Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

75 records were found.

Escreve de S. Paulo. Informa que envia 14 números da Revista “Filosofia da Língua Portuguesa”.
Escreve de S. Carlos – “Palácio Episcopal”. Comenta algumas questões relacionadas com o seu estado de saúde. Informa que junto envia cheque de 150 escudos, 100 dele e 50 do Pe. Je. Gonçalves Branco, secretario do Bispado de S. Carlos, que oferecem para a obra do “Lactário Dr. Proença” em homenagem ao Dr. António Proença. Manifesta saudades e afeto. Envelope endereçado para a Guarda.
Escreve de Aparecida - "Casa de Nossa Senhora". DEscreve e comenta vários episódios relacionados com a revolução em S. Paulo. Fala sobre o seu estado de saúde. Manifesta saudades, tristeza e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Aparecida - "Casa de Nossa Senhora" - Estado de S. Paulo. Comenta algumas questões relacionadas com o seu estado de saúde, e faz vários desabafos. Manifesta desanimo, tristeza, saudades e afeto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. José de Campos - “Sanatório Vicentina Aranha”. Comunica que o seu estado de saúde tem-se agravado muito, e faz alguns desabafos acerca do assunto. Manifesta desanimo, saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. José dos Campos - “Sanatório Vicentina Aranha” – S. Paulo. Apresenta felicitações pela promoção ao generalato do Dr. João de Almeida. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares, monetárias e do quotidiano. Comenta várias questões relacionadas com o seu estado de saúde. Manifesta saudades e afeto. Envelope endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos – “Palácio Episcopal”. Apresenta felicitações pela justiça que fizeram ao Dr. João de Almeida. Informa que o irmão do Padre Branco, o Sr. Elias Gonçalves Branco é professor em Cabo Verde e encontra-se no fim do gozo da licença que tirou para cuidar da esposa em Portugal. Solicita que recomende o Sr. Elias ao Coronel João de Almeida para um lugar melhor, se possível uma transferência para o Continente. Envelope endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos - “Palácio Episcopal”. Apresenta felicitações pela absolvição unânime do Dr. João de Almeida. Comunica que a Revista de Filosofia deixou de se publicar por falta de boa administração, vai enviar as que se publicaram além do nº 14. Comenta várias questões relacionadas com o seu estado de saúde. Manifesta desanimo, saudades e afeto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetida de Epiranga - “Asilo da Sagrada Família”. Comenta algumas questões relacionadas como seu estado de saúde. Felicita-o por ter posto remate a obra em honra do Dr. Prazeres. Comenta algumas questões relacionadas como seu estado de saúde. Manifesta saudades, tristeza e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Epiranga - "Asilo da Sagrada Família”. Apresenta condolências pelo falecimento da mãe do Dr. José de Almeida. Manifesta saudades, tristeza e afeto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Comunica que se encontra na casa dos Reverendos Padres Jesuítas Portugueses em S. Carlos. Manifesta desanimo e saudade, e faz uma breve descrição do seu estado de saúde. Comenta algumas questões relacionadas com a Diocese da Guarda. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Faz revelação, que se vai fazer religioso, e comenta algumas questões relacionadas com o assunto. Comenta que por um grande desgosto de família não pode, nem deve voltar, assim sendo está resolvido a “fugir do mundo para morrer bem, para morrer santamente.” Transmite que já fez o pedido para fazer o noviciado, e comenta que só se voltaram a ver no céu. Informa que tem uma dificuldade que precisa de resolver, que é de assegurar a honesta sustentação de uma irmã solteira (Isaura), do pai e de uma tia, solicita ao Dr. José de Almeida a melhor maneira de resolver o assunto, e indica algumas disposições que gostava que fossem salvaguardadas. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Informa que pensa começar o seu noviciado em Junho. Comenta várias questões relacionadas com a política no Brasil Comunica que comprou papeis de um empréstimo da Federação, do juro de 7%, cobrados semestralmente, assim, enquanto não renuncia o pouco que tem, consegue garantir uma modesta mensalidade ao pai, tia e irmã. Manifesta saudades e afeto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Comunica que vai iniciar o seu noviciado em Setembro em S. Paulo (Província Romana), faz alguns desabafos pessoais relacionados com o assunto “Aos 48 annos é arriscada uma resolução d`estas, quando falta a saude…”. Solicita que lhe olhe pelos seus, que os apoie e os aconselhe. Manifesta tristeza, afeto e saudades. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Comenta que hoje dia 4 é o aniversário do falecimento da D. Francelina e que por sua alma foi a intenção da missa. Envia a nova morada para onde lhe deve Escreve. Cartão com fotografia impressa do Cónego João da Ressurreição Paiva. Envelope endereçado para a Guarda.
