Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

48 records were found.

Doação de vários bens de Luís Carneiro, em seu nome e como procurador de sua mulher, Maria Salvadores, a Manuel, filho de sua cunhada, Antónia de Salvadores, viúva de António Gonçalves Basto.
Procuração passada por D. Catarina Baptista e D. Margarida de Jesus a Bento Nogueira, para que recebessem no almoxarifado do Porto as tenças que nele tinham referentes ao ano de 1614.
Quitação dada por Paulo Martel, mercador, morador em Vila do Conde, a Francisco Dias Mendes de Brito, morador na cidade de Lisboa, de 2140000 reais cobrados por Paulo Martel de letras de António Rodrigues Feio, Francisco Franco e João de Argumedo.
Procuração passada pela abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde ao padre Frei Miguel de Jesus, vigário do Convento de S. Francisco de Guimarães e a outras pessoas, para que pudessem cobrar, receber e arrecadar do executor do almoxarife de Guimarães 75000 reais de juro anual que elas aí tinham.
Venda de uma casa sobradada, sita na Rua de Santo António, por 34000 reais, feita por André Afonso Folgueira, cidadão da cidade de Braga, e como procurador de sua mulher, Luísa Carneira, a António Gomes Caramujo, piloto, morador em Vila do Conde.
Quitação de dote de casamento, dada por Bento Gonçalves e sua mulher, Domingas Fernandes, lavradores e moradores na freguesia de Santiago de Amorim.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Domingos Pires, lavrador e morador na aldeia de A Ver-o-Mar, e Francisco Pires, da mesma freguesia, noivo de Ana Pires.
Procuração passada por Sebastião Fernandes, como tutor e curador da pessoa e bens de Manuel, ausente, e de Benta, filhos que ficaram de Tomé Afonso e Francisca Carneira, ex- moradores na cidade de Lisboa, a Gaspar Rodrigues Camarão, morador em Lisboa, para que representasse os ditos órfãos numa causa e demanda que traziam no juízo do cível da cidade de Lisboa com Henrique Durão e a Misericórdia de Lisboa.
Procuração passada por Benta Ribeira, viúva de Francisco Álvares, piloto, em seu nome e como tutora e curadora de seus filhos menores, a seu pai, Manuel Ribeiro, piloto, e ao padre António Dias Chagas, para que pudessem cobrar, receber e arrecadar todas as suas dívidas de dinheiro, foros, pensões, cabedais, mercadorias, bem como tudo o que se achasse que lhe devessem, e para que pudessem vender todos os seus bens de raiz, emprazar, escambar, aforar, etc..
Procuração para fins judiciais passada por Bárbara Francisca de Almeida, viúva de Gaspar Manuel, cavaleiro professo do Hábito de Cristo, como curadora de sua filha, Felícia de Almeida, a Patrício Carneiro de Almeida, seu irmão e aos licenciados Francisco da Cunha, Álvaro Folgueira, Manuel Machado, em Vila do Conde, e a licenciados da vila de Barcelos.
Fiança dada por Paulo Francisco Carrião, carpinteiro, à obra da varanda e dormitório do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, que lhe fora arrematada por 260000 reais, sendo fiadores Francisco Pires Carrião e Manuel Francisco Carrião, carpinteiros.
Venda de uma casa térrea, sita em Fão, por 6000 reais, feita por Gaspar Pais, vinhateiro e sua mulher, Jerónima Manuel, a Manuel Gil e sua mulher, Catarina Domingues, moradores em Fão
Procuração passada por Maria de Santiago, viúva de Manuel Folgueira, a Álvaro Folgueira, seu tio, a Estevão Folgueira, a João Baía (Mourão), [...] Cunha, a Francisco André Moreira e a licenciados de Barcelos, Braga, Porto e Lisboa, pela qual se revoga uma procuração passada a António Martins, morador em Vila do Conde, para que em seu nome cobrasse, recebesse e desse quitações de toda a fazenda que ela tivesse ha Ilha do Faial, Ilha Terceira demais Ilhas dos Açores. A nova procuração passada aos sobreditos, em seu nome e de seus filhos, Maria (de Valadares), Francisca (Folgueira) e Briolanja (Folgueira), destina-se a que pudessem revogar a dita procuração e representá-las em todas suas causas de justiça.
Procuração passada por João Jácome do Lago, morador em Viana, filho de Antónia Gaia Folgueira, viúva e moradora em Vila do Conde, a sua mãe, para que pudesse vender ao licenciado Francisco Pereira de Carvalho, tesoureiro na Sé de Braga, uma quinta sita em Vila Chã .
Procuração passada por Ana Barbosa, mulher de António Freire, a seu marido, para que pudesse vender todos os seus bens móveis e de raiz.
Procuração passada por Beatriz de Couros, viúva, ao padre Gaspar Gomes, clérigo, para que ele pudesse cobrar no almoxarifado da cidade do Porto 80000 reais de tença anual que aí tinha.
