Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

882 records were found.

Coleção de extratos de todas as Leis, Alvarás, Posturas, Regimentos, Diplomas e mais documentos que se encontram no Arquivo da Câmara de Évora. (2º Volume). Ordenado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nos anos de 1850 e 1851.
Coleção de extratos de todas as Leis, Alvarás, Posturas, Regimentos, Diplomas e mais documentos que se encontram no Arquivo da Câmara de Évora. (3º Volume). Ordenado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nos anos de 1850 e 1851.
Coleção de extratos de todas as Leis, Alvarás, Posturas, Regimentos, Diplomas e mais documentos que se encontram no Arquivo da Câmara de Évora. (5º Volume). Ordenado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nos anos de 1850 e 1851.
Coleção de extratos de todas as Leis, Alvarás, Posturas, Regimentos, Diplomas e mais documentos que se encontram no Arquivo da Câmara de Évora. (4º Volume). Ordenado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nos anos de 1850 e 1851.
Comtém a correspondência do Governo Civil. (Fl. 8 e 9) Carta de Lei da Rainha D. Maria II, (Fl. 76) Decreto Real. (Fl. 82) Junta de Crédito Público. Estes documentos estão impressos. Várias outros documentos manuscritos.
Comtém a correspondência do Governo Civil. (Fl. 2) Relação dos cidadãos que têm praça no Batalhão da Guarda Nacional de Évora, que pelas suas moléstias e falta de meios devem ser excusos do Serviço do mesmo Batalhão.
Comtém cartas várias. (Fls. 203-205) Relação das transladações dos ossos de Frei André de Resende e o cónego Manuel Severim de Faria para a Sé.
Comtém a correspondência do Governo Civil. (Fl. 139) Lista dos Altos Funcionários que segundo as disposições da Carta de Lei de 2 de abril de 1838 podem ser eleitos Senadores (impresso).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1486 a 1500. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (3º volume).
Comtém correspondência expedida. (Fl. 149) Orçamento da Receita e Despesa da Santa Casa da Misericórdia de Évora para o ano económico administrativo de 1840 a 1841.
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1450 a 1485. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (2º volume).
Comtém cartas várias. (Fls. 137) Documentos respeitantes à cessação do ofício régio de Provedor do Cano da água da Prata na pessoa do donatário histórico Francisco de Paula Cordovil de Brito.
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1167 a 1449. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (1º volume).
Comtém correspondência do Governo Civil dos anos de 1842 a 1843. Fl. 198) Orçamento da Receita e Despesa do Concelho de Évora para o ano económico de 1843 a 1844. Muitas circulares impressas.
O termo de abertura data de 28 de maio de 1824. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Francisco Manuel de Campos Carvalho Pacheco, Ricardo José da Maia Vieira, João Magalhães Coutinho da Mota Vereadores: Carlos Cardoso Moniz Evangelho, Luís Xavier de Macedo Sequeira Reimão, Estêvão da Silveira Galvão Meneses, José Salema Cabral, Vicente da Gama da Silveira Correia, Possidónio de Torres Zuzarte de Sousa, Fernando de Mesquita Pimentel e Pavia Barreto, António de Torres Vaz Freire Tavares de Sousa, Vitorino Alberto Sancas Limpo Pimentel, Vicente da Gama Cordovil Lobo, Libório de Brito Casco e Melo, João Maldonado de Azevedo da Gama Lobo, Francisco José Ferreira de Carvalho Procuradores da cidade: João Aleixo Pais (ou João Aleixo Pais de Saldanha), Norberto de Sousa Barreto Ramires, Carlos Miguel da Cunha Vieira, Manuel Rodrigues Pinto de Oliveira, António Maria de Castro Escrivão da câmara: João José Vieira, Faustino Xavier da Rosa
Contém correspondência do Governo Civil dos anos de 1848 a 1849. (Fl. 172) Ode Pindárica (Oferecida à Sociedade Dramática Filantrópica Eborense na ocasião de estar uma récita em benefício dos presos da cadeia).
