Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
124 records were found.
Emancipação da exposta Luísa, a servir em casa de Mariana Hipólito Valadares, [residente na vila de Loulé].
Emancipação do exposto Francisco, à data da emancipação em casa de seu amo José da Palma, residente na vila de Loulé.
Emancipação do exposto António, à data da emancipação em casa da ama Maria Cristina, viúva de Lourenço de Sousa, residente no sítio do Vale Formoso, freguesia de São Clemente de Loulé.
Emancipação da órfã Bernarda, filha de Antónia Rita, viúva de João Madeira, residente na vila de Loulé.
É requerente José Joaquim Valadares de Aragão, da vila de Loulé, o qual pretende justificar, com audiência do Ministério Público, que não tem parentesco algum com o escrivão Valentim Arsénio Parreira, irmão de sua madrasta Maria Claudina do Pilar Parreira.
Emancipação das orfãs Maria Rita e Maria Camila, filhas do falecido António Guerreiro e da requerente Dionísia das Dores, residentes na vila de Loulé.
São requerentes Iria Vitória Palermo de Aragão, viúva do capitão João Palermo de Aragão e suas filhas Maria Doroteia, Maria das Dores, Maria da Apresentação e Maria da Conceição Palermo de Aragão, todas residentes na vila de Loulé.
Emancipação dos orfãos António Miguel e Ana do Espírito Santo, filhos do falecido Miguel Martins Garrocho e de Isabel do Espírito Santo, tutora dos mesmos, residente no sítio dos Corgos de Santa Luzia, freguesia de São Clemente de Loulé.
Emancipação da orfã Maria de Sousa, filha dos falecidos Manuel Gonçalves e Joaquina Maria, a servir em casa do requerente António Xavier Leal, residente no sítio do Troto, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação do orfão Manuel, filho dos falecidos João Rodrigues Branquinho e Brígida da Conceição, a requerimento do seu tutor Miguel Correia, residente no sítio de Vale de Éguas, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É afiançado José dos Santos Martins, proprietário, residente no sítio das Terras Ruivas, freguesia de São Sebastião de Loulé, pronunciado pelo crime de ferimentos.
Emancipação de Sebastião das Mercês Martins do Ó, a requerimento do sua mãe Maria José Correia, residente na vila de Loulé.
É justificante Ângelo José de Castro, comerciante, residente na vila de Loulé e justificado José de Sousa Leal, comerciante, residente no sítio de Vale de Rãs, freguesia de São Clemente de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida, resultante do fornecimento de sola e cabedal, para revenda no estabelecimento do justificado, em loulé e para manufacturação de calçado.
É justificante a firma Baptista & Companhia, com sede na freguesia de São Pedro de Alcântara, concelho de Lisboa e justificado Manuel Francisco Bandeirinha, negociante da vila de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida comercial.
É justificante Manuel Rodrigues Correia, negociante e residente na vila de Loulé e justificados José Rodrigues Rocha e sua mulher Gertrudes da Conceição, negociantes e residentes na localidade de Quarteira, freguesia de São Sebastião de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida, resultante do fornecimento de géneros para revenda.
É justificante Lázaro Barbosa de Matos, farmacêutico e justificado Anastácio José Ramos Faísca, escrivão, ambos residentes na vila de Loulé.
Pedido de embargo das quantias respeitantes a uma dívida de medicamentos e das custas da causa de execução que moveu António Barbosa de Matos, prior da freguesia de Santo Estevão contra seu irmão Lázaro Barbosa de Matos.
Emancipação de António Macareno, a requerimento do sua mãe Isabel Guerreiro, viúva, residente na vila de Loulé.
Emancipação de José Guerreiro Matos Lima, a requerimento do seu pai José Guerreiro Matos Lima, proprietário, residente na vila de Loulé.
Emancipação de Inocência do Nascimento Ramos, a requerimento do seu pai José Lourenço da Piedade Sénior, proprietário, residente na vila de Loulé.
