Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

45 records were found.

Contrato feito entre Paulo Nunes Vitória, mercador, e Francisco Freire, piloto, pelo qual este reconhece ter recebido de Paulo Nunes Vitória 300000 reais em dinheiro, os quais empregara em roupas da Índia, palmilhas e outras mercadorias que levaria para Angola, carregadas na nau Nossa Senhora do Rosário, de que era mestre Bartolomeu Ferreira, morador em Azurara, indo depois a carregar a nau de vinhos às Ilhas Canárias. Era principal armador Diogo Pereira, mercador, morador no Porto, tio de Paulo Nunes Vitória.
Contrato feito entre Paulo Nunes Vitória, mercador, e Francisco Freire, piloto, em torno de uma armação comercial envolvendo têxteis do Norte da Europa, açúcar e escravos, em que era principal investidor Diogo Pereira, mercador, morador no Porto.
Procuração passada por Paulo Nunes Vitória, mercador, a Duarte Dias Henriques, morador na cidade de Lisboa, a João Dias, tanoeiro, a Domingos Francisco Santana, estantes na dita cidade, para que pudessem receber, cobrar e arrecadar de André Fernandes, mercador, morador na cidade de Lisboa, 289339 reais que a ele lhe devia de certas contas que entre eles houve.
Venda de metade de uma casa sobradada com seu quintal, sita na Rua de São Roque, por 5000 reais, feita por Isabel Maia, mulher de João Gomes, mareante, ao licenciado Baltasar Fernandes.
Venda de um casal, sito na freguesia de Santiago de Vermoim, por 50000 reais, feita por Afonso Pires e sua mulher, Catarina Antónia, lavradores, moradores na dita freguesia, a Tomé Pires Miela, piloto, casado com Antónia Velha, presente como procuradora de seu marido.
Venda feita por Francisco Pires e sua mulher, Maria Antónia, lavradores e moradores na aldeia do Casal, freguesia de Santa Maria de Vermoim, de um casal que possuiam na dita freguesia, por 30000 reais, a Tomé Pires Miela, piloto, e sua mulher, Antónia Velha.
Procuração para fins judiciais passada por João Gomes, mercador, morador em Santa Eulália de Beiriz, a Filipa Martins, sua mulher, a Francisco Martins, seu cunhado, a Bento Gomes, seu filho, e a licenciados de Barcelos e Porto. A procuração passada à sua mulher visava cobrar, receber, arrecadar, dar pagas e quitações de todas as suas dívidas de dinheiro, foros, pensões, cabedais, letras, açúcares, soldadas e vantagens.
Venda de certas propriedades, sitas na freguesia de Santa Maria de Vermoim, por 74000 reais, feita por Torcato de Faria, em seu nome e como procurador de sua mulher, Filipa de Azevedo, moradores na quinta de Avis, na dita freguesia, a João de Campos, piloto, morador em Vila do Conde.
Desistência do aforamento de certas propriedades, feita pela Madre e freiras discretas do Convento de Santa Clara, a favor de vários lavradores de uma freguesia do termo do Porto, e a favor do Mosteiro de Santa Clara.
Arrendamento da renda da igreja de São Vicente de Chã e suas anexas, São Pedro de Morgado e Santa Maria de Negrões, termo de Vila de Montalegre, por 3 anos e por 490000 reais ao ano, feito pelo Mosteiro de Santa Clara, a Bento Rodrigues de Barros, casado com Ana de Sousa.
Doação feita por Beatriz da Costa, viúva de Francisco Simão, piloto, a Estevão Folgueira, a sua mulher, Mónica de Figueiredo, a sua sobrinha, filha de Jerónimo de Faria e de Catarina de Faria, de vários bens sitos em Vila do Conde, junto ao Monte de Santo Amaro, e de uma casa sobradada com quintal. Doação feita por serviços prestados e por ausência de filhos e herdeiros forçados.
Procuração para fins judiciais e para que pudesse receber e arrecadar todas as suas dívidas, passada por Francisco Jorge, sirgueiro, a sua mulher Maria Gaspar, e a Gregório Gaspar, seu sogro.
Procuração passada por Maria de Santiago, viúva de Manuel Folgueira, casado em segundas núpcias com Filipe Carneiro, também defunto, a Álvaro Folgueira de Santiago, seu filho, para que pudesse cobrar, receber e arrecadar todas as suas dívidas de dinheiro, fazenda, cabedais, foros, pensões, e para que a representassem em causas de justiça.
Procuração para fins judiciais passada por Maria de Lima e suas filhas, Catarina e Ana de Lima, moradoras em Vila do Conde, entre si e a João Baía Mourão, Salvador Fernandes e a licenciados de Barcelos e Porto.
Rectificação e abonação do dote de casamento prometido por João de Campos, piloto, e sua mulher, Francisca Salvadores, a Ana de Campos, irmã dele, e Francisco de Lima, morador na Figueira da Foz, no valor de 850000 reais.
Procuração para fins judiciais passada por Paulo Martel, mercador, a Manuel da Maia de Vasconcelos, seu cunhado, a António de Lugo, seu sobrinho, a Estevão Folgueira, a Salvador Fernandes, de Vila do Conde, e a licenciados do Porto.
