Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

73 records were found.

Procuração passada por Antónia Fernandes, viúva de Manuel Lopes, piloto, em seu nome e como tutora de seus filhos, a Afonso Fernandes, morador em Lisboa, e a Gonçalo Dias, mareante, morador em Vila do Conde, ora estante em Lisboa, e ao padre João Gonçalves Pachão, vigário de São Cristóvão de Muros, para poderem cobrar de João Barbosa, morador na Ilha de São Tomé, então estante em Lisboa, 110000 reais, que ficaram por morte de seu marido, e tudo o mais que dele tivesse ficado.
Procuração passada por Catarina Carneira, viúva de Bento Teixeira Magriço, a D. Manuel Pereira, governador de Angola, a Francisco Álvares, mercador, e a Gonçalo da Rocha, piloto, todos moradores em Vila do Conde, para poderem receber, em Angola ou em qualquer parte da Guiné, os bens que ficaram por falecimento de seu marido.
Procuração passada por Leonor Pires, moradora em Fão, viúva de Sebastião Gonçalves, a Sebastião Álvares Magriço e a um carpinteiro da ribeira, moradores em Vila do Conde, estantes na cidade de Lisboa, para receberem nesta cidade, de Francisca Pires, todo o soldo que o seu marido deve a Francisco André, seu filho, e de Diogo Rodrigues todo o dinheiro que do ultramar seu filho por ele mandou.
Contrato celebrado entre Belchior Rodrigues, cirurgião, e Bartolomeu Rodrigues, seu cunhado, em torno do arrendamento dos frutos da igreja de São Pedro de Cerva e suas anexas, no valor de 325000 reais, por 3 anos, no qual o primeiro trespassara metade do arrendamento ao segundo.
Trespasse feito por Manuel Ribeiro, mercador, a Cristóvão de Andrade Lobo, de parte da renda de Santa Senhorinha de Basto, que arrendara em conjunto com Paulo Nunes, também mercador.
Doação feita por Antónia Luís, estante em Vila do Conde, a Francisco Álvares e sua mulher, Maria de Faria, de todos os bens aí havidos e por haver, em particular, de uma casa sobradada, abaixo de Gomes Carneiro, em que vive Jerónimo João.
Procuração para fins judiciais passada por Julião de Carvalho, morador na Quinta de Santa Cristina da Maia, e por Álvaro Folgueira, a João Pinto de Mariz, seu filho e genro, e a licenciados de Vila do Conde, Porto e Braga.
Procuração para fins judiciais passada por Clara Gomes, mulher de Gonçalo Fernandes, piloto, e por Ana Fernandes, ambas moradoras na Póvoa de Varzim, a João Baía Mourão, Frutuoso da Costa e a licenciados da cidade do Porto.
Outorga dada pela abadessa e freiras do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a um instrumento de trespasse da renda da igreja de Cerva.
Procuração para fins judiciais passada por Tomé Lopes, moleiro de Ponte d' Ave, preso na cadeia de Vila do Conde, aos licenciados António Machado e Mateus Gonçalves Rombo, a Martim Machado, a Francisco de Andrade, a Pedro Pinto Cordeiro e a licenciados de Barcelos e do Porto.
Perdão, por briga e ferimentos, dado entre lavradores da freguesia de São Salvador de Cristelo.
Desistência, por Gaspar de Faria, piloto, de uma apelação que um seu procurador fizera, do Juízo de Vila do Conde para a Ouvidoria de Barcelos.
Procuração passada por Belchior Correia da Silva a Gaspar Rodrigues Camarão, mercador, morador em Lisboa, e a Belchior de Figueiredo, morador em Vila do Conde, para poder cobrar um letra no valor de 20000 reais que fora remetida ao primeiro por Francisco de Sá, morador no Rio de Janeiro, e também o procedido de certas arrobas de açúcar, que estavam em poder de certos mercadores em Lisboa. O dinheiro estaria em poder dos padres da Companhia de Jesus, do colégio de Santo Antão.