Emancipação de Maria e Isabel, a requerimento de sua mãe Maria de Jesus, viúva de José de Sousa Matozo, do sítio de Vale de Éguas, comarca de Loulé.
Autuação do requerimento e certidões de idade para a emancipação dos orfãos Ana e João, filhos do falecido José Guerreiro de Brito, a requerimento de sua mãe Ana de Jesus, da localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação da orfã Antónia, filha dos falecidos Manuel Guerreiro e Antónia de Jesus, a requerimento do seu tutor Manuel de Sousa, da localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação do orfão Joaquim, filho dos falecidos João Rodrigues Branquinho e Brígida da Conceição, a requerimento do seu tutor Miguel Correia, do sítio de Vale de Éguas, comarca de Loulé.
Emancipação da orfã Gertrudes, filha dos falecidos José de Sousa Baião e Maria do Rosário, a requerimento do seu tutor Joaquim Gonçalves, do sítio do Além, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação da exposta Vicência Rita,do sítio de Cabeceira de Apra, freguesia de Loulé.
Autos de exame a requerimento de Francisco José Pinto, residente na vila de Loulé, nas assinaturas feitas por seu pai José Maria Pinto, no testamento com que faleceu.
É arrestante José Gomes Barreto, negociante da cidade de Braga e arrestado José Manuel Augusto Rebelo, comerciante, ambos residentes na vila de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma quantia, que o arrestante confiou ao arrestado, para fazerem uma sociedade de compra e venda de fazendas brancas, entretanto dissolvida, para o que é pedido o embargo das fazendas restantes.
É requerente José Joaquim Valadares de Aragão, da vila de Loulé, o qual pretende justificar, com audiência do Ministério Público, que não tem parentesco algum com o escrivão Valentim Arsénio Parreira, nem com algum empregado do mesmo juízo ou nos mais juízos da vila de Loulé.
Emancipação de Francisco de Sousa, a requerimento de seu pai João de Sousa, viúvo de Antónia Joaquina, do sítio das Vargens da Goldra, freguesia de Loulé.
Emancipação dos orfãos Catarina Maria, Maria Joaquina e Manuel Viegas, filhos da falecida Maria Joaquina, a requerimento de seu pai Manuel Viegas, do sítio de Vale Judeu, freguesia de Loulé.
Emancipação do orfão José, filho dos falecidos Manuel Martins e Jacinta Rosa, a requerimento de seu avô materno António dos Santos, proprietário, residente no sítio de Vale Formoso, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Autos de reunião dos membros do conselho de família, para emancipação do exposto Jacinto, criado pela ama Maria Antónia, casada com José Rodrigues Cebola, residente no sítio dos Quartos, freguesia de São Clemente de Loulé.
É embargante Alberto António de Brito, residente na cidade de Tavira e embargados Manuel Rodrigues do Paço Pinto e João Rodrigues do Paço Pinto, ambos residentes na aldeia de São Brás, transitoriamente na vila de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida, resultante de transacções comerciais.
Autos de reunião dos membros do conselho de família, para emancipação do menor Francisco Martins Cavaco, orfão de Vicente Martins Cavaco e Maria da Ponte, residente no sítio dos Malhadais, freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé.
Autos de reunião dos membros do conselho de família, para emancipação da menor Maria da Graça, orfã de Inácio Fernandes, a requerimento de sua mãe Luísa Maria, residente no sítio da Lagoa de Momprolé, freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente Maria Francisca de Aragão Barros, filha do falecido capitão José Bernardo de Sousa e requerida sua mãe Maria Tomásia Palermo de Aragão, residente na vila de Loulé.
Requerimento para poder sair de casa de sua mãe, por maus tratos, por esta lhe negar o consentimento para o seu casamento com José Joaquim Valadares de Aragão, filho do capitão Joaquim Palermo de Aragão Valadares, da vila de Loulé.
Emancipação da orfã Maria, filha de Domingos Pires e Maria dos Mártires, residente em casa de seu tio Manuel Pires Polonio, residente na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação da exposta Luísa, que esteve servindo em casa de Mariana Hipólito Valadares, [na vila de Loulé].
