filhos, de uma escritura de obrigação que seu marido fizera na cidade do Porto, sem sua outorga nem consentimento, dando esta a sua outorga posteriormente, em Vila do Conde, mas forçada e ameaçada de morte pelo seu marido, a qual agora reclamava e anulava. A escritura em causa visava o dote de casamento da irmã de seu marido, Ana de Campos, casada com Francisco de Lima, no valor de 850000 reais.
Composição entre a viúva de um lavrador da freguesia de Viatodos e Maria Manuel, mulher de Francisco Gonçalves, piloto, ausente, por litígio em torno de um casal na freguesia de Viatodos, de que os segundos eram titulares.
Venda de uma casa sobradada, com quintal, sita na Rua da Cadeia, pelo preço de 35000 reais, feita por António Pereira e sua mulher, Damiana Ramires, a Francisco Taborda, sirgueiro.
Procuração passada por Isabel Fernandes, viúva de Jácome Carneiro, em seu nome e de seus filhos órfãos, de quem era curadora, a Inácio Carneiro, a Bento Rodrigues de Barros, a João Baía Mourão, a Pedro Carneiro, e a licenciados de Barcelos e Porto, para fins judiciais, envolvendo os bens de Isabel Fernandes e seu filhos, que ficaram por morte de Jácome Carneiro. Procuração paralela, aos mesmos, e com os mesmos fins, passada por Bento Rodrigues de Barros e Leonor Carneira, genro e filha de Isabel Fernandes.
Venda a retro, por dois anos, de 20 alqueires de trigo aplicados em propriedades sitas em Santiago de Amorim, pelo preço de 27000 reais, feita por João Eanes Carneiro , morador em Barcelos, casado com Catarina Ramires de Faria, de quem tinha procuração, a Manuel Barbosa, piloto, e a Maria Baía.
Venda de 15 medidas de pão meado, aplicadas a um casal de Arcozelo, e a propriedades que ficaram por herança de Sebastião Gonçalves Cortês, piloto, pelo preço de 24000 reais, feita por Isabel Carneira, viúva de António Maio, piloto, e Antónia Salvadores Carneira, viúva de Diogo Rebelo, irmãs, a Sebastião Fernandes, e sua mulher, Margarida Salvadores Carneira, também irmã delas.
Procuração passada por Maria de Santiago, viúva de Manuel Folgueira, a Álvaro Folgueira de Santiago, seu filho, para poder receber todas as dívidas, fazendas e rendas na Ilha do Faial e na Ilha Terceira, e para receber do juíz dos ausentes todos os depósitos, bens de raíz ou móveis que lhe pertencessem por qualquer via que lhe fosse devida, e para poder arrendar, empenhar e vender todas as propriedades e fazenda que tivesse nas ditas Ilhas.
Anulação de uma venda a retro por 4 anos, feita entre Ângela de Sá, viúva de Francisco da Paz Gaio, piloto, e Belchior Correia da Silva, testamenteiro de Belchior de Figueiredo, em que fora comprador Belchior de Figueiredo, de metade de uma casa situada na Póvoa de Varzim, pelas quais pagara 65000 reais, acrescido de 6000 reais de sisa e preços de escritura.
Quitação de 12000 reais referentes a uma escritura de dívida e obrigação, dada por Manuel Barbosa, piloto, a seu primo, Manuel de Sá de Herédia.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores da freguesia de Santiago de Amorim, e lavradores da freguesia de Santa Eulália de Beiriz.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores de Santa Maria de Vermoim.
Quitação do provedor e irmãos da Misericórdia, a ...( Não diz)
Arrendamento de um casal, sito na freguesia de São Mamede de Arcozelo, termo de Barcelos, feito por Belchior Gonçalves Verguinhas, piloto, e Isabel Gonçalves Cortês, sua mulher, filha de Sebastião Gonçalves Cortês, piloto, ao caseiro desse casal.
Fiança dada por Maria Amadora, mulher de António Gomes Caramujo, ao arrendamento da renda da igreja de Santa Maria de Touguinha, por dois anos e por 100000 reais, sendo fiador Cristóvão de Andrade Lobo, casado com Francisca Sanches.
Procuração da abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara para dar quitação e receber 1/4 do pagamento do juro da alfândega no almoxarifado de Guimarães.
Contrato de dívida de André Martins da Costa, morador na sua quinta de São Salvador do Campo, termo de Barcelos, a Manuel Barbosa, piloto, referente a 132000 reais que este emprestara por 1 ano.
