Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

121 records were found.

Procuração para fins judiciais, envolvendo caseiros de seus casais, passada por lavradores da aldeia de A Ver-o-Mar a um morador da freguesia de Amorim.
Procuração passada por Amador Pires, mareante, morador em Vila do Conde, a Pedro Afonso, calafate, morador em Azurara e agora residente em Lisboa, para que em seu nome, como tutor e curador que era das pessoas e bens de Gonçalo e Ana, órfãos de Álvaro Gonçalves, mareante, e sua mulher, Maria Dias, possa receber do tesoureiro dos defuntos da Casa da Guiné, certo dinheiro referente às soldadas e bens que ficaram de Álvaro Gonçalves, que falecera na Ilha de São Tomé.
Venda de uma casa sobradada com seu quintal, sita na Rua da Fraga, pelo preço de 24000 reais, feita por Ana de Faria, viúva de Manuel Afonso, a Manuel André, mareante, e sua mulher, Andreza Fernandes.
Venda de uma casa sobradada com seu quintal, sita na Rua do Outeiro, por trás da cadeia, pelo preço de 10000 reais, feita por Manuel André, mareante, e por sua mulher, Andreza Fernandes, a Ana de Faria, viúva.
Procuração passada por Gonçalo Pires da Areia, lavrador, a um outro lavrador, para lhe poder vender 3 juntas de bois.
Alteração por Martim Pires, carpinteiro, e Margarida Gonçalves, sua mulher, de algumas deliberações testamentárias prévias em que faziam a Misericórdia de Vila do Conde sua herdeira.
Procuração passada por Martim Pires, carpinteiro, e por sua mulher, Margarida Gonçalves, a João Gomes, carpinteiro, para cobrança de bens.
Quitação dada pelo Dr. Jerónimo Veloso, prior de Santa Maria do Seixo Amarelo, bispado da Guarda, natural de Vila do Conde e aí ora estante, a Diogo Dias Ferreira, de 30000 reais/ano que cobrara nos últimos anos, relativo à venda da pensão da sua igreja.
Contrato de dote de casamento celebrado entre uma viúva da freguesia Santa Eulália de Beiriz e o noivo de sua neta, morador na freguesia de Quintã.
Procuração passada por Baltasar Afonso Carneiro, piloto, morador em Vila do Conde, como tutor e curador da pessoa e bens de Manuel, órfão de Luís Carneiro, piloto, e Isabel Gonçalves, sua mulher, a Baltasar Álvares, piloto, para que junto das autoridades competentes da Ilha da Madeira, ou de outras partes dos reinos de Portugal, possa pedir o inventário dos bens pertencentes aos herdeiros de Cecília Carneira, avó do dito órfão, mulher que fora de Salvador Álvares, mercador, morador em Vila do Conde, ora estante na Ilha da Madeira e para requerer avaliação e distribuição dos bens que cabem ao dito órfão.
Procuração passada por Maria Carneira, mulher de Manuel da Fonseca, morador em Vila do Conde, ora estante e residente na vila de Olinda, a Baltasar Afonso Carneiro, pai dela, para cobrar, na cidade de Lisboa, a Pedro Vaz Galego, mercador, o procedido da venda de 400 arrobas de açúcar que seu marido mandara do Brasil.
Doação de Domingos Fernandes de Faria, mareante, morador na Póvoa de Varzim, a Isabel Gonçalves, sua irmã, e a Manuel Gonçalves, seu cunhado, do terço da casa da morada dos seus pais que lhe coubera em herança.
Procuração passada pelo Dr. Jerónimo Veloso, prior da igreja de Santa Maria de Seixo Amarelo, bispado da Guarda, a Francisco de Andrade e a João Rodrigues Andrade, para receberem 30000 reais/ano da renda da igreja de Santa Maria de Tâmega, arcebispado de Braga.
Procuração passada por Domingos Lourenço, clérigo de missa, a Domingos Gonçalves, alfaiate, seu genro, para que possa vender todos os bens de raíz que tenha no reino e senhorios de Portugal.
Emprazamento feito por Estêvão Ferreira de Eça e Beatriz Pereira, sua mulher, de um campo no termo de Vila Nova de Cerveira.
