Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

15 records were found.

Esta pasta contém um índice com 22 documentos numerados que se iniciam no nº 18 até e vão ao Nº 39, compostos por sentenças, requerimentos, cartas precatórias, certidões, escrituras, testamentos, capelas e herdades do Recolhimento de Nossa Senhora da Piedade
Sentença Cível para título passado a favor e requerimento de Reverendo Prior e mais Religiosos do Convento do Carmo Calçado da cidade de Évora a favor do Prior e mais Religiosos do dito Convento contra e Exmo. D. Caetano Alberto Henriques de Saldanha e Lencastre.
Esta pasta contém um índice com 25 documentos compostos por sentenças, embargos, cartas precatórias, certidões, folhas de partilha, escrituras, testamentos, capelas e herdades do Recolhimento de Nossa Senhora da Piedade. A numeração dos documentos está errada, passa do doc. 9 para o doc. 11, não existe o nº 10.
Esta pasta contém autos de concialição dos anos de 1837 a 1861.
Inspeção realizada à Administração da Casa Pia de Évora realizada pela Comissão de 11 de agosto de 1879 . Esta inspeção foi realizada com o objetivo de justificar as causas da elevada mortalidade e decadência física dos seus alunos e no final são apresentadas algumas reformas urgentes. Foi descrito o estado atual da higiene do edifício, dos dormitórios, da enfermaria, das oficinas, das aulas, da cozinha e refeitório, dos Recreios, dos sanitários e canos de esgoto, do asseio das roupas, asseio do corpo, alimentação e o Colégio das alunas que tinha sido considerado pela comissão de 1863 de péssima higiene. O sistema geral de escrituração da administração da casa Pia também foi inspecionado contemplando livros de inventários, de contabilidade, de dispensa, de despesas, arrecadações, contas das oficinas, fornecimentos, população da Casa Pia, hortas e rendimentos. A educação também foi avaliada, onde o ensino foi descrito insuficiente para muitos alunos e bastante fraco.
Auto de investigação contra a regente mestre de costura das alunas da Casa Pia, Guilhermina Ornelas, em 1873, que foi demitida deste cargo.
Investigação realizada ao rendatário dos quintais do Convento de Santa Mónica em 1871. Esta noticia foi publicada no jornal local "Monitor" Nº 9 de 21 de outubro de 1891, do qual se encontra um exemplar.
Contra-fés à administração da Casa Pia, do Tribunal referente a contas e ao processo de Teresa de jeus Roberto da Silva qur reclama contra a deliberação da administração da Casa Pia de Évora, tomada em sessão de 1 de outubro de 1888, sobre o provimento de professora do ensino elementar do Colégio das Órfãs desta instituição com vários fundamentos.
Esta pasta contém uma ação ordinária contra Leonor Augusta e António de Oliveira Barba Russa, em 1917, condenados a pagar a quantia de 2.658$83 como administradores que foram da Casa Pia no ano de 1905 a 1906. Leonor Augusta era irmã de Francisca Emilia, herdeira do Padre José Joaquim Abrantes, que por sua morte deixou herdeiras Leonor Augusta e Maria Augusta. Contém também uma procuração do Provedor da Casa Pia, Florival Sanches de Miranda, passada ao Dr. José Nunes do Nascimento (advogado).
Esta pasta contém uma Carta cível de sentença contraída dos autos de justificação avulsa para habilitação a requerimento como única herdeira do Reverendo Padre José Joaquim Abrantes, da justificante Francisca Emília para seu título em 1907.
Esta pasta contém a informação sobre a inspeção realizada pelo Delegado de Saúde aos géneros alimentícios da Casa Pia de Évora, em 1902, que habitualmente servem para as refeições dos alunos.
Esta pasta contém o Auto de investigação acerca dos actos ilícitos para com os alunos referente ao sub-regente da Casa Pia de Évora Francisco dos Santos Freitas, contém também os depoimentos dos alunos.
Esta pasta contém a informação referente à inspeção realizada à Escola Primária da Casa Pia de Évora em 1897, avaliando o método de ensino.
Esta pasta contém a notícia que foi para publicar no jornal "Diário do Alentejo" contra a Regente Teresa de Jesus Roberto da Silva da Casa Pia de Évora e contém também a reclamação da referida Regente sobre a sua demissão.
Esta pasta contém cartas de adjudicação referentes a património que pertencia às antigas instituições de caridade da cidade de Évora, nomeadamente Colégio de São Manços e Recolhimento de Nossa Senhora da Piedade e que passaram para a Casa Pia de Évora em 1836.