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28 records were found.

Contém as seguintes informações para cada registo: nome, categoria, idade, estado civil, a data da nomeação para cantoneiro, a data da nomeação para chefe ou cabo, residência, o n.º do cantão em que serve, a extensão do cantão, licenças, louvores, castigos e observações de cada cantoneiro.
Circulares contendo ordens de serviço diversas, provenientes do Ministério das Obras Públicas e de entidades que funcionavam junto daquele Ministério, caso: Direcção Geral de Obras Públicas, Repartição de Obras Publicas, Conselho dos melhoramentos Sanitários, 9ª Repartição da Direcção Geral da Contabilidade Pública, Inspecção dos Serviços de Obras Públicas do Distrito de Lisboa, Inspecção permanente de 2ª circunscrição, Inspecção dos Edifícios Públicos, Direcção Geral do Comercio e Industria. Dentro de cada unidade de instalação (original), as circulares estão ordenadas cronologicamente, tendo-lhe sido atribuída pela entidade receptora uma numeração sequencial.
Os livros descritos nesta série contêm registos efectuados pela Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda, pela Divisão de Estradas e Direcção de Estradas da JAE. Nos documentos estão registadas as notas biográficas individuais dos cantoneiros, delas constando: o nome, data de nascimento, residência, habilitações, licenças, castigos, louvores, data das nomeações e passagem à reforma dos cantoneiros. Os livros 00003 e 00004 possuem fotografias (provas a preto e branco). No livro 003 os registos dos cantoneiros são feitos segundo a secção a que pertencem.
Os documentos contêm diversas informações relativas a cada funcionário: nome, categoria, idade, estado civil, a data da nomeação para cantoneiro, a data da nomeação para chefe ou cabo (se for o caso), residência, o número do cantão em que serve, a extensão do cantão, licenças, louvores, castigos e observações para cada cantoneiro.
Contém informações relativas a cada funcionário: nome, categoria, idade, estado civil, a data da nomeação para cantoneiro, data da nomeação para chefe ou cabo (se for o caso), residência, o n.º do cantão e extensão do cantão em que serve, licenças, louvores, castigos e observações relativas a cada cantoneiro.
Regista a folha de serviço dos funcionários, referenciando o nome, categoria, serviço que desempenha, títulos de nomeação e alterações, vencimento, licenças, louvores, castigos e observações relativas ao desempenho profissional de cada empregado.
Registo de requerimentos, na sua maioria, relativos a pedidos para construir ou fazer obras de construção ou conservação em muros e vedações, construção de habitações, abrir ou consertar passagens, junto de estradas. Registam o número de ordem de cada requerimento, o nome e residência do requerente, o resumo do conteúdo do requerido, o despacho que obteve, o prazo concedido para conclusão da obra e a respectiva guia de emolumentos. Quando o requerimento era acompanhado de guia de pagamento de emolumentos é também registado o número de ordem da guia, data do seu registo, cofre onde foi pago, data do pagamento e as respectivas importâncias.
Correspondência expedida pela Repartição Distrital de Obras Públicas, Direcção de Estradas do Distrito da Guarda e pela Divisão de Estradas do Distrito da Guarda. Correspondência enviada, principalmente, a entidades públicas distritais, nomeadamente: Câmaras, Administrações de Concelho, Governo Civil da Guarda e Junta Geral do Distrito da Guarda, etc.
Copiador de ofícios e telegramas enviados aos Ministério das Obras Públicas à Repartição de Contabilidade do Ministério e principalmente ao Director-geral do referido Ministério, relativos a requisições de fundos, empreitadas e projectos, etc.
Esta série reúne processos e correspondência expedida e recebida. Sistema de organização: A série reúne documentos de tipologia semelhante, que foram, por razões que desconhecemos, retirados do seu contexto e ordem de produção ou acumulação original. Sendo aqui descritos e ordenados segundo os critérios gerais definidos e expressos neste campo no nível de descrição: fundo.
