Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Este livro contém um índice das escrituras de arrendamento referentes a património situado em Évora, que pertenceu ao Colégio dos Meninos dos Órfãos tais como: Quinta da Picada; Herdade do Álamo do Gavião; Foro numas Casas à Porta de Alconchel; Foro de umas Casas na rua de Machede; Ferragial à quinta do Moniz; Ferragial em S. Brissos; Igreja do Colégio dos Meninos Órfãos; Horta dos Meninos Órfãos; Foro na herdade de Évora em Borba; Foro na herdade da Gradeira; Foro na herdade da Parrada; Três moradas de casas na rua dos Açougues em Borba; Duas moradas de casas em Borba; Foro de uma quintal em Borba; Foro de umas casas em Borba; Três Courelas de vinha em Borba; Um Mouriscal em Borba; Olival no carrascal em Borba; Cinco Courelas de terra em Borba; Foro no Barro Branco em Borba; Quintais em Borba; Dívida de sessenta mil reis; Questão entre os Párocos da Sé de Évora e o Reitor dos Órfãos; Divida de cem mil reis ao Colégio; Monte do Nabo; Execução pelos foros da horta dos Leões; Herdade do Moniz; Casas entre a rua do Tinhoso e a de Alconchel. Contém ainda doação feita ao Colégio pelo Chantre Manuel de Faria Severim, testamentos de Gaspar da Cunha e de Francisca da Silva, sermão pregado pelo padre Bartolomeu de Brito e Capela em Borba.Contém ainda documentos vários.
Este livro contém um índice das escrituras de arrendamento referentes a património situado em Évora, que pertenceu ao Colégio dos Meninos Órfãos tais como: Casas na rua de Machede; Casas na Carreira do Colégio; Casas na Carreira do menino Jesus; Ferragial à quinta do Moniz; Casas à Porta de Alconchel; Foro de 3000 reis em casas à Porta de Alconchel; Casas na rua da Mouraria; Casas junto à porta de Lagoa; Foro nas Casas da rua do Muro; Foro nas Casas da rua de Aviz; Casas na rua de Machede em 1733; Casas na rua de Machede em 1771; Foro em Casas na rua de Machede em 1781; Casas na rua de Machede; Casas na rua da Cozinha de Sua Alteza; Casas na de Machede em 1764 e em 1781.
Este livro contém um índice das escrituras de arrendamento referentes a património situado em Estremoz, que pertenceu ao Colégio dos Meninos dos Órfãos tais como: Licença para aforar a horta do Peladouro; Compra de um cerrado nos coutos de Estremoz; Horta do Peladouro; Doação de umas casas na Vila de Estremoz; Horta do Peladouro; Horta da Salsinha; Courelas no Mosteiro de Borba; Courelas no sítio do Barro Branco; Herdade da Gredeira; Monte do Nabo; Herdade do Pica Milho. Contém também o treslado do testamento de Gregório Álvares, referente à horta do Paladouro, em 1701.
Esta pasta contém um índice das escrituras referentes ao património que pertenceu ao Colégio dos Meninos Órfãos tais como: Herdade da Fronteira; Herdade do Padrão; Dois quinhões nas herdades de Esfola Caras e Fontes; Quinhão na herdade da Frausta; Herdade de Monviso; Herdade do Álamo do Gavião; Herdade do Casão; Ferragial ao Xarrama; Ferragial na quinta do Moniz; Dois ferragiais ao sítio do malhão; Aforamento de dois quartéis de vinha a Santa Bárbara do Degebe; Quartel de vinha ao Rebentões; Dois quartéis de vinha em Mótum; Extinção da Capela; Um quartel de vinha no sítio do Cano; Um quartel de vinha ao Louredo; Horta do Colégio dos Meninos Órfãos; Foro na horta dos Leões; Olival em São Brissos; Quinta da Picada; Quartel de uma vinha à Carne Azeda. Possui também uma provisão de D. Maria ao Colégio dos Meninos Órfãos. Contém também um lembrete de onde saía o cano da caixa da Porta de Moura e vem para o Colégio.
Este livro contém um índice inicial das escrituras nele lavradas, que são referentes a património que pertenceu ao Colégio dos Meninos Órfãos localizado em Borba, tais como: uma vinha de foro em São Miguel; Herdade no sitio do Mosteiro; Casas na rua de Évora; Casas no Terreiro de Nossa Senhora do Soveral; Quinhões no Castelo Ventoso; Courelas à Fonte de São Pedro; Foro na herdade da Gredeira; Aforamento de um castanhal; Vinha às Pedras Muares; Dez varas de terra com pomar; Vinha e olivais nos Currais; Courelas nos Arcos Velhos; Vinha à Fonte dos Asmos; Courela no sítio dos Mosteiros, Quinhão na herdade da Passada; Casas na rua de Évora; Quinhão do Mouriscal; Duas courelas no sítio do Mosteiro; Foro no olival do Sobreiro; Foro numa vinha ao sobreiro; Foro numa casa em frente da Matriz de Borba; Foro numa casa da rua dos Açougues; Foros numa casa da rua dos Açougues; Foros numa casa da rua de São Francisco; Foros em casas na rua do Poço; Foro numa vinha em Sancha; Foro em duas courelas.
Este livro contém uma relação dos títulos referentes aos catorze foros que comprou Faustino Xavier da Rosa a Joana Teresa de Jesus herdeira de D. Pascoal Caetano e que os doou ao Colégio dos Meninos Órfãos, com provisão de confirmação e autos de posse com intenção de sustentar mais um aluno no Colégio para admissão ao sacerdócio. Contém a escritura do tabelião José Claudino Pereira Lima, de compra dos catorze foros em 28 de Julho de 1817, doação ao Colégio, a provisão de confirmação. Contém também carta de D. Miguel a dispensar o Padre José Agostinho da Silveira Rumão, Reitor do Colégio dos Meninos Órfãos, da lei para o dito Colégio poder possuir o domínio direto dos catorze foros constituídos por seis vinhas e oito moradas de casas situados na cidade de Évora e seus coutos no valor de seis centos mil reis doados por Faustino Xavier da Rosa.
Esta pasta contém um índice das escrituras de arrendamento referentes a património situado em Évora e Estremoz, que pertenceu ao Colégio dos Meninos dos Órfãos tais como: Herdade da Fronteira “S. Matias”; Casas na rua de Machede; Herdade de Alvino do Gavião; duas Casas na rua de Machede em 1825; Adega na rua de Machede; Ferragial à Porta de machede; Ferragial ao poço de Entre as Vinhas; Ferragial junto ao Xarrama; Quartel de vinha na Guarda do Metúm; Quartel de vinha na Guarda do Metúm; Dois quinhões na herdade do Montinho do nabo; Foro anual na horta do Peladouro; Foro anual na horta da Salsinha; Casas na rua de São Pedro em Estremoz; Testamento do Capitão Manuel Cortes Paim e processo do Colégio dos Órfãos para receber a herança do doutor José António Cortes Paim.