Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

59 records were found.

Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Frei António Franco Pais - Tinha a irmandade do Rosário e a Irmandade das Almas, ambas leigas; - Tomava as contas da fábrica o Juiz da Ordem da Comarca de Benavente; - Tinha 95 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Manuel de Matos e Silva, natural de Coruche - Estava bem ornamentada; - Tinha a Confraria de Santa Ana, secular; - Tinha a Confraria das Almas, eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário; - Tinha a freguesia 88 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre João da Silva, natural de Montemor-o-Novo - Tinha a Irmandade das Almas, leiga; - Tinha a Irmandade do Rosário, leiga; - Tinha a freguesia 80 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Manuel Francisco de Andrade, natural de Évora - Tinha a irmandade das Almas, eclesiástica; - Tinha a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, secular; - Ermidas - São Romão com Confraria de São Romão, eclesiástica; - Tinha a freguesia 78 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Vigário Frei João Luís e o Padre António Vás de Abreu - Tinha a Confraria do Rosário ereta por provisão da Mesa de Consciência; - Tinha a Irmandade das Almas; - Tomava as contas da fábrica o Juiz da Ordem da Comarca de Benavente; - Tinha 198 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Frei Paulo Pereira. - Achou a Igreja em estado deplorável, o solo era de terra solta, só com algumas pedras de ladrilhos soltos e as precedes em ruína. - A fábrica da Igreja tomava contas o Juiz da Ordem da Comarca de Benavente. - Tinha a Irmandade de Santo António, de Nossa Senhora do Rosário, ambas leigas; - Tinha a freguesia 149 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Constam as seguintes informações: - Que a freguesia de Coruche tinha 290 fogos e no campo 543 fogos (833 fogos); - Tem no termo quatro freguesias, Santo António do Couço, Santana do Mato, Nossa Senhora do Peso e São Torcato; - Constam os nomes dos reitores, dos Curas, Beneficiados, Economos, Clérigos Extravagantes e Tesoureiro da Igreja. - Que a Igreja necessitava de umas portas novas, de um breviário grande para a estante do coro e de alguns paramentos; - Que existia a Irmandade do Santíssimo Sacramento, leiga comos seus compromissos mas sem Provisão Ordinária; A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, secular; A Irmandade das Almas, secular; Ermidas: - Ermida do Senhor do castelo que tinha Irmandade secular e que estava decentemente ornada; - Ermida de Santo António com Irmandade secular do Santo e estava sufucientemente paramentada. Tinha ainda a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo ereta pelo comissário da Ordem; - Ermida de Santa Luzia, onde não havia Irmandade mas que se celebravam as festas por devoção; - Ermida de Santo André, que ficava entre as fazendas e onde também se festejava por devoção; - A Igreja do Reconhimento dos Beatos de Santa Rosa Viterbo encontrava-se bem paramentada. Nesta Igreja havia a Confraria dos Senhor dos Passos ereta por Provisão do Ordinário; - Ermida de São Romão e que estava com o corpo da igreja derrubado.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Constam as seguintes informações: Igreja de Nossa Senhora da Graça, matriz de Benavente, da ordem de Avis - Pároco da Igreja era o Prior Frei Caetano José da Rocha, Juiz da Ordem da Comarca de Benavente. Tinha quatro beneficiados, Frei Manuel Machado, Frei Caetano Coelho Barreto, Frei António da Silva Oliveira e um beneficio que se encontrava vago, porém encomendado do Vigário da vara André Gameiro dos Santos; - Tinha a Irmandade das Almas, com provisão passada pela Mesa de Consciência no ano de 1663; - A Irmanda de Santo António, por provisão da Mesa de Consciência passada no ano de 1712; - Existia na matriz uma capela de São Bastolomeu pertencente à Câmara de Benavente, uma capela de Santa Catarina; Ermidas sufragâneas da matriz - Ermida de Nossa Senhora da Paz; - Ermida de Santiago; - Ermida de Santo André, que fica fora da vila; - Uma capela na herdade da Fóz pertencente ao Marquês de Cascais, com capelão colado pelo ordinário. - Constam ainda os nomes dos Clérigos do hábito de São Pedro e dos clérigos menores.