Contém correspondência do Governo Civil dos anos de 1846 a 1847. (Fl. 40) Instuções para se regularem os Louvados nas avaliações das rendas que hão-de servir de base para a repartição das Contribuições diretas, criadas pela Carta de Lei de 19 de abril de 1845.
Contém cartas várias de 1850 a 1851. (Fl.37) Relação dos indivíduos do Regimento de Cavalaria nº 5 que estão nas circunstâncias de votarem para os cargos Municipais.
Contém cartas várias de 1848 a 1849. (Fl.76) Relação dos Regedores de Paróquias das freguesias do Concelho de Évora. (Fl. 79) Carta do Marquês de Valada não permitindo que a sua casa no Páteo de São Miguel se estabelecesse como hospital para coléricos, caso a terrível epidemia atingisse o país.
Contém correspondência do Governo Civil dos anos de 1844 e 1845. (Fl. 28) Instruções Regulamentares para a execução da Carta de Lei de 10 de julho de 1843, sobre o Imposto do Selo.
Comtém cartas várias de 1841 a 1843. (Fl. 80) Edital das Contribuições pela Câmara e Concelho Municipal de Portalegre, por Acordão de 30 de maio de 1842, para ocorrer às despesas a cargo da mesma Câmara e que deve ter lugar o seu pagamento na ocasião da Feira da mesma Cidade e no correnta ano de 1842. Muitas circulares e editais impressos.
Contém cartas várias dos anos de 1846 a 1847 (Fl.72) Relação dos dez cidadãos maiores Contribuintes da Décima neste Concelho e nele residentes a que se refere o artº 1º das Instruções para execução do Decreto de 5 de setembro de 1846 que manda proceder ao Lançamento da Décima e impostos anexos pelo ano económico de 1845 a 1846.
Contém cartas várias dos anos de 1844 a 1845. (Fl.62) Regimento de Cavalaria Nº 5. Relação dos Oficiais, Sargento Ajudante, Sargento Quartel Mestre e Aspirantes a Oficiais que estão no caso de votar para os diferentes cargos públicos da Nação.
Contém Provisões, Alvarás e Privilégios do Senado da Câmara. Índice incompleto no início do livro.
Contém correspondência do Governo Civil de 1850 a 1851. (Fl.105) Portaria Regulamentar para a Entrada dos Doentes nas Enfermarias do Hospital de S. José.
Contém no começo do livro o "Regimento dos Sapateiros", impresso em fevereiro de 1569." (Fl. 584) Declarações que El Rei Nosso Senhor mandou fazer a todos os julgadores das Comarcas a que foi servido mandar tirar devassas dos atravessadores de todo o género de pão. Contém cartas e documentos vários.
Contém cartas e documentação vária.
Contém correspondência do Governo Civil de 1852 a 1854. (Fl.109) Relação de todos os empregados que recebem ordenados pelo Cofre desta Municipalidade. (Fl. 162) Documento impresso descrevendo o último parto da Rainha D. Maria II no dia 15 de novembro de 1853.
Contém correspondência de diferentes autoridades para a Câmara. (Fl. 2) Mapa dos Preços médios dos vários géneros feitos nesta Câmara Municipal nos anos de 1849 a 1851.
Contém documentos municipais. (Fl.156) Lista das Pessoas que contribuiram para a abertura da Nova Porta do Rossio no ano de 1826 e respetivas contribuições.
Contém documentos da Prefeitura do Alentejo (Governo Civil) para a Câmara. (Fl. 77) Relação das Praças que foram excluídas do Batalhão pelo não comportamento civil ou desafeição à Causa Pública da Liberdade. (Fl. 103) Decreto real (impresso) da Rainha D. Maria II onde consta o nome de Rodrigo da Fonseca Magalhães, importante político liberal e primeira figura do Movimento da Regeneração. Contém outros documentos da Imprensa Nacional garantindo a todos os Cidadãos a Instução Primária que a Carta Constitucional consagra.
Contém correspondência vária do ano de 1861. (Fl. 170) Manifesto dos cidadãos lisbonenses que se reuniram no histórico Palácio dos Condes de Almada para prescrever o modo porque na capital se há-de dar maior solenidade ao aniversário da Revolução de 1640, que restituiu a Portugal os fóros de Nação independente.