Escreve de Epiranga - "Asilo da Sagrada Família”. Carta- Manifesta saudades e afeto. Comenta algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Epiranga - "Asilo da Sagrada Família”. Manifesta saudades, tristeza e afeto. Comenta algumas questões relacionadas com assuntos familiares, do seu estado de saúde e do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Epiranga - "Asilo da Sagrada Família”. Comenta que hoje dia 4, é o 6º aniversário do falecimento da D. Francelina e que por sua alma vai celebrar a santa missa. Manifesta saudades, tristeza e afeto. Inclui: recorte do jornal “O Malho”, onde se destaca a noticia “As necessidades dos nossos suburbios e o movimento da central do Brasil”. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Epiranga - "Asilo da Sagrada Família”. Solicita noticias sobre o estado de saúde da mãe do Dr. José de Almeida e deseja~lhe um pronto e completo restabelecimento.
Escreve de Baia. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto.
Escreve de S. Carlos. Apresenta felicitações pela reintegração do Dr. José de Almeida, bem como pelo pagamento dos honorários, e faz alguns comentários acerca do assunto. Manifesta preocupação com as noticias que o João lhe enviou. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Informa que mandou a procuração que lhe tinha solicitado, e que relativamente a justificação de permanência está a tratar de arranjar maneira de diminuir os custos. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. nforma que vai tratar da procuração e do documento probatório de residência para poder acompanhar o “…tal negocio”, em honra da memoria do Augusto. Informa que teve noticias do João, e manifesta saudades. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Comunica que já não está em Jahú, encontra-se em S. Carlos à disposição do Prelado. Comenta que reside no Palácio Episcopal e suspeita que o Arcebispo o vai nomear Secretario do Bispado, lugar de confiança. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta tristeza com os acontecimentos políticos que se estão a passar em Portugal. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta surpresa com a noticia da chegado do irmão João ao Rio, com destino à Bahia. Comenta algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Faz alguns comentários acerca do novo Bispo Dr. M. dos Santos. Comenta que lhe chegaram uns “ecos” que o Dr. Sebastião fez-se político, e solicita informações acerca do referido assunto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Acusa a receção e agradece a encomenda que a D. Francelina lhe enviou. Manifesta tristeza com os acontecimentos políticos que se estão a passar em Portugal. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos do quotidiano. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Agradece as palavras de alento e a participação que tomou no seu desgosto. Manifesta tristeza pela perda do seu padrinho e faz vários desabafos. Comenta algumas questões relacionadas com a crise que se vive no Brasil. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta tristeza com a noticia que recebeu da exoneração do Dr. José de Almeida do cargo de Reitor, e faz alguns comentários sobre o assunto. Comenta algumas questões relacionadas com o irmão João. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetida de Jahú - "Colégio de S. José”. Comenta algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Comenta algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Comenta várias questões relacionadas com assuntos familiares. Informa que foi convidado para dar lições particulares de Português e de Latim. Solicita que lhe envie uma gramática de Português. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Comenta algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Comunica que esteve com o Conselheiro T. d`Abreu, Director da Companhia dos Caminhos de Ferro da “Sorocabana” e com escritórios em Londres, e acredita que será a melhor pessoa para arranjar uma entrada auspiciosa ao irmão João. Manifesta saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta saudades e comenta algumas questões relacionadas com o seu dia a dia. Questiona a ida do Moraes para Lisboa e solicita que o informe sobre o assunto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. DEscreve e comenta os festejos da reposição de Cristo no Júri. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta tristeza com os acontecimentos políticos que se estão a passar em Portugal, e faz vários comentários sobre o assunto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta tristeza com os acontecimentos políticos que se estão a passar em Portugal. Lamenta mais uma tentativa monárquica fracassada e solicita que lhe envie noticias. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta tristeza pelas injustiças feitas ao irmão. Comunica que aguarda com satisfação a publicação do livro do João. Informa que procurará fazer de tudo para que a imprensa de lá, lhe faça a justiça que ele merece. Comenta que o nome do João é bem conhecido de muitos membros “da nossa colonia” que por ele têm grande simpatia. Lamenta o falecimento do Augusto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta afeto e saudades. Comenta algumas questões relacionadas com a ida do Dr. José de Almeida para Lisboa. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta apoio, afeto e saudades. Comenta o terror que se vive no Brasil com respeito a gripe espanhola. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Solicita noticias sobre o estado de saúde da D. Francelina. Manifesta afeto e saudades.
Remetida de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta afeto e saudades. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta apoio, afeto e saudades. Faz uma breve abordagem do que se passa no Brasil e comenta algumas questões sobre o flagelo da guerra europeia. Envelope, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Apresenta as condolências pelo falecimento da D. Francelina. Manifesta apoio, afeto e saudades. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta afeto e saudades.
Escreve de S. Carlos. Informa que o Pe José Gonçalves Branco, um ex-discípulo seu, um excelente sacerdote, o seu melhor amigo naquela Diocese, tem dois irmãos, um Elias Gonçalves Branco, frequenta a Escola e está no 3º ano, o outro António Gonçalves Branco, frequenta o 2ª ano do Liceu, sendo repetente. Solicita que veja se é possível ajuda-los, para que dos estudos possam tirar o melhor resultado. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta afeto e saudades.