Quitação dada por João Fortes e sua mulher, Maria Gomes, de toda a legítima que lhes ficara por morte de Maria Gonçalves, sua mãe e sogra, viúva de Manuel Fortes.
Contrato feito entre o padre Manuel Álvares Pombeiro, morador em Vila do Conde, clérigo de missa, e Gregório Gaspar, mercador, morador em Vila do Conde. O primeiro aplicaria 100000 reais em mercadorias, a comercializar por terra, durante um ano.
Procuração para fins judiciais passada por Miguel Rodrigues Preto e Graça da Costa, sua mulher, ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo, em Barcelos ao licenciado Manuel Preto de Lemos e a licenciados da cidade do Porto.
Procuração passada pela abadessa e freiras professas do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a Domingos Lopes, feitor do Mosteiro, a António Afonso, e a Francisco Gonçalves, criado do Mosteiro, para que pudessem receber do executor do almoxarifado de Guimarães 75000 reais de juro anual que aí tinham.
Venda de várias propriedades, sitas na vila de Rates, por 1860 reais, feita por Simão da Cunha e Madalena da Maia, sua mulher, a António de Sá, morador em Vila do Conde.
Procuração passada por Sebastião Fernandes, como tutor e curador de pessoas e bens dos filhos de Tomé Afonso e Francisca Carneira, ex-moradores na cidade de Lisboa, a Gaspar Rodrigues Camarão, morador em Lisboa, para que pudesse correr com a demanda que traziam no juízo do civel da cidade de Lisboa com a Misericórdia da cidade e com Henrique Durão, sobre uma casa que ficou de Sebastião André Carneiro, tio dos ditos orfãos.
Procuração passada por Gonçalo Gomes Pinheiro, a Paula de Pontes, sua mulher e a Baltasar Álvares, seu sogro, para que pudessem cobrar, receber e arrecadar todas as dívidas de dinheiro, foros, pensões, cabedais, letras, açúcares, escravos e tudo o que se achasse ser seu e para poderem vender, trocar, escambar, quaisquer bens de raíz, aforar e requerer inventários de partilhas e representá-lo em causas de justiça. Passava também procuração, para fins judiciais, a João Baía Mourão, a Salvador Fernandes, a Francisco da Cunha, de Vila do Conde, e a licenciados no Porto, Barcelos, Braga.
Procuração passada pelos juízes e oficiais da câmara de Vila do Conde: Mateus Folgueira, vereador e juíz, Patrício Carneiro de Almeida, vereadores, Salvador Dias, procurador do concelho e o licenciado Francisco da Cunha, a Manuel de Mariz Pinheiro, morador em Vila do Conde, para que representasse o concelho numa demanda que da Casa da Relação do Porto se levava ao Conselho da Fazenda, a propósito de um novo tributo.
Quitação dada pelo padre Manuel Álvares Pombeiro a Gregório Gaspar, da quantia de 110000 reais de uma escritura de empréstimo, que seu pai, Brás Esteves, fizera a Gregório Gaspar.
Procuração para fins judiciais passada por Simão Pereira, mercador, morador na cidade do Porto, ora estante em Vila do Conde, a Lourenço Pereira, seu irmão, estante na vila de Aveiro e aos licenciados Domingos Gomes e João Pimentel.
Doação de uma casa sobradada, sita na Rua da Costa (?), com seu quintal, feita por Bárbara Fernandes, mulher de Manuel Leite, mercador, em seu nome e como procuradora de seu marido, a seu filho Manuel Leite, para que este se ordenasse clérigo de missa.
Emprazamento em três vidas de propriedades, sitas na freguesia de Velheira, arrabaldes da vila de Viana, feito por João Folgueira Gaio e sua mulher, Mécia Carneira, a António Gonçalves e sua mulher, Margarida Martins, lavradores e moradores na dita freguesia.
Procuração para fins judiciais passada pelo padre Manuel Álvares Pombeiro, ao licenciado Francisco da Cunha, a Tomé de [...], ao padre Pantaleão Afonso, ao padre Bartolomeu Neto, a Patrício Carneiro, a Estevão Folgueira, a Sebastião Fernandes, a Álvaro Rodrigues, a Maria de Aguiar, e a licenciados de Barcelos, Braga e Aveiro.
Quitação e perdão dado por Luís, filho de Francisco Brás, da freguesia de Formariz, a Sebastião Ribeiro, morador em Vila do Conde
Doação de umas casas, sitas na Rua de Santa Luzia, feita por Isabel Pires, viúva, mãe de Marçal Fernandes, mareante, a Isabel Dias, viúva.
Venda de certas propriedades, sitas na freguesia de Santa Maria de Estela, por 11400 reais, feita por João Gonçalves e Catarina Gonçalves, lavradores da dita freguesia, a Manuel Ribeiro, mercador, e a sua mulher, Antónia Maia.
