Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

53 records were found.

Escreve de Tomar. Questiona-o sobre o estado de saúde e faz votos de rápidas melhoras. Comunica-lhe que tenciona ir velo e abraça-lo quando vier a promoção a General. Manifesta saudades e envia cumprimentos.
Escreve de Cernache do B. Jardim. Deseja um feliz ano novo. Envia e solicita notícias.
Escreve da Figueira da Foz. Mostra-se preocupado pela notícia da “Voz” que dizia que João de Almeida se tinha apresentado fardado no Ministério da Guerra e questiona qual o motivo. Relata os acontecimentos na estação de comboios com o regimento de infantaria. Manifesta saudades e envia cumprimentos.
Escreve de Figueira da Foz – Depósito de Infantaria Nº. 20. Solicita notícias acerca do estado de saúde de João de Almeida. Informa-o sobre o que se passa no regimento "O meu regimento foi transformado em depósito!!! Em depositado!". Comenta aspetos relacionados com a "xoldra" que existe nos estabelecimentos públicos.
Escreve de Cernache do B. Jardim. Questiona-o sobre o estado de saúde. Coloca a hipótese de João de Almeida falar no seu nome para eventual substituição do Capitão no Ministério das Colónias.
Escreve de Figueira da Foz. Felicita-o pela sua entrada no grupo dos concorrentes ao generalato. Mostra-se indignado por não ter sido nomeado para chefiar uma comissão que teria como objetivo a inventariação dos bens do Ministério das Colónias, isso seria uma recompensa pelos seus esforços na preparação do 28 de Maio.
Escreve de Figueira da Foz. Questiona o estado de saúde e pergunta quando faz as provas. Faz considerações particulares. Solicita notícias e envia cumprimentos à familia.
Escreve de Figueira da Foz. Comenta a vida política nacional. Envia cumprimentos.
Escreve de Figueira da Foz. Demonstra indignação por não ter sido colocado no cargo que pretendia e diz a razão invocada: "O Padre Farinha esteve envolvido no caso de João de Almeida, e por isso não pedi a nomeação que pretendia!!!". Inclui um memorando relativo a Manuel Milheiro. Envia cumprimentos.
Escreve de Figueira da Foz. Considerações particulares. Envia cumprimentos.
Escreve de Figueira da Foz. Manifesta preocupação com o estado de saúde do seu amigo, Joaõ de Almeida. Felicita-o pelo Hino dos Amigos: "…é uma grande proclamação ao País, uma resposta vibrante, enérgica … aos detractores (se os há) aos invejosos, aos pigmeus, aos politiqueiros da intriga, da incompetência, aos balofos, aos vaidosos a essas inulidades que se arrogam com direito para tudo, para sugar a última gota de um País, por quem nunca suportaram a mais leve fadiga!". Solicita notícias sobre o estado de saúde e sobre a promoção.
Escreve de Figueira. Faz algumas considerações particulares. Envia cumprimentos.
Escreve de Figueira. Comenta alguns aspetos políticos. Bilhete carta selado, carimbado e endereçado para Quinta dos Coruchéus (C. Grande), Lisboa.
Escreve de Cernache do Bonjardim. Apresenta os pêsames e manifesta apoio e carinho pelo falecimento da sogra. Faz considerações particulares. Envia cumprimentos.
Escreve de Figueira. Comenta a vida política nacional.
Escreve de Évora. Felicita-o pelas vitórias alcançadas, pelo seu heroísmo e pela sua medalha de ouro. Manifestação de amizade e carinho.
Escreve de Figueira da Foz. Faz votos de rápidas melhoras e aconselha-o a ter mais cuidado consigo. "O corpo não é de ferro, depois de continuas lutas, com actividade sem limites, precisa de descanço phisico e moral...".
Escreve do Luso. Solicita notícias acerca do estado de saúde. Envia cumprimentos à família. Bilhete postal ilustrado, selado, carimbado e endereçado para a Barra de Aveiro.
Escreve da Figueira da Foz. Informa que consta, por notícia dada pelo Ministério, que o João de Almeida irá para Governador de Angola e aconselha-o a averiguar a veracidade de tal boato. Informa também, que dizem que o ex-Ministro da Guerra Namorado, está preso e faz comentário acerca disso.
Escreve do Luso. Envia parabéns. Telegrama endereçado para a Quinta dos Coruchéus, Lisboa.
Escreve do Luso. Comunica que se encontra muito doente e não tem saúde para ir visita-lo. Solicita notícias do estado de saúde do amigo. Bilhete postal selado, carimbado e endereçado para o Hospital da Estrela, Lisboa.
Escreve de Figueira da Foz. Informa que se vai deslocar ao Luso, mas antes desejava vê-la, agradece que lhe comunique se pode, e quando. Bilhete postal, selado, carimbado e endereçado a Laura Mendes Leite d`Almeida (esposa do Dr. João de Almeida), Aveiro.
Escreve de Cernache. Envia felicitações pela boa colocação conseguida.
Escreve de Cernache. Solicita que volte a Escreve o que lhe tinha escrito no último postal que lhe enviou, não compreendeu quase nada, porque a letra não era legível. A aconselha-o a adiar a ida a Monfortinho pois as noites são muito frias.