Correspondência recebida pela Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda e proveniente da 1ª. Secção de Construção
Correspondência recebida pela Secção dos Serviços de Conservação da Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda e proveniente da 3ª. Secção de Conservação, com sede em Trancoso.
Correspondência recebida pela Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda proveniente da 3ª. Secção de Construção, com sede em Trancoso.
Copiador dos ofícios enviados pelo Director de Obras Públicas do Distrito da Guarda ao Chefe dos Serviços de Conservação da Guarda e aos chefes das 1ª (Guarda), 2ª (Celorico da Beira), 3ª (Trancoso) e 4ª (Figueira de Castelo Rodrigo) secções de construção no Distrito.
Correspondência dirigida ao Director de Obras Públicas pelas autoridades públicas: presidentes de câmaras, governador civil, magistrados, etc, do Distrito da Guarda. Dentro de cada caixa, ou pasta, unidades de instalação originais, os documentos estão separados por anos, estando dispostos por ordem cronológica crescente.
Respostas dadas pelas 2ª, 3ª e 4ª Secções da Direcção das Obras Públicas do Distrito da Guarda, a questionários relativos ao estado de saúde pública e salubridade das cidades, vilas e povoações importantes do Distrito da Guarda. No questionário comum enviado procura-se obter informações sobre: o número de habitantes; número de prédios; qualidade e quantidade de água potável para consumo, se provem de poços ou nascentes e quais os meios de captação; consumo médio de água por habitante; cursos de água que passam nas povoações, sua importância e se neles eram feitos despejos; a existência de terrenos pantanosos, entre outros aspectos. As informações recolhidas destinavam-se a ser enviadas à Junta Central dos Melhoramentos Sanitários.
Índices que tinham como finalidade a rápida e fácil recuperação da informação. Registam o número atribuído ao documento, o resumo do conteúdo das circulares e a data de recepção do documento.
Correspondência proveniente da 9ª Repartição da Direcção Geral da Contabilidade Pública e dirigida ao Director de Obras Públicas no Distrito da Guarda, tratando assuntos de natureza contabilística e orçamental. Documentação organizada segundo a ordem original de acumulação, por ordem cronológica crescente.
Contratos de arrendamento de imóveis.
Documentos que tinham por fim possibilitar a fácil e rápida recuperação da informação da correspondência recebida. Registam o número de ordem atribuído ao documento, o tipo de documento (ordem de serviço, circular, etc), entidade remetente, datas do documento e recepção, resumo alargado do assunto e tratamento administrativo que lhe foi dado.
Copiador de ordens de serviço destinadas aos chefes das várias secções de conservação do distrito. Tem junto um “Boletim Oficial do Congresso, n.º 87, de 9 de Julho de 1925”, impresso.
Ordens de serviço provenientes da Repartição das Obras Publicas e da Repartição de Pessoal da Direcção Geral das Obras Publicas e Minas. Ordens de serviço relativas à elaboração de inquérito sobre a salubridade das povoações, sobre obras de conservação da Sé da Guarda, arrematação do depósito de ferramentas da D.O. P., a reparação da escola de Gonçalo, entre outros assuntos.
Informações relativas à adjudicação e recepção de empreitadas, fornecimento de materiais, para construção ou compostura de estradas. Trata-se em boa parte de cópias de outros documentos.
Ordens de serviço emitidas pelo Director da Direcção das Obras Públicas do Distrito da Guarda e dirigidas ao chefe e ao condutor chefe da 1ª. Secção Técnica (até 1901/02/26) e ao chefe da 1ª. Secção de Construção (depois de 1901/09/06). O maço das circulares é composto por 15 cadernos, cada um deles reunindo as ordens de serviço emitidas durante um ano, encontrando-se ordenados cronologicamente.
Documentos relativos a inspecções à actividade da Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda
Diplomas de nomeação de cantoneiros.
Anúncio para venda em hasta pública de uma árvore derrubada.
A Câmara de Manteigas, deliberou em 1898/12/26, doar ao Estado madeira de suas matas para a construção da escola.