Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
55 records were found.
É requerente Maria Joaquina, viúva, residente no sítio da Charneca, freguesia de Alte, concelho de Loulé, na qualidade de tutora de sua filha Ana Joaquina.
Pedido da requerente para que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de sua filha com António Mealha, filho de Manuel Mealha e Maria Guerreira, residentes na localidade de São Bartolomeu de Messines, concelho e comarca de Silves.
É autora requerente Gertrudes Rosa Valadares contra o justificado seu marido António Marcos Pereira Vaz Velho, escrivão, ambos residentes na vila de Loulé.
Pedido pela autora de alimentos provisionais, enquanto decorre acção cível de divórcio contra seu marido.
Contém um apenso.
É requerente Paula Guerreira, viúva de Inácio Rodrigues, a qual pede que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de sua filha Claudina, com José Guerreiro, viúvo, todos residentes no sítio da Renda, freguesia de de São Clemente de Loulé.
É requerente Ana da Conceição, orfã, filha dos falecidos Luís Guerreiro e Inácia da Conceição, do sítio da Varjota, freguesia de São Clemente de Loulé, a qual pede lhe seja concedida licença para casar com Joaquim Martins, jornaleiro, filho de Joaquim José e Isabel da Piedade, do sítio da Cabanita.
É justificante António de Sousa Castelhano, orfão, filho de José de Sousa Castelhano e de Maria Joaquina da Ponte, residente no sítio das Pereiras, o qual pede lhe seja concedida licença para casar com Júlia da Piedade, filha de Joaquim de Sousa e de Maria da Piedade, residente no sítio da Franqueada.
É justificante Maria de Jesus, viúva de António de Sousa Matoso, a qual pede lhe seja concedida licença para casar sua filha Ana de Jesus com Manuel Correia, filho de António Correia e de Ana Maria, todos do sítio de Vale de Éguas, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É justificante José Filipe, filho do falecido Filipe António, residente na localidade e freguesia de Almancil, o qual pede se lhe conceda licença para casar com Rosária Maria, filha de José de Mendonça Faísca, residente no sítio do Esteval, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente João Fernandes, oficial de barbeiro, filho orfão de António Rodrigues Fernandes e Maria Perpétua, o qual pede se lhe conceda licença para casar com Modesta do Carmo, filha orfã de Teotónio Duarte e Maria do Carmo, ambos residentes na vila de Loulé.
É requerente Valentim de Sousa, orfão, filho de José de Sousa e de Maria de Sousa, o qual pede lhe seja concedida licença para casar com Francisca da Assunção, filha do falecido Manuel de Sousa e de Ana Rosa, residentes no sítio das Torres de Apra, freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente António de Sousa, o Rico, residente no sítio do Poço Geraldo, o qual pede que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de seu filho Manuel de Sousa, com Maria Antónia, filha do falecido Joaquim Rodrigues Semião e de Antónia do Nascimento, residente no sítio dos Barreiros Brancos, freguesia de São Clemente, concelho de Loulé. da vila de Loulé.
É requerente Manuel dos Prazeres, orfão, filho dos falecidos Manuel Lopes e Francisca Rosa, da vila de Loulé, o qual pede se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Maria do Espírito Santo, emancipada, filha de José Pereira e Maria da Piedade, residente no sítio da Arrancada, freguesia de Querença, concelho de Loulé.
É requerente Maria da Conceição, viúva de Caetano Guerreiro, residente no sítio do Poço Novo, a qual pede se conceda licença à sua filha Isabel da Conceição, para casar com Manuel Correia, filho de José Correia e Caetana Maria, residente no sítio da Pedragosa, ambos na freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente Rosa Joaquina, viúva de José Martins Mealha, residente no sítio do Areeiro, a qual pede se conceda licença à sua filha Antónia de Jesus, para casar com João Vicente, filho de José António, residente no sítio de Vale Formoso, ambos na freguesia de São Clemente de Loulé.
É autor António Xavier Leal e sua mulher Custódia Maria Faísca e réus António de Sousa e sua mulher Maria Guerreira, todos residentes no sítio do Troto, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Demarcação de uma propriedade no sítio do Troto, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Maria Teresa, filha dos falecidos António Rodrigues Rocha e Teresa de Jesus, a qual pede que, ouvido o curador dos orfãos e convocado o conselho de família, se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Joaquim Correia, marítimo, ambos residentes na localidade de Quarteira, freguesia de São Sebastião de Loulé.