Doação feita por Francisco Freire, piloto, e por sua mulher, Maria de Sousa, moradores em Vila do Conde, a Roque Gonçalves, seu irmão, da metade de uma casa com quintal, que possuíam em Matosinhos, termo da cidade do Porto, sita na Rua do Bandalho, a qual herdara de seus pais, sendo a outra metade de seu irmão, Roque Gonçalves.
Procuração para fins judiciais, e para que pudessem vender, trocar, escambar e gerir bens, passada reciprocamente por Diogo Gomes e sua mulher Francisca Antónia.
Procuração passada por José Carneiro da Costa, piloto, a Manuel de Mariz Pinheiro, morador em Vila do Conde, ora estante na cidade de Lisboa, para fins judiciais, para que possa receber e arrecadar todas as suas dívidas e para aceitar o testamento de Maria de Faria, que deixou o primeiro como seu herdeiro e testamenteiro.
Quitação dada por Isabel Neta e Ana Francisca, solteiras, filhas de Pedro Gonçalves Mourão e Isabel Neta, defuntos, a Francisco de Santiago, vigário de São Salvador de Navais, da legítima que por testamento a elas coube por falecimento do padre Gaspar de Ferreira, vigário que foi da igreja de Navais.
Arrendamento por 3 períodos de 9 anos de casas telhadas e leira sitas na aldeia de Cadilhe, freguesia de Santiago de Amorim, feito por Isabel André, mulher de Domingos Gonçalves, piloto, a Manuel Gonçalves, a sua mulher Ana Pires, e a seu filho Pedro Gonçalves, lavradores, moradores na aldeia de Cadilhe, freguesia de Santiago de Amorim.
Venda feita por Antónia Gaia Folgueira, viúva de Gaspar Rodrigues do Lago, como procuradora de seu filho, João Jácome do Lago e de sua nora, Catarina Pimenta da Silva, moradores na vila de Viana, a Francisco de Carvalho Pereia, tesoureiro da Sé de Braga, da sua quinta, sita em Vila Chã, por 300000 reais.
Procuração passada por Francisca Sobrinha, mulher de Manuel Afonso, mareante, filho de João Sobrinho, já defunto, natural da vila da Póvoa de Varzim, e de Maria Francisca, a sua mãe Maria Francisca e a Manuel Afonso, seu marido, para que por pudesse cobrar, receber e arrecadar toda a fazenda que lhe pertencesse da legítima que ficou por morte de seu pai.
Venda de certas propriedades e leiras de terra, sitas na freguesia de Santa Eulália de Beiriz, por 16000 reais, feita por Domingos Francisco e sua mulher, Isabel Fernandes, lavradores e moradores na dita freguesia, a Manuel Afonso, piloto, e sua mulher, Ana Gonçalves.
Procuração para fins judiciais passada por Maria de Oliveira, viúva de António Álvares da Costa, piloto, em seu nome e como tutora de seus filhos menores, Ana, Sebastião, Ângela e Lourenço, a Francisco da Cunha, Álvaro Folgueira, João Baía Mourão, Pantaleão Afonso, de Vila do Conde, e a licenciados de Barcelos e Porto.
Procuração para fins judiciais passada pela Madre e freiras professas do Mosteiro de Santa Clara, a Domingos Lopes, Belchior Rodrigues e a seu filho, Manuel Rodrigues, morador em Vila do Conde e ao licenciado Diogo Fernandes Prato, morador em Vila Real.
Venda de certas propriedades, sitas na freguesia de Estela, por 8000 reais, feita por Domingos Gonçalves, o Margarido, e sua mulher, Margarida Fortes, lavradores e moradores na freguesia de Santa Maria da Estela, a Gaspar Pais, mercador, de Vila do Conde, e sua mulher Jerónima Manuel.
Procuração para fins judiciais passada pelo licenciado João Pacheco Ravasco, juíz de fora de Vila do Conde, aos licenciados Tomé Vaz, Estevão Folgueira, a seu irmão António Reis Ravasco, a seu criado Pedro Gonçalves e a António de Oliveira, solicitador.
Procuração passada pela abadessa e freiras de Santa Clara de Vila do Conde a Domingos Lopes, feitor do Mosteiro, para que pudesse dar quitação no livro do almoxarifado da alfândega de Vila do Conde, de 20000 reais de tença que tinham na dita alfândega, os quais tinham recebido de Francisco Álvares, almoxarife da dita alfândega.
Emprazamento de várias propriedades na freguesia de São Cristóvão de Rio Mau, em 3 vidas, feito por Jácome Carneiro e sua mulher, Isabel Fernandes, a Isabel Francisca, mulher solteira, natural dessa mesma freguesia.
Procuração passada pela abadessa e freiras professas do Mosteiro de Santa Clara, a Gaspar de Sequeira, morador na vila de Esposende, para que pudesse cobrar, receber e arrecadar do executor do almoxarifado de Ponte de Lima 24000 reais de tença anual que aí tinha.