Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

58 records were found.

Venda de uma leira de terra, sita em Grimancelos, por 20000 reais, feita por João Pires da Calçada, mercador, viúvo, a Catarina Gonçalves, viúva.
Venda de uma casa sobradada, com quintal, sita na Rua de São Roque, por 10000 reais, feita por António Freire, piloto, e Ana Barbosa, sua mulher, a Antónia Gomes, solteira.
Emprazamento em três vidas de um campo sito no concelho de Cerva, feito pelo Mosteiro de Santa Clara a lavradores desse concelho.
Quitação dada por Francisca Barbosa de Sá, viúva de Manuel Álvares Cerca , ex-moradora na cidade do Porto, agora moradora em Vila do Conde, a Ângela de Sá, viúva de Domingos Gaio, de certo dinheiro que a segunda tivera por empréstimo do marido da primeira.
Quitação dada por Manuel Afonso, mareante, à sua sogra, Maria Francisca, viúva, do dote de casamento prometido, e aceitação de que ela tivesse usufruto em vida da casa de sua morada, que lhe fora prometida e agora era pertencente a ele e a seu filho, por morte de sua mulher.
Venda de 3 alqueires de trigo de um campo sito em Bagunte, feito por Bento Dias e sua mulher, Ana Amadora, lavradores dessa localidade, a Simão de Azevedo e sua mulher, lavradores, também moradores em Bagunte.
Contrato de dote de casamento celebrado entre os licenciados Manuel Machado, Manuel Antunes Cansado, procuradores de António Lopes Machado, estante na vila de Olinda e natural do termo de vila de Barcelos, e Francisco Fernandes, filho de moradores da freguesia de São Miguel de Arcos, noivo de Maria Lopes.
Procuração para fins judiciais passada por Isabel Gomes, viúva do licenciado Rodrigo de Meireles, em seu nome e como tutora de seus filhos, João Leite de Andrade, Antónia de Meireles, António de Meireles, Damásio e Dionísio, menores, a licenciados e ao solicitador da Casa da Misericórdia de Guimarães.
Procuração para fins judiciais passada por Francisca Gonçalves, mulher de Bartolomeu Rodrigues, mareante, ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo, a João Baía Mourão, a António Álvares, a Francisco Gonçalves, carpinteiros, estantes na cidade de Lisboa, a Gregório João, calafate, morador em Lisboa e a licenciados do Porto.
Rectificação de doação de Gonçalo de Vilas Boas e Francisca Vaz de Araújo, sua mulher, a .... ? (não diz)
Contrato de dote de casamento celebrado entre Pedro Coelho, natural da freguesia de Santiago de Rebordões e Francisca de Vilas Boas, viúva de António Pires Rangel, piloto.
Quitação dada por Manuel Francisco, casado com Maria Álvares, moradores em Vila Velha, Domingos António, casado com Isabel Gonçalves, da mesma localidade, João Gonçalves, sapateiro, casado com Isabel Jorge, de Vila do Conde, a Catarina Gonçalves, viúva do segundo casamento de João Álvares, moradora na freguesia de São Cristóvão de Rio Mau, da legítima que lhes cabia por morte de seu pai e sogro, João Álvares, e de sua primeira mulher, Catarina Gonçalves.
Procuração passada por Maria Álvares Sanches, mulher de Rui Leite de Andrade, a Cristóvão de Andrade Lobo, seu genro, a João Baía Mourão, a Francisco de Abreu, seu neto, a João de Chaves e a licenciados de Braga, para a representarem no juízo eclesiástico de Braga, numa causa que lhe movia o seu marido, que pretendia que ela fosse viver com ele em Braga.
Venda de um campo, sito em Grimancelos, por 10000 reais, feita por lavradores dessa localidade a Gaspar Gonçalves, mercador.
Contrato feito entre Gabriel Soares, morador na sua quinta, no termo de Guimarães, e Manuel Afonso, piloto, em torno da prometida venda, agora anulada, pelo primeiro ao segundo, do Casal do Monte, sito na Póvoa de Varzim, tendo o segundo dado já à conta desse contrato 125000 reais.