É justificante Ludovica de Jesus, orfã, filha de João do Vale e de Inácia de Jesus, residente no sítio da Piedade, freguesia de Loulé, a qual pede lhe seja concedida licença para casar com António de Santa Ana, filho de José António e de Maria da Silva, residente no sítio da Cabanita.
É justificante Ana Joaquina, orfã, filha de Manuel de Sousa e de Joaquina Rosa, a qual pede lhe seja concedida licença para casar com Tomás José, filho de pais incógnitos, ambos residentes na localidade e freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Manuel Martins, viúvo, residente no sítio da Nora dos Velhos, freguesia de Loulé, o qual pede lhe seja concedida licença pelo juízo dos orfãos, para casar a sua filha Maria com Manuel Martins, filho de Manuel Martins [o Alfaiate, do Britoál].
É justificante Francisco de Brito, residente na Praia de Quarteira, o qual pede lhe seja concedida licença para casar com Catarina Maria, orfã de João Afonso, residente no sítio de Cabeça de Câmara, freguesia de Loulé.
É justificante Maria Isabel, orfã, filha de Manuel Ildefonso, natural da freguesia de São Barnabé, concelho de Almodôvar, a qual pede lhe seja concedida licença para casar com João Cetano de Barros, ambos residentes no sítio dos Canos, subúrbios da vila de Loulé.
É requerente Antónia do Nascimento, viúva de Joaquim Rodrigues Semião, residente no sítio dos Barreiros Brancos, freguesia de Loulé, a qual pede lhe seja concedida licença para casar o seu filho menor, de nome João, com Isabel Guerreira, filha de Francisco Martins e Isabel Guerreira, residente no sítio do [Cerro do Concelho].
É justificante Domingos de Sousa, orfão, filho de Manuel de Sousa e de Maria Caetana, residente no sítio das Torres de Apra, freguesia de Loulé, o qual pede lhe seja concedida licença para casar com Ana Maria, filha de José Correia e Cristina Maria, residente no sítio das Casas, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É justificante Maria de Jesus, orfã, filha de António Guerreiro Carapeto e de Maria de Jeus, residente no sítio da Pedragosa, freguesia de Loulé, a qual pede lhe seja concedida licença para casar com Inácio Martins, lavrador, residente no sítio das Pereiras, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Maria Guerreira, viúva de Manuel Lourenço, residente no sítio das Ferrarias, a qual pede lhe seja concedida licença para casar sua filha Catarina de Jesus com Manuel da Palma, orfã de pai e mãe, do sítio das Areias, todos na freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Helena Maria, viúva de José de Sousa, residente no sítio da Fonte de Apra, a qual pede lhe seja concedida licença para casar seu filho Sebastião Alexandre com Maria, filha de António, por alcunha o Orfão, do sítio das Barreiras Brancas, todos da freguesia e comarca de Loulé.
É requerente Manuel de Sousa, residente no sítio de São Lourenço, na qualidade de tutor do orfão António Rodrigues, filho dos falecidos José Rodrigues e Gertrudes Maria, o qual pede lhe seja concedida licença para casar o dito orfão com Antónia de Jesus, filha do falecido José do Serro, do sítio do Além, todos da freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Antónia Maria, casada com o ausente João de Sousa, a qual pede lhe seja concedida licença para casar sua filha Maria Antónia com Joaquim de Brito, filho do falecido Manuel Rodrigues e de Maria de Brito, todos do sítio de Cabeça de Câmara, freguesia de Loulé.
É requerente António de Sousa, viúvo de Maria de Jesus, residente no sítio da Castelhana, o qual pede lhe seja concedida licença para casar sua filha Maria de Jesus com Manuel Mendes, filho de José Mendes, do Poço da Amoreira, todos da freguesia e comarca de Loulé.
É requerente Rita Teresa, viúva de José Nunes, residente no sítio da Horta da [Cássima], a qual pede lhe seja concedida licença para casar seu filho José Nunes com Ana do Espírito Santo, filha de Bernardo José e de Maria da Piedade, do sítio de Santa Luzia, todos da freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente Maria do Rosário, viúva de António Coelho, casada com António do Carmo, residente no sítio das Areias, na qualidade de tutora de sua filha Teresa de Jesus, a qual pede lhe seja concedida licença para casar esta sua filha com Manuel dos Santos, filho de José dos Santos, lavrador, do sítio de Vale de Éguas, todos da freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Manuel da Costa, viúvo de Joana Maria e requerida sua mãe Rita Maria, viúva de António da Costa, residentes no sítio das Vargens da Goldra, freguesia de São Clemente de Loulé.
