Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
6 records were found.
Contém um livro de registos de mandados do Corregedor das Comarca de Évora e Estremoz para o recebedor geral das sisas do Almoxarifado de Estremoz, entregar determinadas quantias em dinheiro para o Tesouro Público Nacional, em virtude das ordens recebidas do Erário Régio, contém o registo das guias das quantias remetidas ao Tesouro Público e o registo das Ordens do Real Erário.
Contém livros de registos do Cabeção das sisas da cidade de Évora e da vila de Alandroal.
Contêm registos das contas, tomadas pelo Juiz de Fora do Geral, pelo presidente da Junta do Cabeção Geral ou pelo Corregedor da Comarca de Évora, relativas aos rendimentos das arrematações das várias sisas, constam os nomes, moradas e profissões dos vários rendeiros, dos pagamentos de ordenados e outras despesas.
Livros de registos do pagamento das sisas. Possuem o nome do comprador, do vendedor, a localização das propriedades rústicas e urbanas e o valor da sisa a pagar.
O pagamento da sisa era feito ao recebedor dos bens de raiz, na presença do juiz de fora do geral, ou na sua ausência ou impedimento do mesmo pelo juiz de fora dos órfãos ou pelo vereador mais velho da Câmara. Os registos eram lavrados pelo escrivão da tábola e sisas da cidade de Évora.
Contém livros de registo de pagamento das sisas do Alandroal, Évora, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.
Contém livros de receita e despesa dos tesoureiros/recebedores gerais das sisas (singelas e do dobro das sisas) e livros de registos dos autos de contas das Comarcas de Évora e de Estremoz.
Os livros possuem registos com os valores das receitas e despesas das várias localidades de cada comarca, bem como registos da arrecadação da renda da imposição dos vinhos, da portagem, da renda da carceragem, da renda da açougagem, da renda do vento e da renda da chancelaria.
Constam livros com os autos de contas da receita e despesa do dobro das sisas e sisas singelas que tomaram os desembargadores e corregedores da Comarca de Évora aos tesoureiros/recebedores gerais dos Almoxarifados de Évora e de Estremoz. Alguns livros possuem registos dos conhecimentos dos depósitos entregues no Real Erário, pelo recebedor geral das sisas, de todos os valores das sisas singelas e do seu dobro.
Constém requerimentos de particulares, dirigidos ao juiz de fora do geral, para o escrivão das sisas passar certidões de registos de sisas e para lançar pagamentos das sisas após as transacções de compra de propriedades.
Contém recibos do recebimento de sisas do termo de Alandroal, assinados por Cândido José Barradas.
Contém mandados do Dr. Francisco Maria de Macedo, juiz com alçada na vila de Alandroal, para o depositário das sisas efectuar alguns pagamentos com os rendimentos dos bens de raiz.
Contém um livro de registos das ordens do Tesouro Público Nacional pertencentes ao Almoxarifado das sisas da cidade de Évora. As ordens eram dirigidas ao corregedor das Comarcas de Évora e Estremoz, para o mesmo entregar o produto do rendimento das sisas ao Tesoureiro do Comissariado Geral das Tropas.