Contém correspondência do Governo Civil de 1860. (Fl. 63) Documento impresso dirigido à Câmara Municipal de Évora, sobre os "Tram-ways" ou Caminhos de Ferro Servidos por Cavalos. Este documento é no fim assinado pelo engenheiro civil alemão Henrique Moellhausen. (Fl. 174) Brinde com que Sua Magestade El-Rei se dignou honrar o Distrito de Évora por ocasião do seu jantar na Capital do mesmo dia 25 de outubro de 1860. (impresso).
Contém correspondência do Governo Civil de 1859. (Fl. 51) Relação dos Capitais a juro mutuados pelos Conventos das Religiosas desta cidade (Santa Catarina, Santa Clara, São José, Santa Mónica, Nossa Senhora do Paraíso e Salvados) e que foram dados ao último inventário a que se procedeu por ordem do Governo no ano de 1857. (Fl. 147) Tabela dos Preços dos Modelos das Novas Medidas.
Contém correspondência vária da Câmara de 1858. (Fl. 133) Mapa das Coletas lançadas a cada um dos concelhos do Distrito pela respetiva Junta Geral em sua Sessão Ordinária de 7 de junho de 1858, para prefazer o contingente da Contribiução de Repartição, pedido ao mesmo distrito pela Carta de Lei de 30 de junho de 1857, respetiva ao atual ano civil de 1858. (Fl. 216) Carta manuscrita da "Companhia Guano Chímico de Peixe", dirigida à Câmara Municipal sobre um novo adubo para a agricultura.
Contém correspondência do Governo Civil do ano de 1857. (Fl. 22) Relação dos mancebos da Freguesia de São Vicente de Valongo, Concelho de Évora, de idade de vinte a vinte e dois anos, extraída dos livros dos batismos daquela paróquia. (Fl. 122) Relação dos devedores à Câmara Municipal do Concelho de Évora em 18 de novembro de 1857, segundo o Acordão do Conselho Distrita.l
Contém correspondência do Governo Civil de 1855 a 1856. (Fl. 124) Mapa das Pessoas que serviram junto à Câmara Municipal de Évora desde 1834 em diante.
Coleção de extratos de todas as Leis, Alvarás, Posturas, Regimentos, Diplomas e mais documentos que se encontram no Arquivo da Câmara de Évora. (1º Volume). Ordenado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nos anos de 1850 e 1851.
O termo de abertura data de 1 de janeiro de 1780. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: João José da Silva, Gonçalo de Barros Lima, Luís José Aleixo Pais Vereadores: Manuel Cordovil de Brito e Figueiredo Homem de Pina, Francisco de Melo da Silva Casco Brito e Mendes, João Barreiros da Gama, Luís José Lobo da Gama, Henrique de Macedo e Sequeira Passanha, Estêvão Mendes da Silveira, Carlos Cardoso Moniz Evangelho, Diogo da Cunha Souto Maior, João Maldonado de Azevedo da Gama Lobo, Francisco Cordovil de Brito Lobo, Procuradores da cidade: José da Costa Poderoso, José António Xavier da Silva Cintrão, José Álvares Vidigal, Luís António de Brito Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo
O termo de abertura data de 5 de janeiro de 1775. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: D. José Maldonado Azevedo da Gama Lobo, António José de Sá, José do Casal Ribeiro, João José da Silva Vereadores: Manuel Lobo da Gama, Estêvão Mendes da Silveira, Francisco Cordovil de Brito Lobo, João Maldonado Azevedo da Gama Lobo, Luís José Lobo da Gama, João de Macedo e Sequeira Reimão, Manuel Cordovil de Brito e Figueiredo Homem de Pina, João Barreiros da Gama, Francisco de Melo da Silva Casco Brito e Mendes Procuradores da cidade: Miguel Gomes Vidigal, Miguel José Vaz, Luís António de Brito, José da Costa Poderoso Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo
O termo de abertura data de 2 de maio de 1770. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Corregedor: João Baptista da Fonseca Teixeira Coelho Cardoso Juizes: Luís Freire da Fonseca Coutinho, José Nunes Colares, D. José Maldonado Vereadores: Manuel Lobo da Gama, Estêvão Mendes da Silveira, Francisco Cordovil de Brito Lobo, Manuel Cordovil de Brito e Figueiredo Homem de Pina Procuradores da cidade: Miguel José Vaz Escrivão da câmara: Francisco Guedes de Melo
O termo de abertura data de 31 de dezembro de 1765. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Luís Freire da Fonseca Coutinho, José Nunes Colares Vereadores: Manuel Cordovil Lobo de Brito e Figueiredo Homem, João Barreiros da Gama, Manuel Lobo da Gama, Henrique de Macedo e Sequeira, João de Macedo Sequeira Reimão, Francisco de Melo da Silva Casco, Estêvão Mendes da Silveira, Francisco Cordovil de Brito Lobo Procuradores da cidade: Jacinto Ribeiro da Fonseca e Cruz, Agostinho Marques de Oliveira, Matias Monteiro da Silveira, Leandro Gomes Correia, Miguel Gomes Vidigal, Miguel José Vaz Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo, Joaquim da Costa Guedes, Custódio José Salgado
O termo de abertura data de 21 de fevereiro de 1761. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Joaquim José Correia de Sande, José Honório da Silva e Caminha de Miranda, Luís Freire da Fonseca Coutinho Vereadores: João de Macedo Sequeira Reimão, João Barreiros da Gama, Francisco José Cordovil de Brito, Manuel Lobo da Gama, Francisco José Jácome Ferreira de Carvalho, José de Brito da Silva Casco e Melo, Manuel Cordovil Lobo de Brito e Figueiredo Homem, Francisco de Macedo e Sequeira Passanha, Henrique de Macedo e Sequeira Procuradores da cidade: António Coelho Aranha, José António Freire da Veiga, Matias Monteiro da Silveira, António Monteiro da Gama, Miguel Gomes Vidigal, Leandro Gomes Correia, Jacinto Ribeiro da Fonseca e Cruz Escrivão da câmara: Joaquim da Costa Guedes, Francisco José Guedes de Melo
Contém correspondência vária do ano de 1862. (Fl. 172) Quesitos sobre os expostos com 12 questões.
Contém documentos municipais. (Fl.137) Posturas para a Polícia rural.
Contém correspondência vária do ano de 1863. (Fl. 68) Carta dirigida ao Presidente e Vereadores da Câmara, de proprietários, lavradores, seareiros e habitantes do concelho de Évora sobre a rigorosa seca do ano de 1863 e pedindo ao Senhor Jesus da Casa dos Ossos a Misericórdia Divina na Procissão desta Imagem para o Templo do Calvário.
Contém no início um índice com 8 itens onde constam vários assuntos entre os quais o número 1 que cita o seguinte: " Um caderno das arrematações da renda dos reais de água na Carnevinho e Pescado". Vários outros documentos importantes sendo alguns com assinatura real.
Contém interessante cronologia onomástica da fidalguia local de antanho.