Procuração passada por Maria Antónia, viúva de Pantaleão Gil, mareante, em seu nome e de Beatriz, sua filha, órfã de 7 meses, a Francisco Gonçalves do Cabo, Baltasar Afonso Carneiro, Sebastião Ribeiro, pilotos, e a Maria Gonçalves, viúva de Francisco Martins Lete, moradora em Lisboa, para poderem receber do tesoureiro dos defuntos da cidade de Lisboa todos os bens que ficaram de seu marido, que faleceu vindo de São Tomé, sendo marinheiro da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, de que era mestre o dito Francisco Gonçalves do Cabo.
Venda de uma bouça sita no couto da vila de Rates, pelo preço de 6000 reais, feita por Manuel Lopes, ferreiro, e por sua mulher, Margarida Vaz, a Francisco de Faria, cavaleiro fidalgo da Casa Real.
Procuração passada por Francisca Gonçalves, viúva de João André, piloto, moradora na Rua do sobmosteiro, a Francisco Pires, seu filho, para poder receber do tesoureiro dos defuntos da cidade de Lisboa todos os bens que ficaram de seu marido, falecido em Pernambuco.
Procuração passada por Maria João a seu marido, António de Sousa, alfaiate, para que por ela assista à partilha dos bens que ficaram por morte de seus pais e irmãos.
Quitação dada por João Álvares Mendes a Francisco de Faria, irmão de seu mulher, Isabel de Lugo, do dote de casamento prometido, no valor de 220000 reais, tendo recebido 120000 reais e os restantes 100000 reais em dinheiro contado.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Manuel Gomes, tanoeiro, Catarina Antónia, sua mulher, e Fernão Gonçalves, tanoeiro, casando este com Margarida Luís, filha da mesma Catarina Antónia e de seu primeiro marido, Afonso Luís.
Conserto em torno de um dote de casamento entre Maria Álvares, viúva da freguesia de Touguinha, e Martim Lopes e Simoa Pires, sua mulher, da mesma freguesia.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Ana Rodrigues, viúva de Diogo Rodrigues, e Francisco Ribeiro, casando este com Ana Antónia, sua filha.
Doação feita por António Pires, carpinteiro, e Catarina Fernandes, sua mulher, a Catarina, sua criada, de uma casa térrea, sita no Campo da Choca, defronte da cerca e corte do Sr. Martim Pinheiro, em reconhecimento de serviços prestados e de alguns vestidos e soldadas que lhe deviam.
Venda feita por Gonçalo Álvares, carpinteiro, a Margarida Fernandes, tecedeira, beata, moradora em Vila do Conde, de 3 cozinhas, pelo preço de 4000 reais, construídas junto a 3 casas sobradadas que construíra em parte do Campo das Cabanas, que tinha por título de prazo de Dinis Pinto e sua mulher Isabel Soares.
Procuração passada por Lourenço de Campos, mercador, e Antónia Lopes, sua mulher, a Gonçalo Gonçalves, a João Gonçalves, a Afonso Gonçalves, irmão dele, moradores na freguesia de São João do Campo, para que os representem na partilha dos bens que ficaram por morte de sua mãe e sogra, respectivamente.
Procuração de Maria Carneira, viúva de João Martins, piloto, a Diogo Carneiro, seu irmão, para receber de Domingos Álvares, piloto, morador em Vila do Conde, cerca de 7000 reais que lhe devia.
Perdão de Maria Gonçalves, A Ama, solteira, a Cosme Rodrigues, tanoeiro.
Contrato de dote de casamento celebrado entre António Álvares Pombeiro, piloto, e Pedro da Maia, casando com sua cunhada, Beatriz Álvares, filha de António Afonso Frade, piloto, e Maria Álvares.
Procuração passada por Catarina Lopes, mulher de Cristóvão Salvadores, piloto, morador em Vila do Conde, ora estante na cidade de São Salvador da Baía, a Jerónimo Pires, alfaiate, morador em Lisboa, e a João Afonso, calafate, morador em Azurara, ora estante em Lisboa, para que possam cobrar 50000 reais que o seu marido passara por letra para a cidade de Lisboa, assim como outras quaisquer letras enviadas pelo mesmo.
Contrato de dote de casamento celebrado entre João Rodrigues, mercador, Catarina Andrade, sua mulher, e Pedro Fernandes, casando este com Maria de Andrade, filha daquela e de seu primeiro marido, Domingos Gonçalves.
Venda da parte de uma vinha, feita por António da Costa, clérigo de missa, filho de Alexandre Ramires Correia e Jerónima Rodrigues, a João Álvares, mareante, seu cunhado.