Quitação mútua e desistência entre Justa Pires e António Gonçalves, mareante, do prévio compromisso de contração de matrimónio, já que ele tinha mais de 70 anos e ela mais de 80, e eram várias as maleitas que os afectavam.
Quitação da legítima de Francisco Dias, dada por Geraldo Dias e sua mulher, Catarina Gomes, moradores na Póvoa de Varzim, a sua mulher e sogra, Isabel Gonçalves, viúva de Francisco Dias, moradores na freguesia de São Lourenço de Alvarelhos.
Doação de um casal feita por lavradores de Formariz a seu irmão e cunhado.
Fiança dada por Maria Manuel, viúva de António Fernandes, mareante, à curadoria de pessoas e bens de sua filha, Margarida, com cerca de 16 anos, sendo fiador António Luís, tanoeiro, casado com Isabel Gonçalves.
"Composição entre Isabel Fernandes, viúva de Jácome Carneiro e Jácome Carneiro, Inácio Carneiro, Francisco Carneiro, Isabel Carneira, Maria Carneira, Bento Rodrigues de Barros, sua mulher Leonor Carneira, filha e genro da primeira, e Antónia Gaia, viúva de Gaspar Rodrigues do Lago, António Gaio, seu filho, José Carneiro da Costa e D. Maria Jácome, sua mulher, filha e genro da dita Antónia Gaia, em torno de: 1. dívidas e demandas envolvidas pela construção de uns galeões de que foram parceiros Jácome Carneiro, Gaspar Rodrigues do Lago e Francisco de Barros Carneiro; 2. o rendimento, gastos de uma nau e pagamento de dinheiro que tomaram a câmbio a Manuel Dias, mercador, ex-morador em Vila do Conde e a outras pessoas; 3. o pagamento, gastos e despesas de uma barca que tiveram em parceria; 4. demandas surgidas em torno de um dinheiro que fora embargado que estava no navio de Jácome do Lago. Pelo conserto feito declaravam-se os primeiros quites e livres de qualquer outra obrigação e pagamento de despesas, desde que recebessem mais 100000 reais em dinheiro, pago em duas parcelas iguais."
Fiança de 320000 reais dada por João Álvares Galhão ao arrendamento da dízima do pescado, que pertencia ao duque de Bragança, sendo fiadores Gonçalo Gonçalves Souto, mercador, casado com Francisca Fernandes, e António Luís, tanoeiro.
Arrendamento feito pelo procurador do abade de São Salvador de Fonte Boa a Gaspar Gonçalves, morador em Vila do Conde, da renda da igreja de São Salvador de Fonte Boa e de sua anexa, Santiago de Barqueiros, por 2 anos, a 460000 reais, sendo fiador Manuel Ribeiro.
Procuração passada pelo licenciado Gonçalo de Lemos da Rosa, juiz de fora, a Cosme da Rosa, seu irmão, abade de São Vicente da Cidade, para poder hipotecar 2 moradas de uma casa que herdou de seus pais, por 200000 reais, valor que prometera em dote a sua irmã, Maria da Rosa.
Testamento de Filipa Fernandes, mulher não casada, moradora na Rua de São Roque, sem herdeiros forçados, em que declara como herdeiros Francisco Álvares, carpinteiro, e Briolanja Dias, sua mulher.
Fiança dada por Belchior Lopes, mercador, morador na freguesia de Santa Maria de Alijó, termo de Barcelos, ao arrendamento da igreja da dita freguesia e de suas anexas, por um ano, pelo preço de 150000 reais, tendo por fiador João Pires, viúvo, mercador e morador em Vila do Conde.
Procuração passada por Mateus Folgueira Valadares e Manuel Ribeiro a Manuel de Mariz Pinheiro, estante na cidade de Lisboa, e a António Maio, Álvaro Folgueira, e a João Pinto de Mariz, moradores em Vila do Conde, para os representarem em causas judiciais e para por eles poderem tomar por contrato a sua majestade, ou a seus oficiais da fazenda, 6 naus que se contrataram na cidade de Lisboa, de porte de 2000 toneladas.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Luísa Baptista, religiosa professa no Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, e João Gonçalves, carpinteiro da ribeira, morador em Vila do Conde, casado com a sobrinha da primeira, Francisca Rodrigues, filha de Jerónimo João e Maria Francisca, moradores em Vila do Conde, defuntos.