O termo de abertura data de 28 de outubro de 1795. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Francisco Osório da Fonseca, Francisco da Silva Teles, Bernardo Agostinho Borges Vereadores: Henrique de Macedo e Sequeira Pessanha, Francisco José Cordovil de Brito Mouzinho Valadares, João Barreiros da Gama, Fernando da Silveira Galvão da Gama e Cobelos, Luís José Lobo da Gama, Luís de Macedo de Sequeira Guerreiro Reimão, Francisco de Brito Casco e Melo, Manuel Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem, Diogo de Brito Carneiro, Carlos Cardoso Moniz Evangelho Castelo Branco, Sebastião da Silveira Galvão Procuradores da cidade: Domingos Rodrigues de Azevedo, Luís da Costa Ramires, José António da Fonseca, Francisco Piteira Ramalho, Norberto da Costa Ramires Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo, José António de Andrada
O termo de abertura data de 9 de maio de 1791. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Manuel Cordovil Lobo de Brito e Figueiredo Homem de Pina, José António da Silva Fróis, Fernando da Silva Teles Galvão, Francisco Osório da Fonseca Vereadores: Manuel Cordovil Lobo de Brito e Figueiredo Homem de Pina, João Barreiros da Gama, José Maldonado de Azevedo da Gama Lobo, Luís Xavier de Macedo, Francisco José Cordovil de Brito Mouzinho Valadares Souto Maior, Carlos Cardoso Moniz Evangelho, Luís de Macedo e Sequeira Guerreiro Sousa Reimão, Luís José Lobo da Gama, Diogo de Brito Carneiro, Francisco de Brito Casco e Melo, Henrique de Macedo e Sequeira Passanha Procuradores da cidade: José António Xavier da Silva Cintrão, Manuel Rosado Vogado, Luís da Costa Ramires, Domingos Rodrigues de Azevedo Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo
O termo de abertura data de 14 de dezembro de 1785. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Gonçalo de Barros Lima, Fernando da Silva Teles Galvão, Luís José Aleixo Pais Vereadores: Francisco de Melo da Silva Casco Brito e Mendes, Francisco Cordovil Lobo de Brito, João de Macedo e Sequeira Reimão, Luís José Lobo da Gama, João de Mesquita Pimentel e Pavia, Carlos Cardoso Moniz Evangelho, José Maldonado de Azevedo da Gama Lobo, Diogo de Brito Carneiro, Manuel Cordovil Lobo de Brito e Figueiredo Homem de Pina, João Barreiros da Gama Procuradores da cidade: José António Xavier da Silva Cintrão, Manuel Rodrigues Caetano e Lousada, Leandro Gomes Correia, Joaquim José Vieira, Domingos Rodrigues de Azevedo Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo
Contém uma numerosa lista de pessoas e entidades e respetivos donativos a favor dos sobreviventes do terramoto no Ribatejo.
Contém uma numerosa lista de assinaturas de membros do Governo de então e das mais notáveis personagens da vida da cidade. Começa pelos nomes: Duque de Loulé, Visconte de Sá da Bandeira, António de Sá Nogueira e Conde de Melo.
Constam os nomes dos jurados, profissões e residências. A Lei aprovada tem o nome de Novíssima Reforma Judiciária no artigo 162ª da mesma.
Contém maços de documentos muito interessantes
Contém correspondência vária do ano de 1864. (Fl. 1) Ofício do Administrador da Casa Pia, Baltazar Cavaleiro Lobo Limpo de Vasconcelos, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Évora, sobre as graves injúrias do Jornal "O Pharol do Alentejo". (FL. 2) Folheto impresso sobre o mesmo assunto). (Fl. 160) Cópia do Inventário dos bens do Celeiro Comum de Évora. (Fl. 171) Edital sobre todas as pessoas compreendidas nas listas das profissões, artes ou ofícios nela designados, ficando sujeitas à Contribuição Industrial.
O termo de abertura data de 9 de maio de 1811. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Luís Manuel de Évora e Macedo Vereadores: Luís Xavier de Macedo Sequeira de Sousa Reimão (ou Luís de Macedo Guerreiro Reimão), Henrique de Macedo Sequeira Passanha de Sousa Reimão, Vicente da Gama da Silveira Correia, Fernando da Silveira Galvão da Gama e Cobelos, António de Torres Vaz Freire Leitão Manso Tavares de Sousa, Diogo Guerreiro Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem, Joaquim José Baldeira dos Reis, João de Melo Lobo, João Caetano de Brito Maldonado Bandeira, Francisco Cordovil Lobo, Estêvão da Silveira Galvão da Gama e Cobelos Procuradores da cidade: Norberto de Sousa Barreto Ramires, Joaquim José de Soure, Francisco José Ribeiro, Carlos Miguel da Cunha Vieira Escrivão da câmara: João José Vieira
O termo de abertura data de 23 de dezembro de 1800. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Corregedor: José Inácio da Silveira Cordeiro Juizes: Bernardo Agostinho Borges, João António Inácio de Abreu Rosa Guião, João António de Morais Vereadores: Carlos Cardoso Moniz Evangelho Castelo Branco, Henrique de Macedo e Sequeira Pessanha, Luís de Macedo de Sequeira Guerreiro Reimão, Fernando da Silveira Galvão da Gama e Cobelos, Álvaro Ferreira de Carvalho, Joaquim José Baldeira dos Reis, Fernando da Silveira Galvão da Gama e Cobelos, Diogo de Brito Carneiro, Francisco José Cordovil de Brito Mouzinho, José Maldonado de Azevedo da Gama Lobo, Vicente Cordovil Lobo de Brito Procuradores da cidade: Domingos Rodrigues de Azevedo, Luís da Costa Ramires, Manuel Martins Galvão Palma, Manuel Rosado Vogado, Joaquim José Vieira Escrivão da câmara: Francisco José Guedes de Melo, José António de Andrada, Luís da Costa Ramires
Contém advertências para os Corregedores das Câmaras sobre Coudelarias. Livro rubricado por Alexandre de Moura Coutinho.