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Francisco de Almeida Bonina - Tinha a freguesia 70 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, leiga; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Álvaro de Matos Mexia - Tinha a freguesia 95 fogos; - Havia a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário; - Havia a irmandade das Almas.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Pedro Rodrigues Forte - Tinha a freguesia 157 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Francisco Xavier da Silva - Tinha a freguesia 99 fogos; - Havia a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre António Torrão - Tinha a freguesia 56 fogos; - Havia a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário; - Havia a irmandade das Almas; - Irmandade de Santo António; Ermida de São Gens com falta de todos or ornamentos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Aleixo Nunes Valério - Consta a descição da Igreja; - Necessita de ser lajeada de pedra da porta principal até aos estradops; Ermidas filiais da matriz - Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, junto com as casas em que vivia o Padre João Cardoso da Silva Pestana; - Ermida de Nossa Senhora da Saúde, no Rossio - Ermida do Calvário, no Rossio Ermidas fora da vila - Ermida de São Bartolomeu, em que estava a Imagem milagrosa do Senhor das Necessidades; - Ermida de São Sebastião; - Ermida de São Pedro; Dentro doCastelo a Igreja da Misericórdia; Irmandades: - Irmandade do Santíssimo Sacranmento; - Confraria do Descendimento; - Confraria de Nossa Senhora da Conceição; - Confraria das Almas; - Confraria de Nossa Senhora do Rosário; - Na Igreja do Calvário havia a Confraria dos Passos. Constam os nomes e idades dos eclesiásticos da freguesia.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Manuel Fernandes Gomes, natural de Évora - Tinha 67 fogos; - Tinha a Confraria do Rosário, eclesiástica; - Tema a Confraria de da Almas, eclesiástica;
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Prior encomendado, Miguel Gonçalves Galego - Tinha 165 fogos na vila e 63 fogos nos campo; - Consta a descição da Igreja; Irmandades: - Irmandade do Santíssimo Sacramento, - Confraria de Nossa Senhora do Rosário. - Irmandade das Almas. Ermidas: - Ermida de São Sebastião - Ermida de Santo António; - Ermida de Santa Clara. - A Igreja de Nossa Senhora da Boa Nova. - Constam os nomes e idades dos eclesiásticos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Joaquim José da Silveira - Tinha 64 fogos; - Consta a descição da Igreja; Irmandades: - Confraria de Nossa Senhora do Rosário. - Irmandade das Almas. Ermidas: - Ermida de Nossa Senhora da Piedade.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre António Coelho do Sacramento - Tinha 83 fogos; - Consta a descição da Igreja; Irmandades: - Confraria de Nossa Senhora do Rosário. - Irmandade das Almas. Ermidas: - Ermida de São Domingos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Reitor Matias Vieira Leitão (consta que este foi advertido pelo modo áspero com que se portava com seus fregueses). - Tinha 202 fogos na vila e 163 fogos no campo; - Os dizimos da igreja pertenciam uma parte ao Cabido, outra parte ao Arcediago e outra parte ao Colégio da Companhia de Jesus de Évora; - Tinha a Confraria do Santíssimo Sacramento, ereta por autoridade ordinária e confirmada pela Sé Apostólica; - Tinha a Confraria do Rosário, ereta por autoridade ordinária; - Tema a Confraria de Nossa Senhora da Assunção, ereta por autoridade ordinária; - Havia na Igreja uma capela de missa quotidina de que era administradora a Confraria do Santíssimo Sacramento e Capelão Padre Manuel Martins Maduro; - Tinha mais duas capelas de missa instituídas por Manuel Lopes de Lavre, com condição de missa quotidiana, no altar de Nossa Senhora do Rosário; - Tinha ainda uma Capela do Senhor dos Passos que fizeram os irmãos da Ordem 3ª de São Francisco; Ermidas filiais - Ermida de São Miguel com Confraria das Almas; - Ermida de São Pedo; - Ermida de São Sebastião; - Ermida de Santo António, tinha Irmandade de Santo António. - A Igreja da Misericórdia; - Constam ainda o s nomes dos Clérigos: - Tomava as contas da fábrica o Juiz da Ordem da Comarca de Benavente;