Procuração de Isabel Ribeira, a Manuel Machado, estudante, morador na cidade de Braga.
Procuração de Gaspar da Costa e Beatriz Velha, sua mulher, ao Dr. Salvador Saraiva e ao licenciado Maurício da Costa, morador em Barcelos.
Procuração passada por António Rodrigues, escrivão das sisas da Póvoa de Varzim, a Manuel Fernandes, lavrador, morador na Póvoa de Varzim, para receber do executor do almoxarifado de Guimarães o ordenado que lhe pertence.
"Procuração passada por Beatriz Antónia, viúva de Miguel Fernandes, mareante; Beatriz Gonçalves, viúva, como tutora de de Gonçalo, seu neto menor; João Fernandes do Praso, como tutor da pessoa e bens de Maria, orfã, filha do dito Miguel Fernandes, e de sua primeira mulher, Francisca da Paz, a Pedro Gonçalves, contramestre da Carreira das Índias de Castela, morador em Vila do Conde, e a Afonso Rodrigues de Noruega, capitão de suas naus, morador na cidade de Sevilha, para que posssam receber do Tesoureiro dos Defuntos e de outros quaisquer oficiais da Casa da Contratação de Sevilha, todos os bens que ficaram por morte de Miguel Fernandes, que falecera na nau do dito Afonso Rodrigues no ano de 1585, encontrando-se em viagem nas Índias de Castela."
Procuração passada por António Gonçalves, mareante, morador na Rua de Santo António, a Beatriz Antónia, sua mulher e a Beatriz Gonçalves, sua sogra, para cobrança de bens que lhe deviam, tanto em Vila do Conde, no reino ou fora dele.
Procuração passada por Geraldo Fernandes, piloto, como tutor e curador de Francisco e Maria, órfãos, filhos de Salvador Pires, piloto, já defunto, e primeiro marido de Francica Gonçalves, e por Francisca Gonçalves, viúva de João André, piloto, a Adão Manuel, mareante, morador em Vila do Conde, casado com Beatriz Salvadores, para que em seus nomes possam cobrar bens e dívidas que ficaram por morte de João André, em Olinda, Brasil.
Procuração de Ana Fernandes, da Póvoa de Varzim, a Afonso Fernandes, seu pai, e a Maria Eanes, sua mãe, para a representarem no processo judicial decorrente no tribunal da Relação do Porto contra Domingos Brás, envolvendo a sua honra.
Venda de uma leira de terra sita na freguesia de Santiago de Outis, pelo valor de 5000 reais, feita por uma viúva, moradora na dita freguesia, a João Álvares, mareante, morador em Vila do Conde.
Procuração passada por Gonçalo Gonçalves, mareante, morador ne Póvoa de Varzim, a Francisca Lopes, sua mulher, e a Brás Gomes, seu tio, vigário de São Miguel de Arcos, para geriram as rendas e foros de suas propriedades.
Composição entre João Fernandes, pescador, morador na vila de Bouças, Reino da Galiza, e sua mulher Maria Álvares, em torno de um conflito que levara Maria Álvares a solicitar o sequestro dos bens do marido, por este estar ausente, em Vila do Conde, há cerca de 2 anos, sem prover do necessário ao seu sustento.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores da freguesia de Santiago de Amorim e um filho de lavradores da mesma freguesia.
Venda da Bouça do Monte, sita no termo da Póvoa de Varzim, pelo preço de 13000 reais, feita por Pedro Vaz, vigário de São Pedro de Formariz, a Brás Pires Carvalhal.
Contrato de dote de casamento celebrado entre moradores nas freguesias de Bagunte e São Martinho do Outeiro.
Reconhecimento por António Henriques e Manuel Pinheiro, mercadores, moradores na vila de Trancoso, de uma dívida de 210430 reais a Miguel Rodrigues, mercador, morador em Vila do Conde, e a Simão Lopes, cunhado do anterior, mercador da vila de Caminha.
Reconhecimento, por Mateus Folgueira, oficial na alfândega de Vila do Conde, de uma dívida de 300 cruzados a Diogo Dias Ferreira.
Carta de legitimação de Domingos Lourenço, clérigo de missa, a Catarina Antónia, sua filha e de Maria Gonçalves, mulher solteira.
