Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
118 records were found.
Procuração, quitação e doação do Mosteiro de Santa Clara a Isabel de Araújo, de Braga.
Venda de umas casa térrea e de várias leiras de terra na freguesia de Fornelos, termo de Barcelos, pelo preço de 30000 reais, feita por Guiomar de Faria, viúva de João da Paz Gaio, a Bartolomeu Jorge, piloto, e sua mulher, Maria de Vilas Boas.
Procuração passada por Jerónima Manuel, viúva de Rodrigo Fernandes, mareante, a Belchior Lopes, mercador, para que ela possa cobrar, receber e arrecadar todo o dinheiro e fazenda que vier da Ilha de São Tomé ou de qualquer outra parte, e que ficou por morte do dito Rodrigo Fernandes.
Quitação dos bens que ficaram por morte de António Gomes, dada por Maria Antónia, viúva de Manuel Gomes, mareante, a Francisca Jorge, filha de Gaspar Jorge, da Póvoa de Varzim, sua nora.
Venda feita por João de Oliveira, mercador, e Maria de Oliveira, sua mulher, de 21 medidas de pão meado que lhes pertenciam de umas propriedades que receberam em dote, por escritura de Sá de Herédia, as quais pertenceram primeiramente a João Gonçalves Marinho.
Doação feita por Domingos Dias, filho de António Dias Pachão, e de sua primeira mulher, Catarina Pires, a António Dias Pachão, de certos bens de raiz que este e sua segunda mulher lhe destinaram para que se ordenasse clérigo.
Revogação por parte de Francisca Correia, viúva de Salvador Luís, piloto, de uma escritura de doação feita pela mesma em Vila do Conde, na qual doava a parte que possuia e herdara de sua filha Luísa Correia, de umas azenhas sitas na freguesia de São Miguel de Arcos, termo de Barcelos.
Quitação dada por Maria Manuel, filha de Manuel Pires, mercador, já defunto, e de Graça Ribeira e Catarina Ribeira, viúva de Francisco Rodrigues, alfaiate, seu tutor, de tudo o que lhe ficara na legítima por morte de seu pai.
Procuração para fins judiciais passada por Pedro Eanes, e Pedro Álvares, moleiros, a Salvador Fernandes, morador em Azurara, procurador do número em Vila do Conde.
Procuração passada por Maria Sobrinha, mulher de João Folgueira, mareante, ao licenciado Mateus Filipe, de Braga, para por ela tratar da recepção da herança que lhe ficou por morte de Gaspar Fernandes, seu tio, morador em Braga.
Procuração para fins judiciais passada por Fernão da Costa a seu filho.
Procuração passada por João Gonçalves, lavrador de São Cristóvão de Rio Mau, a Domingos Álvares, seu sogro, também aí residente.
Doação de Ana Fernandes, a Contenta, solteira.
Venda de uma casa térrea, foreira ao Mosteiro de Santa Clara, no Monte do Mosteiro, pelo valor de 14000 reais, feita por Pedro Eanes, moleiro, Isabel Martins, sua mulher, e Catarina Francisca, viúva de Manuel Martins, carpinteiro da Ribeira, a Manuel Ferreira, carpinteiro da ribeira e sua mulher.
Desistência, por parte de Maria Pires, viúva de Domingos Pires, da aldeia do Seixo, freguesia de São Cristóvão de Rio Mau, de um foro de várias terras que tinha de Baltasar Álvares, piloto.
Procuração passada por Fernão Afonso e sua mulher, Helena Rodrigues, a Manuel Rodrigues, morador em Azurara, e a advogados na cidade de Lisboa, para fins de justiça, e para intervir numa causa que lhes move Domingos Teixeira, morador em Sacavém.
Quitação dada por João Gonçalves, lavrador da Quinta de Pereira, termo de Barcelos, de 40000 reais que lhes eram devidos.
Procuração dos juízes, vereadores e procurador do concelho, ao licenciado Tomé da Paz, do Porto, para que tratasse de causas de justiça que envolviam a contenda com Azurara acerca da jurisdição sobre o rio Ave.
