Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
25 records were found.
Processos relativos a diveros crimes: furto, roubo, agressões, fogo posto, contrabando, falsificação de dinheiro, infanticídio e homicídio, entre outros. Os processos mais antigos assumem o título de "Devassa". Quando o crime particado era de natureza pública, caso dos crimes de homícidio, contrabando, o processo aparece como "Devassa Pública" ou "Querela Pública", sendo em regra o "querelante" ou "autor" o procurador régio ou ministério público.
Inventários orfanológicos cuja instrução era obrigatória, nos termos da Lei, desde que na sequência do falecimentos de um progenitor, houvesse órfãos menores, incapazes. Poderia ainda ter lugar à abertura de inventário obrigatório se houvesse renúncia a herança por parte dos herdeiros legais, ou se a herança coubesse ao Estado".
Emaçado dos processos cíveis e crimes da 4ª Secção da Comarca da Guarda, findos e arquivados em maço, no arquivo do Tribunal, constituía no sistema de arquivo original (Tribunal) como instrumento de recuperação da informação.
Apontamentos ou canhenho do escrivão do 4º ofício, Manoel d'Almeida Carvalho.
Registo dos termos de fiança crime do escrivão Joaquim Águas Belas.
Encontra-se em branco a partir da folha 73.
Registo do nome dos culpados pertencentes ao cartório do escrivão Águas Belas.