Pedido para se proceder às divisões e demarcações necessárias para se prosseguir com o inventário entre menores, pelo falecimento de Joana Maria, mulher do requerente.
É requerente Maria de Jesus, viúva de Manuel Lopes, do sítio de Vale Formoso, a qual pede que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de sua filha Joana de Jesus, com José da Piedade, filho de José da Piedade e Maria do Carmo, do sítio de Vale Judeu, freguesia de de São Clemente de Loulé.
É requerente Maria de Sousa, viúva de Manuel José, residente na localidade de Almancil, a qual pede que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de sua filha Gertrudes de Sousa, com Joaquim de Sousa, filho de Manuel de Sousa, residente no sítio das Casas , freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
É requerente Catarina Guerreira, viúva de António dos Santos, residente no sítio de Vale da Rosa, freguesia de São Clemente de Loulé, a qual pede que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de seu filho José dos Santos, com Maria de Jesus, filha de José Lourenço e Catarina de Jesus, do sítio do Concelho.
É requerente Ana Joaquina, viúva de Manuel Afonso, residente no sítio de Betunes, a qual pede que, justificada que seja a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento de sua filha Maria das Dores com José de Sousa Domingues Júnior, filho de José de Sousa Domingues, do sítio das Torres de Apra, todos da freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente José Joaquim Valadares de Aragão, o qual pede que, com a assistência do curador dos orfãos, provada a igualdade de pessoas e bens, se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Maria Francisca de Aragão Barros, filha de Maria Tomásia Palermo de Aragão, todos residentes na vila de Loulé.
Acção de abolição de um atravessadouro, em que são suplicantes Francisco de Brito das Vinhas e sua mulher Genoveva Maria, proprietários, residentes no sítio dos Barros de Almancil e suplicados Manuel Nunes Farias, abegão e sua mulher Mariana Tomásia, residentes no mesmo sítio dos Barros de Almancil e João de Brito, lavrador e sua mulher Bernarda Guerreiro, residentes no sítio de Vale de Éguas, todos na freguesia de Almancil e pessoas incertas.
Petição para que seja abolido um atravessadouro, existente numa propriedade dos suplicantes e utilizado pelos réus, sem necessidade, visto existir um caminho público próximo.
É requerente Maria Inácia, exposta, a qual pede que se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com José Francisco, filho de Teotónio Pacheco, ambos residentes na Praia de Quarteira, concelho de Loulé.
É requerente Maria de São José, viúva de Manuel Coelho Ruivinho, a qual pede que se passe o competente alvará de licença para o casamento de seu filho menor José Coelho com Vicência Maria, filha de pais incógnitos, todos residentes no sítio de Vale Covo, freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé.
É justificante Mariana de Jesus, orfã, filha do falecido Manuel Inácio, do sítio do Cerro dos Palmeiros, a qual pede que se lhe passe o competente alvará de licença para casar com Joaquim Martins, filho de António Martins e Teodora Maria, do sítio da Nave do Barão, ambos na freguesia de Salir, concelho de Loulé.
É requerente Vitorino José de Freitas, menor, filho do falecido Manuel Correia da Piedade, oficial de diligências do Juízo de Loulé e de Júlia Máxima do Carmo, o qual pede que lhe seja concedida licença para o seu casamento com Inácia Claudina, ambos residentes na vila de Loulé.
É requerente José Dionísio, sapateiro, residente na vila de Loulé, filho de Dionísio Correia, ausente em parte incerta e da falecida Jacinta Maria.
Pedido do requerente para que se lhe passe o competente alvará de licença, para realizar o seu casamento com Bernarda Paula, trabalhadora, filha de António da Silva Marcelino e Maria da Conceição, residentes na vila de Loulé.
É requerente Manuel dos Santos, orfão de Manuel dos Santos, residente no sítio do Poço da Amoreira, freguesia de São Clemente de Loulé, o qual pede que se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Ana Joaquina, viúva de António Guerreiro.
