Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

89 records were found.

Assunto:Informação ao Provisor Governador do Arcebispado de Évora, pela Abadessa D. Maria do Carmo Vidigal, sobre D. Frlizarda Ludovina Vidigal, religiosa do convento de Nossa Senhora da Assunção de Ara-coli da Vuila de Alcácer do Sal.
Assunto:Mapa das propriedades e seus rendimentos anuais, nome das religiosas e o estado em que se encontrava o convento. O mapa está assinado por: Abadessa D. Maria Vitória Duarte Fonseca, Prioresa D. Maria Margarida Freire de Andrade, Sub-Prioresa D. Catarina Angélica, Abadessa D. Maria Perpétua, Bolseira D. Joana Isabel e Abadessa D. Mariana Escolástica.
Assunto:Mapa com o nome das religiosas, seus rendimentos, receitas e despesas do convento de São Bento de Cástris - Évora.
Assunto:Informação enviada ao Vigário Capitular do Arcebispado de Évora sobre o convento de São Bento de Cástris - Évora. Contém informação sobre: - Número das religiososa - Seculares recolhidas - Qual o seu estatuto - Quais os seus bens e meios de subsistência - Qual o estado do edifício - Qual era a conduta de cada uma das religiosas
Assunto:Informação sobre o falecimento da Reverendo padre José do Egito Rolão, confessor do convento e que não havia falecido nenhuma religiosa do convento de São Bento de Cástris - Évora.
Assunto:Informação da Abadessa D. Maria do Carmo Vidigal, para o Arcebispo de Évora, por ter sido eleita Abadessa do convento de São Bento de Cástris - Évora
Assunto:Informação da Abadessa Maria do Carmo Vidigal, sobre a saída do convento para ir a Setúbal tomar banhos, da religiosa D. Francisca Genoveva.
Assunto:Mapa do rendimento do convento de São Bento de Cástris - Évora, onda consta, as herdades, dinheiro, pitanças, cereais e foros.
Assunto:Relação das religiosas do convento de São Bento de Cástris - Évora.
Assunto:Relação das religiosas do convento de São Bento de Cástris - Évora
Assunto:Relação das religiosas do convento de São Bento de Cástris - Évora
Assunto:Mapa do rendimento do convento de São Bento de Cástris - Évora, onda consta, o nome das religiosas, situação do convento, o estado em que se encontra, rendas, foros, juros em dinheiro, despesas e dívidas e o valor dos objetos do convento.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de D. Catarina Maria de Carvalho e de D. Juliana Úrsula de Vasconcelos, filhas de Francisco Barreto Carvalho e de D. Francisca Josefa de Padrão. Provisor dos autos de perguntas, Dr. Vicente Amado de Brito e escrivão da Câmara Eclesiástica, Bartolomeu Lobo de Moura.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar a favor de D. Isabel Cândida Maria Corte Real, filha de Manuel Corte Real e de D. Catarina Eugénia. Provisor dos autos de perguntas, Dr. Vicente Amado de Brito e escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Lourenço de Campos Barreto.
Assunto: Autos de perguntas feitas à Abadessa D. Úrsula de Almeida, à Mestra das Noviças, Soror Sebastiana de Gouveia e à noviça Úrsula Teresa, filha de Francisco Gomes e de Margarida Dias, naturais de Évora. Provisor dos autos de perguntas, Cónego Tomé Álvares Velho e escrivão da Câmara Eclesiástica, Lurenço Salvado
Assunto: Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e Regulares, a favor da Madre Soror Joana Jacinta de Sousa de Nogueira, para sair da clausura e ir a banhos. Contém: O Indulto Apostólico, para entrar sair da clausura do convento e ir a remédio de banhos. Termo de aceitação do Breve pelo Dr. António Álvares Sousa, Vigário Geral do Arcebispado de Évora. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. António Álvares Sousa e o notário apostólico Padre Inácio Rodrigues Vieira. Contém também atestados médicos passados por: Dr. António Mourato Sande e do Dr. Francisco de Barros. Sentença final.
Assunto: Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e Regulares, a favor de Joana Joaquina Moniz, natural de Évora, filha de Roque Moniz, natural do Condado de Borgonha, cidade de Salem, França e de Maria de La Fontane, natural de Lisboa. Contém: O Indulto Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego penitenciário, Dr. Manuel Álvares Cidade e o notário apostólico Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Petição da suplicante para que lhe seja passada certidão de batismo. Certidão de batismo passada por Manuel Afonso de Carvalho, Beneficiado na Igreja de Santo Antão da cidade de Évora. Justificação dos artigos das premissas entregues ao, Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego penitenciário, Dr. Manuel Álvares Cidade e o notário apostólico Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Assentada e sumários de testemunhas por parte da impetrante: Padre João Moreira, Beneficiado na Sé de Évora e o Padre Francisco Xavier de Carvalho, Beneficiado na Paroquial Igreja de Santo Antão de Évora. Assentada na grade do convento à Madre D. Catarina Maria Barreto e Madre Úrsula Clara. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar a favor de D. Francisca Arcângela Teresa de Araújo e Azevedo, natural de Évora, filha da Igreja, como consta da certidão de batismo. Contém: Petição da Madre Prioresa do convento. Petição de D. Francisca Arcângela Teresa de Araújo e Azevedo, para que lhe seja passada uma certidão de batismo. Diz que é filha do Desembargador Lucas Pereira de Araújo e Azevedo, natural de Lisboa. Certidão de batismo tresladada por Francisco de Macedo, porteiro da massa do Cabido de Évora. Foram padrinhos o Cónego José de Sousa Mascarenhas e Páscoa da Costa. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. Tomé Chichorro da Gama Lobo, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Tomás de Vasconcelos Camelo Sentença final.