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Agradece as atenções que tem dispensado aos irmãos do Padre Branco. Manifesta afeto e saudades. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda
Escreve de S. Carlos. Manifesta preocupação e tristeza pela falta de noticias por parte do Dr. José de Almeida. Questiona se existe algum mal entendido que explique tal silêncio. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta afeto e saudades.
Escreve de S. Carlos. Deseja Boas Festas e faz votos que o próximo ano seja em tudo favorável. Manifesta saudades e afeto.
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda
Escreve de S. Carlos. Comenta que estava longe de ver convertido em realidade o receio relativamente à “Lei-garrote”. Manifesta apoio e amizade pelas injustiças que recaem sobre o Dr. José de Almeida. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Questiona se o Dr. José de Almeida está sob a ameaça da “Lei-forca”. Informa que pediu uma licença de dois anos, e se todo correr bem virá a Portugal. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Manifesta saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares e do quotidiano. Comenta algumas questões relacionadas com a crise que se vive no Brasil. Manifesta saudades e afeto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta tristeza pelo falecimento do Sebastião, e faz alguns desabafos acerca do assunto. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Informa que vai mandar por um Padre amigo a procuração e o atestado de residência, para serem reconhecidos no Consulado de S. Paulo, e seguem no próximo paquete. Comenta algumas questões relacionadas com a crise que se vive no Brasil. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Paulo – “Santa Casa Rio Claro”. Comunica que o seu estado de saúde tem-se agravado muito, e faz alguns desabafos acerca do assunto. Trata de questões relacionadas com assuntos familiares, monetárias e do quotidiano. Manifesta desanimo, saudades e afeto. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta tristeza pelo falecimento do seu pai, desanimo, saudades e afeto. Faz alguns desabafos acerca do seu estado de saúde. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de S. Carlos. Manifesta desanimo, saudades e afeto, e faz alguns desabafos acerca do seu estado de saúde. Aborda algumas questões relacionadas com assuntos familiares. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda.
Remetido de Pernambuco. Informa que acabou de passar o equador. Faz alguns comentários acerca da vida abordo. Inclui cartão do programa de entretenimento. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Rio de Janeiro. Informa que está preste a ir para o Arcebispado de S. Carlos do Pinhal (Estado de S. Paulo), onde terá lugar, mas não sabe em qual, e comenta várias questões relacionadas com o assunto. Diz que o Dr. P.e António de Menezes tem sido de grande dedicação com ele. Comunica que foi recebido pelo Sr. Cardeal e que lhe apresentou as cartas de recomendação que levava, a do seu Prelado, a do Prelado do Porto e a do Sr. Mattos Areosa, as quais o Sr. Cardeal mostrou muita satisfação,e faz vários comentários acerca do referido assunto. Transmite que já celebrou duas missas. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Rio de Janeiro. Informa que vai hoje para S. Carlos do Pinhal, Estado de S. Paulo e envia morada para onde lhe pode Escreve.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta saudades e afeto.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Comunica e agradece a encomenda dos livros e informa que o Gomes de Carvalho está encarregado de lhe pagar.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Informa que na Diocese de S. Carlos do Pinhal, foi muito bem recebido pelo Arcebispo, a quem ele tinha sido recomendado pelo Cardeal Arcoverde e pelo Dr. António de Menezes, e que o mandou para a Paróquia da cidade de Taquaritinga, onde há vida e dinheiro, mas onde espiritualmente tem muito a fazer. DEscreve as dificuldades que encontrou e os perigos que corria, motivos que o levaram a solicitar ao Arcebispo para lhe dar outro lugar em harmonia com os serviços com que estava habituado. Comunica que depois de muita insistência, foi mandado para a linda e riquíssima cidade de Jahú, na mesma Diocese de S. Carlos do Pinhal, faz uma descrição da cidade e do trabalho de evangelização que está a desenvolver. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Manifesta saudade e afeto. Aborda questões relacionadas com o quotidiano. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Informa que foi convidado para lecionar as cadeiras de Geografia e de História no Atheneu Jahuense. Faz elogios ao Dr. Pe João Gualberto de Amaral, “… grande orador e um apostolo incansável da boa propaganda católica”. Solicita que lhe envie a Geografia do Dr. Marques Mano e uma História de Portugal. Envelope carimbado e endereçado para a Guarda.
Escreve de Jahú - "Colégio de S. José”. Solicita que lhe envie o livro “Luar de Janeiro” do Augusto Gil. Informa que já começou a lecionar as cadeiras de Geografia e de História.
Comunica que envia algumas palavras para acompanharem o retrato do João de Almeida, prestando-lhe assim uma pequena homenagem.
Remetido de S. Paulo. Envelope selado, carimbado e endereçado para a Guarda. Contém 5 recortes de jornais sobre Academia Braseileira de Letras.
Jornal “Commercio do Jahu”: notícia sobre as “Solemnes festas do encerramento do anno lectivo” do Atheneu Jahuense, em que faz referência ao brilhante discurso do Dr. Cónego Ressurreição Paiva.