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre António José de Magalhaães - Tinha 82 fogos; - Consta a descição da Igreja; Irmandades: - Confraria de Nossa Senhora do Rosário.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre José da Cruz - Tinha 44 fogos; - Consta a descição da Igreja; Irmandades: - Confraria das Almas; - Confraria de Nossa Senhora do Rosário.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Frei Bento de Almeida Pimenta Tem na freguesia 210 fogos Constam os nomes do beneficiado e tesoureiro. Faz referência que a Capela Mor foi reedificada. Falta um sino grande. Irmandades - Irmandade de São Bartolomeu; - Irmandade de Nossa Senhora do sMártires; - Irmandade de São Pedro.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Manuel Rodrigues da Silva Tem 61 fogos. Irmandade de Nossa Senhora do Rosário; Irmandade das Almas.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Alberto Mendes Catela. Não reside na freguesia por não ter casa nem os fregueses têm possibilidades para as mandar construir. Tem 72 fogos. Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, no Forte da família dos freires, bem ornada e com Sacrário.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Frei Bento de Almeida Pimenta Tem na freguesia 369 fogos e no campo 102 fogos. Constam os nomes dos beneficiados: Faz referência que a Capela Mor foi reedificada. Irmandades e Confrarias: - Irmandade do Santíssimo Sacramento, ereta por provisão real de 26-05-1632; - Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, ereta pelos Religiosos de São Domingos em 1693 (faz referência que antes já havia irmandade); - Irmandade da Cruz de Cristo de 1663; - Irmandade das Almas de 1645; - Irmandade do Anjo da Guarda, sem compromisso; - Irmandade de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Ermidas filiais da matriz: - Ermida de Santo António. Há na duas irmandades a de Nossa Senhora da Nazaré e a Irmandade de São José; - Ermida de São Sebastão. Ermidas no campo: - Ermida de São Miguel; - Ermida de São Pedro; - Ermida de São Lourenço; - Ermida de São Claudio. Constam ainda os nomes e idades dos ecleiásticos da vila (f. 46)
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Inácio Xavier Saraiva Tem 89 fogos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Bento Dórdio da Guerra; - Tinha 200 fogos; Ermidas: - Ermida de Santo António da Pedra Alçada; - Ermida de Santo Amaro.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Irmandades e Confrarias: - Irmandade de Nossa Senhora do Rosário; - Irmandade deos Passos; - Irmandade de Santo António; - Irmandade de Nossa Senhora do carmos; - Irmandade de Nossa Senhora de Saúde na Igreja de São Sebastião.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Frei Francisco de Araújo Sampaio Homem de Magalhães - Estava a funcionar na Igreja da Misericórdia; - Tinha 566 fogos; Irmandades e Confrarias: - Irmandade de do Santíssimo Sacramento, com provisão do Grão Mestre de Ordem; - Irmandade das Almas, com provisão ordinária passada a 31-12-1633,pedida em nome dos confradese irmãos que havia na irmandade; - Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Frei Francisco António Lameira Migueis, Freira da Ordem de Avis - Tinha 445 fogos na freguesia e 123 fogos no campo. Ermidas na vila: - Ermida de Santo António; - Ermida de São Sebastião; - Ermida de Nossa Senhora dos remédios, junto à porta do Castelo. Ermidas no campo: - Ermida de Santiago; - Ermida de São Luís; - Ermida do Paraíso; - Ermida de São bento; - Ermida de São Domingos; - Ermida de São Marcos; - Ermida de Santo André. Irmandades e Confrarias: - Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, com provisão real; - Irmandade dos escravos de Nossa Senhora, que não se pude averiguar se era leiga ou eclesiástica por falta de beves que o comprovassem; - Irmandade dos Clérigos de São Pedro; - Irmandade de São José; - Irmandade dpo Santíssimo Sacramento. - Constam os nomes e idades dos eclesiásticos do hábito de São Pedro (f. 43-43v)
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre António dee Sousa e Silva; - Tinha 63 fogos; Ermidas: - Ermida de Nossa Senhora das Neves que se encontrava distituída de todo o ornato.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre João Lopes Palmeiro Tem na freguesia 59 fogos
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Padre André Gomes Galego Entre outros: - Mandou fazer o inventário dos bens da Igreja; - Mandou que nos livros dos registos de batizados se registasse não só as terras, nomes e sobrenomes dos pais dos batizados mas tammbém o nome dos avós; - Mandou o fabriqueiro forrar de madeira o Altar Mor por cima com encaixre no meio para lhe meter a pedra de ara,mandou fazer um Evangelho de São João e lavabo com suas pinturas e molduras para o Alatr Mor.