Assunto:Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e Regulares, a favor de Josefa Rita de Vasconcelos, para entrar no convento a título de educanda, filha de Francisco Botelho de Vasconcelos da Fonseca, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo e de D. Guiomar da Cunha e Costa, naturais de Alcácer do Sal. Contém: O Indulto Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego penitenciário, Dr. Manuel Álvares Cidade e o notário apostólico Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Petição da suplicante para que lhe seja passada certidão de batismo. Certidão de batismo passada pelo Prior da Paroquial Colegiada de São Tiago de Alcácer do Sal, Silvestre Cordeiro Carvalho. Justificação dos artigos das premissas entregues ao, Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego penitenciário, Dr. Manuel Álvares Cidade e o notário apostólico Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Assentada e sumários de testemunhas por parte da impetrante: Domingos Ferreira de Morais, natural do bispado de Lamego, Domingos Lopes Homem, natural do Bispado de Lamego e António Soares Homem, natural do Arcebispado de Braga, todos moradores no Páteo do mosteiro de São Bento de Cástris. Assentada na grade do convento à Madre D. Maria Francisca da Horta e Madre D. Maria Antónia Moniz. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem a favor de D. Joana Micaela de Morais e de D. Bernarda Luísa da Cunha, filhas de João Nunes de Carvalho e de Josefa Luísa da Cunha. Provisor dos autos de perguntas, Cónego da Sé de Évora, Dr. António Rosado Branco e escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Lourenço de Campos Barreto.
Assunto:Indulto Apostólico da Sagrada Congregação dos Bispos e Regulares, a favor de D. Joana Micaela da Câmara, colegial no Colégio de São Manços em Évora, para entrar a título de educanda no convento de São Bento de Cástris, filha de Francisco de Brito Mouzinho e de D. Joana da Câmara, naturais de Évora. O Indulto Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Petição da suplicante para entrar no convento. Termo de aceitão do Indulto pelo Provisor e Vígário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego Penitenciário e Desembargador da Relação Eclesiástica, Dr. Manuel Álvares Cidade e o Notário Apostólico, Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Justificação dos artigos das premissas entregues ao, juiz e comissário destes autos, Provisor e Vígário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego Penitenciário e Desembargador da Relação Eclesiástica, Dr. Manuel Álvares Cidade e o Notário Apostólico, Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Assentada realizada nas grades do Colégio de São Manços e sumários das testemunhas - D. Luísa Teresa de Melo, D. Francisca Teresa Jacinta de Melo e Antónia Juliana Pereira, colegial no Colégio. Assentada realizada nas grades do mosteiro da São bento de Cástris de Évora e sumários das testemunhas - Reverenda Madre D. Maria Francisca Horta e Reverenda Madre Josefa Maria Teles Landim. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto:Indulto Apostólico da Sagrada Congregação dos Bispos e Regulares, a favor de D. Maria de Brito da Câmara, colegial no Colégio de São Manços em Évora, para entrar a título de educanda no convento de São Bento de Cástris, filha de Francisco de Brito Mouzinho e de D. Joana da Câmara, naturais de Évora. Contém: O Indulto Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Petição da suplicante para entrar no convento. Termo de aceitão do Indulto pelo Provisor e Vígário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego Penitenciário e Desembargador da Relação Eclesiástica, Dr. Manuel Álvares Cidade e o Notário Apostólico, Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Justificação dos artigos das premissas entregues ao, juiz e comissário destes autos, Provisor e Vígário Geral do Arcebispado de Évora, Cónego Penitenciário e Desembargador da Relação Eclesiástica, Dr. Manuel Álvares Cidade e o Notário Apostólico, Beneficiado Manuel Soares da Cunha. Assentada realizada nas grades do Colégio de São Manços e sumários das testemunhas - D. Luísa Teresa de Melo, D. Francisca Teresa Jacinta de Melo e Antónia Juliana Pereira, colegial no Colégio. Assentada realizada nas grades do mosteiro da São Bento de Cástris de Évora e sumários das testemunhas - Reverenda Madre D. Maria Francisca Horta e Reverenda Madre Josefa Maria Teles Landim. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Ana Teresa e com nome religioso Soror Antónia Júlia, filha de Manuel Pedroso Ferreira e de Maria Cecília, naturais de Setúbal. Contém: Petição da Abadessa do convento. Pedido de certidão de batismo. Certidão de batismo tresladadas dos livros da Igreja de Santa Maria da Graça, Matriz de Setúbal, pelo Prior, Frei Afonso Botelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e no impedimento do escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Gaspar de Morais Antas. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Eugénia Iría dos Santos, com nome religioso Eugénia Iría de Santa Teresa, natural da freguesia de São Cristóvão da cidade de Lisboa, filha de Manuel Pereira Carrilho e de Agostinha Maria da Silva. Contém: Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca Azevedo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Rosa Quitéria de Oliveira e Melo, filha de José António de Oliveira Camões e da segunda mulher D. Luísa Teresa de Melo, naturais de Évora. Contém: Petição da Abadessa do convento. Pedido de certidão de batismo. Certidão de batismo tresladada dos livros da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do Cabido, Manuel Pereira Ribeiro de Benevides. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Jorge Manuel da Mota. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Severina Benta Calado Nogueira de Lima, natural de Ouguela, Bispado de Elvas, filha de José Calado de Lima, natural da Ouguela e de Francisca Josefa da Conceição, natural de Estremoz. Contém: Petição da Abadessa do convento. Pedido de certidão de batismo. Certidão de batismo tresladadas dos livros da Igreja Matriz de Ouguela, pelo Prior encomendado João Vasconcelos Muacho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e no impedimento do escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Gaspar de Morais Antas. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Teresa Bernarda de Madureira, natural de Santarém, filha de António Luís Madureira e de D. Margarida Gerarda da Cunha. Contém: Certidão da escrivã D. Antónia Rita. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviça, pelo Arcebispo Dom Frei Miguel de Távora, do Arcebispado de Évora e o escrivão deputado, Padre Tomás Cardoso Tavares.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Joana Joaquina Moniz de La Fontane, natural de Évora, filha de Roque Moniz, natural do Condado de Borgonha, cidade de Salem, França e de Maria de La Fontane, natural de Lisboa. Contém: Petição da Madre Prioresa do convento. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos,Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Luís Teodoro de Oliveira e Silva Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Catarina Clara Joseja da Veiga, filha de João Nunes Moreno e de Catarina da Veiga Colaço, naturais de Redondo. Contém: Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Gonçalo José da Sá Machado Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Angélica Rosa, natural de Lamego, filha de Manuel da Costa e Azevedo e de D. Jerónima Maria de Oliveira. Contém: Petição de D. Angélica Rosa Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca de Azevedo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de Soror Eusébia Joaquina e Bernarda Teresa Caetano, naturais do Vimieiro, filhas de Domingos Rodrigues Anaia e de Jerónima Luís. Contém: Petição da Abadessa do convento. Pedido de certidões de batismo. Certidões de batismo tresladadas dos livros da Igreja Matriz da Vila do Vimieiro, pelo Padre José Martins. Certidão da Mestra das Noviças, D. Maria Doroteia Mascarenhas e da escrivã Teresa Caetana Gertrudes de Sousa. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Gonçalo José da Sá Machado Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de: - D. Quitéria Maria de Campos, com nome religioso, D. Quitéria de Jesus Maria. - D. Isabel Antónia, com nome religioso, D. Isabel Joana do Coração de Jesus. - D. Rosa Maria Filhas do Capitão-Mor João Veloso de Carvalho e de D. Gertrudes de Campos, naturais de Lisboa. Contém: Certidões de batismo, pelo escrivão do Auditório Eclesiástico Manuel do Rego Bandeira, dos livros de batismo da Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitangui, Bispado de Minas Gerais, Estado do Brasil, Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca Azevedo.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Maria Rita Henriques Laço da Veiga, filha de Salvador Soares Mena e de D. Jerónima Henriques Laço da Veiga, naturais de Lisboa. Contém: Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Jorge Manuel da Mota.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Sebastiana Teresa e com nome religioso Soror D. Sebastiana Gertrudes Leite, filha do Dr. Inácio José da Mota Leite e de D. Joana Teresa, naturais de Lisboa. Contém: Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Jorge Manuel da Mota.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar a véu preto, a favor de D. Margarida Gerarda de Oliveira e Campos, natural da Ribeira de Paracatu, Estado de Minas Gerais, filha de Inácio de Oliveira e de D. Ana de Campos. Contém: Petição de D. Margarida Gerarda de Oliveira e Campos Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca de Azevedo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Cândida Ludovina de Jesus, natural de Évora, filha de António Lopes de Carvalho, natural da freguesis de São João Batista, Vila de Moura e de Anastácia Gomes, natural de Sousel. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Maria Catarina Vieira. Pedido de certidão de batismo. Certidão de batismo tresladada dos livros da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do Cabido, Manuel Pereira Ribeiro de Benevides. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Jorge Manuel da Mota.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de: - Rosa Maria, com nome religioso Maria Rosa de Jesus e Ana da Encarnação, com nome religioso Ana Maria da Encarnação, filhas de Domingos Vasconcelos e de Isabel de Almeida. - Catarina Maria de Almeida, com nome religioso Catarina Maria da Conceição, filha de Pedro de Almeida e de Catarina Rodrigues. Naturais do lugar de Loivos, termo de Chaves, Arcebispado de Braga. Contém: Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviças, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca Azevedo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, D. Ana Rita Joaquina, natural de Lisboa, filha de Luís José da Silva e de D. Engrácia Rita. Contém: Petição de D. Ana Rita Joaquina. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Ana Joaquina, com nome religioso Soror Ana Teresa Sancha Mafalda, natural de Évora, filha de António Lopes de Carvalho, natural de Moura e de Anatácia Gomes, natural de Sousel. Contém: Petição de Ana Teresa Sancha Mafalda. Certidão de batismo dos livros da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do Cabido de Évora, Manuel Pereira Ribeiro de Benevides. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca de Azevedo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Isabel Mariana Fragoso, com nome religioso D. Isabel Mariana de Nossa Senhora do Loreto, natural de Alcáçovas, filha de Diogo José Fragoso Vieira, natural de Alcáçovas e de D. Inês Josefa Micaela do Vale, natural de Olivença. Contém: Petição de D. Isabel Mariana Fragoso Certidão de batismo dos livros da Igreja de São Salvador da Vila de Alcáçovas, pelo Apontador Manuel de Bonfim Ferreira. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Desembargador e Canceler do Arcebispado de Évora, Dr. Francisco Martins Palma e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca de Azevedo. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Caetana Josefa da Luz, natural de Odivelas, Patriarcado de Lisboa, filha de Manuel Alves e de Teresa Maria. Contém: Petição de Caetana Josefa da Luz Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José da Fonseca de Azevedo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Maria Vitória de Santa Rita, filha do Dr. Manuel Rodrigues Duarte da Fonseca e de Maria Teresa, naturais do Lugar da Barraca, Bispado da Guarda. Contém: Petição da Abadessa do convento, Maria Ana de Jesus Pita. Assentada feita pelo inquiridor, Padre Joaquim José Valente com as testemunhas para provarem que Maria Vitória de Santa Rita, é filha do Dr. Manuel Rodrigues Duarte da Fonseca e de Maria Teresa, naturais do Lugar da Barraca, Bispado da Guarda. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Felícia Maria Delgado, filha do Dr. Luís Delgado e de Helena Teresa, naturais da freguesia do Pero, termo da Covilhã, Bispado da Guarda. Contém: Petição de D. Felícia Maria Delgado. Certidão de batismo pelo escrivão, Joaquim José Soares e autenticada pelo Dr. Manuel Ferreira de Figueiredo Nogueira, Prior da Paroquial Igreja de Santa Maria Madalena da vila da Covilhã, cidade da Guarda e seu Bispado, Provisor pelo Bispo Dom Jerónimo Rogado de Carvalhal e Silva. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Pedro de Góis Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Pulquéria Rosa de Sousa e Bastos, filha de pais incógnitos, natural de Elvas. Foi criada por Clemente José e Francisca Luísa. Contém: Petição de Pulquéria Rosa de Sousa e Bastos, para se professar. Certidão de batismo dos livros da Sé Elvas pelo Capelão Pedro António de Sousa e autenticada pelo Dr. Manuel dos Anjos Ferreira, Quartanário na Sé da cidade de Elvas. Foi batizada pelo Padre Pedro António de Sousa Almeida Castelo Branco, Comissário do Santo Ofício. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, D. Ana Inácia Teresa do Carmo, batizada na Sé da cidade de Faro, Bispado do Algarve, filha de António de Oliveira Pita e de Antónia [Montes Brito]. Contém: Petição de D. Ana Inácia Teresa do Carmo. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Hetalonia, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Vicente da Gama leal e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Nicolau da Silveira.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor D. Antónia Paula Cordovil de Brito, natural de Évora, filha de Jácome António Cordovil de Brito e Azevedo, natural de Évora e de D. Maria Luísa Joaquina de Castro Pereira Magalhães, natural da freguesia de Nossa Senhora de Oliveira em Torres Vedras. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Rita da Cunha Sotomaior. Petição de D. Antónia Paula Cordovil de Brito, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros findos da Sé de Évora, pelo escrivão da Câmra Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Mariana das Dores, natural da freguesia de São Pedro de Évora, filha de pais incógnitos. Contém: Petição da Abadessa do convento, Maria Ana de Jesus Pita. Petição de D. Mariana das Dores, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros da freguesia de São Pedro de Évora, pelo Padre Joaquim José Correia. Foram padrinhos, Manuel Lobro e tocou prenda a Nossa Senhora do Carmo, o Reverendo Padre Domingos de Sousa, tesoureiro da Igreja. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor D. Inês Antónia Micaela Bárbara, natural de Évora, filha de Jácome António Cordovil de Brito e Azevedo, natural de Évora e de D. Maria Luísa Joaquina de Castro Pereira Magalhães, natural da freguesia de Nossa Senhora de Oliveira em Torres Vedras. Contém: Petição de D. Inês Antónia Micaela Bárbara, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros findos da Sé de Évora, pelo escrivão da Câmra Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Maria Antónia Palha de Faria, natural de Lisboa, filha do Desembargador Estevão José Pereira Palha de Faria, natural da Vidigueira e de D. Ana Bárbara Cipriana de Faria Barbosa Fagundes, natural do Porto. Contém: Certidão da Presidente "In Capité" do convento, Maria Ana de Jesus Pita. Petição de D. Isabel Lúcia Antónia Palha de Faria. Certidão de batismo dos livros do Cartório da Igreja de São mamede de Lisboa, pelo Prior António Ferreira Matos. Foi batizada no Oratório das casas do Conselheiro Romão José Rosa Guião e Abreu. