Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
30 records were found.
Contém um único documento: carta com timbre da Sociedade das Minas de Chromite de Bragança, na qual é referida uma participação no capital da Sociedade (por "Empresa" ?) Mineira de Trás-os-Montes.
Não é clara a relação desta sociedade com a JA (que não consta do inventário, nem como credora, nem como capitalista).
Carta da participada, acedendo ao pedido da JA para ceder parte da sua quota, e pública-forma da JA.
Minuta ou rascunho contendo uma listagem de quesitos e respectivas respostas, no âmbito do processo de embargo, movido pela JA contra a sociedade participada. Constata-se que a JA teve uma conta de participação activa entre 1920-01-28 e 1921-06-30, a qual foi liquidada em 1922-02-28.
Contém um exemplar do Diário do Governo (IIIª série 76, de 1923-04-03), com a publicação oficial da constituição desta sociedade, e o exemplar dactilografado de um relatório ("Relatório da viagem à Guiné em visita à Sociedade Agrícola do Gambiel Limitada em 1925", por Júlio Telles Pereira; inclui relatório e contas do 1º exercício). José Augusto Dias (em nome próprio?) é identificado como um dos principais accionistas. Contém ainda uma fl. com o balanço geral da Companhia de Fomento Nacional, em 1921-12-31 (à qual a soc. Gambiel parece ter sucedido).
Balancetes diversos, escritura de constituição de constituição da Sociedade de Conservas Samaral (1923-04-12), correspondência diversa. Documenta diversas prestações de contas e comunicação de parte nos lucros, por parte da sociedade Santos Amaral; a dissolução dessa sociedade; a constituição da soc. Samaral; a JA participou no capital e na gerência de ambas.
Apresentações de resultados líquidos (dividendos), relativos aos anos de 1923 e 1924, na forma de correspondência dirigida à JA, e ainda um balanço relativo aos anos de 1927 e 1928.
Contém balanços de 1928-06-30 e de 1930-06-30, geral e sectorial ("Secção Eléctrica").
Contém diversos balancetes e balanços, assim como alguma correspondência e rascunhos.
Apresentações de resultados líquidos (dividendos), relativos aos anos de 1922 e 1923, na forma de correspondência dirigida à JA.
Consiste num único documento: comunicação da parte da JA nos lucros, provavelmente relativos ao exercício de 1923.
Consiste num único documento: comunicação da parte da JA nos lucros, relativos aos exercícios de 1923 e de 1924.
Correspondência, incluindo extractos de conta corrente e balanços.
Balancete reportado a Agosto de 1923.
Documentos de prestação de contas da Empreza Cerâmica do Fôjo (VN Gaia): correspondência, balanço de 1922, e relatório e contas da direcção de 1923 (brochura impressa).
Correspondência diversa, contendo extractos de conta corrente, e referindo-se a uma operação com o Consórcio Bancário y Comercial Portugués de Madrid. Não é claro se a relação entre ambas as sociedades passava por participação no capital.
Apresentações de contas relativas aos anos de 1922, e 1923 (Abril).
Apresentações de dividendos e contas, relativamente aos anos de 1922-1923, 1923-1924 e 1924-1925.
Comunicação de dividendo, relativamente ao ano de 1924.
Comunicação de dissolução da sociedade Cotello & Cia. Sucessor Lda. (que deu lugar à sociedade Brito, Sá em Comandita), apresentando balanço e comunicando a JA o valor do seu crédito.
Vários balancetes da 2ª metade de 1925; treslado de documento notarial (cessão de quota da JA em favor de Narciso Ferreira); recorte de periódico (notícia da constituição original da sociedade, em 1922-01-16).
Processo de correspondência relativo à liquidação do crédito concedido a José d'Andrade Basto, em Francos Belgas. Contém correspondência recebida e cópias da expedida, e o duplicado de uma petição ao Tribunal de Comércio do Porto.
Não é clara a relação desta sociedade com a JA (que não consta do inventário, nem como credora, nem como capitalista).
Conjunto de balancetes mensais, balanço relativo ao exercício de 1923, inventário e balanço relativo ao exercício de 1928, caderno de "despesas gerais" (Janeiro de 1926 a Dezembro de 1928). Inclui ainda comunicações de parte nos lucros. Inclui ainda um duplicado do contrato que estipula a relação entre esta sociedade e a JA (1923-04-07): esta receberá uma participação nos lucros futuros da sociedade, por via de uma conta especial, em troca de uma entrada de capital imediata, parte da qual vencerá juros.
Capa contendo um exemplar dactilografado do relatório "Breve exposição dos negócios da firma comercial-agrícola de Lobito", sem data, e respectiva adenda.
Processo contendo diversos documentos relativos a gestão de quotas da JA em sociedades de exploração mineira. Contém: "projectos de escritura" (minutas e outros documentos) relativos a constituição da "Empresa Mineira de Brunhosinho Lda." e da Empresa das Minas de Ferro de Guadramil Lda."; acto de constituição da "Empresa Mineira de Trás-os-Montes"; correspondência relativa à refundação da "Empresa Mineira de Trás-os-Montes" (inclui uma carta datada de 1919-12-27, que constitui anexo de outro documento).
Arrolamento dos bens da fábrica, elaborado pela 3ª vara do 3º ofício do Tribunal de Comércio de Lisboa, a requerimento da JAD. Em duplicado, sendo um dos arrolamentos manuscrito (tendo cada item arrolado identificado por número de verba, e avaliado em Escudos), com carimbo de J. Mendes Correia Lda., solicitador em Lisboa, e o outro dactilografado (sem verbas nem avaliação). Sem data.
Inclui ainda correspondência recebida da sociedade Ribeiro da Cunha Lda., de Lisboa (3 cartas em 4 fls., sendo duas datadas de 24 de Setembro e uma de 2 de Outubro de 1918), relativa à compra à JA-AL do pontão Europa, localizado no Funchal; não é clara a relação desta correspondência com o arrolamento da fábrica Renova.
Processo contendo diversos documentos relativos a gestão de quotas da JA em sociedades de exploração mineira. Contém: "projectos de escritura" (minutas e outros documentos) relativos a constituição da "Empresa Mineira de Brunhosinho Lda." e da Empresa das Minas de Ferro de Guadramil Lda."; acto de constituição da "Empresa Mineira de Trás-os-Montes"; correspondência relativa à refundação da "Empresa Mineira de Trás-os-Montes" (inclui uma carta datada de 1919-12-27, que constitui anexo de outro documento).
Processo relativo à gestão da participação no capital da sociedade Eucaliptal de Gondomar, Lda. A JAD era sócio maioritário. Contém certidões de documentos judiciais e notariais, e alguma correspondência. Inclui uma certidão da escritura de cessão de quotas por parte de outros sócios, em favor da JAD em liquidação (1932-03-07).
Contém relatórios mensais recebidos das minas, dirigidos à sociedade JAD ou a José Augusto Dias (por vezes também a Álvaro Augusto Dias), reportando produção, despesas, caixa, e outros assuntos. Assinados por Afonso Maria Capelas.Trata-se de uma exploração de estanho. Inclui recibos de notas de recepção de minério das minas de Caminha e S. Martinho, e da sua remessa para venda em Lisboa, apresentados pela sociedade JAD na Administração do 1º Bairro do Porto (Bairro Oriental).