Venda de uma casa sobradada com seu quintal, sita na Rua de Álvaro de Lugo, pelo preço de 20000 reais, feita por Afonso Fernandes, ferreiro, e por sua mulher, Filipa Fernandes, moradores em Vila Nova de Famalicão, a Gaspar Fernandes Giesteira, piloto.
Procuração passada por Gaspar Fernandes Giesteira a Gaspar Gonçalves, morador em Lisboa, ambos pilotos, para cobrança de bens.
Procuração passada por Diogo Fernandes da Silva, mercador, a Gonçalo Eanes e a Salvador Fernandes, mareantes, para receberem de Lázaro Fernandes, morador em Tavira, tudo o que achar que este lhe deve, e disso dar quitação.
Procuração passada por Francisco de Andrade e José Carneiro Ferreira, enquanto senhorios de dois terços do navio redondo Santiago e Cruz, a Belchior Caldeira e Pedro Francisco, pilotos, a quem pertencia o outro terço, para que a possam fretar, aparelhar e fornecer do necessário, tomando se necessário dinheiro a câmbio ou a partidas sobre o navio, frete e aparelhos, podendo vender as suas partes e cobrar os seus fretes e ganhos, cobrar as suas soldadas dos meses que andaram no mar, tudo à sua conta e risco.
Perdão e quitação entre lavradores da freguesia de São Gil de Arcos, termo de Barcelos.
Emprazamento em 3 vidas feito por Estêvão Ferreira de Eça e D. Beatriz da Silva, sua mulher, a um lavrador da freguesia de São Paio de Portela, julgado de Penafiel.
Venda de uma bouça e três campos na freguesia de São Martinho de Courel pelo preço de 3000 reais, feita por lavradores da dita freguesia a Ana Gil, viúva de Vila do Conde, moradora na Rua da Bajoca.
Quitação dada por Maria de Gouveia, mulher de Amador Taborda Veloso, ao provedor e aos irmãos da Misericórdia de Braga.
Emprazamento feito por Sebastião de Macedo, morador na Quinta de Portela, freguesia de São Martinho dos Carvalhos, também como procurador de sua mulher, Damiana Ferreira, de metade de um casal que tinha na Póvoa, a Catarina Pires, moradora da dita freguesia.
Venda feita por Manuel Gomes, tanoeiro, e sua mulher, Catarina Antónia, a Diogo Dias Ferreira, de uma casa sobradada, com seu quintal atrás, sita na Rua do sobmosteiro, de que eram foreiros ao Mosteiro de Santa Clara, pelo valor de 40000 reais.
Emprazamento feito por Pedro de Barros Carneiro, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e sua mulher, Mónica de Figueiredo, como administradora dos bens de Capela de Espírito Santo, de um casal sito na freguesia de Santa Logriça de Ponte de Louro.
Procuração passada por Maria Carneira e Camila Carneira, viúva de Domingos do Porto, piloto, como tutora de Manuel, António e Camila, seus netos, órfãos de Francisco Manuel da Rua, piloto, ao filho da primeira, Baltasar Carneiro, clérigo de ordens sacras, para que as represente nas partilhas dos bens que ficaram por morte de Francisco Manuel de Rua.
Procuração de Álvaro Fernandes, calafate e mareante, a Pedro Gonçalves, contramestre da carreira das Índias de Castela, morador em Vila do Conde, para que por ele cobrasse de Afonso Rodrigues da Noruega, capitão de suas naus, morador em Sevilha, à Porta Real, tudo o que lhe devia da soldada da viagem que fez, com seu filho Sebastião, às Índias de Castela e para cobrar de quaisquer pessoas dinheiros e dívidas.
"Venda da parte de terras de um casal, sito na freguesia de São Salvador de Minhotães, pelo preço de 12800 reais, feita por moradores da freguesia de Santa Maria de Estela, a João Pires ""o castelhanto"" de alcunha, mercador, morador em Vila do Conde."
Venda de certas leiras de terra, pelo valor de 7000 reais, feita por lavradores da Póvoa de Varzim, a Sebastião de Macedo, morador na Quinta da Portela, freguesia de São Martinho dos Carvalhos.
Venda de uma leira de terra sita na Agra de Barreiros, termo da Póvoa de Varzim, pelo preço de 3880 reais, feita por lavradores do Casal do Monte a João Martins da Póvoa de Varzim.
Procuração, para fins judiciais do licenciado António Dinis ao Dr. Salvador Saraiva e a Manuel Dinis, abade de São Martinho de Brufe.