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Prior Encomendado Padre Francisco de Almeida e Padre Coadjutor Pedro Gonçalves Entre outros: - Mandou sob pena de 100 reis aplicados para o ornato para o Altar de Nossa Senhora da Boa Morte que nos registos dos batizados não se registasse apenas os nomes dos pais mas também o dos avós paternos e maternos e o mesmo nos assentos de casamento; - Mandou que os cabeça de casal mandassem pelo menos um membro de família à missa conventual aos Domingos; - Deixou provimento sobre os procedimentos a ter nos enterros; - Foi pronunciado o tesoureiro da Igrejao Padre Pedro Galvão a que se livrasse suspenso do ofício de tesoureiro; - Deixou provimento para o rendimento do Santíssimo Sacramento; - Para a capela das Chagas que era administrador António Flamínio, morador em Viana; - Para a capela de Nossa Senhora da Graça em que era administrador Gomes Freire, morador em Lisboa, para mandar fazer o retábulo; - Provimento para a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Francisco Xavier Areda da Silva Tem na freguesia 123 fogos - Tinha a Confraria das Almas, leiga; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Francisco Xavier Areda da Silva Tem na freguesia 123 fogos - Tinha a Confraria das Almas, leiga; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Padre António Janeiro Broeiro Entre outros: - Mandou fazer o inventário dos bens da Igreja; - Mandou que nos registos dos batizados não se registasse apenas os nomes dos pais mas também, o dos avós paternos e maternos e o mesmo nos assentos de casamento; - Mandou que os cabeça de casal mandassem pelo menos um membro de família à missa conventual aos Domingos; - Deixou provimento sobre os procedimentos a ter nos enterros; - Mandou o fabriqueiro arranjar o braço direiro de São Cristóvão e os dedos e os dedos de São João, por uma fechadura nas grades da Pia Batismal; - Deixou provimento para a Confraria do Santíssimo Sacramento; - Deixou provimento para a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, entre outros mandou que fizesse a parte do retábulo da Capela Mor do lado direiro onde se encontrava o nicho de São Pedro e como dinheiro que tinha há muitos anos em seu poder Abel Martins e Fracisco Dias, uma cruz de prata para a Irmandade; - Deixou provimento para a Confraria das Almas.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Reitor Luís Gomes da Silva - Tinha necessidade de alguns ornamentos; - Precisava de um sino novo - Tinha 751 fogos na vila e 178 fogos no campo; - Tinha a Confraria do Santíssimo Sacramento, com provisão eclesiástica passada no anos de 1728; Ermidas filiais da matriz: - Ermida do Calvário situada no Rossio. Tem a confraria das Almas, secular e a Confraria dos Passos, eleita por privisão do ordinário; - Ermida de São Sebastião, situada no Rossio; - Ermida do Senhor das Necessidades, situada no Rossio, ainda estava a ser construída; - Ermida de Nossa Senhora da Luz, situada no Rossio, Tem Irmandade de Nossa Senhora da Luz, secular; - Ermida de Nossa Senhora da Paz, situada na Praça velha; - Ermida de São Lázaro, sitio da Guarda. Ermidas do campo filiais da matriz - Ermida de Santo André do Outeiro, em ruína; - Ermida de Nossa Senhora da Visitação. Tem a Confraria dos Escravos de Nossa Senhora ereta por provisão eclesiástica; - Ermida de São Simão, com o solo e telhados em ruína; - Ermida de São Pedro, no sítio da Ponte de Alcácer. Constam os nomes e idades do Reitor, Beneficiados, Ecónomos e Tesoureiro.