Procuração passada por Isabel da Maia, viúva de Estevão da Maia, a Simeão Pires, mestre e piloto da carreira da Índia, morador na cidade de Lisboa, na Rua do Mocambo, para que possa cobrar e receber de Manuel Correia, morador na cidade de Lisboa, o procedido de dois boioizinhos que Pedro Martis Gaio lhe mandara das partes da China.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Maria de Resende, viúva de Manuel de Oliveira, piloto, já defunto, e Mateus Ribeiro, mareante da carreira da Índia, noivo de Maria de Oliveira, filha de Manuel de Oliveira com sua primeira mulher, Ana Luís. Foi fiador Mateus Folgueira.
Fiança dada por Guiomar de Sá, casada em primeiras núpcias com Bento Fernandes, mareante, com o qual teve um filho, Sebastião Gonçalves, ausente, e em segundas núpcias com João Álvares Ramires, para receber a legítima de Sebastião Gonçalves, ausente do reino há mais de 10 anos, e portanto dado como morto, no valor de 70000 reais, que a ele coubera por morte de seu pai, verba até então cativa pelo juiz dos órfãos. Foi fiador Brás Esteves, mercador.
Quitação dada por Madalena Ramires, a Francisca Fernandes, viúva de Francisco Gonçalves do Cabo, de 20000 reais, e dos respectivos juros, que dera em contrato a Francisca Fernandes, em escritura feita por Manuel de Sá de Herédia, em Vila do Conde.
Procuração passada por Francisco de Faria Lugo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e sua mulher, Madalena Gaia, a António Rodrigues do Rego, para que possa vender 20000 reais de um juro, dos 22890 que eles têm de juro por um padrão assentado na casa das carnes de Lisboa.
Procuração para fins judiciais passada por Francisco de Faria de Lugo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e de sua mulher, Madalena Gaia, a António Rodrigues do Rego, morador na cidade de Lisboa, e a Pedro de Sousa de Lacerda, ora estante e residente na dita cidade.
Procuração passada por Manuel da Maia de Vasconcelos, juiz da alfândega, morador em Vila do Conde, e Catarina de Mendonça, sua mulher, e a Manuel da Maia Madureira, morador em São João da Maia, terra de Bastos, para que por eles pudesse arrendar um casal que possuiam pelo preço de 25000 reais.
Emprazamento feito pelo Mosteiro de Santa Clara, a Antónia Velha ( 2ª vida no prazo), mulher de Miguel Carneiro, defunto.
Procuração, para fins judiciais, passada por Catarina Antónia, viúva de Manuel Gomes, alfaiate e mercador, tutora de João, seu filho e do dito defunto, e de Francisco Gomes, filho do defunto com sua primeira mulher, Catarina Fernandes, a Domingos Gomes, mercador, filho do defunto, ao licenciado Manuel Antunes, a Gaspar Gomes Boa Hora, a António Dias Rendufe, de Vila do Conde, e a licenciados e advogados da cidade do Porto. Os primeiros passam também uma procuração a Manuel Gomes Pereira para poder arrecadar toda a fazenda, dinheiro, dívidas, mercadorias e demais coisas que ficassem por morte do dito Manuel Gomes.
Procuração para fins judiciais passada por António Pires, pescador, ao licenciado Luís da Costa Homem, da cidade do Porto.
Procuração do Mosteiro de Santa Clara ao licenciado Francisco de Faria, de Bastos, para que o Mosteiro receba a legítima de Ana de Jesus e de Isabel Baptista, filhas de Rui Leite de Andrade e de Antónia Nogales, netas de Álvaro de Meireles e de Camila Leite, moradores em Basto.
Quitação dada por Isabel, moça solteira, filha de António Gonçalves, lavrador, de uma aldeia da freguesia de Beiriz, a Gonçalo Martins, também de Beiriz.
Quitação dada por Margarida Jorge, solteira, moradora na freguesia de Arcos, a Miguel Pires, de São Simão da Junqueira, dos 1700 reais, que ele lhe deu para criar um filho de ambos.
Procuração para fins judiciais passada por Bento Rodrigues de Barros a Gaspar da Costa Correia e ao licenciado Luís da Costa Homem da cidade do Porto.