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, D. Ana Maria Joaquina, natural da freguesia de São Julião, cidade de Lisboa, filha de António Nunes de Carvalho e de D. Leonarda Maria da Conceição. Contém: Petição de D. Ana Maria Joaquina Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, D. Joaquina Teresa de Sousa, natural de Évora, filha do Dr. Manuel Ribeiro e de D. Inês Lobato Salgado. Contém: Petição de D. Joaquina Teresa de Sousa Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo de Tipassa, do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Josefa Máxima, filha de Luís José da Costa Guerreiro e de Maria Joaquina do Ó, naturais de Évora. Contém: Petição da Abadessa do convento, D. Maria Ana de Jesus Pita. Petição de Josefa Máxima, para que lhe fosse passada a certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros findos da Sé de Évora, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar a véu preto, a favor D. Maria Margarida Freire de Andrade, natural de São Mamede de Évora , filha de Dr. João Joaquim Freire de Andrade, natural de Montemor-o-Novo e de D. Cândida Claúdia Camila, natural do Porto Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Maria da Encarnação. Petição de D. Maria Margarida Freire de Andrade, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de Batismo dos livros da Igreja de São Mamede de Évora, pelo Pároco Manuel Mexia Lamego. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Maria Felizarda, natural de Santo Antão de Évora, filha de José de Mira, natural de Évora e de Felícia Teresa Angélica, natural de Montemor-o-Novo. Contém: Petição de Maria Felizarda, para que lhe fosse passada a certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros da Igreja de Santo Antão, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor D. Maria Benedita de Carvalho, natural da freguesia de Nossa Senhora do Monte, Alcácer do Sal, filha de João Carvalho e de Teresa de Jesus. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Maria da Encarnação Leite. Certidão da escrivâ do convento, D. Ana Rita Peregrina do Desterro. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de Maria Perpétua do Céu, natural de Santo Antão de Évora, filha de António Dias de Moura, natural do Lugar de Poiares, Vila de Montalegre, Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga e de Brázia Teresa, natural de Évora. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Maria da Encarnação. Petição de Maria Perpétua do Céu para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de Batismo dos livros da Igreja de Santo Antão de Évora, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Joaquina Policena, natural de São Mamede de Évora, filha de pais incógnitos. Contém: Petição da Abadessa do convento, D. Ana Maria da Encarnação. Petição de D. Joaquina Policena. Certidão de batismo dos livros da Igreja de São Mamede, pelo Beneficiado Manuel Ribeiro de Abreu. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Desembargador Dr. João Limpo Pimentel e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Pedro de Góis Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de Balbina Maria da Encarnação, com nome religioso, Balbina Luciana da Virgem Maria, natural de Évora, filha de António Nunes, natural da Vila das Pias, Bispado de Coimbra e de Mariana Correia, natural de Évora. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Maria da Encarnação. Petição de Maria Perpétua do Céu para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de Batismo dos livros da Igreja de São Tiago de Évora, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Maria Joana Eleutéria de Palha Faria, natural de Santo Antão de Évora, filha do Desembargador Estevão José Pereira Palha de Faria, natural da Vidigueira e de D. Ana Bárbara Cipriana de Faria Barbosa Fagundes, natural do Porto. Contém: Petição da Abadessa do convento, D. Ana Maria da Encarnação. Petição de D. Maria Joana Eleutéria de Palha Faria. Certidão de batismo dos livros da Igreja de Santo Antão de Évora, pelo Beneficiado João António de Sá. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Isabel Luísa Antónia Palha de Faria, natural de Lisboa, filha de Estevão José Pereira Palha de Faria, Juiz do Fisco da Inquisição de Évora, natural da Vidigueira e de D. Ana Bárbara Cipriana de Faria Barbosa Fagundes, natural do Porto. Contém: Petição da Abadessa do convento, Maria Ana de Jesus Pita. Petição de D. Isabel Lúcia Antónia Palha de Faria, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros do Cartório da Igreja de São mamede de Lisboa, pelo Prior António Ferreira Matos. Foi batizada no Oratório das casas do Desembargador Romão José Rosa Guião e Abreu. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de Mariana Escolástica do Amor Divino, natural de Santo Antão de Évora, filha de António Dias de Moura, natural do Lugar de Poiares, Vila de Montalegre, Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga e de Brázia Teresa, natural de Évora. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Maria da Encarnação. Petição de Mariana Escolástica do Amor Divino, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de Batismo dos livros da Igreja de Santo Antão de Évora, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de: - D. Josefa Isabel da Fonseca Dória e Silva, natural de Minas Gerais. - D. Mariana Barbara Henriques da Fonseca, natural da Sé de Évora. Filhas do Dr. José Henriques Lopes e Silva e de D. Antónia Libania da Fonseca Dória. Contém: Petição da Abadessa do convento D. Ana Maria da Encarnação. Petição de D. Josefa Isabel da Fonseca Dória e Silva. Testemunhas o Padre José Patrício e o Padre João Pedro Vitória. Petição de José Henriques Lopes e Silva. Certidão de Batismo dos livros da Sé de Évora de D. Mariana Barbara Henriques da Fonseca, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviças, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Luísa Ricarda de Nossa Senhora da Graça, natural de Évora, filha de Inácio de Jesus e Silva Pereira, natural de Santo Antão de Évora e de Escolástica Maria da Páscoa, natural das Caldas da Rainha. Contém: Petição da Prioresa do convento, Madre Paula Casimira Evangelho. Petição de Luísa Ricarda de Nossa Senhora da Graça, para que lhe fosse passada uma certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros findos da Sé de Évora, pelo escrivão da Câmra Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, Governador