Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

60 records were found.

Visita realizada pelo Dr. Francisco Guedes Cardoso de Meneses, Arcediago da Sé de Olinda, Chanceler, Provisor, Vigário Geral e visitador ordinário por provisão de Dom Frei Manuel do Cenáculo Vila Boas, Bispo de Beja.
Visita realizada pelo Dr. José da Cunha e Silva, Comissário do Santo Ofício, Prior da freguesia de Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo e visitador ordinário por provisão de Dom Vicente da Gama Leal, Bispo governador do arcebispado de Évora. - Mandou rebocar as paredes da Igreja.
Provisão de Dom Vicente da Gama Leal, Bispo de Hetalonia, coadjutor e futuro sucessor do Bispo do Rio de Janeiro e Bispo governador do arcebispado de Évora, sobre a divulgação na cidade de Évora de umas cartas impressas com o nome da Prioresa das religiosas do Convento do Santíssimo Sacramento de Lisboa.
Visita realizada pelo Dr. Miguel Jácome Esquível, Desembargador da Relação Eclesiástica, executor da Casa do Despacho e visitador geral do Arcebispado de Évora por provisão de Dom José de Melo, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado António Carrilho Bijos, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão de Dom José de Melo, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado Diogo Serra de Medeiros, Vigário da Vara da vila de Mértola, Comissário do Santo Ofício e visitador ordinário pelos Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Dr. João de Mascarenhas Bocarro, Desembargador da Relação Eclesiástica de Évora e visitador ordinário por provisão de Dom João Coutinho, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado António Gonçalves, Desembargador da Relação Eclesiástica de Évora e visitador ordinário por provisão de Dom João Coutinho, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado Manuel Rebelo, Cónego Prebendado na Sé de Évora, Desembargador da Relação Eclesiástica, Juiz dos casamentos e visitador Ordinário por mandado do Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Dr. João Velho, Desembargador da relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Dr. Jerónimo Madeira, Mestre Escola da Sé de Évora e Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Dr. Miguel Jácome Esquível, visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Dr. Miguel Jácome Esquível, visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Licenciado Lourenço Silveiro, Prior da vila de Redondo, visitador por provisão de Dom José de Melo, arcebispo de Évora. Entre outros provimento mandou arranjar o pavimento da Igreja.
Visita realizada pelo Licenciado António Themudo, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão de Dom Alexandre de Bragança, Arcebispo de Évora. - Deixou provimento em relação às pessoas que falavam durante a missa; - Alertou que nenhum confessor ou pregador exercesse sem apresentar a licença dada pelo Arcebispo ou pelo Provisor; - Que a imagem de Nossa Senhora precisava de ser reformada.
Visita realizada pelo Licenciado António Carrilho Bijos, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão de Dom José de Melo, Arcebispo de Évora.
Visita realizada por Dr. Francisco Martins de Palma, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador Ordinário por comissão de Dom Frei Miguel de Távora, Arcebispo de Évora. Entre outros, mandou enterrar a imagem de São Sebastião por esta estar velha.
Visita realizada pelo Dr. Manuel Dias Branco, Prior na Igreja de Santa Catarina de Quintos, Beja e visitador ordinário por provisão de Dom Frei Miguel de Távora. Arcebispo de Évora. - Mandou ladrilhar a Igreja e o Prior referiu que ainda não o tinha feito porque tinha decidido forrar o chão da Igreja de madeira. - Mandou fazer obras no Altar da Capela Mor e que as confrarias concorressem para as obras.
Visita realizada pelo Dr. Valério da Costa e Mira, Prior na Igreja de Santiago, Montemor-o-Novo, Comissário do Santo Ofício e visitador ordinário por provisão de Dom Frei Miguel de Távora, Arcebispo de Évora.
Provisão de Dom Luís de Nossa Senhora da Porta, Arcebispo de Évora, sobre as esmolas que se davam para a conservação dos sagrados lugares de Jerusalém.
