Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

12 records were found.

Carta de confirmação de duas cartas de privilégio, nesta trasladas ao provedor do Hospital das Caldas para 30 pessoas livres que viverem e morarem na dita vila, com a declaração nela contida. Tem assinatura do rei.
Confirmação de carta trasladada ao provedor do Hospital das Caldas, em que S. Magestade tem, por bem, que o dito provedor mande por qualquer alcaide, meirinho ou escrivão cobrar e guardar as rendas e fazendas do dito hospital, com a mesma jurisdição com que os executores e almoxarifes o fazem nas dividas da fazenda real. Tem assinatura da rainha.
Confirmação de carta trasladada ao provedor do Hospital das Caldas, em que S. Magestade tem por bem que das cousas que forem para o dito hospital, oficiais dele ou moradores da dita vila, como os que dela sairem, se não pague portagem. Tem assinatura da rainha.Carta original de 14 de Janeiro de 1512 em Lisboa, confirmada 26 de Abril de 1526 em Almeirim; em 14 de Novembro de 1576 em Lisboa; em 7 de Junho de 1596 e em 26 de Abril de 1696.
Confirmação de carta trasladada ao provedor do Hospital das Caldas, em que S. Magestade tem por bem, não pagar sisa de quaisquer bens de raiz que para o dito Hospital se comprarem, venderem ou escambarem, nem do pão, vinho, bestas, legumes e mantimentos de qualquer género, excepto carnes e de todo o móvel e roupa, nem cabritos, galinhas, frangos e ovos. Tem assinatura da rainha.Carta original de 12 de Dezembro de 1510, em São João; confirmada em 13 de Novembro de 1576 em Lisboa; em 27 de Junho de 1576 e em 25 de Abril de 1696.
Confirmação de carta trasladada, dada ao provedor do Hospital das Caldas para que os moradores da dita vila, até 30 pessoas livres, gozem de privilégios, liberdade e isenções contidas na dita carta, entrando nesse número os homiziados. Tem assinatura da rainha.
Confirmação de carta transladada, dando ao provedor do Hospital das Caldas o poder de conhecer todos os feitos que perante os almoxarifes das vilas de Óbidos e Aldeia Galega sairem por apelação e agravo sobre os direitos reais do dito Hospital e conhecer o juiz dos feitos da Coroa e Fazenda, dando apelação e agravo às partes que o quizerem. Tem assinatura da rainha. Original de D. Manuel em Lisboa em 14 de Janeiro de 1512, confirmada em Almeirim, em 17 de Maio de 1526, e Lisboa em 3 de Novembro de 1576, em 7 de Junho de 1590 e em 26 de Abril de 1696.
Contém um livro de assentos dos privilegiados da Vila de Caldas da Raínha onde estão tresladados os privilégios deles que foi feito e reformado da alçada do Padre Gaspar de Assunção.
Confirmação de carta trasladada, dada ao provedor do Hospital das Caldas para que os moradores da dita vila, até 30 pessoas livres, gozem de privilégios, liberdade e isenções contidas na dita carta, entrando nesse número os homiziados. Tem assinatura da rainha.
Confirmação de carta dada ao provedor do Hospital de Caldas da Rainha em que S. Magestade manda que na vila de Óbidos se não impeça qualquer pessoa que o dito provedor mande à dita vila comprar carne ou o que for necessário para o Hospital ou mantimento da vila das Caldas. Tem assinatura da rainha. Carta original de 8 de Junho de 1528, confirmada em 20 de Janeiro de 1555 em Lisboa, em 8 de Junho de 1576 e em 26 de Abril de 1696.
Carta de confirmação de privilégio que a Rainha D. Leonor concedeu a João Fernandes, lavrador e morador na vila de Óbidos, sobre terras que cultivava para si e que lhe tinha aforado o Almoxarife da dita vila, Diogo Alvares.
Carta de propriedade em que o Duque de Aveiro fez mercê a Sebastião Luís de Lis Velho Mascarenhas de um ofício de escrivão do judicial e notas, contador, inquiridor e distribuidor da Vila de Óbidos, pertença do referido Duque, por se acharem vagos por falecimento do último proprietário.