Memórias do Brasão de Évora. Livro rubricado pelo Governador Civil de Évora Francisco Guedes de Carvalho e Menezes.
Contém a rubrica do Licenciado Pedro Luís Leal, síndico da Câmara..
Vária documentação.
Muito importante para a toponímia local. Rubricado pelo Dezembargador João José de Faria da Costa e Abreu Guião.
Livro de Atas da Sociedade Academia Resende. Contém a Ata da Inauguração da Sociedade celebrada no dia 28 de maio de 1871 onde constam as assinaturas de todos os sócios fundadores.
Livro de Matrículas e Conta Corrente da Sociedade Academia Resende.
Contém os sinais dos trapeiros, pizoeiros e tecelões dos panos de cor da cidade de Évora e seu termo. Livro rubricado por José Gil Távora Tojo.
Contém os Estatutos da Confraria (Fls. 12). Tem anexos outros documentos da Irmandade, posteriores, como Extratos, Escrituras, Sentenças, Títulos de Foros, etc. Entre os documentos anexos está um que descreve a localização da Igreja, sua composição e espólio. Estes documentos avulsos têm uma escritura de Contrato de Venda do século XIX (1860).
Inventário, Autos de Arrematação das Rendas da Capela de N. Senhora de Água de Lupe e Receita e Despesa dos seus Rendimentos. Rubricado pelo Mordomo Dr. Luís de Évora Macedo.
Livro de Receita e Despesa dos devotos da Ermida de N. Srª da Ajuda à Porta de Alconchel. Termina com o treslado de uma carta do Arcebispo D. Fr. Miguel de Távora, acerca de esmolas spara a capela. Contém um documento anexo com um inventário da discrição dos bens.
Livro de Despesa da Irmandade de S. Jorge. Contém dois documentos anexos com relação de nomes.
Livro de Receita da Irmandade de S. Jorge. Na bandeira desta confraria estavam inscritos os ofícios: serralheiros, caldeireiros, barbeiros de espadas, ferradores, latoeiros, agulheiros, celeiros, ferreiros e fundidores. (Fls. 99 v. e sgs.) Contêm o Inventário dos Bens da Irmandade. Livro rubricado pelo Dr. Nicolau Duarte Batista. Tem apenso 3 documentos (requerimento, relação dos oficiais que hão-de pagar o anual do ano de 1824 e uma provisão de 1830).
Contém cartas e outros documentos municipais. (Fl.85) Carta do Ministro do Reino João António Salter de Mendonça à Câmara informando que o governo retomara a Administração que havia sido suspensa a 1 de fevereiro de 1808 pelos franceses. Refere que retomaria as leis anteriores à suspensão e elogia os habitantes das províncias pelo zelo que demonstraram na defesa da Pátria.
Contém correspondência vária do ano de 1865. (Fl. 88) Sucinta descrição do Aqueduto da Água da Prata, de suas ruínas e das obras de reparação necessárias e estimativa da despesa para isso necessária.