Procuração do provedor da Misericórdia de Vila do Conde, o licenciado Manuel Machado, vigário da igreja matriz, e irmãos da Mesa, a Roque Godins Malafais, estante em Lisboa, para que lá pudesse cobrar, receber e arrecadar do provedor e irmãos da casa da Misericórdia de Lisboa, 105000 reais, vindos da cidade de Cochim para Duarte Gomes, através de Bartolomeu Veloso, morador na dita cidade. A procuração servia também para cobrar, receber e arrecadar o dinheiro que ficou por morte de Manuel Teixeira, filho de Gonçalo Gomes Teixeira e de Francisca de Sequeira, sua mulher, morador em Vila do Conde.
Consentimento dado por Catarina de Mendonça, mulher de Manuel da Maia de Vasconcelos, a uma procuração passada por seu marido a Paulo Martel, irmão dele, para receber o que a ele pertencesse da herança do capitão Francisco de Vila Lobos, seu padastro.
Procuração de Dona Maria Ribeira, a Luís Brandão, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e a licenciados do Porto, para por ela tratarem de uma demanda que lhe movia Rui Ferreira.
Quitação de dote entre lavradores.
Quitação de dote dada por Rui Correia e Maria Francisca, sua mulher, a Isabel Afonso, viúva de Pedro Rodrigues, tanoeiro.
Procuração passada por Manuel da Maia, Catarina de Mendonça, sua mulher, e Paulo Martel, seu cunhado, a Isabel de Mendonça, sogra e mãe, e a Vicente Ferreira, morador na cidade de Lisboa, para que possam tratar de causas de justiça relacionadas com a herança do capitão Vilas Boas, padrasto de Isabel de Mendonça, e da venda, em Lisboa, das casas, sitas na Rua de Santa Catarina a São Roque, nas quais tinham legítima.
Contato de dote de casamento celebrado entre lavradores de Santa Maria de Touguinha.
Doação feita por Ana Martins, filha de Salvador Eanes, lavrador de Touguinha, já defunto, a seu irmão, Simão Martins, também lavrador, devido ao facto de, sendo solteira, não tinha capacidade para granjear as terras e pagar a renda.
Procuração passada por Francisco de Faria Lugo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, a António de Gouveia de São Paio, a Manuel Cardoso, moradores em Cochim, a Belchior de Figueiredo, morador em Goa, a António Álvares da Costa, piloto, a Simeão Pires, piloto, da cidade de Lisboa. António de Miranda da Silva renunciara, na era de 1581, ao ofício de juiz da alfândega de Goa em beneficio do dito Francisco de Faria Lugo e João Rodrigues de Luna, morador na cidade de Cochim. Pede-se aos procuradores que consigam certidões do juizo da alfândega de uma provisão régia que aceitara a renúncia, e da Misericórdia de Goa do testamento de João Rodrigues Luna.
Venda efectuada entre lavradores da freguesia de Terroso.
Quitação da legítima de Madalena, dada por Tomé Fernandes e sua mulher, Madalena Fernandes, filha de Gonçalo Brás, mercador, e de sua mulher, Maria Gonçalves, defuntos, a Gaspar Luís, mercador, casado com Maria Gonçalves, tio de Madalena e seu tutor.
Trespasse por dois anos da renda da igreja de Santa Eulália de Beiriz, feito por Diogo Dias, morador na Póvoa de Varzim, a Baltasar Álvares, mercador.
Sub-emprazamento da renda da igreja de Santa Maria de Abade, termo de Barcelos, feito por Bento Rodrigues de Barros e sua mulher, Leonor Carneira, a Francisco Gonçalves, e a sua mulher.
Fretamento por Melchior Dias, mareante da vila de Esposende, da caravela Nossa Senhora da Azurara, ancorada no rio Ave, para carregar de arcos e outras mercadorias com destino à Ilha de Santa Cruz e /ou Ilha de Palma, sendo o frete no valor de 60000 reais. Fretamento feito a João Borges, mercador da vila de Guimarães.
Quitação dada por António Pereira da Silva, morador em Guimarães, a Manuel da Maia de Vasconcelos, de 100000 reais, com os quais devolvia a Manuel da Maia o total de 500000 reais que dele trazia por contrato de parceria comercial.
Procuração recíproca de Gonçalo Fernandes, mareante, e sua mulher, Antónia Lopes, para poderem cobrar toda a sua fazenda, dinheiros, mercadorias, letras, escravos e dívidas que lhes deverem. Procuração igualmente passada a João de Oliveira, como curador de Manuel, filho de Estevão Pires, defunto, aos supracitados para que façam a gestão dos bens móveis e de raiz que ficaram de seus avós.
