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1619, Lisboa.
A iluminura parece representar o encontro entre monges "negros", beneditinos e monges "brancos", cistercienses (foto de Mário Novais)
Gravura de Manuel Macedo para 'O Hissope' de Cruz e Silva, edição de 1878
Códice flamengo do século XV. Cena da anunciação aos pastores. Embora de origem flamenga esta cena evoca os autos pastoris de Gil Vicente, posteriores de um século. (foto de M. Novais).
Códice flamengo da 1ª metade do século XV. À esquerda, Santo António; à direita, texto correspondente. A decoração é a cores, ouro e prata (foto de M. Novais).
Fac-simile do incunábulo de 1495
Códice flamengo da 1ª metade do século XV. Vigília de um defunto (foto de Mário Novais).
Página do códice 426 de Alcobaça. As figuras ilustram o diálogo "De numeris", atribuído a Rabano Mauro. O mestre tem na mão o rolo, ora aberto, ora enrolado, e ensina a numeração romana. O "Diálogo" vem inserto num trabalho de gramática (disciplina do Trívio), de que fazia parte a o ensino elementar da numeração. A Aritmética só se ensinava num grau superior de estudos, o Quadrívio.
Gravura de uma obra inglesa publicada em 1500. O mestre tem na mão o instrumento de castigo, indispensável na pedagogia medieval. Os discípulos sentam-se no chão.
Reprodução de pintura de António Carneiro
Reprodução da pintura de Columbano, Museu Nacional de Arte Contemporânea
Gravura de Albert Durer
Reprodução a cores da pintura de Columbano
Reprodução a cores da pintura de Miguel Lúpi
Reprodução a cores da pintura de Miguel Lúpi
Cópia de uma miniatura feita em 1824
Reprodução de uma pintura de Columbano
Reprodução de miniatura pintada em 1581, em Goa (reprodução autorizada pelo Marquês de Rio Maior).
Reprodução de miniatura do séc. XIII existente no Arquivo de Santiago de Compostela. Em Santiago de Compostela, na Galiza, figuram colecções de retratos de soberano se magnates da Península. A escola pictural onde aprendiam ou donde vinham os artistas autores destes retratos situa-se claramente no ocidente europeu, com o qual a Galiza está em contacto assíduo pelo " caminho francês".
Pintura de autor anónimo (Museu de Évora)