Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

59 records were found.

Venda feita por Isabel Pires, viúva de André Gonçalves, a João Gomes, carpinteiro, e sua mulher, Graça Ferreira, de uma casa térrea com quintal sita na Rua da Igreja, junto ao adro da mesma, por 9000 reais.
Quitação dada por um lavrador da freguesia de Santa Marinha de Friais(?), como procurador de Maria Pires, solteira, mãe de Sebastião de Lima, defunto, a Antónia da Paz, viúva deste, relativa aos bens que lhe cabiam por herança.
Quitação dada por Antónia Velha, mulher de Tomé Pires Miela, piloto, em seu nome e como procuradora de seu marido, a Francisco João, piloto, da quantia de 17600 reais de um conhecimento de 20000 reais, recebidos através de Domingos Afonso de Santana, morador em Azurara, que Tomé Pires Miela lhe dera para levar e empregar.
Procuração passada por Sebastião Fernandes e sua mulher, Margarida Salvadores Carneira, ao irmão do primeiro, João Salvadores Carneiro, morador no Porto, e a Álvaro Folgueira, morador em Vila do Conde, para que por eles possam contratar e fazer escritura de dote de casamento prometido, no valor de 300000 reais, a Benta Carneira Cortês, sobrinha dos primeiros, filha de Francisca Carneira e Tomé Afonso, ex-moradores na cidade de Lisboa.
Venda feita por lavradores do Couto de Cambezes a Frutuoso da Costa, mercador, de parte de um casal, sito no dito couto, por 17000 reais.
"Procuração para fins judiciais passada por Isabel Frutuosa, viúva de António de Faria, em seu nome e como tutora de seus filhos, Bento de Faria e António de Faria, ausentes; de sua filhas, Isabel de Faria e Antónia de Faria; de sua irmã Apolónia Faria; de Ana de Faria, filha órfã de Manuel de Medela e Catarina de Faria; e pelo tutor de Ana de Faria, Afonso Fernandes Medela, ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo, e a tabeliães do Porto e de Barcelos."
Quitação dada por Sebastião Rodrigues Santana, morador em Azurara, a Francisco João, piloto, relativa a um empréstimo de 100000 reais.
Venda feita por Maria Carvalha a Francisco Luís, clérigo de missa, de uma casa sobradada, foreira ao Mosteiro de Santa Clara, sita no Monte do Mosteiro, junto da Rua do sobmosteiro para a Fonte das Donas, por 23000 reais.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Isabel Pires, mulher não casada, e sua irmã, Ana Dias, e João da Costa, filho de moradores na freguesia de Santo Estêvão de Gião, termo do Porto.
Fiança dada por Álvaro Folgueira, como procurador de D. Margarida da Silva, viúva de António de Melo, mãe, tutora e administradora de Martim Afonso de Melo, da comenda de São Salvador de Minhotães, à cobrança dos rendimentos da dita comenda, da qual tinham, no entanto, renunciado a favor de sua magestade.
Emprazamento feito por Estêvão Folgueira e sua mulher, Mónica de Figueiredo, de 2 moinhos na Ribeira dos Feitos (?), sita na freguesia de Vila Cova.
Procuração para fins judiciais passada por uma viúva de Rates a Gaspar Rodrigues, seu cunhado, morador em São Martinho de Mouros, ao licenciado João Ribeiro, a Domingos Gonçalves, procurador do número, a Paulo Leitão, e a licenciados da cidade do Porto e de Lamego.
Quitação dada por Ana e Figueiredo e Antónia de Faria, mulher de 25 anos e emancipada, filhas de Jerónimo de Faria de Figueiredo e de Catarina de Faria, a seu cunhado, Estêvão Folgueira, relativa ao tempo em que este fora seu tutor e curador e relativa às respectivas legítimas.
Contrato de dote de casamento celebrado entre moradores da freguesia de Formariz.
Venda feita a retro por Francisco de Mariz Pereira, morador em Vila do Conde, residente em Sampaio da Portela, concelho de Penafiel, de um seu casal, por 185000 reais, a Alonso Martins e sua mulher.