Perdão dado por Simão Pires, pescador, a João Gonçalves, de Azurara, relativo a uma ferida infligida por arremesso de pedras entre dois batéis que andavam à pesca de sardinha na noite de 3 para 4 de Agosto.
Trespasse feito por João Luís, mercador, a Sebastião Gonçalves Baía, abade da igreja de São Miguel de Laundos, do arrendamento dos frutos da dita igreja, por um ano, no valor de 80000 reais.
Procuração passada por Maria Ferreira e sua mãe, Antónia Ferreira, viúva, a Dinis Martins, mareante, morador em Vila do Conde, estante em Lisboa, a Jácome do Lago, a José Carneiro da Costa e a licenciados de Lisboa, para defenderem os seus direitos, em particular os de Maria Ferreira, a um legado deixado em testamento, para dotação de casamento, por Manuel Gaio Folgueira, já defunto, ex-morador na cidade de Lisboa, o qual lhe queriam sonegar por não serem herdeiras directas
Procuração passada por Bento Rodrigues de Barros e sua mulher, Leonor Carneira, como administrador da capela do Espírito Santo, a um lavrador de ......., e a licenciados na cidade do Porto, para os representarem numa demanda contra lavradores que traziam um casal afecto à dita capela sem documento de prazo.
Dote eclesiástico dado por Rui Brandão, como procurador de seu pai, Luís Brandão, a suas irmãs, D. Joana Brandoa e D. Ângela Brandoa.
Procuração passada por Maria da Mota a seu marido, o licenciado Mateus Peixoto de Sá, agora residentes em Vila do Conde, para dar e assinar fianças e escrituras.
Procuração para fins judiciais passada por Isabel de Oliveira, viúva, a Salvador Fernandes, morador em Azurara, e ao Dr. Diogo Pais de Faria, ao licenciado Francisco da Cunha, a Gaspar Dias, alfaiate, e a licenciados de Barcelos e do Porto.
Procuração para fins judiciais passada por Maria Francisca, viúva, em seu nome e como tutora de sua filha menor, Maria, ao licenciado Francisco da Cunha, a João Baía Mourão e a licenciados de Barcelos e do Porto.
"Procuração passada por António Freire, piloto, a Ana Barbosa, sua mulher, para cobrar os seus bens e para o representar em feitos judiciais com isso relacionados; e uma outra passada a Sebastião Fernandes, João Baía Mourão, António de Sá, Manuel de Sá Herédia, António Maio e a licenciados de Barcelos e do Porto, para fins judiciais."
Procuração passada por Mónica de Figueiredo a seu marido, Estêvão Folgueira, para cobrança de bens, e procuração passada por ambos aos licenciados Francisco da Cunha, Mateus Gonçalves Rombo e António Machado, ao Dr. Diogo Pais de Faria, a Álvaro Folgueira, a João Baía Mourão e a licenciados de Barcelos, do Porto, de Guimarães e de Braga, para fins judiciais.
Quitação dada por Isabel, solteira, maior de 32 anos, filha de um morador da freguesia da Macieira, a um homem solteiro da dita freguesia, por questões de honra, envolvendo um filho de 2 anos.
Venda feita por Manuel Barbosa, piloto, e Maria Baía, sua mulher, ao licenciado Agostinho Gonçalves, natural de Vila do Conde, reitor de Santa Maria de Serdouro , bispado de Lamego, de uma casa sobradada sita na Rua de São Roque, por 10000 reais.
Reconhecimento, por Pedro Brás, cirurgião, de uma dívida de 100000 reais a Belchior de Figueiredo, piloto, morador por detrás do Hospital de Vila do Conde, valor que lhe fora emprestado, por tempo de um ano, tendo por fiador um morador de Cabeceiras de Basto.
Venda feita por Pedro de Barros Carneiro, solteiro, maior de 25 anos, filho de João Álvares Mendes, piloto, e de Catarina de Barros Carneira, defuntos, a António Maio, piloto, e a Maria Valadares, sua mulher, do campo do Carrazedo, termo da Póvoa de Varzim, por 20000 reais.