Visita realizada pelo Dr. João Justiniano Farinha, Comissário do Santo Ofício, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão de Dom Vicente da Gama Leal, Bispo governador do arcebispado de Évora.
Pastoral do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora sobre a questão dos confessores incentivarem os seus fregueses a dilatarem os cúmplices dos seus pecados.
Traslado de um Breve para se poderem dizer 3 missas no dia da comemoração dos defuntos
Visita realizada por Dom António José de Carvalho Moreira, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. - Mandou fazer um retábulo, rebocar as paredes, ladrilhar a Igreja. - Na ermida de São Sebastião mandou que se fizesse uma nova imagem do santo pois a que se encontrava na ermida estava cheia de caruncho e tinha uma perna e mão quebradas.
Pastoral do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora sobre a questão dos confessores incentivarem os seus fregueses a dilatarem os cúmplices dos seus pecados.
Visita de do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora à Igreja de Vila Ruiva. - Mandou que se fizesse um retábulo novo para a capela Mor;. - Deixou procimentos aos lagareiros e moleiros por trabalharem nos Domingos e Dias Santos Nota: O selo está solto.
Pastoral do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora.
Pastoral do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora. Entre outros, sobre a obrigatoriedade de permanência dos clérigos na residência das Igrejas onde se encontravam colocados, sobre o tamanho dos vestidos dos padres, sobre o uso de cabeleiras, que os padres não tivessem em sua casa mulheres com menos de 50 anos, que não educassem os seus filhos ilegítimos em suas casas, sobre o dever de ensinar o evangelho nas missas e dias santos e para que nos adros não se fizessem feiras.
Pastoral do arcebispo de Évora, Dom Frei Miguel de Távora, sobre os pregadores e confessores.
Pastoral do Deão e Cabido, Sede Vacante, sobre os confessores e pregadores.
Pastoral do Deão e Cabido, Sede Vacante, sobre os sufrágios.
Visita realizada pelo Dr. Francisco Pereira Taborda, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão de Dom Simão da Gama, Arcebispo de Évora. Deixou provimento sobre o comportamento a ter no sacramento da penitência. Ordenou que as confrarias mandassem fazer encaixes de madeira para a pedra ara.
Visita realizada pelo Dr. José Barbosa, Prior da Igreja de São Pedro de Évora, Protonotário Apostólico, Desembargador da Relação Eclesiástica, Juiz dos casamentos e Juiz executor da Casa do Despacho do arcebispado de Évora e visitador ordinário por provisão de Dom Simão da Gama, arcebispo de Évora. Mandou que se picasse e rebocasse a Capela Mor e se fizesse um retábulo novo para a mesma.
Visita realizada pelo Dr. Manuel Guerreiro de Brito, Cónego Prebendado na Sé de Évora, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador por comissão do Deão e Cabido, Sede Vacante.
Visita realizada pelo Dr. André Rodrigues Madeira, Cónego Prebendado da Sé de Évora, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante. Mandou arranjar os telhados e ladrilhar a Igreja. Mandou consertar os telhados e ladrilhar o pavimento da Igreja.
Visita realizada pelo Dr. Miguel Gomes Penharanda, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por comissão de Dom Frei Domingos de Gusmão, Arcebispo de Évora. Provimento para que os homens não se pusessem aos cantos da Igreja da Misericórdia quando as mulheres entravam e saiam da missa.
Visita realizada pelo Dr. Vicente Amado de Brito, Desembargador da relação Eclesiástica, Chanceler e visitador ordinário por especial comissão de Dom Frei Luís da Silva, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Dr. Francisco Madeira da Costa, Prior da Igreja do Salvador de Évora e visitador ordinário por provisão de Dom Luís da Silva, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Padre Pedro da Anunciação, visitador ordinário por provisão de Dom Teotónio Manuel, Deão da Sé de Évora e Governador do Arcebispado de Évora.