Procuração para fins judiciais passada por Jerónima Fernandes, moradora em Vila do Conde, presa na cadeia desta vila, ao licenciado Simão Duarte, e ao solicitador da Misericórdia da cidade do Porto.
Quitação dada por Belchior Faria de Sá, morador em Barcelos, a Joana Vaz de Araújo, filha de Gonçalo Vaz, da quantia de 27500 reais, correspondente à doação que seus tios, Gaspar Faria e sua mulher, Isabel de Guimarães, lhe fizeram da parte que lhes cabia do dinheiro que veio da Índia e que ficara por falecimento de Martim Machado, irmão da dita Isabel de Guimarães, o qual falecera na cidade de Chaúl, o qual dinheiro fora Gonçalo Vaz, morador em Fão, receber à Misericórdia de Lisboa.
Obrigação de Miguel de Miranda, mercador, morador em Barcelos, referente ao pagamento de 200000 reais que João de Campos adiantara ao Convento de São Pedro de Rates, pelo arrendamento da dita comenda, o qual trespassara entretanto por tempo de 2 anos.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Ana Machada, viúva de Amaro Pereira, moradora na freguesia de Negreiros, e Sebastião Pires, filho de Cristóvão Pires, da mesma freguesia, noivo de Maria Antónia, sobrinha da primeira.
Quitação dada por Luísa Neta, viúva de Bartolomeu Rodrigues, mareante, a Belchior Rodrigues, cirurgião, seu cunhado, de 30000 reais dos 100000 reais que lhe dera a ganho.
Emprazamento em 3 vidas de uma bouça sita na aldeia de Cadilhe, freguesia de Santiago de Amorim, feita por Catarina Gonçalves, mulher de Francisco João, piloto, a Manuel Gonçalves, sua mulher, Ana Pires e seu filho, Pedro Gonçalves, lavradores, moradores na dita freguesia.
Fretamento feito por Domingos Fernandes Pigeiras, morador em Azurara, mestre, da caravela Nossa Senhora da Boa Viagem, a Paulo Nunes Vitória, mercador, com destino ao Algarve, portos de Lagos, Vila Nova de Portimão e Albufeira, devendo partir de Vila do Conde com arcos e carregar nestes 2 últimos portos, da mão de Lourenço Pereira, primo de Paulo Nunes Vitória, todo o figo, amêndoa e demais mercadorias que a caravela pudesse levar com destino a Vila do Conde e depois à cidade do Porto. O valor do frete é de 75000 reais .
Composição entre o provedor, Manuel Machado, e irmãos da Misericórdia de Vila do Conde: Tomé Pires Miela, piloto, João de Campos, piloto, Frutuoso da Costa e Manuel Leitão de Sousa, morador na cidade de Lisboa e herdeiro de Manuel Neto, em torno dos bens que ficaram por morte de Inês Gomes e Salvador Pires Neto, pais do Dr. Manuel Neto, cujos bens de alma ficaram para a Misericórdia.
Procuração passada por D. Beatriz de Meneses, freira professa no Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a Sebastião de Carvalho, morador na cidade do Porto, para que recebesse a tença anual de 14000 reais que tinha no almoxarifado do Porto.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores da aldeia de Amorim, freguesia de Santiago, termo de Barcelos
Conserto e compromisso entre Manuel Leitão de Sousa, morador em Lisboa, estante em Vila do Conde, herdeiro do Dr. Manuel Neto, defunto, e Pedro Pinto Cordeiro, juíz dos órfãos, em torno de umas causas que se moviam entre o Dr. Manuel Neto e o dito Pedro Pinto Cordeiro, dos quais haviam já várias sentenças e recursos.
Perdão de Jácome Carneiro, filho, a Francisco de Abreu Lobo, filho de Cristóvão de Andrade, de uma denúncia que dele fizera ao juiz de fora de Vila do Conde.
Procuração passada por Maria Pires, mulher de Pedro Martins, sua filha Domingas, moradora em Vila do Conde, Domingos Dinis e sua mulher Domingas Antónia, lavradores, moradores em Formariz.
Doação feita por Mateus Barbosa, piloto, a sua mãe, Catarina Lopes, casada com Domingos Fernandes, seu padrasto, de 1000 patacas do dinheiro que tinha nas Índias de Castela, de que lhe era devedor Francisco Gomes de Leão, o qual estava em depósito nas mãos do capitão Alonso Ferreira. A doação era feita para o casamento de sua irmã.
Fiança dada por Manuel Gonçalves Lobato, piloto, para ser tutor e curador da pessoa e bens de seu enteado, Pedro, filho menor de sua mulher, Antónia Francisca, e de seu primeiro marido, Baltasar Álvares Galhão, piloto, já defunto, o qual se encontrava sob a tutoria do padre João Álvares Galhão, passando agora à sua guarda, bem como a sua legítima, no valor de 300000 reais. Foi fiador Tomé Pires Miela, piloto, casado com Antónia Velha.
Procuração passada por João Folgueira Gaio, ao licenciado [...] Correia, morador em Lisboa e ao padre Gaspar Gomes, clérigo de missa, para que o representasse na causa que movia contra António Frernandes, lavrador do Couto de Cambezes.