Procuração passada por Beatriz da Costa, viúva de Cristóvão Ribeiro, piloto, e por sua filha Isabel Ribeira, a Amador Carneiro, piloto da carreira da Índia, morador em Vila do Conde, para que cobrasse, recebesse e desse quitação aos testamenteiros ou herdeiros de Amador Carvalho, seu primo, natural de Vila do Conde, e morador na cidade de Cochim, o qual lhe deixara em testamento uns 200 cruzados para dote de casamento de suas filhas.
Procuração de Sebastião Álvares Cortês, mareante, ao licenciado Gaspar Gonçalves e a André Gonçalves, sapateiro, para cobrança de bens que lhe deviam.
Fretamento feito por António Gomes, mareante, morador em Vila do Conde, mestre e senhorio em parte do barco latino Santo António, a Manuel de Santiago, piloto, com destino a Sevilha ou a Lisboa.
Procuração para fins judiciais passada por Jerónimo Rodrigues e Marçal Barbosa, moradores em Azurara, ao Dr. Simão de Negreiros, aos licenciados Feitor Mendes da paz, e António Rodrigues da Costa.
Arrendamento das sisas do vinho, imposição nova dos vinhos, peixe e entrada da barra, sisa do tabuado, louça, gamelas, linho, sumagre, arcos e couros, feito pelos juizes e oficiais do concelho, a Pedro Gonçalves Mourão e a Lourenço de Campos, pelo preço de 600000 reais, referente ao ano de 1586.
Procuração passada pelos rendeiros das sisas, Pedro Gonçalves Mourão e Lourenço de Campos, a seus companheiros, para que por eles possam cobrar e gerir o dinheiro das sisas .
Procuração passada por Catarina Eanes, viúva de Fernão Martins, pedreiro, a Pedro Martins, mareante, morador em Vila do Conde, com a qual revogava a procuração com o mesmo fim, anteriormente passada a Pedro Gonçalves, mareante, para que recebesse dos oficiais da Casa da Contratação da cidade de Sevilha, todos os bens que ficaram por morte de seu filho, António Fernandes, que morrera à 4 ou 5 anos, e que entretanto não foram cobradas por Pedro Gonçalves.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Margarida Lopes, viúva de António Pires, mareante, e Francisco Rodrigues, natural da freguesia de Santiago, terra de Basto.
Trespasse de Pedro Gonçalves Mourão e Lourenço de Campos, rendeiros das sisas, de parte de suas parcelas a seus fiadores, ficando todos igualmente por rendeiros das ditas sisas.
Trespasse do foro de uma propriedade rústica, sita no termo de Braga, feito por Bento Pereira, cavaleiro fidalgo da Casa Real, a Marcos Pereira, seu filho.
Venda de uma casa e metade de outra sita na aldeia de Regufe, feita por Amador Pires e Maria Gomes, sua mulher, lavradores, moradores na dita aldeia, a Gonçalo Pires de Areia.
Quitação mútua feita entre Marcos Álvares, piloto, e António Gonçalves, seu genro, dos bens que a ambos cabiam por morte de Isabel Gomes, filha e mulher deles, respectivamente, falecida sem descendência.
Procuração, para fins judiciais, envolvendo as delimitações de um casal, passada por Filipa Martins Gaia, viúva de Pedro Afonso Leça, aos lavradores de Santa Eulália de Beiriz, emprazadores do dito casal , e ao Dr. Salvador Saraiva, morador em Barcelos.
Venda do Casal das Devesas, por 55000 reais, feita por moradores do julgado de Vermoim, ao sr. D. João Ribeiro Gaio, bispo de Malaca, ausente, representado por Gaspar Rodrigues do Lago.
Procuração passada por Francisco Ribeiro Carneiro, escrivão das sisas de Vila do Conde, a Jácome Fernandes, mercador, morador em Guimarães, para que recebesse no almoxarifado de Guimarães o ordenado que lhe pertencia como escrivão das sisas.
Quitação dada por João Eanes da Rainha e sua mulher, Catarina Gomes, a Fernão Martins, tanoeiro, do procedido da venda de umas casas que tinham na cidade do Funchal, feita por procuração, por Fernão Martins. A venda foi feita a Miguel Fernandes, mareante, pelo preço de 41500 reais.
Venda de umas casa térreas, sitas na Rua do sobmosteiro, pelo preço de 6000 reais, feita por Isabel Gonçalves, a Fernão de Alguste, pescador.