Procuração passada por Amador Pereira e sua mulher, Clara Frutuosa, a licenciados de Barcelos e a advogados do Porto, a Gaspar da Costa Correia e a António Rodrigues, sapateiro, para tratar de assuntos de justiça, em particular na acção movida contra Ana Colaça, viúva de Pedro Ferreira da Costa e seus herdeiros.
Contato de dote de casamento celebrado entre António Pereira e sua mulher, Damiana Ramires, Francisca de Sequeira, viúva de Gonçalo Gomes Teixeira, irmão de Damiana Ramires, e Roque Godins Malafaia, morador em Azurara, filho de Baltasar Godins Malafaia, casado com Francisca Jorge Ribeira, casando Roque Godins Malafaia com Ana Correia, filha de Gonçalo Gomes Teixeira.
Procuração para fins de justiça de Sebastião de Lemos e sua mulher, Maria Álvares, a Álvaro Folgueira, ao licenciado Manuel Machado, a Gaspar Gomes, de Vila do Conde, e a licenciados de Barcelos.
Procuração passada por Pedro Eanes, moleiro e Pedro Álvares, ferreiro, preso na cadeia de Vila do Conde, a um licenciado do Porto.
Procuração de Maria Álavares Sanches, viúva de Pedro Álvares Pombeiro, piloto da carreira da Índia a Manuel Cardoso, morador na cidade de Cochim, para cobrança de um rosário de pedras de rubis, no valor de 64800 reais, o qual Pedro Álvares Pombeiro trazia na nau Rosário em que vinha embarcado da Índia para Lisboa.
Doação feita por Manuel de Sá, filho de Maria de Sá, viúva de Salvador Fernandes, mareante, de toda a sua legítima a sua mãe.
Emprazamento de leiras de terra com casa anexa, feito por Fernão Martins, tanoeiro, a Belchior Gomes.
Procuração para fins judiciais passada por António Dias e sua mulher, Isabel Frutuosa, a Frutuoso Dias, lavrador, morador em cambezes.
Fiança de 100 cruzados dada por António Borges Pereira, tabelião, do cargo e ofício de tabelião do público e judicial de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, sendo fiador Luís Carneiro.
Quitação dada por Manuel Fernandes de Lima, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e por Baltasar Álvares, mercador, a Álvaro Fernandes, mercador, de 200000 reais (100000 de cada um), que lhe foram entregues para tratar com eles a perda e ao ganho.
Procuração para fins judiciais passada por Briolanja Carneira a seu marido, André Martins da Costa, mercador, a seu irmão, Luís Carneiro e a licenciados da cidade do Porto.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Lourenço de Campos, piloto, e Gonçalo Fernandes, mareante, filho de Estêvão Pires, casando com Antónia Lopes.
Procuração para fins judiciais passada por Manuel Fernandes Carneiro, piloto, morador em Vila do Conde, a José da Costa Carneiro, estante em Lisboa, e também para que possa arrecador todos os bens que ficaram por morte de Nicolau Ferreira, ex-morador em Viana e que faleceu em Angola. Por procuração de Manuel Fernandes Carneiro, Nicolau Ferreira havia recebido, no Brasil, capitania de Pernambuco, dinheiro de Pedro Cardigo, João do Cabo e Francisco Rodrigues Soares, pelo que aquele pedia o embargo de todos os seus bens até ser pago do que lhe era devido.
Procuração de Pantaleão de Castro a vários licenciados e advogados na cidade de Lisboa, para que por ele possam requerer numa causa que vai por apelação do juizo da alfândega de Vila do Conde, em que é autor Bento Gomes, feitor que foi da alfândega de Vila do Conde nos últimos anos, e réu Pantaleão de Castro.
Venda de uma casa sobradada, sita na Rua da Cadeia, pelo preço de 24000 reais, feita por Francisca de Sequeira, viúva de Gonçalo Gomes Teixeira, a Manuel António Furtado.