Contém correspondência vária do ano de 1867. (Fl. 145) Relação das decisões da Comissão Distrital em matéria de recrutamento de 1867 relativa ao Concelho de Évora. (Fl. 208) Subscrições para bancos na Praça de Évora.
Contém correspondência vária do ano de 1866. (Fl. 11) Viação Municipal do Ditrito de Évora (Registo das Estradas de 2ª Classe, Esboçadas no Mapa Indicativo do Plano Provisório de Estradas Municipais).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1530 a 1563. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (5º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1501 a 1529. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (4º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1601 a 1634. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (7º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1564 a 1600. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (6º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1635 a 1650. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (8º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1651 a 1674. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (9º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1675 a 1700. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (10º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1701 a 1729. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (11º volume).
Transcrição de importantes documentos entre os anos de 1730 a 1800. Organizado pelo Doutor Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. (12º volume).
Contém correspondência vária do ano de 1868. (Fl. 196) Impresso da Real Associação Central da Agricultura Portuguesa sobre a formação de uma Companhia que dê o máximo impulso à cultura e ao comércio dos vinhos.
Livro da matrícula dos sócios da Academia Resende. Rubricado pelo secretário Inácio da Conceição Ferreira.
Maço de documentos inumerados relativos à construção de estradas e pontes.
Alvarás e outros documentos importantes. (Fl. 150) Alvará de mercê para a Câmara poder aforar as travessas e azinhagas. Contém índice no frontespício.
Contém cartas.
Contém cartas particulares para o Senado.
Resumo do conteúdo de várias Circulares. (Fl. 3) Nomeação do famoso Conselheiro António José de Ávila, como primeiro Governador Civil de Évora em outubro de 1835. (Fl. 50) Acontecimentos mais notáveis na Administração Municipal desde a época de Regeneração (1834) até o ano de 1839.
O termo de abertura data de 17 de junho de 1814. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: Luís Manuel de Évora e Macedo, José Francisco Fernandes Correia, Henrique José Lopes da Cunha, José Inácio Delgado de Carvalho Vereadores: Henrique de Macedo Sequeira Passanha de Sousa Reimão, Francisco José Cordovil Lobo, Estêvão da Silveira Galvão da Gama Cobelos e Meneses, Fernando de Mesquita Pimentel e Pavia Barreto, Carlos Cardoso Moniz Evangelho, João de Melo Lobo, Francisco Cordovil Lobo da Gama, Fernando da Silveira Galvão da Gama e Cobelos, Vicente da Gama da Silveira Correia, Luís de Macedo Guerreiro Reimão, António de Torres Vaz Freire Leitão Manso Tavares de Sousa, Francisco de Brito Casco e Melo, João Caetano de Brito Maldonado Bandeira, Diogo Guerreiro Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem, Possidónio de Torres Zuzarte de Sousa Procuradores da cidade: Carlos Miguel da Cunha Vieira, António Maria de Castro, Norberto de Sousa Barreto Ramires, Francisco José Ribeiro, José Alexandre de Almeida Veloso de Gouveia Escrivão da câmara: João José Vieira, Francisco Inácio de Resende Feio
Treslados dos Inventários do Arquivo Municipal da era de 1440 a 1598. Apontamentos tirados do Livro 1º de Pergaminhos e dos livros das Vereações do séc. XVI. Por Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara.
Contém cartas várias.
Contém cartas e outros documentos. (Fl. 89) Documento enviado no ano de 1808 pelo senhor João José Vieira ao Monsenhor João Limpo Pimentel sobre os donativos à Causa Pública.
