Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

A série reúne todos os processos de arrematação e adjudicação de empreitadas. Tais empreitadas respeitavam à construção ou reparação edifícios, espaços, ou equipamentos públicos como igrejas, cemitérios, escolas, pontes, chafarizes, muros, castelos, entre outros. Os processos, regra geral, continham: o anúncio para o concurso de adjudicação da empreitada, propostas recebidas e as guias de depósito de pagamentos apresentadas pelos empreiteiros concorrentes, condições especiais de empreitada, projectos das obras a efectuar, arrematação, adjudicação, o auto de recepção provisório, auto de recepção definitivo.
A série reúne projetos de grandes ou pequenas reparações, reconstrução ou ampliação de edifícios públicos (tribunais, repartições públicas, escolas ou salas de aula, igrejas e paços episcopais, castelos, etc), espaços ou equipamentos urbanos (praças ou largos, chafarizes ou fontanários, cemitérios, abastecimento de água, etc). Os documentos, regra geral, foram produzidos pelas diversas secções da Direcção de Obras Públicas na sequência de pedido apresentado pelas câmaras municipais e regra geral apresentam-se na forma de orçamento que estima as despesas da reparação ou orçamento acompanhado de peças desenhadas.
A maioria dos projetos que integram esta série foram feitos na Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda (D. O. P.), tendo sido em boa parte dos casos identificado o Condutor de Obras que executou tais projectos. Integram esta série projetos cuja autoria é atribuída a entidades exteriores à D. O. P., tendo sido nestes sempre mencionada os respetivos autores e relativamente aos quais terá existido uma intervenção da D.O.P . A maioria dos projectos destinavam-se às Câmaras do Distrito da Guarda, sendo em muitos feita menção a tal facto na memória descritiva ou neles constando a própria aprovação da Câmara. Os projectos destinavam-se a projetar a construção de chafarizes, fontes, captações e abastecimento de águas (a maioria), ruas, avenidas e passeios (em zonas urbanas), quartéis para a Guarda Fiscal, cemitérios, igrejas, escolas, entre outros. A esmagadora maioria dos projectos é constituído por apenas um caderno onde aparecem, divididos em capítulos ou partes, as seguintes peças: memória descritiva ou justificativa da obra, plantas ou outras peças desenhadas, medições, preços e orçamento, cadernos de encargos, entre outros.