Procuração pasada por Francisco de Faria de Lugo, cavaleiro fidalgo, e sua mulher, Madalena Gaia, a António Rodrigues, piloto, morador em Lisboa, para que pudesse tratar, em Lisboa, de suas causas de justiça, vender um padrão de juro, no valor de 22890 reais, que tem na Casa das Carnes de Lisboa, e licitar por umas casas grandes em Lisboa, que foram de Manuel Gaio e agora eram de Catarina Velha de Almeida, sua sogra, as quais andavam a pregão.
Venda efectuada entre lavradores de São Miguel da Carreira.
Obrigação de simples colono de lavradores de casal da Eira, termo de Vila do Conde
Contrato de dote de casamento celebrado entre João de Leiras, mareante, e Bartolomeu do Condado, mareante, filho de Bartolomeu do Condado e Maria Fernandes, moradores em Redondela. A dotada era Maria Manuel, filha de Leonor Francisca, mulher de João de Leiras, e de seu primeiro marido, Manuel Gonçalves, mareante e carpinteiro da ribeira.
Venda de uma casa térrea, sita na Rua de Lourenço de Campos, com seu quintal, pelo preço de 10000 reais, feita por Maria Rodrigues, viúva de Gaspar Luís Fajardo, procuradora de Gaspar Luís Calvo, piloto, e sua mulher, Clara Antónia, moradores em Lisboa, a Baltasar Álvares Galhão, piloto.
"Obrigação e amigável composição entre Francisco João, piloto, sua mulher, Ana Folgueira, Maria Folgueira, viúva de António Francisco; Mécia Folgueira; casada com João Folgueira, administrador da capela de São Miguel o Anjo, na Igreja Matriz, e Bento Rodrigues de Barros, administrador da capela do Espírito Santo, casado com Leonor Carneira, referente á utilização de um caminho de serventia e acesso à dita capela do Espírito Santo."
Carta de perdão entre irmãos, lavradores.
Venda entre lavradores de Bagunte.
Arrendamento feito por Maria de Santiago, mulher de Manuel Folgueira, já defunto, a Luís Carneiro, por tempo de 2 anos, de 200 medidas de trigo por 40000 reais anuais.
Procuração entre lavradores.
Procuração de Catarina Ferreira a Miguel Rodrigues de Barros, seu marido.
Arrendamento feito por Jácome Carneiro de um casal que possuia na freguesia de São Tomé da Serra, termo de Barcelos, por 5 anos, a António Gonçalves, da dita freguesia.
Prazo que fizeram a abadessa e religiosas de Santa Clara a João Afonso, de Macieira.
Procuração de Miguel Rodrigues Preto e de sua mulher, Graça da Costa, ao licenciado Gaspar Rodrigues da Costa, seu filho, capelão do duque de Bragança.
Carta de perdão e quitação de Helena Brás, solteira, a António Marques, sangrador, de quem tinha um filho.
Carta de arrendamento (sem efeito), na morada de Brás Esteves, mercador e procurador de Manuel Álvares.
Perdão dado por Helena Brás, solteira, a António Marques, do qual tinha um filho, e sobre o qual recaia um processo movido por ela.
Procuração e fiança de Catarina Fernandes, mulher solteira, a licenciados da cidade do Porto, para tratarem de causas de justiça, sendo fiador Afonso Fernandes, mercador.
Quitação dada por Isabel Rodrigues, viúva de Marcos Álvares, piloto, e sua neta, Maria, moça solteira, a João Afonso, da quantia de 42400 reais, que a ambas pertencia, e que estava à guarda de João Afonso.
Doação feita pela abadessa do Mosteiro de Santa Clara a Martim Pereira Soares, de Viana, da herança de uma das freiras professas, sua irmã.
Arrendamento da quinta de Sandim, freguesia de São Miguel, couto de Santo Tirso, que pertencia a José Carneiro da Costa, pelo preço de 104000 reais, feito por Manuel Fernandes Carneiro, piloto, como procurador de José Carneiro da Costa, piloto, a Gaspar da Costa, morador no couto de Landim.
Procuração passada pelo D. Brites de Meneses, freira professa no Mosteiro de Santa Clara, a Miguel de Alla, morador na cidade do Porto, para poder receber 14000 reais que tem de tença anual no almoxarifado do Porto.
Fiança dada por Frutuoso da Costa, mercador, ao arrendamento, por 3 anos, da comenda de Santa Maria de Nine, termo de Barcelos, por 120000 reais, sendo fiador Estevão Folgueira.