Emancipação do exposto Lourenço, residente em casa de António de Sousa, no sítio da Fonte da Pipa, freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente José Francisco Cavaco, residente na vila de Loulé, na qualidade de tutor de suas sobrinhas, filhas de seu cunhado e irmã, Joaquim José Rafael Pinto e Maria Carolina Pinto Cavaco e como tal administrador da renda do Morgado dos Hortas, do Visconde de Alte e requeridos Manuel Domingues, do sítio do Lagar de Tôr, freguesia de Querença e Lourenço Correia e José de Sousa, do sítio dos Corgos, freguesia de São Clemente de Loulé, o primeiro na qualidade de rendeiro do Morgado de Tôr e estes como seus fiadores.
Petição para que se proceda a uma vistoria da obra a que os réus ficaram obrigados, pela escritura de arrendamento do Morgado de Tôr, que os obriga a mudar o leito da Ribeira da Tôr, do pé do Lagar para o lado Norte da dita propriedade.
É embargante José Guerreiro, lavrador, residente no sítio do Poço da Amoreira e embargado José Joaquim Canhita, trabalhador, residente no sítio do Vale Formoso, ambos na freguesia de São Clemente de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida.
É justificante Joaquim Guerreiro Santiago, proprietário, residente no sítio do Vale da Rosa de Santa Luzia, freguesia de São Clemente de Loulé e justificados António Joaquim Tomás e mulher Josefa da Conceição, proprietários, residentes na vila de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida, proveniente de um empréstimo.
É justificante António de Sousa Carrusca, negociante, residente na vila de Loulé e justificados Manuel dos Santos Mendonça e sua mulher Maria Teresa, proprietários, residentes no sítio do Areeiro, freguesia de São Clemente de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma quantia, proveniente de uma letra, protestada por falta de pagamento.
É justificante Manuel Henrique de Paiva, proprietário e justificados Joaquim da Piedade Filhó e mulher Rita da Conceição Abreu, trabalhadores, todos residentes na vila de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma quantia de que os justificados eram devedores a Sebastião Martins Peres Gomes, comerciante da vila de Loulé e que foi paga pelo justificante, na qualidade de fiador e principal pagador dos justificados.
Contém em apenso uns autos de embargos de terceiro (1899), em que é embargante Mariana da Conceição, proprietária, residente na cidade de Faro.
Processo do Tribunal Comercial de Loulé, em que é justificante Domingos Correia de Carvalho, residente em Castanheira de Pera, comarca de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria e justificado Manuel Rodrigues Eugénio, comerciante ambulante, de passagem por Loulé, com sede em Faro.
Pedido de arresto de bens, para pagamento de uma dívida comercial, proveniente do fornecimento de fazendas a crédito, para revenda.
Emancipação de Joaquim Cândido da Franca Leal, a requerimento de sua mãe Maria de Santa Ana Madeira Leal, viúva de Francisco de Assis da Franca Leal, residentes na vila de Loulé.
Emancipação de Micaelina da Conceição, a requerimento de seu pai José António Domingues, viúvo, pedreiro, residente na vila de Loulé.
Processo do Tribunal Comercial de Loulé, em que é justificante Sebastião Martins Peres Gomes, negociante, residente na vila de Loulé e justificado Justo das Candeias Madeira, negociante, residente na localidade e freguesia de Alte, concelho de Loulé.
Pedido de arresto de bens, para pagamento de uma dívida comercial.
Processo do Tribunal Comercial de Loulé, em que são justificantes José António de Sousa, residente no sítio da Pedragosa e José Agostinho Pinguinha, residente no sítio das Barreiras Brancas, ambos proprietários, da freguesia de São Clemente de Loulé e justificado José Guerreirinho, negociante, residente na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Pedido de arresto de bens, para pagamento de uma dívida.
Emancipação de Sebastião Ferreira, filho de Manuel José Ferreira e de Maria José, natural e residente na vila de Loulé, a requerimento do próprio.