Arrendamento por 3 anos feito por Ana de Faria de Figueiredo, mulher não casada, a Estêvão Folgueira, da Quinta de Santa Maria de Nine, em que estava nomeada em prazo de vida, por 35000 reais/ano.
Procuração passada por Mateus Folgueira Valadares e sua mulher, Marinha de Barros, por Manuel Ribeiro e sua mulher, Antónia Maia, a Manuel de Mariz Pinheiro, morador em Vila do Conde, estante em Lisboa, para que em seu nome possa dar fiança, exigida para a celebração do contrato de construção de 6 naus, com tonelagem total de 2000 toneladas, a construir no espaço de 2 anos na Ribeira do Ouro, no Porto, as quais Mateus Folgueira Valadares e Manuel Ribeiro contrataram com sua majestade.
Procuração passada por Manuel de Araújo, recebedor das sisas, a António Afonso, Francisco Gonçalves, Francisco João, criados do Mosteiro de Santa Clara, a Domingos Lopes, procurador do mesmo, e a vários moradores de Guimarães, para em seu nome assinarem na folha do assentamento do almoxarifado de Guimarães a quitação do seu vencimento de recebedor das sisas.
Quitação dada pelo Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a André Afonso Folgueira, cidadão da cidade de Braga, relativa ao primeiro ano do arrendamento das igrejas de Lamas de Orelhão e suas anexas, por 3 anos, e 800000 reais/ano.
Arrendamento das sisas por 612000 reais, feito pelo juiz de fora e oficiais da câmara, a Manuel João, marchante.
Arrendamento da imposição da Igreja, por 73000 reais, feita a Gonçalo Martins.
Procuração passada pelo padre Manuel Pais de Faria a Gaspar Pinheiro Lobo, seu cunhado, morador em Barcelos, para vender o quinhão que lhe pertencia da Quinta de Santo António.
Quitação de dote de casamento dada por Paulo Carneiro e sua mulher, Apolónia de Figueiredo, a Belchior Correia da Silva.
Venda de um casal sito na freguesia de Fornelos, por 112500 reais, feita por Baltasar de Vilas Boas, morador em Barcelos, em seu nome e em nome de sua mulher, Maria de Lemos, a Domingos Baía e sua mulher, Maria Carneiro.
Doação de uma vinha em Touguinha, feita por Catarina Lopes, mulher de José Martins, ausente, morador em Touguinha, a Maria, sua sobrinha.
Venda, feita por Jácome Carneiro e Maria Gaia, sua mulher, a Gaspar Dias e sua mulher, Maria Amadora, de alguns bens rústicos, sitos em Minhotães, por 28000 reais, que eram herança de seu pai e sogro, Jácome Carneiro.
Venda de um campo, sito na freguesia de Santa Logriça de Ponte de Louro, por 20000 reais, feita por João Álvares Galhão, mercador, e Maria Francisca, sua mulher, a Isabel de Mariz, viúva.
Procuração para fins judiciais passada por Álvaro Folgueira, Sebastião Rodrigues, Manuel de Mariz Pinheiro, vereadores, e Nicolau da Costa, procurador do concelho, aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo, Francisco Álvares, e a licenciados do Porto, Barcelos e Lisboa.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Belchior Correia da Silva, sua mulher, Apolónia Carneira, e Paulo Carneiro, filho de Gomes Carneiro e de Margarida Vaz, casado com sua sobrinha, Apolónia de Figueiredo, orfã de Gonçalo Eanes de Figueiredo e Catarina Brás de Faria.
Venda feita por José Carneiro da Costa e sua mulher, D. Maria Jácome, a Manuel Álvares, canastreiro, e sua mulher, Ana Luís, de uma casa com seu quintal, por 20000 reais, a qual foi de Francisco Ribeiro Carneiro, piloto, e que obtiveram por provisão régia dada como mercê a ele, José Carneiro da Costa, por serviços prestados a sua majestade.