Venda de umas leiras de terra, sitas na freguesia de São Miguel de Laundos, termo de Barcelos, feita por Susana Parenta, a Francisco Pires e sua mulher, Isabel Pires.
Perdão de lavradores moradores na freguesia de São Salvador de Navais, termo de Barcelos, a Francisco Eanes, também de Navais, pela morte de um seu irmão à pancada.
Quitação dada por Manuel Folgueira e André Afonso Folgueira e a João Pires do Outeiro Seco, termo de Chaves, de 460000 reais, por que lhe trepassaram o arrendamento da comenda de São Miguel de Bobadela, termo de Chaves.
Procuração para fins judiciais, recíproca e a terceiros, passada por João Fernandes, sapateiro a sua mulher, Catarina Gonçalves, e a outros.
Quitação dada por lavradores da freguesia de São Martinho do Outeiro a uma viúva de São Miguel de Arcos.
Arrendamento de Catarina Rodrigues, viúva de Salvador Gonçalves, mercador, a António Fernandes e a lavradores da freguesia de Paradela, do casal em que viviam os segundos.
Trespasse do arrendamento da igreja de São Simão de Navais, do Mosteiro de Santa Clara, por três anos e 60000 reais, feito por Lopo Rodrigues, feitor e recebedor na alfândega de Vila do Conde, a Paulo de Faria, cavaleiro fidalgo da Casa Real, morador em Guimarães.
Venda feita pelo provedor e irmãos da Misericórdia, a Belchior Gonçalves Verguinhas, piloto, pelo preço de 1850 reais, de certas terras e parte de um casal sito na vila de Rates, os quais ficaram do legado de Simão Afonso de Faria, piloto, tendo revertido à casa por morte de Isabel Gomes, sua mulher.
Contrato para realização de uma cruz de prata, feito entre os oficiais da Confraria de Nossa Senhora de Touguinha e Francisco Mendes, Ourives.
"Instituição de uma capela, por Maria Álvares, a ""Bodiã"", viúva de Manuel André, piloto, em memória de seus pais defuntos, a qual anexava 2/3 da casa nova de sua morada, sita na Rua da Bajoca. "
Procuração passada por Margarida Lopes, viúva de António Pires, mareante e Maria Dias, como tutora de Isabel e Maria, órfãos, a Amador Gonçalves, barqueiro, morador em Lisboa, para que recebesse do Tesoureiro dos Defuntos da Casa da Guiné o resto do dinheiro que ficou por morte de seu marido, bem como quaisquer outros bens que dele ficaram.
Composição feita entre Gaspar da Costa, casado com Beatriz Velha, e Miguel Rodrigues Preto, seu genro, casado com Graça da Costa, filha do primeiro, em torno de 12480 reais que ficaram por morte de Manuel Velho, irmão de Beatriz Velha e marido que foi de Graça da Costa sua sobrinha, e em torno de umas casas que aos segundos lhes prometeram Gaspar da Costa e Beatriz Velha.
Trespasse do arrendamento de um campo da freguesia de Estela, feito por lavradores da dita freguesia a um lavrador da mesma.
Venda de duas leiras de terra sitas em Viatodos, pelo preço de 4000 reais, feita por lavradores de Viatodos a Gonçalo Gomes Teixeira, morador em Vila do Conde, e a Francisca de Cequeira, sua mulher.
Procuração de Ana de Sá, ao Dr. Salvador Saraiva, a Baltasar Cicio Cogominho, morador em Barcelos, para receber todas as suas dívidas, rendas e dinheiros.
Procuração de Cosme de Sá, piloto, morador na Rua da Fraga, a Maria Gomes, sua mulher, e a Catarina Gil, sua sogra, para que possam receber todas as suas dívidas, soldadas, vantagens, rendas, cabedais e tudo o mais que lhe deverem no reino ou fora dele, e para que possam tomar posse de todos os bens de raiz.
Venda de uma leira de terra, pelo preço de 5100 reais, feita por Brás de Faria e sua mulher, Maria Luís, lavradores da freguesia de Santiago de Vermoim, a Maria Gil, viúva de Vila do Conde.
Contrato celebrado entre a abadessa, freiras do Mosteiro de Santa Clara e Mateus Folgueira, envolvendo a entrada em religião de Antónia de Jesus, filha de Manuel Simão e Ana Luís, já defuntos, moradores que foram em Vila do Conde.