Emancipação de Augusta da Conceição, a requerimento do seu pai José António Domingues, pedreiro, viúvo de Maria Francisca, residente na vila de Loulé.
É justificante José do Brito da Mana, proprietário, residente no sítio de Vale de Éguas, freguesia de Almancil e justificado Manuel Pedro do Nascimento Farrajota, residente no sítio do Sobradinho, freguesia de São Sebastião de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida.
É justificante José Lourenço da Piedade, proprietário, residente na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé e justificado Manuel Rodrigues Pereira, residente no sítio de Gilvrasino, freguesia de São Sebastião de Loulé.
Diz respeito ao pedido de entrega de uma quantia, resultante da venda de cortiça.
É justificante José Francisco Ferreira Pinguinha, residente no sítio da Goncinha, na qualidade de fiador do justificado, seu irmão António do Carmo Leal Pinguinha, residente no sítio de Betunes, ambos na freguesia de São Clemente de Loulé.
Pedido de embargo dos bens do justificado para pagamento de uma dívida.
É justificante José Francisco Ferreira Pinguinha, residente no sítio da Goncinha, na qualidade de fiador do justificado, seu irmão António do Carmo Leal Pinguinha, residente no sítio de Betunes, ambos na freguesia de São Clemente de Loulé.
Pedido de embargo dos bens do justificado para pagamento de uma dívida.
É justificante João de Sousa, lavrador, residente no sítio da Amendoeira, freguesia de Querença, na qualidade de fiador do justificado José Manuel Augusto Rebelo, residente na vila de Loulé.
Pedido para que seja rectificado o embargo dos bens arrestados.
É requerente José Guerreiro, residente nos subúrbios de Salir e requerido Serafim da Silva, residente no sítio dos Covões, freguesia de Salir, concelho de Loulé.
Pedido para que o requerido restitua a quantia paga pelo requerente, referente à compra de uma vaca, entretanto restituida por ter defeito grave.
Autos de reunião do conselho de família, a requerimento de Isabel Guerreira, orfã de Manuel Gomes e Maria Guerreira, residente no sítio da Nave dos Cordeiros, freguesia de Alte, concelho de Loulé, para proceder à sua emancipação.
São requerentes António Sebastião Teixeira, José António Guerreiro Teixeira e sua mulheres, todos residentes na localidade e freguesia de Salir, proprietários de duas courelas de terra no sítio da Almargem, freguesia de Salir, concelho de Loulé, os quais pedem para se proceder ao embargo de uma obra feita por Manuel Madeira, proprietário, a qual impede a passagem dos requerentes para as referidas courelas.
É justificante Joaquim Nunes Madeira, trabalhador, residente em São Brás de Alportel, comarca de Faro, preso na cadeia civil da cidade de Évora, pronunciado na comarca de Loulé num processo crime em que é arguido juntamente com outros e fiador Manuel António Pires, proprietário, residente no sítio dos Barros de Almancil, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É justificante José Viegas Farias, trabalhador, residente no sítio de São Romão, freguesia de São Brás de Alportel, comarca de Faro, preso na cadeia civil da cidade de Évora, pronunciado na comarca de Loulé num processo crime em que é arguido juntamente com outros e fiador Manuel António Pires, proprietário, residente no sítio dos Barros de Almancil, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É justificante José Guerreiro Nunes, trabalhador, residente no sítio de São Romão, freguesia de São Brás de Alportel, comarca de Faro, preso na cadeia civil da vila de Loulé, pronunciado num processo crime e fiador Joaquim Lopes, proprietário, residente no sítio do Barranco do Velho, freguesia de Salir, concelho de Loulé.
É justificante Francisco António Saraiva, também conhecido por Francisco Almeida Saraiva, preso na cadeia civil da vila de Loulé, pronunciado pelo crime de simulação e fiador Manuel dos Santos Ilhéu, ambos proprietários, residentes no sítio de São João da Venda, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação de Gertrudes, a requerimento do sua mãe Maria do Rosário, doméstica, viúva de Joaquim José, residente no sítio da Goldra, freguesia de São Clemente de Loulé.