Venda feita por lavradores da freguesia de Santiago de Vila Seca a António de Sá, piloto, e sua mulher, Isabel Fernandes, de umas leiras sitas na referida freguesia, por 9500 reais.
Venda feita por lavradores da freguesia de São Martinho de Cavalões a Frutuoso da Costa, mercador, de certas medidas de pão aplicadas ao Casal do Ribeiro, sito na referida freguesia, por 35000 reais.
Procuração passada por Francisca de Santiago, viúva, a licenciados de Vila do Conde e de Barcelos e a outros, para fins judiciais, e a Gonçalo Seixas, para cobrança de bens.
Trespasse do prazo de uma bouça, sita junto ao Casal de Pêga, termo de Vila do Conde, feito por um lavrador do Casal do Monte, termo de Vila do Conde, a lavradores de Touguinha.
Procuração para fins judiciais passada por Marta Frutuosa, viúva estante em Vila do Conde, a licenciados de Barcelos e do Porto.
Procuração para fins judiciais passada por Pedro Pinto Cordeiro, juiz dos órfãos, por Helena Carvalho, sua mulher, e por Catarina de Carvalho, aos licenciados Manuel Machado, Mateus Gonçalves Rombo, António Machado e Francisco de Andrade e a licenciados de Barcelos, de Braga e do Porto.
Procuração passada por uma viúva da freguesia de Santiago de Vila Seca, termo de Barcelos, ao padre Geraldo Álvares, vigário de Santiago de Amorim, para poder fazer a venda de umas medidas de pão.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Domingos Fernandes, mercador, Catarina Lopes, sua mulher, e seu genro Jácome Martins, mareante, natural de Viana de Castelo, pelo casamento com Maria Fernandes.
Quitação dada por Domingos António, serrador, por sua mulher, Isabel Fernandes, por Brás João, carpinteiro da ribeira, e por Ana, solteira, maior de 25 anos, moradores na aldeia de Calvos, freguesia de São Miguel de Argivai, a sua mãe, dos bens que lhes cabiam em partilha por morte de seu pai, também de Calvos.
Rectificação de contrato de parceria a perda e ganho celebrado entre Domingos Gomes, mercador, e Manuel Barbosa, piloto, pelo qual o segundo dera ao primeiro, por duas escrituras, 400000 reais para investir em mercadorias.
Procuração passada por Maria Folgueira, viúva, a Estêvão Folgueira, a Mateus Folgueira e a mercadores de Guimarães, para receberem no almoxarifado de Guimarães a tença anual de 31250 reais.
Contrato de dote de casamento celebrado entre um lavrador da aldeia de Cadilhe, da freguesia de Santiago de Amorim, e Pedro Gonçalves, seu genro.
Emprazamento feito pelo licenciado Mateus Gonçalves Rombo e Maria Folgueira, sua mulher, a lavradores de São Mateus de Grimancelos, de propriedades que lhes foram dotados em casamento por Isabel Folgueira, sua sogra e mãe.
Venda feita por Gaspar da Costa Correia e Maria de Barros Carneira, sua mulher, a um lavrador de Santa Maria de Abade, termo de Barcelos, de um campo sito nesta freguesia.
Fiança dada por João Pestana, mercador, à legítima de sua enteada, Maria, órfã de Margarida Simões e Gaspar Fernandes, piloto, tendo por fiador Frutuoso Fernandes, mercador.
Procuração passada por Manuel de Mariz, escrivão da alfândega, a licenciados da cidade do Porto e a José Carneiro da Costa, Álvaro Folgueira, João Pinto de Mariz, Estêvão Folgueira e João Jácome do Lago, para o representarem numa demanda na Casa da Relação do Porto.
Emprazamento em 3 vidas feito por Bento Rodrigues de Barros e Leonor Carneira, sua mulher, enquanto administradores da capela do Espírito Santo, a lavradores de São Pedro Fins de Tamel, termo de Barcelos.