Contrato comercial realizado entre João Álvares Ramires, sua mulher, Guiomar de Sá e Francisco António, mercador, pelo qual os primeiros entregam 50000 reais para empregar apenas em panos do reino e de Castela, pelo tempo de um ano.
Fiança dada ao arrendamento dos frutos da igreja de Nossa Senhora de Touguinha, por um ano e por 100000 reais, dada por António Gomes Caramujo, mareante, casado com Maria Amadora, sendo fiador Luís Maio, mareante, casado com Maria Gomes.
Contrato de dote de casamento celebrado entre João Gonçalves, carpinteiro da ribeira, Maria Jorge, sua mulher, e Francisco Domingues, filho de moradores de São Martinho de Fornelo, termo da cidade do Porto, casando este com Jerónima Rodrigues, sua filha.
Dote eclesiástico dado por Gaspar Rodrigues da Costa, morador em Vila do Conde, ao Mosteiro de Santa Clara, relativo à entrada em religião de suas irmãs, Antónia da Costa, e Ana da Costa, filhas de Miguel Rodrigues Preto e de Graça da Costa Correia.
Procuração da abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a André Afonso Folgueira, morador em Braga, e a António Gil de Morais, procurador do número na vila de Lamas, para receberem todas as rendas eclesiásticas relativas à igreja de Lamas.
Doação de certas propriedades rústicas, sitas na freguesia de São Bartolomeu de Vermoim (?), termo da cidade de Braga, e na freguesia de Arnoso, feita por Camila da Costa, viúva, sem filhos, a Jerónima Ferreira, sua sobrinha, com reserva de usufruto em vida.
Doação de uma casa sobradada, sita na Rua da Cadeia, feita por Catarina Ferreira, viúva de Gonçalo Gonçalves, a Jerónima Ferreira, sua sobrinha.
Arrendamento da sisa da barra, vinho, pescado, mós de azenhas e moínhos feito pelo juíz de fora, o licenciado João Pacheco Novais, em ausência do vereador e procurador do concelho, a Gonçalo Martins, ferrador, pelo valor de 620000 reais.
Perdão por ferimentos infligidos em brigas, entre lavradores da freguesia de Rio Mau.
Emprazamento de um campo sito na freguesia de Santo Adrião de Macieira, feito por Francisco João, piloto, e Ana Folgueira, sua mulher, a lavradores moradores na aldeia do Cabo, freguesia de Macieira.
Venda de uma leira de um campo sito no termo da Póvoa de Varzim, pelo preço de 2500 reais, feita por Damiana Fernandes, viúva de João Dias, calafate, moradora em Vila do conde, e 3 outras mulheres, moradoras na Póvoa de Varzim, a Catarina de Faria, viúva de João Calvo, moradora na Póvoa de Varzim.
Arrendamento da imposição da igreja matriz feito pelo licenciado João Pacheco Ravasco, juíz de fora, a Gonçalo Martins, ferrador, e a Gonçalo Gonçalves Souto, pelo valor de 62000 reais, sendo fiadores Manuel Ferreira, mercador e Manuel de Azevedo, vendeiro.
Venda de um campo sito na freguesia de Santo Adrião de Macieira, pelo preço de 12000 reais, feito por lavradores dessa freguesia a Francisco João, piloto, e a ua mulher, Ana Folgueira.
Procuração passada por Manuel da Maia de Vasconcelos, a Belchior Vaz Pereira e a [...] de Barros, moradores em Esposende, para o representarem na execução a fazer contra os caseiros que tem na freguesia de Palmeira.
Arrendamento de um casal foreiro a Rui Faria Furtado, na freguesia de Santa Maria de Vilar, termo da cidade do Porto, feito por Beatriz Francisca, viúva de João Dias Borges, mareante, morador na Rua Nova, a Pedro João, caseiro do casal.
Venda de um campo e bouça, sito na freguesia de Estela, pelo preço de 17000 reais, feita por lavradores da freguesia da Estela a Francisco Gonçalves, piloto, casado com Isabel Gonçalves.
Quitação dada por Domingos Pires e sua mulher, Catarina André, moradores em Vila do Conde, a Bartolomeu Jorge, piloto, na sequência da procuração passada a Bartolomeu Jorge e a António Pires Rangel, ambos pilotos, para que pudessem cobrar, na cidade de Cartagena, todos os bens que tivessem ficado por morte de João Álvares, irmão dele constituinte.
Fiança dada por Manuel de Araújo Vilas Boas, ao recebimento das sisas do ano de 1613, sendo fiador Bartolomeu Jorge, casado com Maria de Vilas Boas.