Escreve de Cernache. Informa que não irá comparecer à chegada e deseja boa viagem. Telegrama endereçado para a Quinta dos Coruchéus, Campo Grande.
Escreve da Figueira da Foz. Dá notícias suas e solicita notícias de João de Almeida. Envia cumprimentos à família. Bilhete postal, selado, carimbado e endereçado para a Quinta dos Coruchéus, Campo Grande, Lisboa.
Escreve de Cernache. Solicita ajuda na reintegração de uma antiga funcionária nos Correios da Sertã . Envia cumprimentos.
Escreve de Figueira da Foz. Discute algumas questões ligadas às escolas regimentais e solicita que recomende Jayme Dias da Silva (seu sobrinho) para o lugar de leitôr-Cobrador da Companhia das Águas.
Escreve de Gerez. Comenta alguns aspetos políticos.
Escreve de Figueira da Foz. Solicita notícias acerca do estado de saúde de João de Almeida. Bilhete postal, selado, carimba e endereçado para o Hotel Phenix, Funchal, Madeira.
Escreve de Figueira da Foz. Deseja-lhe um completo restabelecimento e coloca-se ao dispor para tudo o seja necessário. Dá os parabéns pelo o exame do Alexandre. Bilhete postal, selado, carimba e endereçado para o Hotel Phenix, Funchal.
Escreve de Luso. Confirma que recebeu a quantia de nove mil escudos para descontar na importância que lhe emprestou, ficando em debito a quantia de 15 contos de reis.
Escreve do Gerez. Solicita notícias acerca das promoções. Postal ilustrado, selado, carimbado e endereçado para Quinta dos Coruchéus, Campo Grande, Lisboa.
Escreve de Cernarche. Manifesta desanimo e aborecimento com as colheitas. Comunica que junto envia um pedido de um amigo e solicita que faça o que poder.
Escreve de Cernache do Bonjardim. Comenta a promoção por escolha do Morais de Sarmento e manifesta a sua opinião. Faz-lhe elogios "O meu querido amigo será a vitória dos seus demasiados esforços, pelo engrandecimento d`uma Patria que lhe será sempre ingrata, não a Pátria em si – os homens – que a governam". Questiona-o sobre a família e envia cumprimentos.
Escreve de Sernache do Monjardim. Envia felicitações. Bilhete postal, selado, carimbado e endereçado para a Quinta dos Coruchéus, Campo Grande, Lisboa.
Escreve de Figueira da Foz. Felicita-o pela conferência de S. Carlos e comenta alguns aspectos políticos, nacionais e locais.
Escreve de Cernache. Lamenta imenso a resolução tomada por João de Almeida e dá-lhe alguns conselhos. "O que Vª. Ex.ª deve é pôr de lado tudo quanto seja questão de governança pública. Tratar única e exclusivamente da sua vida particular; porque os seus inimigos, procuram sempre todos os meios e ocasiões de o inutilizar".
Escreve de Figueira da Foz, Regimento de Infantaria Nº. 20. Comenta o adiamento de uma conferência e mostra-se indignado com o estado da Nação: "Vejo tudo isto uma desordem, operários sem trabalho, fazendo da mendicidade uma profissão, ameaçando todos e tudo…".
Escreve de Monfortinho. Questiona-o sobre alguns aspetos da política nacional.
Escreve de Sernache. Discute questões políticas e sociais.
Escreve de Cernache do Bonjardim. Questiona o sítio onde fica Freineda e justifica as razões para não poder deslocar-se lá. Bilhete postal selado, carimbado e endereçado para Quinta da Carvalheira, Estação de Freineda, Guarda.
Escreve de Sernache. Felicita-o pela merecida promoção a que teve direito. Manifesta contentamento e felicidade pelo o cargo a que chegou.
Escreve de Cernache. Solicita ao seu grande amigo "Comandante ou chefe das tropas que terão de ir para África", no caso de irem, que interceda para que o filho de um amigo seja requisitado. Questiona se existe veracidade em relação em ir para África e faz comentários acerca do assunto.
Escreve de Cernarche. Comunica que não vai para Monfortinho, enquanto não houver estrada boa. Informa que recebeu uma carta datada de 5/8/1936 do Porto com um memorandum do interessado Reinaldo Rodrigues, que junto lhe envia, onde lhe solicitam a sua benevolência, deixando-o a vontade para dar a resposta que bem entender. Envia cumprimentos.
Escreve de Sernache. Descreve o estado de saúde em que se encontra. Envia cumprimentos.
Escreve de Cernache. Discute questões particulares. Envia cumprimentos.
Escreve de Cernache do Bonjardim. Justifica as razões que o impedem de acompanhar João de Almeida a Monfortinho. Bilhete postal, selado, carimbado e endereçado para a Quinta dos Coruchéus, C. Grande, Lisboa.
Escreve de Termas de Monfortinho. Comunica que se encontra nas termas, solicita noticias e envia cumprimentos.
Escreve de Cernache. Justifica-se por não poder ir visita-lo e comunica que junto vai a carta do C.ol Henrique. Envia cumprimentos.
Escreve de Cernache. Mostra-se satisfeito pela manifestação feita a João de Almeida relembrando a Companhia dos Dembos.
Escreve de Cernache. Faz votos para que João de Almeida consiga a "resignação precisa para a sua situação".
Escreve de Cernache. Discute questões particulares.