Quitação dada por Ana de Figueiredo e Antónia de Faria, mulher de 25 anos e emancipada, filhas de Jerónimo de Faria de Figueiredo e de Catarina de Faria, a seu cunhado, Estêvão Folgueira, relativa ao tempo em que este fora seu tutor e curador e relativa às respectivas legítimas.
Emprazamento em 3 vidas feito por Estêvão Folgueira e sua mulher, Mónica Figueiredo, a moradores na Ribeira dos Feitos (?), de 2 moinhos sitos no dito lugar.
Quitação dada por filhos de lavradores de Formariz a seus irmãos, relativa às respectivas legítimas.
Arrendamento feito pelo Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a Pedro Eanes e a João Gomes, moleiros, das azenhas de Vila do Conde, por 2 anos, pelo preço de 384 alqueires de trigo, medidos pela medida do Mosteiro, cada ano, pagos mensalmente.
Desistência, por Belchior Correia da Silva, da promitente compra a retro, por parte de Belchior de Figueiredo, da quinta de Maria da Fonseca Carneira, presente como procuradora de seu marido, Nicolau da Costa, sita em Macieira da Maia, foreira ao Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, por 90000 reais. Devolução dos 90000 reais mais 4000 reais ao primeiro, como herdeiro e testamenteiro de Belchior de Figueiredo.
Emprazamento em 3 vidas feito pela Confraria do Santíssimo Sacramento a António André de uma casa sobradada com seu quintal, sita na Rua da Torre.
Quitação dada por Justa Domingues, moça solteira, moradora em Vila do Conde, e por Isabel Domingues, solteira, moradora em A Ver-o-Mar, a Diogo Pires, seu tio, relativa à legítima por morte de seus pais, ex-moradores na mesma freguesia.
Fiança dada por Francisco de Lima, Pedro Gonçalves e António Jácome, mercadores, moradores em Vila do Conde, como procuradores dos herdeiros de Diogo Pereira, encontrando-se estes em Madrid, e segundo exigência de provisão régia, ao cumprimento do legado testamentário deixado por Diogo Pereira, de 1000 cruzados da sua fazenda, para a construção de um hospital para pobres dependente da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
"Procuração passada por Belchior Correia da Silva, como herdeiro e testamenteiro de Belchior de Figueiredo, a Gregório João, calafate, morador no Beco de Tibao, para poder cobrar de Gonçalo Pires de Carvalho, morador no lugar de Azurara, ora estante em Lisboa, a encomenda que trouxe da Índia pertencente a Belchior de Figueiredo; e de Luís Ramires, mercador, morador em Lisboa, 30000 reais que pertenciam ao mesmo."
Quitação dada por lavradores de A Ver-o-Mar, freguesia de Santiago de Amorim, a lavradores da freguesia de Barcelos, de legítimas e heranças.
Procuração para fins judiciais passada por Estêvão Folgueira, preso na cadeia de Vila de Conde, a Manuel da Maia de Vascocelos, morador em Vila do Conde, estante na cidade do Porto, a Sebastião Álvares Magriço e seu filho, João Folgueira, de Vila do Conde, e a licenciados do Porto.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores de Touguinha.
Arrendamento feito por lavradores da freguesia de São Martinho de Brufe a Cristóvão da [Fonseca], mercador, morador em Azurara, de 40 medidas de pão, pagos em 6 anos, por 14400 reais.
Procuração para fins judiciais passada por Filipa Fernandes, mulher não casada, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo, António de Andrade Tenreiro, João Baía Mourão e Francisco Álvares e a licenciados da cidade do Porto.
Entrega feita por Mónica Maia, viúva do licenciado Baltasar Fernandes, físico, ao padre frei António Cardoso, procurador do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, de 20000 reais, mais 8 alqueires de trigo, para alimento da freira Margarida Maia, sua filha, tendo dado previamente à sua entrada em profissão 60000 reais, mais o dote já depositado, 400000 reais.
Quitação de dote previamente dado por D. Ana de Lima, viúva de Francisco Pereira, ambos defuntos, ao Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, para entrada em profissão de D. Catarina dos Anjos e D. Maria de Belém, suas filhas.