Procuração para fins judiciais passada pelo provedor e pelos irmãos da Misericórdia de Vila do Conde aos licenciados Mateus Gonçalves Rombo e João Baía Mourão e a licenciados de Barcelos, Lisboa e Porto.
Procuração passada por Catarina Antónia, viúva de Manuel Gomes, tanoeiro, como tutora de Margarida, sua neta, menor, órfã de António Fernandes, mareante, e de Maria Manuel, filha da primeira, a Tomé Fernandes, carpinteiro, e a António Fernandes, tanoeiro, moradores em Vila do Conde, estantes em Lisboa, para que possam receber de Pascoal Carvalho, piloto, morador em Lisboa, cerca de 6500 reais que deve a Margarida do soldo de seu pai.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores da freguesia de Terroso e de Santiago de Amorim.
Venda feita por lavradores da freguesia de Santiago de Lemelhe a Frutuoso da Costa, mercador, de certas medidas de pão, por 7200 reais.
Conserto e transacção entre lavradores de A Ver-o-Mar, freguesia de Santiago de Amorim.
Rectificação de uma venda previamente efectuada, feita por lavradores de São Martinho de Cavalões a Frutuoso da Costa, mercador.
Venda feita por lavradores da freguesia de São João do Chavão, termo de Barcelos, a Manuel Ribeiro, mercador, e Antónia Maia, sua mulher, do um campo de um casal que tinham por prazo, por 4500 reais.
Quitação dada por Miguel Rodrigues Preto, escrivão dos órfãos, como procurador de Pedro Martins, carpinteiro da ribeira, e de sua mulher Maria Dias, moradores em Lisboa, a um irmão deste, morador na freguesia de Santiago de Amorim, de 50000 reais referentes a bens que tinham a receber por morte de seus pais.
Fiança dada pelo licenciado Manuel Carneiro, morador na cidade de Braga, no valor de 400000 reais, tendo por fiadores Francisco Álvares, Pedro de Barros Carneiro e Manuel de Mariz Pinto, para continuar em liberdade e se defender de uma acusação, por desonra, que lhe era feita por Beatriz Eanes Peixota e sua filha Inês de Barros, solteira.
Venda feita por lavradores de Chorente a Manuel Ribeiro, mercador, e sua mulher, Antónia Maia, dos direitos que tinham sobre certo casal, por 36000 reais.
Reconhecimento por Isabel Rodrigues, mulher de Diogo Fernandes, mareante, de uma dívida a Frutuoso da Costa, mercador, relativa à entrega de 5 carros de pão, dívida esta resultante da ausência do seu marido há cerca de 4 anos, que a deixou sem sustento. Hipotecava agora a casa de sua morada sita no Rossio do Cais, defronte ao Pelourinho.
Procuração para fins judiciais passada pelo provedor e pelos irmãos da Misericórdia de Vila do Conde ao provedor e irmaõs da Misericórdia de Lisboa e a seus procuradores e solicitadores, a licenciados de Lisboa, e a Sebastião Álvares Magriço e António Ferreira, moradores em Vila do Conde.
Venda feita por Domingos Eanes, piloto, e Catarina Álvares, sua mulher, a Pedro Gonçalves, mercador, e Filipa Dias, sua mulher, de uma casa sobradada com quintal, sita na Rua de Santa Clara, pelo preço de 20000 reais.
Quitação dada por Isabel Gomes, solteira, maior de 25 anos, moradora na freguesia de Terroso, a um lavrador de Beiriz, por questões de honra, envolvendo o nascimento de um filho.
Venda feita por Maria Ferreira, viúva de João Fernandes Atestado, a Gonçalo Fernandes, mareante, de uma casa sobradada, sita na Rua de sobmosteiro com quintal, por 6000 reais.
Arrendamento da sisa da barra e do vinho de 1610 feito pelos juízes e vereadores de Vila do Conde a Amador Coelho, mercador e vendeiro de vinhos, por 570000 reais em dinheiro, dando estes a respectiva fiança.