São justificantes José Gonçalves Contreiras e mulher Maria Teresa, proprietários e justificado José Guerreiro Soldado, todos residentes na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Pedido de arresto de bens, para pagamento de uma dívida.
É justificante Manuel Francisco Bandeirinha, comerciante e justificados Semião dos Santos, negociante e sapateiro e sua mulher, todos residentes na vila de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida, resultante da venda de farinhas, do estabelecimento do justificante.
É justificante Manuel dos Santos Mendonça, proprietário, residente no sítio do Areeiro e justificado Joaquim de Sousa Lobo, proprietário, residente no sítio da Alfarrobeira, ambos na freguesia de São Clemente de Loulé.
Pedido de arresto de bens, para pagamento de uma dívida, proveniente de um empréstimo.
É justificante Joaquim Marcelo Adelino Pereira, proprietário, residente na vila de Loulé e justificado o padre Alexandre João do Nascimento, prior da vila de Albufeira.
Pedido de arresto de um prédio, na freguesia de São Sebastião de Loulé, para pagamento de uma dívida, proveniente de um emprétimo.
É justificante José Martinho, preso na cadeia da vila de Loulé, pronunciado pelo crime de ter vendido uma vaca mordida por um cão hidrófobo e justificado Tiago Luís, ambos residentes no sítio da Fonte de Apra, freguesia de São Clemente de Loulé.
É justificante José Serafim, criado de servir de José Martinho, do sítio da Fonte de Apra, preso na cadeia da vila de Loulé, por ser considerado cúmplice do crime de que é acusado o seu patrão, por ter vendido uma vaca mordida por um cão hidrófobo e justificado José Miguel, residente no sítio do Barrocal da Fonte de Apra, ambos da freguesia de São Clemente de Loulé.
É justificante José de Sousa Pires, do sítio do Malhão, freguesia de Santo Estêvão, comarca de Tavira, pronunciado pelo crime de andar vendendo uma vaca mordida por um cão hidrófobo e justificado Mariano da Encarnação, oleiro, residente na vila de Loulé.
É requerente Henrique do Nascimento Barros, proprietário, residente no sítio das Casas Leirias, pronunciado pelo crime de ofensas corporais e abuso de autoridade e fiador Francisco da Silva Mealha, proprietário, residente no sítio da Patã, ambos na freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé.
É requerente Mariana Guerreiro, viúva de João de Sousa Ramos e emancipanda sua filha Joaquina do Espírito Santo, ambas residentes no sítio do Porto das Covas, freguesia de Salir, concelho de Loulé.
É arrestante Maria das Dores e arrestados José Mendes Silvestre Júnior e mulher Sebastiana de Jesus Correia, todos residentes na vila de Loulé.
Pedido de arresto de bens, para pagamento de uma dívida.
Emancipação de Maria da Assunção, a requerimento de seu pai Joaquim dos Santos Parrela, proprietário, casado com Maria da Glória, residentes na vila de Loulé.
Emancipação de Maria Coelho, a requerimento de seu pai José Coelho Brites, viúvo de Maria da Conceição, proprietário, residente na localidade e freguesia de Alte, concelho de Loulé.
Emancipação de Manuel Joaquim Candeias, a requerimento de sua mãe Francisca da Conceição, viúva de Joaquim da Silva Candeias, residente no sítio dos Corcitos, freguesia de Querença, concelho de Loulé.
Emancipação de Maria da Piedade, a requerimento de seu pai Manuel de Sousa, casado com Gertrudes de Jesus, proprietário, residente no sítio da Alfarrobeira, freguesia de São Clemente de Loulé.
Emancipação de José Joaquim Pinto da Cruz, a requerimento de seu pai Francisco José da Cruz, proprietário, residente na vila de Loulé.
Emancipação de José de Sousa Faísca Júnior, a requerimento de seu pai José de Sousa Faísca, proprietário, residente no sítio das Pereiras, freguesia de São Clemente de Loulé.