Arrendamento por 3 anos feito pelo Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a João Pestana, mercador, das igrejas de São Pedro de Cerva e suas anexas, a 37000 reais/ano, tendo por fiador Frutuoso Fernandes, mercador.
Procuração passada pela abadessa do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde e pelas demais freiras ao padre frei António Cardoso, seu feitor e administrador, para administração geral de todos os bens e negócios.
Quitação dada por Isabel Fernandes, viúva de Jácome Carneiro, em seu nome e como tutora de seus filhos, a Antónia Gaia, viúva de Jácome Rodrigues do Lago, dos 100000 reais que esta tinha ficado de lhe dar segundo o conserto e a composição referentes às contas da construção dos galeões.
Reconhecimento, por Nicolau da Costa e sua mulher, Maria da Fonseca Carneira, de uma dívida de 20000 reais a Belchior Correia da Silva, a pagar dentro de 3 anos, sendo fiador o padre Gaspar dos Reis Carneiro. Compromisso envolvendo a hipoteca de 10 medidas de pão/ano afectos a um casal seu.
Procuração passada por Helena Ribeira, viúva de Mateus Barbosa, piloto, ao capitão Andreas da Costa, morador na cidade do México, Índias de Castela, a Bento de Lima e a Francisco Freire, para que possa cobrar os bens que pertençam a seu marido, falecido na cidade do México.
Doação feita por lavradores da freguesia de Touguinha para ordenação eclesiástica.
Doação e trespasse feito por Maria de Valadares, maior de 25 anos e emancipada, a sua mãe, Maria de Santiago, viúva, das propriedades, foros e prazos que lhe couberam por legítima de seu pai, Manuel Folgueira, já que iria como professa para o Mosteiro de São Bento de Vairão, tendo sido para isso dotada pela fazenda de sua mãe.
Procuração passada por João Álvares, carpinteiro da ribeira, a António Fernandes, carpinteiro de casas, para fazer lanços a bens de raiz que andam em pregão.
Arrendamento por 3 anos feito pelo Mosteiro de Santa Clara de Vila Conde a António Pereira, morador em Vila do Conde, da renda de São Salvador de Fervença, concelho de Celorico de Basto, por 220000 reais/ano.
Venda feita por lavradores da freguesia de São João de [...], termo de Barcelos, a Maria Baía, viúva de Manuel Barbosa, piloto, de 8 medidas de pão meado de um campo, sito na mesma freguesia, por 16000 reais.
"Procuração passada por Brásia Rodrigues, viúva de Manuel Fernandes Carneiro, piloto, em seu nome e como tutora e administradora dos bens de seus filhos menores, Ana e Bartolomeu Carneiro; por Maria Manuel, sua filha, casada com Francisco Gonçalves, piloto ausente, em seu nome e como procuradora de seu marido; e por Cristóvão Rodrigues Carneiro, filho da primeira, maior de 25 anos, ao capitão Andreas da Costa Albaloa, testamenteiro de seu marido, morador na cidade do México, Índias de Castela, para poder receber, cobrar e enviar os bens pertencentes a seu marido, o qual faleceu na dita cidade do México. Procuração passada ao mesmo por Ana de Sá, viúva, e por Ana Gonçalves, mulher de Manuel João, piloto, como sua bastante procuradora, para que possa cobrar tudo o que a elas pertença das encomendas que Manuel Fernandes lhes levava, devendo esse dinheiro ser enviado na frota da carreira das Índias, com destino à cidade de Sevilha, a seu risco. "
Fiança dada por Manuel de Mariz Pinheiro à legítima de Manuel de Faria, seu cunhado, ausente há muitos anos sem destino conhecido, órfão Álvaro Jorge da Fonseca e de Antónia de Faria, sendo fiador Álvaro Folgueira, viúvo.
Procuração passada por Francisco Gonçalves Correia, mareante, morador em Azurara, a Maria Correia, sua mulher, para cobrança de bens, e a esta e a João Baía Mourão, ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo e a licenciados da cidade do Porto, para fins judiciais.
Procuração passada por Domingos dos Santos, galego, do Porto de Santa Angia, estante em Vila do Conde com sua mercadoria, a Maria Manuel, para cobrança de bens e a esta e a João Baía Mourão e a licenciados da cidade do Porto, para o representarem em demandas.