Contrato de dote de casamento celebrado entre uma viúva da freguesia de Touguinha, termo de Vila do Conde, e um lavrador da mesma freguesia.
Emprazamento em 3 vidas de uma casa sita na Rua da Cruz feito pelo provedor da Misericórdia de Vila do Conde e pelos demais irmãos a Álvaro Rodrigues, sapateiro, e a sua mulher, Ana Manuel, moradores nessa casa.
"Emprazamento em 3 vidas feito pelo provedor da Misericórdia de Vila do Conde e pelos demais irmãos a Manuel João, torneiro, e a Maria Nunes, sua mulher, de uma casa em que vive Maria Álvares, a ""Cabouca"", sita na Rua do Lugo, afecta à capela instituída por Maria de Faria, natural de Vila do Conde e residente em Lisboa."
Procuração passada por Benta Ribeira Maia, viúva de Francisco Álvares, em seu nome e como tutora de seus filhos órfãos, Inácio e Úrsula, a seu pai, Manuel Ribeiro, ao licenciado Mateus Gonçalves Rombo e a licenciados de Barcelos e Porto
Depósito de 400000 reais feito por Margarida da Maia, filha do licenciado Baltasar Fernandes, para entrada como freira professa no Mosteiro de Santa Clara Vila do Conde, sendo depositário Manuel Ribeiro, abonador Gonçalo Álvares Reimonde, e aceitante de abonação o licenciado Manuel Machado, vigário da Matriz.
Obrigação do licenciado Gaspar Carneiro Folgueira, em seu nome e como procurador de de sua mãe, Luísa Carneira de Barros, e de sua irmã, Filipa Carneira de Barros, ao arrendamento da renda da igreja de Louvredos (?).
Quitação dada por Frei José Freire, frade da Ordem de São João, morador no Mosteiro de Leça, a seu cunhado e irmã, o licenciado Baltasar Fernandes, físico, e Mónica Maia, dos bens que lhe cabiam por herança de sua mãe, Margarida Lopes, aos quais ele renunciava.
Procuração para fins judiciais passada por lavradores da freguesia de Santiago de Amorim e da freguesia de Terroso a licenciados da cidade do Porto.
Arrendamento das azenhas de Retorta, freguesia de Formariz, feita por Pedro Eanes Giesteira e sua mulher, Helena Rodrigues, a Francisco António, morador em Formariz.
Trespasse do arrendamento da renda da igreja de Lamas de Orelhão, por 2 anos e 800000 reais ao ano, feita pelo licenciado Gaspar Carneiro, morador no termo de Braga, filho de André Afonso Folgueira, em seu nome, de sua mãe, Luísa Carneira de Barros, e de sua irmã, Filipa Carneira de Barros, a Diogo Vaz Fastio, mercador, morador em Mirandela.
Procuração passada por Ana Folgueira, mulher de Francisco João, piloto, a Álvaro Folgueira e a licenciados de Barcelos e Porto, para que a representassem nas demandas que trazia com Margarida de Fontelo, e seu genro, Francisco Gonçalves, da freguesia de São Julião do Calendário.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores da freguesia de Arcos, termo de Barcelos, e de São Simão da Junqueira.
Procuração passada por Manuel de Araújo Vilas Boas a Estevão Folgueira, a João Baía Mourão, ao padre Bartolomeu Neto e a licenciados do Porto, para fins judiciais, em particular para tratar das causas que lhe movem Álvaro Folgueira, Sebastião Rodrigues, Manuel de Mariz e o padre Nicolau da Costa sobre o ofício de tabelião.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores da freguesia de Touguinhó e lavradores da freguesia de Touguinha.
Doação, por moradores de Vila do Conde, Touguinha e Touguinhó, de 7 casais a seu pai, Luís Eanes. Procuração paralela para que em seu nome pudessem vender os bens agrícolas que tinham em Pereira e Rio Meão.