Visita realizada pelo Dr. Vicente Vaz Ramos Limpo, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante. Mandou arrajar a ermida de Santa Cruz porque estava sem portas com o dinheiro que a confraria da mesma estava devendo e o dinheiro que Neutel Dias Castanho, como tesoureiro, tinha em seu poder.
Visita realizada pelo Dr. Francisco Madeira da Costa, Desembargador da Relação Eclesiástica e visitador ordinário por provisão do Deão e Cabido, Sede Vacante. Mandou caiar as pinturas das as paredes da Igreja, Capela Mor e mais capelas, porque segundo ele estavam "disformes e indecentes ao culto divino" e se fosse necessário as rebocasse.
Visita realizada pelo Licenciado Afonso Pires, visitador no arcebispado de Évora por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Dr. Manuel Mendes, capelão e pregador e visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Provimento da visita realizada à Igreja matriz de Vila Ruiva, pelo Licenciado António Carrilho e provisão de Dom José de Melo, Arcebispo de Évora sobre o referido provimento.
Visita realizada pelo Licenciado Cristóvão Caldeira, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado Lourenço Soeiro, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Deixou provimento acerca das confrarias.
Visita realizada pelo Licenciado João de Sá, Reitor da Igreja de Viana, capelão fidalgo de sua majestade, pregador e visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Mestre Luís Varela Bulhões, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado Lourenço Soeiro, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Licenciado André de Oliveira, pregador no arcebispado de Évora e visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Consta, entre outros provimentos, orientações sobre a saída do Santíssimo Sacramento, por umas portas novas da porta principal da Igreja e como proceder nas eleições das confrarias.
Visita realizada pelo Frei Aires Correia, Mestre em Santa teologia e visitador, por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora.
Visita realizada pelo Mestre Luís Varela de Bulhões, visitador no arcebispado de Évora por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora, a visita está incompleta.
Visita realizada pelo Licenciado Manuel Ferrás de Gouveia, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Deixou provimento para que os lagareiros só trabalhassem nos Domingos e Dias Santos depois de irem à missa. Também deixou provimento às confrarias proibindo estas de darem a azeitona sem pregão.
Visita realizada pelo Licenciado António Themudo, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. - Visitando a Igreja achou nela uma imagem de Nossa Senhora e outra na Igreja da Santa Casa da Misericórdia ornadas com cabeleiras hereges e ordenou que as retirassem sob pena de 5 cruzados para o meirinho e obras pias. - Mandou também ladrilhar o pavimento da Igreja.
Visita realizada pelo Licenciado Baltazar Fagundes, desembargador e visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Deixou provimentos sobre as eleições da confrarias (questão dos subornos nas eleições) e os gastos desnecessários que estas faziam.
Visita realizada pelo Licenciado Manuel de Reixa, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Mandou fazer um novo Sacrário no meio do pedestal do retábulo, porque este se encontrava “num lugar indecente” a um canto da capela mor.
Visita realizada pelo Dr. Brás Lopes, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Mandou, entre outros provimento, rebocar todas as paredes por dentro com 20 mil reis dos frutos da fábrica da Igreja.
Visita realizada pelo Licenciado Manuel Barreiros, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Mandou que no Celeiro dos dízimos houvesse duas fechaduras e dois cadeados e duas chaves, uma para o Padre Prior e outra para o Prioste.
Visita realizada pelo Licenciado Pedro Sanches e o Licenciado Manuel Barreiros, visitadores por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Deixaram provimento para que nos livros de róis de confessados se registassem todos os que estivessem por crismar, a idade e o número da casa de cada um.
Visita realizada pelo Licenciado Manuel de Reixa, visitador por provisão de Dom Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora. Deixou provimento para que os mancebos solteiros não se sentassem nos bancos dianteiros da Igreja com o rosto virado para as mulheres para se “evitarem desordens e indecências”.