Emprazamento em três vidas feito por Estêvão Folgueira e Mónica de Figueira, sua mulher, como administradores da capela de Nossa Senhora da Conceição, nstituída por Manuel Carneiro, ex-morador em Vila do Conde, na freguesia de Vila Cova, termo de Barcelos.
Arrendamento feito pelo provedor do cabido da Sé do Porto a Jerónimo Cerqueira, da renda das igrejas de Árvore e Azurara, por 2 anos, a 370000 reais/ano.
Procuração passada pelo Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde a Gonçalo de Vilas Boas e a Manuel de Araújo Vilas Boas, filho deste, para dar quitação de 75000 reais, 1/4 do juro que deveriam receber anualmente, no almoxarifado de Guimarães, aplicado à alfândega de Vila do Conde.
Fiança dada por Luís Carneiro ao arrendamento da renda da igreja de Santiago de Lordelo, por 240000 reais, tendo por fiador Pedro de Barros Carneiro.
Acordo entre Ana Cordeira, viúva de Francisco Camelo, morador em Vila de Douro (sic), estante em Vila do Conde, e Paulo de Bessa Coelho, cavaleiro do hábito de Santo Estêvão, em torno da partilha dos bens que ficaram de João Coelho e Leonor Pinta sobre os quais tinham também pretensão Dinis Pinto e Pedro Coelho, ausentes, filhos dos defuntos e irmãos dela.
Reconhecimento, por João Folgueira Gaio, de uma dívida de 100000 reais a Belchior de Figueiredo, que recebera por empréstimo de um ano.
Fiança dada por André Martins da Costa, mercador, morador na sua quinta de São Salvador do Campo, termo de Barcelos, ao arrendamento, por 2 anos, da renda da igreja de ------, por 274000 reais/ano, tendo por fiadores João Baía Mourão e António Carneiro, e por abonador Manuel Barbosa, piloto.
Venda de 2 leiras de terra feita por lavradores de Minhotães a António Gomes Caramujo, piloto, e a sua mulher, Maria Amadora, por 6000 reais.
Quitação dada por e a lavradores de Nossa Senhora de Bagunte, de obrigação de casamento.
Procuração passada pelo padre Manuel Pires, Belchior de Figueiredo e Paulo de Bessa Coelho, cavaleiro professo do hábito de Santo Estêvão, a Francisco Álvares, piloto, Frutuoso da Costa, Mateus Barbosa, Tomé Pires, António Maio, moradores em Vila do Conde, residentes em Angola, para poderem receber 6 caixas de marmelada, uma série de peças de roupa e 1 caixa de farinha, tudo pertencente aos outorgantes e que eles tinham enviado por encomenda a Gonçalo da Rocha, piloto, senhorio em parte de sua caravela São Bento, que saíra de Vila do Conde com destino a Angola. Gonçalo da Rocha morrera, nas Canárias, tendo essa mercadoria seguido para Angola. A procuração era para cobrarem essa mercadoria de quem a tivesse, podendo vendê-la e aplicar o procedido da venda em escravos e tudo levar às Índias de Castela. Procuração paralela passada por Belchior de Figueiredo a Francisco Álvares para que fizesse o mesmo de umas peças de tecido, um pouco de pimenta e canela, e para cobrar os 20000 reais que ele tinha dado de meia partida sobre o dito navio, casco e aparelhos e frete, e empregar esse dinheiro em mercadorias.
Renúncia, por João de Campos, piloto, a uma demanda que movia contra Ana de Lima, filha de Maria de Lima, perante o corregedor do crime da cidade do Porto, por acusação de roubo de pão e outras cousas, que esta arrecadara como suas, sendo devidas a ele e a seu pai, Lourenço de Campos, piloto.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Mateus Folgueira, Marinha de Barros Carneiro, sua mulher, e António Maio, piloto, pelo casamento com Maria Valadares, filha dos primeiros.