do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Francisca Genoveva ou Francisca Benedita, natural de Sé de Évora, filha de José Rodrigues Vidigal natural de Évora e de Mariana Angélica Rosado, natural da Graça do Divor. Contém: Petição de Francisca Benedita, para que lhe fosse passada uma certidão de batismo. Certidão de batismo tresladada dos livros ada Sé de Évora, pelo Beneficiado Joaquim Vitorino Henriques Souto Maior, Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos,do Arcebispado de Évora, Bispo de Búgia, Dom António Maurício Ribeiro e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Pedro Paulo de Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Breve apostólico a favor de D. Inês Antónia Cordovil de Brito, para sair da clausura e ir a remédio de banhos. Contém: Termo de aceitação do Breve pelo Bispo Eleito do Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira. Petição de D. Inês Antónia Cordovil de Brito. Artigos justificativos das premissas por parte da impetrante. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Eleito do Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Assentada e sumários de testemunhas de: D. Maria Perpétua, D. Mariana Escolástica, D. Mariana das Dores Prospera, Diogo Guerreiro, Meirinho Geral e escrivão da Relação Eclesiástica de Évora, José Lourenço, vivia da arte da música, Dr. Joaquim José Galvão, médico curativo na cidade de Évora e o Dr. Joaquim Mexia Pais. Certidão da Abadessa do convento, D. Ana Rita Peregrina do Desterro. Sentença final. Custas do processo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas, a favor de D. Teresa Ricarda Homem da Costa, natural de Pavia, filha de Luís Diogo Vieira Pinto Leitão, natural de Pavia e de D. Rosa Peregrina Homem da Costa, natural de Sousel. Contém: Petição da Abadessa do convento, D. Ana Rita Peregrina do Desterro. Petição de D. Teresa Ricarda Homem da Costa. Certidão de batismo da Igreja Matriz de Pavia, pelo Reitor António Tomás Martins. Termo das perguntas feitas pelo Juiz comissário dos autos, Provisor, Bispo eleito e Vigário Capitulat, Dom António José de Oliveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Pedro Paulo de Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Informação da Abadessa D. Maria do carmo Vidigal, sobre a sua recondução para Prelada do convento de São Bento de Cástris - Évora Contém a resposta de Lisboa para o Vigário Geral de Évora.
Assunto:Diligências e autos de perguntas, a favor de D. Mariana Lucinda Homem da Costa, natural de Pavia, filha de Luís Diogo Vieira Pinto Leitão, natural de Pavia e de D. Rosa Peregrina Homem da Costa, natural de Sousel. Contém: Petição da Abadessa do convento Madre Quitéria Mariana. Petição de D. Mariana Lucinda Homem da Costa. Certidão de batismo da Igreja Matriz de Pavia, pelo Reitor António Tomás Martins. Termo das perguntas feitas pelo Juiz comissário dos autos, Provisor Dr. António José de Oliveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto: Breve Apostólico de dispensa de outro noviciado e mais diligências para se professar a favor, de D. Maria do Carmo Vidigal, natural de Évora. Contém: Breve Apostólico. Petições de D. Maria do Carmo Vidigal, para ser dispensada de novo noviciado.Em 1806 entrou como pupila e tomou o hábito da Ordem Religiosa e que em 1808 abandonou o Mosteiro devido às Invasoões Francesas. Termo da aceitação do Breve pelo Padre Frei Henrique de Sousa, confessor do convento de São Bento de Cástris de Évora. Artigos justificativos por parte de D. Maria do Carmo Vidigal, onde explica que foi devido às Invasões Francesas que abandonou o convento e foi para casa de seus pais e que já tinha onze meses de noviciado. Assentada realizada pelo Padre Frei Henrique de Sousa, confessor do convento de São bento de Cástris de Évora e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Sumários de testemunhas: D. Mariana das Dores, D. Maria Máxima, D. Francisca Benedita, D. Maria Vitória e D. Maria Felizarda. Certidão da Mestra das noviças, Maria Ludovina Máxima. Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Maria do Carmo Peregrina Vidigal, filha de Francisco de Paula Vidigal natural de Évora e de Mariana de Jesus, natural de Arraiolos. Contém: Petição da Abadessa do convento, Madre Quitéria Mariana Lamego. Petição de Maria do Carmo Peregrina Vidigal, para que lhe seja passada uma certidão de batismo. Certidão de batismo tresladada dos livros da freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor pelo Pároco Feliciano José da Fonseca. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor e Juiz destes autos, Bispo Eleito do Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Breve apostólico a favor de D. Inês Antónia Cordovil de Brito, para sair da clausura e ir a remédio de banhos. Contém: Termo de aceitação do Breve pelo Bispo Eleito do Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira. Petição de D. Inês Antónia Cordovil de Brito. Artigos justificativos das premissas por parte da impetrante. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Eleito do Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Assentada e sumários de testemunhas de: D. Mariana Bárbara da Fonseca, D. Maria Máxima Homemda Costa, D. Mariana das Dores Prospera, Reverendo Padre Caetano José Garcia, ecónomo na colegiada de São Tiago de Évora, Diogo Guerreiro, Meirinho Geral e escrivão da Relação Eclesiástica de Évora, Dr. Manuel Porfírio de Sousa, médico curativo na cidade de Évora e o Dr. Joaquim José Galvão, médico curativo na cidade de Évora Certidão da Abadessa do convento, D. Ana Rita Peregrina do Desterro. Sentença final. Custas do processo.
Assunto:Mapas dos rendimentos do convento de São Bento de Cástris - Évora, assinados pela Abadessa Maria do Carmo Vidigal.