Procuração para fins judiciais passada por João de Campos, piloto, a Francisca Salvadores, sua mulher, a João Álvares Galhão, João Baía Mourão, Domingos Fernandes, em Vila do Conde, e a licenciados em Barcelos, Porto e Lisboa.
Doação de uma casa sobradada, sita na rua que vai da Praça Velha para a Igreja, e do campo de Cimo de Vila, os dois com valor superior a 150000 reais, feita por Maria Folgueira, viúva de Pascoal Palos, e suas filhas, Maria Folgueira e Paula Folgueira, maiores de 30 anos, a Manuel Folgueira, seu filho e irmão, para que se ordenasse clérigo.
Doação e renúncia da abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, do dote de 3 freiras, tendo em conta o pouco tempo que no Convento viveram: D. Helena de Santo Antónia, D. Margarida de São Francisco e D. Isabel dos Reis, já defuntas, filhas de Estêvão da Cunha, também já defunto, morador que foi na cidade de Braga.
Emprazamento por 3 vidas do terço do casal chamado da Granja, sito na Vila de Rates, feito por Tomé Pires Miela, piloto, e sua mulher, Antónia Velha, a Pedro Eanes e sua mulher, Ana Francisca, lavradores e moradores na aldeia da Granja, couto de São Pedro de Rates.
Procuração passada por Isabel Fernandes, viúva de Jácome Carneiro, em seu nome e como tutora e curadora de seus filhos, Inácio Carneiro, Pedro Carneiro, Maria Carneira, menores, Jácome Carneiro e Isabel Carneira, maiores de 25 anos, uns aos outros e todos juntos a Inácio Carneiro, Pedro Carneiro, seus irmãos, e a Bento Rodrigues de Barros, genro e cunhado, para que pudessem cobrar, receber e arrecadar todas as suas dívidas de dinheiro, foros, pensões, cabedais, letras, e tomar posse de todos os seus bens de raíz, despedir caseiros e admitir outros. Procuração paralela para fins judiciais, aos licenciados Francisco da Cunha, Salvador Fernandes e Mateus Gonçalves Rombo, de Vila do Conde, a licenciados do Porto e Barcelos, e a António Madureira, comendador do Hábito de Santiago em Lisboa.
Venda feita por Isabel Fernandes, viúva de Jácome Carneiro, a Belchior Correia da Silva, e sua mulher, Apolónia Carneira, moradores em Vila do Conde, de 15 medidas de pão meado, por 32000 reais, pagas na freguesia Santiago de Riba Seca, as quais lhe cabiam por inventário e partilhas dos bens que ficaram por morte de seu marido.
Procuração passada por Paulo Nunes Vitória, mercador, a Domingos Baía, piloto, para que pudesse receber de Manuel Mendes de Vasconcelos, escrivão de fazenda de Sua Magestade, estante em Pernambuco, todos os papéis, procurações, letras e tudo o demais que a ele constituinte pertencesse e que Manuel Mendes tinha recebido de Gaspar Saraiva, morador em Pernambuco e também para deste cobrar tudo aquilo que pertencesse a Paulo Nunes Vitória.
Trespasse da renda da comenda de São Pedro de Rates por 2 anos e por 260000 reais ao ano, feito por João de Campos, piloto, morador em Vila do Conde, a Miguel de Miranda, morador em Barcelos.
Procuração para fins judiciais passada por Catarina de Mendonça, mulher de Manuel da Maia de Vasconcelos a seu marido e aos licenciados Miguel Jorge, Francisco Jorge e António Álvares.
Procuração para fins judiciais passada por Mateus Folgueira Valadares, pelos licenciados Francisco da Cunha, Patrício Carneiro de Almeida, uns aos outros e de todos ao padre Miguel do Espírito Santo, religioso da Ordem de São João Evangelista, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo, Tomé de Castro, Pedro Pinto Cordeiro, Francisco de Andrade, Álvaro Folgueira, de Vila do Conde e a licenciados do Porto.
Procuração passada por Diogo Pereira, morador no Porto, ora estante em Vila do Conde, a Amador Pereira, morador em Vila do Conde, para que pudesse cobrar, receber e arrecadar de João Rodrigues, de sua mulher, Beatriz Fernandes, ou de seus filhos e herdeiros, moradores que foram em Penamacor, a quantia de 5000 reais de prata, que lhe estava devendo por uma escritura de maior quantia.
Procuração passada pela madre e freiras discretas do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde ao padre Frei António, vigário do Convento de São Francisco da cidade da Guarda, para que pudesse cobrar, receber e arrecadar de Pedro de Aguiar, de sua mulher, Isabel Saraiva, de seus filhos e herdeiros, todos os foros, pensões e cabedais, relativos ao aforamento que o dito Mosteiro lhes fizera da quinta em que viviam.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Manuel Luís, sua mulher, Maria Eanes, lavradores, moradores na freguesia de São Simão da Junqueira, e Pedro Gonçalves, filho de lavradores da mesma freguesia, noivo de Ana Luís, filha do primeiro.