Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Contém: livros de registos dos individuos que pagavam os Novos Direitos sobre as cartas de seguro confessativas ou negativas, que pediam quando se encontravam pronunciados por delitos praticados (equivalente a cartas de perdão) e registos do pagamento dos Novos Direitos que recaiam sobre os ofícios da alçada da provedoria (escrivão das execuções, escrivão do donatário da alfândega, escrivão da Câmara, do judicial e notas, sisas e almotaçarias, tabelião de notas, escrivão de armas do meirinho, entre outros); livros de registo da receitas e despesa dos Novos Direitos das Comarcas de Évora e Estremoz. Nos livros constam os autos de contas que os provedores das comarcas tomaram dos rendimentos dos Novos Direitos.
A décima foi um imposto criado no séc. XVII para prover as necessidades da defesa do reino. Contém livros de registo dos pagamentos que faziam anualmente, à Real Fazenda, os cidadãos das cidades e seu termo, primeiro de 4,5% e já no séc. XVIII para 10%, sobre o valor do rendimento líquido das propriedades rústicas ou urbanas.
A sisa era um imposto que se pagava pela transmissão onerosa, venda, arrematação ou doação do direito de propriedade ou de outros direitos equiparáveis sobre bens imobiliários. Livros do pagamento das Sisas, livros do pagamento do cabeção das Sisas, livros de receita e depesa dos recebedores ou tesoureiros das sisas e livros das contas do almoxarifado das Sisas.