Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

9 records were found.

Este processo contém as contas referentes à despesa e receita de impressão de cartazes para espetáculos realizados no Teatro das Casas Pintadas em benefício do Monte Pio Eborense.
Este processo contém vários folhetos manuscritos de espetáculos realizados na cidade em beneficência: dos empregados do teatro; da D. Elvira Arelano; de D. Miguel Gob; das Religiosas do Convento do Calvário da cidade de Évora; dos presos e do Monte Pio Eborense.
Ofício do Administrador do Concelho de Évora, João Rafael de Lemos, dirigido a Bartolomeu Pessanha de Mendonça Furtado (Polícia) sobre a abertura do Teatro Nacional da cidade de Évora em 20 de junho de 1840, informando de que a partir desta data sempre que haja espetáculos deverão enviar uma escolta policial de três soldados e um cabo.
Contém a Relação das Peças Dramáticas submetidas à sensura do Governo Civil de Évora em 1848-1849. A informação contida é data da apresentação da peça, nome do empresário, titulo da peça, data da aprovação e observações.
Este processo contém um folheto manuscrito de uma peça de teatro realizado no Teatro Nacional de Évora. A 1ª Representação do Drama original em prólogo e 3 atos do Senhor Mendes Leal autor do “Homem da Mascara Negra”, premiado pelo Conservatório Real e ornado de Coros. É apresentada a peça “A Pobre das Ruinas”.
Este processo contém um folheto manuscrito de uma peça de teatro realizado no Teatro Nacional em beneficio da Empresa. É representado em 3 atos "A maldição paterna"; "O Incendio do Casal" e "A morte do malvado".
Contém folhas manuscritas e impressas sobre espetáculos realizados: Bailes de Máscaras; Sinfonia pela Orquestra da Companhia Espanhola de Zarzuela; Comédia pelo ator Francisco Alves da Silva Taborda.
Contém folhas manuscritas sobre vários espetáculos realizados: Os dois irmãos de armas; Geraldo Sem Pavor ou a Conquista de Évora; Marqueses de Pombal; O Tributo das Cem Donzelas; O homem de cinzento; O Casamento projetado; Circo Hípico na Praça de Touros de Évora; Concerto Instrumental; A Cruz de Malta; A Pérola de Estremoz e vários bilhetes pequenos. Contém também um aviso sobre Retratos ao Natural Coloridos a Fogo realizados pelo fotógrafo suíço Schmidli e também contém outro aviso impresso sobre retratos a Daguerreotype aprovados pela Academia Francesa. Faziam retratos a preto e coloridos em 10 segundos pelo preço de 2$400 e 1$920 reis. Nota: O Teatro Nacional de Évora também foi conhecido por Teatro Nacional de Évora das Senhoras Sardinhas, em fevereiro de 1850.
Contém um Edital para pagamento da contribuição predial.