Assunto:Real Beneplácito para se dar execução ao Breve Apostólico a favor de D. Maria Antónia Palha de Faria, natural de São Mamede de Lisboa, filha do Desembargador Estevão José Pereira Palha de Faria, natural da Vidigueira e de D. Ana Bárbara Cipriana de Faria Barbosa Fagundes, natural do Porto, para sair da claurura e ir a remédios de banhos e mudar de ares. Contém: Breve Apostólico do Delegado Apostólico para sair da clausura e mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da D. Maria Antónia Palha de Faria. Termo da aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Geral, Dr. Desembargador António José de Oliveira e pelo Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Artigos justificativos das premissas para mudar de ares e ir a remédios. Certidão de D. Ana de Jesus Maria, Cantor-Mor e escrivã do convento. Despacho do Juiz apostólico dos autos, Provisor e Vigário Geral, Dr. Desembargador António José de Oliveira e pelo Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Inquirições e sumários de testemunhas- Madre D. Teresa Bernarda de Madureira, Madre D. Joaquina Teresa Salgado, Madre D. Maria Felizarda de Mira Dr. Joaquim José Galvão, médico curativo da cidade de Évora, Dr. Francisco de Sousa, médico curativo da cidade de Évora, José Joaquim Soares, morador em Évora e Sebastião Francisco Soares, Capitão das ordenanças da cidade de Évora Sentença final. Custas do processo.
Assunto:Real Beneplácito para se dar execução ao Breve Apostólico a favor de D. Isabel Luísa Palha de Faria, natural de Santo Antão de Évora, e de sua irmã filha do Desembargador Estevão José Pereira Palha de Faria, natural da Vidigueira e de D. Ana Bárbara Cipriana de Faria Barbosa Fagundes, natural do Porto, para sair da claurura e ir a remédios de banhos e mudar de ares. Contém: Breve Apostólico do Delegado Apostólico para sair da clausura e mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da D. Isabel Luísa Palha de Faria. Termo da aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Geral, Dr. Desembargador António José de Oliveira e pelo Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Artigos justificativos das premissas para mudar de ares e ir a remédios. Certidão de D. Ana de Jesus Maria, Cantor-Mor e escrivã do convento. Despacho do Juiz apostólico dos autos, Provisor e Vigário Geral, Dr. Desembargador António José de Oliveira e pelo Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Inquirições e sumários de testemunhas- Madre D. Teresa Bernarda Madureira, Madre D. Joaquina Teresa Salgado, Dr. Joaquim José Galvão, médico curativo da cidade de Évora, Dr. Francisco de Sousa, médico curativo da cidade de Évora, José Joaquim Soares, morador em Évora e Sebastião Francisco Soares, Capitão das ordenanças da cidade de Évora Sentença final. Custas do processo.
Assunto:Petição da Abadessa D. Maria Vitória Duarte Fonseca, para haver eleição para Prelada do convento de São Bento de Cástris - Évora
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Inês Angêlica de Sousa Salgado, filha do Dr. José Joaquim de carvalho e de D. Inácia Jacinta Rosa, naturais de Évora. Contém: Petição da Abadessa D. Joaquina Teresa Salgado e da escrivão D. Mariana das Dores. Petição de Inês Angêlica de Sousa Salgado. Certidão de batismo passado pelo Beneficiado curado, Inácio Pedro Simões. Na certidão de 7 de Janeiro de 1788 consta que é filha de pais incógnitos e que foi padrinho o Reverendo Beneficiado Inácio Pedro Simões. Na certidão de 20 de Desembro de 1790, consta que por ordem de Dom Joaquim Oliveira Botelho de Lima, Arcebispo de Évora, que ela é filha do Dr. José Joaquim de carvalho e de D. Inácia Jacinta Rosa. Termo das perguntas realizadas pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Mariana Perpétua da Costa Guerreiro, filha de Luís José da Costa Guerreiro e de Maria Joaquina do Ó, naturais de Évora Contém: Petição de Mariana Perpétua da Costa Guerreiro, para que lhe fosse passada a certidão do seu batismo. Certidão de batismo dos livros da Sé de Évora, pelo Beneficiado, António Alho. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Ana Xavier e com nome religioso, Soror Ana José, natural da Vidigueira, filha do Capitão António Vitorino Xavier Furtado e de D. Maria Clara. Contém: Petição da Abadessa D. Joaquina Teresa Salgado. Certidão da Mestra das noviças Maria Ludovina Máxima. Petição de D. Ana Xavier. Certidão de batismo dos livros da freguesia de São Pedro da Vila da Vidigueira, pelo Prior José Fialho Prego. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Bispo do Maranhão, do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Pedro de Góis Nunes. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Catarina Angélica, natural da Represa, filha do Capitão José da Silva Ramalho, natura da Matriz de Nossa Senhora do Bispo de Montemor-o-Novo e de D. Maria Felizarda Cardoso, natural de São Gregório, termo de Arraiolos. Contém: Certidão da Mestra das noviças Maria Ludovina. Petição de D. Ana Xavier. Certidão de batismo dos livros da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação da Represa, termo de Montemor-o-Novo, pelo Prior José Cordeiro da Cruz. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Ana Luísa, natural de São Brissos, filha de António Calado, natural da freguesia de Nossa Senhora da Boa Fé e de Maria de Mira, natural da freguesia de São Tiago do Escoural. Contém: Certidão da Mestra das noviças Maria Ludovina. Petição de D. Ana Luísa. Certidão de batismo dos livros da Igreja Matriz dde São Brissos, termo de Montemor-o-Novo, pelo Frei Joaquim Sá Lagos, Pregador, filho da pronvíncia da Piedade. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Francisca Rosado Perdigão e com nome religioso, D. Francisca Benedita, natural da Graça do Divor, filha de BNernardino José Galego, natural da Igrejinha, termo de Arraiolos e de Angélica Rosado Perdigão, natural da Graça do Divor. Eram lavradores na Herdade da Abegoaria. Contém: Petição da Abadessa do convento. Petição de D. Francisca Rosado Perdigão. Certidão de batismo dos livros da Igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor, pelo Padrte Encomendado, João de Mira Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre José Joaquim de Oliveira Góis. Sentença final.