O termo de abertura data de 14 de maio de 1832. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. No f. 41 consta o ato de aclamação e reconhecimento da Rainha D. Maria II, como rainha de Portugal, que se fez no Senado da Cãmara. a 30 de maio de 1834. Consta a assinatura do presidente do senado José Salema Cabral, bem como de todos os vereadores, os representantes da nobreza, do clero e do povo. No f. 77 já consta a denominação de Presidente da Câmara Municipal e não do senado. Corregedor: Manuel Bernardes Pestana Goulão Provedor do Concelho: Carlos Miguel da Cunha Vieira Juizes: António Cesário de Sousa Tavares de Azevedo Castelo Branco, Justino Máximo Baião Matoso Presidentes da Câmara Municipal: José Salema Cabral, Francisco de Paula Cordovil de Brito, António Maria de Castro, Joaquim Miguel de Andrade Vereadores: José Salema Cabral, Paulo de Melo e Carvalho, Luís Xavier de Macedo Sequeira de Sousa Reimão, Vitorino Alberto Sancas Limpo Pimentel, Francisco José Ferreira de Carvalho, Francisco de Paula Cordovil de Brito, António de Torres Vaz Freire Tavares de Sousa, Fernando de Mesquita Pimentel e Pavia Barreto, António Maria de Castro, Francisco de Casco Brito e Salis (ou Francisco de Casco Brito e Sales), João Nepomuceno da Silva Leitão, Joaquim José Fernandes, António Miguel da Silva Reis, António Félix Moniz Cardoso, José Joaquim de Moura, Joaquim Miguel de Andrade, António Teles Monteiro, António José Cunha e Sá, Francisco António de Lima, Joaquim José Galvão Júnior, Joaquim António de Sousa Matos Procuradores da cidade: Matias José Fernandes, João Rafael de Lemos Escrivão e secretário da câmara: João José Vieira, Tiago da Silva Monteiro, José Joaquim Ferreira Lobo
Começa pela inscrição do juiz do ofício, o ourives do ouro Afonso Freire, em 1696 e termina pelo assento de Manuel José, contrasta da prata, no ano de 1791. Contém em anexo uma placa de cobre das marcas dos artistas tendo ao centro da chapa as armas reais portuguesas coroadas.
O termo de abertura data de 4 de julho de 1835. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros), autos de arrematação das rendas do concelho, e outras deliberaçãos. No f. 87 vº consta o ato da vereação extraordinária da ploclamação e juramento da Constituição de 25 de setembro de 1822. Constam as assinaturas das autoridades locais. Provedor do Concelho: Carlos Miguel da Cunha Vieira Presidentes da Câmara Municipal: Joaquim Miguel de Andrade, Jacinto da Rosa Abrantes de Oliveira Vereadores: António Teles Monteiro, António José Cunha e Sá, José de Melo e Carvalho, Francisco António de Lima, Joaquim José Galvão Júnior, Joaquim António de Sousa Matos, Matias José Fernandes, António Pereira da Silva, Joaquim Aparício da Gama, António Miguel da Silva Reis, Francisco de Paula Cordovil de Brito, Carlos Cardoso Moniz Evangelho, Manuel José Afonso Viana, Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, Marcos de Torres Vaz Freire Tavares de Sousa, Francisco António de Lima, José António da Cruz Camões, José Joaquim de Moura, António Félix Moniz Cardoso Secretário da Câmara: Tiago da Silva Monteiro
O termo de abertura data de 6 de fevereiro de 1754. Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Constam autos de eleição e nomeação de oficiais (almatacés, tabeliães, guardas das vinhas, capitães, entre outros). Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, os Procuradores da cidade e os Procuradores do Povo. Juizes: José Inácio de Mendonça, Luís Godinho Leitão Vereadores: Estêvão Mendes da Silveira Vila Lobos, Manuel Lobo da Gama, João de Macedo Sequeira Reimão, Filipe de Cobelos e Sarria, Pedro Lobo da Gama, Francisco José Jácome Ferreira de Carvalho (capitão-mor de Coruche), José de Brito da Silva Casco e Melo, Joaquim Eugénio de Lucena Faro e Almeida, Francisco José Cordovil de Brito, Francisco de Macedo Sequeira Passanha, Manuel Cordovil Lobo de Brito e Figueiredo Homem, Procuradores da cidade: Manuel Rosado Janeiro, António Monteiro da Gama, Sebastião de Almeida Andrada, António Coelho Aranha, Matias Monteiro da Silveira e Matos Escrivão da câmara: Joaquim da Costa Guedes, Francisco José Guedes de Melo