Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

18 records were found.

Escritura de emprazamento que faz o Reverendo Frei Francisco Lopes Monteiro, prior de Nossa Senhora do Mercado, a Clara Maria, assistente na cidade da Guarda e filha de Diogo de Mendonça e Pina, de Castelo Mendo.
Contém quatro escrituras de venda realizadas em Sortelha: 1.ª - Pedro Antunes vende ao padre João da Silva São Paio. 1694-02-10; 2.ª - António Dias e mulher filipa Martins vende padre João da Silva São Paio. 1681-04-16; 3.ª - Guimoar da Cunha, viúva de Francisco Leal vende a Manoel da Costa Varela e sua mulher Anna da Silva. 1667-05-26; 4.ª - Manoel Gonçalves Teixeira e sua mulher Maria Rebala a vende a Manoel da Costa Varela e sua mulher Anna da Silva. 1696-11-28.
Escritura de compra e venda de ums propriedades no lugar do Rochoso.
Contém duas escrituras realizadas: - Carta de rematação de um chão que pertencia a Manoel Francisco, orfão, que adquiriu Manoel Paes da Ratoeira, de 1717; - carta de pura venda de uma lameira que comprou Manoel Paes, da Ratoeira, que pertencia a manoel Antunes e sua mulher, de 1718;
Carta de pura venda que fez Joana Roque e seu irmão Manoel Roque, de Alpedrinha a Manoel Lopes e sua mulher. Incompleto
Escritura/declaração de venda de curato e todos os privilégios associados ao mesmo, no lugar de Alcaide.
Incompleto, inicia a f. 12. Contém instrumento de posse e uma petição de Matheus Gueifão, filho de Simão Dias e Maria Lopes, da vila do Sardoal, a solicitar que seja pedido ao escrivão/tabelião Manoel Francisco passe declaração do instrumento de dote que este lavrou.
Cópia de escritura de redução de foro e emprazamento de uma vinha cita no limite de Pero Soares de que é senhora direta a Igreja de S. Vicente da cidade da Guarda. Incompleta.
Intervenientes: o Conselheiro José Barata de Lima e o Reverendíssimo Prior da Sé da Gurada, Manuel Barata Freire de Lima. O Conselheiro José Barata de Lima pretende tomar de foro perpétuo, de livre nomeação a tapadinha da igreja do lugar de Arrifana.
Vendedores: Joze Fernandes e sua irmã Maria Nunes Comprador: Manoel Fernades
Renovação e emprazamento de uma morada de casas nos balcões da cidade da Guarda, que faz o Prior de Nossa Senhora do Mercado a Jozefa Joaquina de Souza da cidade da Guarda.
Escritura de obrigação que fizem Manoel Gil, João Pires, Domingos Martins, Antonio Martins, Antonio Antunes, moradores no lugar de Caneiros, Cambas, Covilhã, de todos os seus bens para se fazer uma ermida a Nossa Senhora da Conceição, no dito lugar.
Escritura de compra e venda de uma vinha comprada a Joze Nunes China por Manoel Luis Seguram, todos de Manteigas.
Escritura de dinheiro, de razão de juro de cinco por cento que tomão Joaquim Pinheiro e sua mulher Maria Joaquina, de Pero Soares, à Tesouraria dos Juros do Cabido da Sé da Guarda. Incia à f. 5.
Cópia da escritura de emprazamento, de 3 de março de 1750, que fez Dom José de Aguilar Monrois, de Elvas ao Senhor Bispo do Bispado da Guarda e Cabido da Sé da Guarda, de diversas fazendas.
Contém seis escrituras realizadas em Atalaia e Castelo Novo e Alcaide: 1.ª - Escritura de compra de uma casa feita por Andre Pires a Phelipe Cordeiro e sua mulher Maria Antunes. Atalaia, 1696-08-15; 2.ª - Escritura de compra de uma terra feita por Andre Pires a Simão da Cunha Leitam e sua mulher Bernarda Morais da vila de Castelo Mendo, 1704-09-07 3.ª - Escritura de compra de um lagar feita por Andre Pires a Hironima Tavares. Atalaia 1690-08-25; 4.ª - Escritura de compra de um chão com suas oliveiras feita por Andre Pires a Sipriano Martins. Atalaia, 1695-09-22; 5.ª - Carta de pura venda de Manoel Joaom e sua mulher Violante Rodrigues a Andre Pires. Atalaia, 1699-08-21; 6.ª - Escritura de compra de umas eiras que faz Andre Pires ao capitão Joam Pires Amaro. Atalaia, 1699-05-02.