Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
32 records were found.
Escreve de Lisboa.
Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Mafra.
Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano.
Escreve de Matosinhos.
Informa que um “cavalheiro” proprietário em Leça da Palmeira, pretende contratar os serviços do Dr. José de Almeida como advogado, para tratar de uma herança publicada no “Primeiro de Janeiro”, no dia 26 de Novembro. Sugere que se informe sobre: natureza da Herança, sua importância, se é proveniente de inventário ou de testamento; se em propriedade ou se em titulo do Governo, tudo o que deve saber antes de entrar em transação com o “cavalheiro”. Inclui recorte do jornal onde consta a publicação do anúncio da Herança. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Apresenta felicitações pelo nascimento do seu sobrinho, (filho do Dr. José de Almeida). Trata de questões relacionadas com o quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Leça.
Informa que “…estes demónios…” não o deixaram matricular-se. Sugere que talvez fosse oportuno falar com o Governador Civil da Guarda ou com o Moraes, talvez conseguissem alguma coisa e envia uma espécie de exposição para os poder guiar no pedido. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Comunica que recebeu dois postais do João e informa-o sobre o que cada um diz. Informa que o S. Moraes mandou-lhe uma carta do Teixeira d’ Abreu para o Governador Civil do Porto, e insisti para que fale com o Governador Civil. Comenta que talvez no fins de 1908 seja promovido para o ultramar, motivo pelo qual teria que abandonar os estudos. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Informa que é oportuno dizer-se alguma coisa para os jornais e envia “projecto de operações”. Faz alguns comentários acerca do referido assunto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Solicita que não demore o assunto de que trata a sua carta. Sugere que veja o “Século” de 19.
Escreve de Matosinhos.
Informa que recebeu carta do Tenente Amândio Óscar da Cruz e Sousa, com uma conta do Sotto Maior de Bucellos de um vinho que enviou ao João. Solicita que se informe sobre o assunto e que lhe diga alguma coisa. Comenta algumas questões relacionadas com o curso do Estado Maior. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Comunica que recebeu carta de Mafra do Tenente Casimiro Telles, antigo condiscípulo do João, a informa-lo que pediram autorização ao Ministro da Guerra para fazerem uma subscrição por toda a arma de infantaria, afim de oferecerem uma espada de honra ao Herói dos Dembos. Faz alguns comentários acerca do assunto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetido de Matosinhos.
Comenta que o arrendamento parece-lhe magnifico, e solicita alguns esclarecimentos a cerca de quem faz as obras de adaptação da casa e quem as pagas. Informa que o Anibal Soares lhe Escreveu a dizer que o L. Trigueiros aceitou o trabalho. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Informa que o suplemento do “Século” do dia 14, traz a caricatura do João “Em Foco”.
Escreve de Matosinhos.
Informa que a revista “Brazil-Portugal”, nº 212 de 16 de Novembro, traz na primeira página o retrato do João de Almeida.
Escreve de Matosinhos.
Informa que o homem que lhe falou sobre a tal herança, é o senhorio da “nossa” casa do quartel. DEscreve e comenta várias questões relacionadas com o individuo. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Informa que a “Nossa Pátria” que se publica em Lisboa e que saiu no dia 1 de Dezembro, traz os retratos dos capitães Roçadas e João de Almeida. O jornal é dirigido por Alberto Bessa.
Escreve de Matosinhos.
Informa que recebeu um postal do João e transcreve-o. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Informa que recebeu um postal do João e faz um resumo do seu conteúdo. Comunica que o “Diário Illustrado”, do dia 12, traz um artigo de fundo escrito pelo Major Adriano Beça, sobre os expedicionários, “…em que não se esqueceu de falar do João.” Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinhos.
Informa que mandou uma correspondência para o “Diário de Noticias”, mas que ainda não viu publicada, o “Janeiro” deve publicar amanhã a carta que o Ferreira lhe enviou. Trata de questões relacionadas com a publicação de um livro. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Matosinho.
Informa que envia carta do Anibal Soares. Comunica que lhe vai dizer para convidar o Trigueiros, pois parece lhe ser capaz de tratar do trabalho como desejado. Inclui carta de Anibal Soares para Manuel de Almeida, datada de 20 de Novembro de 1909, Lisboa. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetido de Matosinhos.
Envia parabéns.
Comunica que chegou bem, e que o João já se encontra relativamente bem disposto. Faz uma descrição pormenorizada do estado de saúde do João e comenta algumas situações relacionadas com a vida profissional e pessoal do irmão. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Porto.
Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Porto.
Convida o Dr. José de Almeida para padrinho de batismo do seu filho. Informa que o João apresentou-se no Ministério da Guerra de “desertor”, tendo sido muito bem recebido, quer pelo Ministro como pelo Presidente, e deverá ser julgado por toda a semana. Comunica que do Porto vai o Tenente Coronel David Rodrigues defende-lo e informa que ele também tenciona ir assistir ao julgamento. Comenta que se encontra na Carreira de tiro e cada vez mais satisfeito com o emprego, principalmente pela liberdade que lhe trouxe. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Caldas da Rainha. Envia cumprimentos.
Escreve de Lisboa.
Apresenta felicitações pelo brilhante resultado que o João Alexandre teve no seu primeiro exame.
Escreve de Leça.
Informa que o João resolveu definitivamente, não ir para o estrangeiro, caso fosse seria julgado à revelia; o Bernardo Faria, considerou os acontecimentos em tempo de guerra, com o valor de corpo de delito; o processo foi entregue no Tribunal Territorial Militar; para promotor será nomeado o oficial-Coronel mais antigo, que é quem classifica o delito; o julgamento será no prazo de 8 a 10 dias, o defensor é o Major de Engenharia João Tamagnini. Comenta várias questões relacionadas com o referido assunto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Comenta que o João continua no hospital, mas já se encontra melhor. Informa que o processo continua no Ministério da Guerra à espera de despacho do Ministro.
Escreve de Caldellas.
Comunica que não fica na carreira de tiro, como o lugar é de capitão, nomearam para lá um oficial da dita patente. Pensa ser colocado no 3º Batalhão da Guarda Fiscal, com sede no Porto.
Escreve de Porto.
Informa que não recebeu com surpresa a noticia do pedido de transferência para um dos Liceus de Lisboa. Dá a sua opinião acerca do assunto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetido de Penamacor.
Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano.
Escreve de Lisboa.
Apresenta felicitações pela nomeação do João Alexandre para o lugar de Chefe de Gabinete do Ministro da Educação Nacional. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano.
Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetido de Porto.
Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano.