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Correspondência recebida e expedida sob a tipologia de cartas, processos, telegramas, circulares ou processos. Correspondência trocada (expedida e recebida) com diversas entidades, nomeadamente com Administradores dos Concelhos, Câmaras Municipais e Governo e Ministérios. A correspondência expedida, em regra, assume a forma de copiador.
A primeira repartição funcionou enquanto unidade orgânica até 1920.
Documentos relativos a instrumentos de recuperação da informação ligada à correspondência. Tais documentos aparecem usualmente sob a designação formal de "numeradores" ou "livros de registo" de correspondência expedida ou recebida. Contêm informações da data de envio ou recepção dos documentos, mencionam a entidade donde provêm ou a quem se dirigem e o assunto tratado (nem todos), pelas diversas "Repartições" e "Secções" do Governo Civil.
Pela segunda repartição circulava informação relacionada com: ensino e assuntos que embora o seu tratamento não fosse da competência exclusiva do Governador Civil, a informação circulava por seu intermédio, caso dos acórdãos do Conselho do Distrito, assuntos relacionados com a Comissão de Viação Municipal, expostos e pagamentos a subsidiadas; ainda outros assuntos como os orçamentos municipais, Juntas da Paróquia, de irmandades e confrarias; pagamentos e recebimentos do Cofre Geral; impostos, bens nacionais e municipais. Pela 2ª repartição parece circular a informação que dizia respeito a entidades ligadas ao Governador Civil, ou que este integrava, mas que não possuíam órgãos administrativos próprios (caso da Junta Geral, Conselho do Distrito, etc.).
A 3ª secção congrega correspondência recebida e expedida, sendo que a esta última série, se subdivide em correspondência recebida dos Administradores dos Concelhos (SSr 002-001), das Câmaras municipais (SSr 002-002) e dos Ministérios (SSr 002-003).
A terceira repartição do governo civil funcionou organicamente até 1926. Pela terceira repartição eram principalmente tratados assuntos relacionados com o recrutamento e recenseamentos militares, segurança pública, criminalidade, emigração e emissão de passaportes, exploração de minas e estradas distritais. A secção é apenas constituída por correspondência expedida sob a forma de circulares, correspondência externa (com entidades sediadas fora da área do Distrito) e interna (com entidades sediadas na área do Distrito).
Congrega correspondência expedida e recebida (apenas na Sr 002), relativa a assuntos, em boa parte de natureza confidencial, em que o Governador Civil teve intervenção directa. É frequente a correspondência com diversos Gabinetes Ministeriais e outras altas entidades. São assuntos tratados: as visitas ao Distrito de diversas entidades, projectos de alguma dimensão financeira, eventos e assuntos políticos nomeadamente relacionados com a propaganda do e contra o Estado Novo.
Pela 1ª secção eram tratados, principalmente, assuntos relacionados com nomeações para cargos administrativos e políticos, relacionados com pessoal da administração pública, licenças, obras públicas, passaportes, instituições tuteladas pelo Governo Civil, Misericórdias.
Pela 2ª secção circulavam assuntos relacionados com segurança pública e policiamento; feiras, mercados e festas; assistência e saúde pública, abastecimento e requisições de géneros, residência de estrangeiros.