Assunto:Diligências para entrar no Convento de São Bento de Cástris - Évora, para religiosa, a favor de Mariana Rita, órfão de pais. Vivia na casa de sua madrinha, maria Margarida Inácia Facamelo, viúva de manuel Correia Soares de Queiroga. Contém: Petição de Mariana Rita. Sumários de testemunhas, Manuel Ribeiro de Abreu, Manuel Antunes Ribeiro e António Correia Queiroga. Provisor do Arcebispado de Évora, Bispo do Maranhão, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Pedro de Góis Nunes. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar para véu preto, a favor de Maria da Conceição, filha da Igreja, exposta na Santa Casa da Misericórdia de Évora. Contém: Petição da Presidente "In Capite" do convento. Petição de Maria da Conceição, para que lhe seja passada uma certidão de batismo. Certidão de batismo tresladada dos livros da Sé de Évora, pelo Beneficiado Estevão de Jesus Maria e Melo. Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor, Vigário Capitular e Juiz destes autos do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Pedro Paulo de Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Real beneplácito do Infante Regente, para execução de um breve apostólico, a favor da Madre D. Mariana das Dores, para sair da clausura e ir a banhos. Contém: Termo de aceitação do Breve pelo Desembargador e Vigário Capitular Interino do Arcebispado de Évora, Dr. Manuel Afonso Madeira. Petição de D. Mariana das Dores. Artigos justificativos das premissas por parte da impetrante. Provisor e Juiz destes autos, Desembargador e Vigário Capitular Interino do Arcebispado de Évora, Dr. Manuel Afonso Madeira e o Notário Apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Assentada e sumários de testemunhas. Atestados médicos do Dr. Joaquim José Galvão, médico do curativo em Évora e do Dr. António José da Cunha Sá, médico curativo em Évora. Sentença final.
Assunto:Eleição canónica para Abadessa do convento, a favor de D. Maria Vitória Duarte Fonseca e Prioresa D. Maria Margarida Ferreira de Andrade.
Assunto:Breve apostólico a favor de D. Margarida Joaquina Freire de Andrade e de D. Rosa Margarida Freire de Andrade, naturais de Montemor-o-Novo, para entrarem e permanecerem em hábito secular. Contém: Breve do Delegado Apostólico. Petições de D. Margarida Joaquina Freire de Andrade e de D. Rosa Margarida Freire de Andrade. Termo de aceitação do Breve pelo Juiz comissário destes autos, Bispo Eleito e Vigário Capitular dos Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira e o Notário Apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda. Justificação das premissas, por parte das impetrantes. Assentada e sumários das testemunas. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar a davor de D. Maria Deodata, natural de Santo André de Estremoz, filha do Capitão Caetano José Homem da Costa, natural da freguesia dos Reis magos, cidade de Goa, Estado da Índia e de D. Ana Lucinda Homem da Costa, natural de Sousel. Contém: Petição da Abadessa do mosteiro D. Quitéria mariana. Petição da impetrante. Certidão de batismo treslada por Frei João Ceríaco de Almeida, beneficiado , Prior Encomendado na Paroquial Igreja de Santo André da Vila de Estremoz. Termo das perguntas realizadas pelo Juiz comissário destes autos,Provisor do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Pedro Paulo de Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a davor de: - D. Joana Isabel, filha de Francisco Rosado e de Ana Joaquina, naturais de Portel. - D. Ana Vitória, filha de Pedro da Rosa e de maria do Carmos, naturais de Portel. - D. Felícia Augusta, filha de José Barata, natural do Lugar do Barco, freguesia de São Simão, Bispado da Guarda e de Pulquéria Delgado, natural do Lugar da Coutada, freguesia do Peso, Bispado da Guarda. Contém: Petição da Abadessa do mosteiro Josefa Isabel da Fonseca. Petições das impetrantes. Certidões de batismo de Joana Isabel e de Ana Vitória, pelo Prior da matriz de Portel, Frei António Gomes Gaia. Certidão de batimo de Felícia Augusta, dos livros da freguesia do Barco, Bispado da Guarda, pelo Padre António [...]. Termo das perguntas realizadas pelo Juiz comissário destes autos,Provisor do Arcebispado de Évora, Dr. Joaquim Alberto da Costa Gansozo e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Pedro Paulo de Vasconcelos. Sentença final.
Assunto:Resposta de Frei Paulo Lobo, ao questionário enviado ao mosteiro por José Maria Pereira, por ordem do Arcebispo de Évora. Contém Informação sobre o número das religiosas, o estado do edifício, as rendas e a sua fundação.