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Prior João de Sousa - Tinha 48 fogos; - Tinha a Confraria do Santíssimo Sacramento, leiga de que toma contas o Provedor da Comarca; Constam os nomes e idades do Reitor, Beneficiados, Ecónomos e Tesoureiro.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Igreja de Nossa Senhora da Vila, Montemor-o-Novo (funcionava na Ermida de São Vicente) de que era Comendador o Conde da Ponte. Pároco - Reitor Filipe Barradas - A Igreja estava muito danificada no teto e telhados, razão pela qual foi para a Ermida de São Vicente em 1713. Em 1730 foi para a Igreja do Hospital e mais tarde voltou para a Ermida de São Vicente. - Tinha necessidade de alguns ornamentos; - Tinha 82 fogos; - Tinha a Confraria do Santíssimo Sacramento, leiga de que toma contas o Provedor da Comarca; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora da Assunção, com provisão e erecção eclesiástica. Constam os nomes e idades do Reitor, Beneficiados, Ecónomos e Tesoureiro.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Prior João de Sousa - A Fábrica da Igreja pertencia ao Colégio da Companhia de Jesus - Tinha a Confraria do Santíssimo Sacramento, leiga de que toma contas o Provedor da Comarca; Constam os nomes e idades do Reitor, Beneficiados, Ecónomos e Tesoureiro. - Havia apenas um casal que viviam nas casas do marquês de Gouveia.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Carmo,com provisão eclesiástica passada no anos de 1725; - Tinha a Confraria na Ermida de Nossa Senhora da Visitação dos Escravos da Nossa Senhora da Visitação, ereta com provisão eclesiástica, Constam os nomes e idades dos clérigos Sacerdotes, Clérigos de Ordens Sacras, Voluntários.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Manuel Machado - Tinha 216 fogos; - Tinha o sino quebrado; - Tinha uma capela de missa anual que instituiu Constantino Borges de Cerveira; - Tinha Confraria do Santíssimo Sacramento, ereta com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria das Almas, leiga; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Tiburcio Lopes Panasco - Tinha 97 fogos; - Tinha Sacrário; - Tinha Confraria do Santíssimo Sacramento, eclesiástica; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Bartolomeu Lobo - Tinha 52 fogos; - Tinha falta de ornamentos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, ereta pelos Padres Dominicanos.
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Deixou entre outros: - Mandou que nos registos dos batizados não se registasse apenas os nomes dos pais mas também, o dos avós paternos e maternos e o mesmo nos assentos de casamento; - Para que o padre não receba noivos sem antes fazer as diligências do estilo; - Deixou provimento sobre os procedimentos a ter nos enterros e nos sufrágios; - Mandou fazer um inventário dos bens da Igreja; - Deu ordem ao fabriquerio para mandar fazer encaixes nos pavimentos do Altar Mor e de Nossa Senhora das Neves; - Deixou provimentos para as Confrarias. Na confraira das Almas mandou que fosse suprimido e que a imagem de São Miguel fosse transferido para o altar do Senhor Jesus. - Deixou provimentos à Confraria dea Almas.