Emancipação de Maria do Carmo, orfã de Manuel Martins e Maria Francisca, criada de servir, residente na vila de Loulé.
Emancipação de Teresa de Jesus, a requerimento de seu pai Manuel Viegas, residente no sítio do Cerro, freguesia de Querença, concelho de Loulé.
É justificante Manuel Pacheco, lavrador, residente no sítio de Valença, freguesia da Mexilhoeira Grande, comarca de Lagos.
Pedido do justificante para que lhe seja entregue e restituído um macho, que lhe teria sido furtado por José António [Salta], preso na cadeia da vila de Loulé e o qual se encontraria em depósito na mão de José António Fabião, residente na vila de Loulé.
É autor José António Martins Faísca, residente no sítio da Cabeça de Mestre, freguesia de São Clemente de Loulé e réu José Joaquim Duarte, moleiro, residente na localidade e freguesia de Salir, concelho de Loulé.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida, de rendas de um moinho, propriedade do autor, situado na freguesia de Salir.
Emancipação de Henriqueta Constantina de Lima, exposta, dada a criar pela Câmara Municipal de Loulé a Antónia Joaquina, casada com José Francisco, residentes na vila de Loulé.
É requerente Francisco Rodrigues, viúvo de Maria do Rosário, proprietário e requerido seu filho João Rodrigues, ambos residentes no sítio da Torre, freguesia de Alte, concelho de Loulé.
É requerente Maria Antónia, viúva de José Mendes e requerido seu filho José Mendes, ambos residentes no sítio de Cabeça de Câmara, freguesia de São Sebastião de Loulé.
São requerentes José Lopes e sua mulher Ana de Jesus, proprietários e emancipando seu filho António de Sousa Lopes, todos residentes na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Maria José, viúva de Manuel Joaquim, também conhecido por Manuel Joaquim Neto e emancipando seu filho Joaquim Neto, ambos residentes no sítio do Carvalhal, freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente José Guerreiro da Ângela, proprietário e emancipando seu filho José Guerreiro da Ângela, ambos residentes na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação do requerente Joaquim Fernandes, orfão de Manuel Fernandes e de Maria Gonçalves, residente no sítio dos Vermelhos, freguesia do Ameixial, concelho de Loulé.
Emancipação de Francisco de Brito das Vinhas, a requerimento de seu pai José Francisco de Brito das Vinhas, residente no sítio de Vale de Éguas, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação de Maria, filha do falecido João Soures e da requerente Ana Joaquina, na qualidade de tutora de sua filha, residente no sítio de Vale de Éguas, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação de Bárbara de Jesus, exposta, seviçal em casa do requerente Manuel Martins, lavrador, residente no sítio de Vale de Éguas, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Emancipação do exposto Herculano José, tendo como tutor e mestre António Rentina, ambos caldeireiros, residentes na vila de Loulé.
São arrestantes José dos Santos Guerreiro e sua irmã Maria dos Prazeres Guerreiro, solteiros, emancipados, residentes na vila de Loulé, únicos herdeiros de Manuel do Nascimento Parrela e arrestada Maria Inácia Alexandrina, viúva, residente na cidade de Faro.
Pedido de arresto, para pagamento de uma letra de crédito, protestada por falta de pagamento.
Emancipação de Joaquim Simão, a requerimento de seu pai Inácio Simão, viúvo de Maria Tomásia, residente no sítio da Malhada Velha, freguesia de São Clemente de Loulé.
Emancipação de João de Sousa Leal, a requerimento de seu pai José de Sousa Leal, sapateiro, viúvo de Maria Rosa, residente no sítio da Betunes, freguesia de São Clemente de Loulé.
Emancipação de Manuel, a requerimento de seu pai José Inácio, proprietário, viúvo de Maria Antóna, residente no sítio da Lagoa de Momprolé, freguesia de São Clemente de Loulé.
É embargante Manuel Mendes, residente no sítio do Vale, arredores da vila de Loulé e embargado António Madeira, residente no sítio e freguesia da Conceição, Julgado de Faro.
Diz respeito ao pagamento de uma dívida.