Doação feita por João Dias, mareante, solteiro, a Manuel Ribeiro e sua mulher, Maria da Costa, de 1/3 da casa em que vive sua mãe, sita na Rua do sobmosteiro.
Procuração passada por Estêvão Folgueira, distribuidor, contador e inquiridor, e por Domingos Ferreira da Silva, Bento Tinoco e Miguel Luís de Barros, tabeliães do público e judicial de Vila do Conde, ao licenciado Tomé Vascão, para poder agravar o provedor da Comarca da cidade do Porto para a Casa da Relação, por um provimento feito por ele, autorizando o escrivão da câmara e da almotaçaria a poder nomear quem haveria de servir o ofício na sua ausência.
Procuração passada por Manuel Ferreira, mareante, a Catarina Antónia, sua mulher, a Manuel Ribeiro, a João Baía Mourão, a Álvaro Folgueira, ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo, e a licenciados da cidade do Porto e de Barcelos, para o representarem em demandas, e aos dois primeiros para cobrança de bens.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores de Touguinhó e de São Cristóvão de Rio Mau.
"Trespasse feito por Belchior Correia da Silva e sua mulher, Apolónia Carneira, à capela instituída por Belchior de Figueiredo, de quem eram administradores, de 15 medidas de pão que compraram a Isabel Fernandes, viúva de Jácome Carneiro, em Agosto de 1615; de 17 alqueires, em Abril 1616; de 6 medidas, em Agosto de 1616, compradas a Pedro Eanes Giesteira; e de 31 medidas compradas, em Esposende, a José Carneiro da Costa."
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores das freguesias de São Miguel o Anjo de Argivai e Touguinhó.
Quitação dada por Manuel de Araújo Vilas Boas, recebedor das sisas, a João Soares, cavaleiro fidalgo da Casa Real, executor do almoxarifado de Guimarães, relativa a 8000 reais do seu ordenado do ano de 1617.
Venda, por 4 anos, a retro, feita por Catarina Gonçalves, a Rainha, casada com Gaspar Dias, a Belchior Correia da Silva, morador em Vila do Conde, de 9 medidas de pão que tem de renda no Campo do Agro, sito na Póvoa de Varzim, por 19000 reais, para apegar à capela instituída por Belchior de Figueiredo. A venda foi efectuada com licença do juiz de fora de Vila do Conde, atendendo à ausência do seu marido, às necessidades de sustento e ao casamento de uma filha.
Emprazamento feito pelo Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a lavradores de Macieira da Maia da bouça da Lagoa, na dita freguesia.
Fiança dada por João Gomes, mareante, e sua mulher, Maria Manuel, à curadoria de pessoa e bens de Francisca, de 13 anos de idade, filha de Maria Manuel e de seu primeiro marido, António Correia, sendo fiador João Rodrigues.
Venda feita por lavradores de Santiago de Amorim a Fernão Afonso, mercador, e sua mulher, Helena Rodrigues, de um campo sito na dita freguesia, aldeia de A Ver-o-Mar, por 24000 reais.
Venda de um campo, sito em Terroso, por 17000 reais, feita entre lavradores e moradores da mesma freguesia.
Obrigação prestada por Manuel João, ex-rendeiro das sisas de Vila do Conde, e sua mulher, Ana Luís, a Manuel de Azevedo, morador em Vila do Conde, rendeiro das sisas no ano de 1618, pela qual se comprometia a devolver, no mês de Maio, 40000 reais, os quais receberam de Lourenço Pereira, morador no Porto, referente à sisa do ferro que ele e outros mercadores de Vila do Conde meteram pela barra deste concelho, no ano em curso.
Procuração passada por Isabel de Oliveira, viúva de Manuel Gonçalves Travessão, patrão que foi da ribeira do Recife, capitania de Pernambuco, morador em Vila do Conde, a António da Costa, seu genro, para que possa tomar posse da metade de suas casas, tanto as sobradadas como as térreas, que tem no Recife e de tudo o mais que lhe pertencer, e possa alugar e cobrar seus aluguéis dos tempo passado das mãos de António de Albuquerque.