Procuração para fins judiciais passada por Pedro Gonçalves Branco, mercador, a advogados e solicitadores de Vila do Conde, do Porto, e a sua mulher, Ana Lopes.
Fiança dada por Isabel Afonso, viúva de Gaspar Fernandes, piloto, como curadora e tutora de seus netos, Manuel e Isabel, filhos que ficaram de Francisco Monteiro, piloto, defunto, e de sua mulher, Maria Fernandes, tendo-lhe sido dada a tutoria de suas pessoas e bens por provisão real. Foram fiadores João Pires, mercador, e sua mulher, Isabel Fernandes.
Procuração para fins judiciais passada por Catarina Gonçalves, viúva de Brás Pires, ao licenciado Manuel Machado, ao licenciado Manuel Antunes, morador em Vila do Conde, a advogados da cidade do Porto, e ao padre Manuel Pires, seu filho.
Procuração passada por Antónia Fernandes, viúva de Manuel Lopes Landino, piloto, morador que foi em Vila do Conde, por si e como tutora dos seus filhos, a João Barbosa, alcaide-mór na Ilha de São Tomé, e cavaleiro fidalgo da Casa Real, a António Dias Pachão, piloto, a António Fernandes Picado, piloto, ambos moradores em Vila do Conde, e a António Pires Espadeiro, morador no lugar de Leça, Matosinhos, seu procurador na ausência daqueles, para que possam receber e arrecadar todos os bens que ficaram por morte de seu marido, Manuel Lopes Landino, falecido na Ilha de São Tomé, no ano de 1603.
Doação do rendimento anual de um casal de Rates, feito por Álvaro Folgueira e sua mulher, Maria Álvares Cortesa, a Isabel da Visitação e Ana dos Anjos, freiras professas no Mosteiro de São Bento de Viana, irmãs de Álvaro Folgueira.
Procuração para fins judiciais passada por Estevão Folgueira, sua mulher, Mónica de Figueiredo, suas cunhadas e irmãs, respectivamente, Maria de Faria, Ana de Figueiredo, Antónia de Faria, Manuel de Figueiredo, filhos de Jerónimo de Faria de Figueiredo e Antónia de Faria, já defuntos, aos licenciados Manuel Antunes e Mateus Gonçalves Rombo, a Álvaro Folgueira, Estevão Folgueira, de Vila do Conde, e a André Afonso Folgueira, no Porto.
Venda de uma casa sobradada, sita na Rua da Senra, por 12000 reais, feita por Afonso Domingues Rotia, piloto, e sua mulher, Maria Gonçalves, moradores em Viana, a Francisca Rodrigues, viúva, de Vila do Conde.
Arrendamento por 2 anos de 200 medidas de trigo, por 40000 reais anuais, feito por Maria de Santiago, mulher de Manuel Folgueira, já defunto, a Luís Carneiro.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Maria do Mar, viúva de Pedro Eanes Galante, piloto, e Amaro Rodrigues, filho de António Rodrigues e Francisca Gomes, defuntos, casando este com Antónia Fernandes.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Maria Antónia, viúva de Francisco Maio, piloto, e João Gomes, filho de António Rodrigues, defunto e Francisca Gomes, casando este com Isabel Maia.
Procuração passada por Domingos Morais e Antónia Carneira, sua mulher, moradores em Lisboa, ora estantes em Vila do Conde, filha e genro de António Álvares Pombeiro, piloto da carreira da Índia, morador que foi em Vila do Conde, ao licenciado Manuel Antunes, advogado, morador em Vila do Conde, a João Rodrigues Coelho, ao padre Manuel Álvares Pombeiro, a Brás Esteves, mercador e a licenciados de Barcelos e do Porto, para que possam receber e arrecadar todos os bens móveis e de raiz, letras, etc., que a eles cabiam por morte do pai e mãe de Antónia Carneira, e de seu irmão Manuel Álvares.
Arrendamento das casas de José Carneiro e dos casais que tinha na freguesia de Santa Logriça de Ponte de Louro, termo de Barcelos, feito por Manuel Fernandes Carneiro, como sub-procurador de José Carneiro da Costa, piloto, ora estante em Lisboa, a Hércules Bravo, cavaleiro fidalgo da Casa Real.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Brás Esteves, mercador e Maria da Paz, ambos viúvos.