É requerente Inês da Conceição, orfã de Domingos Martins, residente no sítio de Momprolé, freguesia de São Clemente de Loulé, para que se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Vicente Coelho, residente no sítio do Cerro do Ouro, freguesia de Paderne, julgado de Albufeira.
É requerente Bernarda do Carmo, na qualidade de ama da exposta Rosa Vitorina, para que seja concedida a licença para o casamento desta com Raimundo dos Santos, maior, todos residentes na localidade e freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé.
É justificante Manuel José Pinheiro do Amaral, negociante, residente na vila de Loulé e justificados o curador geral dos orfãos e os herdeiros do falecido José António do Porto, sapateiro na vila de Loulé.
Diz respeito a uma dívida, resultante do fornecimento de material empregado no ofício deste último.
É requerente Úrsula das Dores, exposta, dada a criar a Antónia Raimunda, para que se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Clemente Guerreiro, filho de António dos Santos e de Catarina Guerreiro, carpinteiro, ambos residentes na vila de Loulé.
É requerente Emília Augusta Moura, filha dos falecidos Francisco Alves de Moura, sangrador e Antónia Rosa, da vila de Albufeira, residente na cidade de Tavira, com seu irmão Francisco Alves de Moura, a qual pede que se lhe passe o respectivo alvará de consentimento, para o seu casamento com João Guerreiro, músico de terceira classe do Batalhão de Caçadores N.º 4, estacionado na cidade de Tavira.
É requerente Manuel Correia Labiza, residente no sítio da Lagoa de Momprolé, freguesia de São Clemente de Loulé.
Pedido feito pelo requerente, para que lhe seja suprido o consentimento de sua mulher, a fim de efectuar a venda de uma terra, no sítio da Lagoa de Momprolé, tendo em vista o pagamento dos seus credores.
É requerente Inácio da Ponte, residente no sítio de Apra, freguesia de São Clemente de Loulé, na qualidade de tutor de seu sobrinho José Francisco Estaço da Ponte, filho dos falecidos Francisco Guerreiro Estaço da Ponte e Maria da Conceição de Freitas, da vila de Loulé, para que se lhe passe o competente alvará de licença para o casamento com Bárbara Joaquina, filha do tenente Francisco josé de Barros, do sítio da Goldra, freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente Cristina do Espírito Santo, orfã, residente no sítio da Malhada Velha, freguesia de São Clemente de Loulé, para que se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com José Gonçalves, filho de José Gonçalves e Maria Joaquina, do sítio de Clareanes, freguesia de São Clemente de Loulé.
É requerente Manuel de Sousa, residente no sítio do Barranco do Velho, na qualidade de tutor de sua filha Teresa de Sousa, para que se lhe passe o competente alvará de licença para o seu casamento com Manuel Francisco, filho de Francisco Guerreiro, do sítio da Quintã, todos da freguesia de Salir.
Petição para licença para casamento no inventário por óbito de Joaquim Guerreiro, viúvo de Iria de Jesus, do sítio da Granja do Monte Seco, em que é requerente Agostinho Guerreiro, proprietário, trabalhador, residente no sítio da Ladeira dos Corgos do Monte Seco, na qualidade de tutor da orfã Maria Iria, filha do inventariado, para lhe seja concedida licença para casar com Agostinho da Conceição, filho de Manuel Domingos e Joaquina Maria, residentes no sítio do Castelão, todos na freguesia de São Clemente de Loulé.
Pedido de demarcação dos bens pertencentes ao casal do requerente Pedro Mendes, viúvo de Teresa de Jesus, proprietário, do sítio de São Lourenço, freguesia de Almancil, residente na vila de Loulé e dos bens pertencentes ao seu sobrinho António José Madeira e sua mulher Teresa de Jesus, do sítio de São João da Venda, freguesia de Almancil e ao sobrinho e herdeiro de Teresa de Jesus, Joaquim Correia Matias, solteiro, residente no sítio de São Lourenço, freguesia de Almancil, concelho de Loulé.
Contém um apenso.
É requerente Esperança Alexandrina, filha dos falecidos José Lourenço e Alexandrina Guerreira, para lhe seja concedida licença para casar com José de Sousa Vairinhos, viúvo, ambos residentes na localidade de Quarteira, freguesia de São Clemente de Loulé.