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Padre José da Silva Deixou entre outros: - Mandou que nos registos dos batizados não se registasse apenas os nomes dos pais mas também, o dos avós paternos e maternos e o mesmo nos assentos de casamento; - Para que o padre não receba noivos sem antes fazer as diligências do estilo; - Deixou provimento sobre os procedimentos a ter nos enterros e nos sufrágios; - Mandou fazer um inventário dos bens da Igreja; - Madou o fabriqueiro ladrilhar o pavimento da Igreja ou pondo estrado de madeira; - Deixou provimento à Confraria de Nossa Senhora do Rosário e das Almas.
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Deixou entre outros: - Que se arranjasse os dedos que falatvam na imagens de São João batista, mandou emadeirar o coro e a Igreja ou de madeira ou de abobada e concertar os telhados. Deixou provimento para a Capela de Nossa Senhora do Rosáio que está na Igreja e que instituiu Fernando Lamego, mandou pintar o quadro e as molduras.
Visitador - Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Pároco da Igreja: Deixou entre outros: - Mandou que nos registos dos batizados não se registasse apenas os nomes dos pais mas também, o dos avós paternos e maternos e o mesmo nos assentos de casamento; - Para que o padre não receba noivos sem antes fazer as diligências do estilo; - Deixou provimento sobre os procedimentos a ter nos enterros e nos sufrágios; - Mandou fazer um inventário dos bens da Igreja; - Declaou-se que aos monges das Casas das Covas do Castelo de Monfurado só se lhe conceda por especial graça à junção da paróquia no que toca a administração dos sacramentos dos seus monges e dos enterros e funerais; - Deixou provimentos para as Confrarias. Na confraira das Almas mandou que fosse suprimido e que a imagem de São Miguel fosse transferido para o altar do Senhor Jesus.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre André da Mota Vidigal - Tinha 90 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com provisão eclesiástica.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre André Gomes Galego - Tinha 62 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga, eleita pelo Padres Dominicanos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Brás Coelho - Tinha 115 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com provisão eclesiástica.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre José Vidigal - Tinha 109 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com provisão eclesiástica.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Jacinto das Nunes Marques - Tinha 113 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com autoridade ordinária.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Felix Soares da Silva, Freire conventual de Palmela - Tinha 69 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Havia a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, ereta com licnça da Mesa de Consciência, na data da visita estava extinta.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre manuel Luís Pinto - Tinha 78 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre João Rosado Adão - Tinha a freguesia 86 fogos e no campo 93 fogos; - Necessitava de uma tribuna para a Capela Mor, de alnvenaria, ornada com algumas pinturas até que a fábrica possa mandar fazer o retábulo de madeira; - Necessitava de um Sacrário para o Altar Mor, porque o que havia estava na Capela Mor debaixo dos pés de Nossa Senhora da Conceição, "contra o rito da Igreja"; - Consta os nomes dos padres que tinham benefícios na Igreja; - Tinha a Irmandade do Santíssimo Sacramento, em que tomava contas o Provedor da Comarca; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica, em que tomava contas o Provedor da Comarca; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, ereta pelo Comissário de São Domingos, com licença do Ordinário; - Tinha a Igreja matriz três curatos sufragâneos, São Bento do Mato, Nossa Senhora da Encarnação do Vidigão e Nossa Senhora das reliquias do Canal; Ermidas filiais da matriz: - Santa Margarida, extramuros; - São Sebastião, extramuros; - Santo Estêvão, coutos da vila; - São Marcos, coutos da vila; - São Brás, no termo; - São Lourenço, no termo; Todas as ermidas encontrou com falta de ornatos.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre José Simões Ribeiro - Tinha 110 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, leiga.
Visitador - Dr. José António Lucas e Andrade, Vigário da Vara, Juiz dos Resíduos da Vila de Estremoz, por provisão do Arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Secretário da visita - Bartolomeu Rodrigues Ledo. Pároco - Padre Miguel Álvares Pereira - Tinha 66 fogos; - Tinha a Confraria das Almas, com provisão eclesiástica; - Tinha a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, com provisão eclesiástica.