Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
80 records were found.
Assunto: Eleições para Preladas do Convento de Santa Catarina de Sena de Évora
Assunto: Mapa com o nome das religiosas, rendimento anual, despesas e dívidas do convento de Santa Catarina de Sena de Évora
Assunto: Mapa do rendimento do convento de Santa Catarina de Sena de Évora
Assunto:Mapa com o número das religiosas, das fazendas e do dinheiro a juro, do Convento de Santa Catarina de Sena de Évora.
Assunto:Relação dos bens, alfaias e peças da Sacristia (rendas, prata, paramentos, pluviais, frontais e cortinados), feita pela escrivã, Soror Ana Margarida do Carmo e Prioresa Maria Rosa do Carmo, do Convento de Santa Catarina de Sena de Évora.
Assunto:Petição envida ao Bispo Eleito do Arcebispado de Évora, para que fosse reconduzida para Prelada, a Madre Rosa do Carmo, do Convento de Santa Catarina de Sena de Évora
Assunto:Relação das religiosas existentes no convento de Santa Catarina de Sena, realizada pela Prioresa Soror Ana Máxima.
Assunto:Carta enviada pela Prioresa do convento de Santa Catarina de Sena, Soror Ana Máxima, a dar informações sobre D. Ana da Pureza e de D. Francisca Júlia Cordovil.
Escrituras de venda e compra de uma casas na Travessa das Contreiras em Évora, pertencentes a Soror Francisca de Santa Clara, freira no convento de Santa Catarina de Sena em Évora a Joana de Santa Rosa.
Certidão realizada pela escrivã do convento, Soror Catarina de Sena Evangelista.
Certidão do Prior do Convento, Frei Agostinho da São Tomás.
Doação das casas.
Posse das casas,
Assunto: Diligências e autos de perguntas a favor das irmãs, Soror Mariana Bernarda da Mãe de Deus e Soror Gregória Margarida de São Paulo, naturais de Évoramonte, filhas de Afonso Banha e Francisca Mendes.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento, Soror Luísa dos Sarafins.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Targa, D. Frei Bernardino de Santo António, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Bartolomeu Lobo de Moura.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Joana Teodora de Santa Ana, filha de Manuel de Serra de Carvalho e de Maria Barreiros Godinho, naturais de Portel.
Contém:
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Luís Teodora de Oliveira e Silva.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Brites Maria da Assunção, filha de Manuel Pedro Álvares e de Inês Rodrigues, naturais de Redondo.
Contém:
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Mestre Escola, Dr. Bartolomeu de Gárfias do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Lourenço de Campos Barreto.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Margarida Delgado dos Prazeres e com nome religioso, Margarida Jerónimo dos Prazeres, filha de Manuel Delgado e de Antónia Maria, naturais de Lisboa.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror catarina Josefa de São Tomás.
Cartidão de nacimento tresladada do livro de batismos pelo Padre João Freire, Prior da Freguesia de Santa Justa, cidade de Lisboa.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Gonçalo José de Sá Machado.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Maria Josefa do Nascimento, filha de Manuel da Mota e de Josefa Maria, naturais da cidade de Évora.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Jerónima Catarina de Santo António.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Joana Caetana da Trindade.
Cartidão de nacimento tresladada do livro de batismos da Sé de Évora, pelo Porteiro do Reverendo Cabido, Manuel Pereira Ribeiro Benevides.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, o Reverendo Padre, Mestre Lente, Dom António Luís Vilares, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Gonçalo José de Sá Machado.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de Soror Ana Luísa de Santa Clara e Soror Teodósia Maria de Jesus, naturais de Minas Gerais, Bispado do Rio de Janeiro, filhas de Josefa da Cruz e pai incógnito.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Catarina Josefa de São Tomás.
Cartidões de nacimento tresladadas dos livros de batismos da freguesia de Rio das Pedras, pelo Dr. Lourenço José de Queirós Coimbra, Padre colado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Vila Real de Sabará, Rio de Janeiro.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviças, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Gonçalo José de Sá Machado.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Mariana Jacinta e com nome religioso, Soror Mariana Felisberta de Monte Líbano, natural da freguesia de Santo Antão da cidade de Évora, filha de Francisco Rosado e de Antónia Franca de Pina.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Catarina de São Tomás.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Gonçalo José de Sá Machado.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas a favor das irmãs, Soror Teresa de Jesus Maria e de Francisca de Jesus Maria, filhas de João da Costa Pinheiro, mercador na Rua Nova em Évora, e de Domingas Ferreira da Costa.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento, Soror Josefa de São Domingos.
Certidão de nascimento tresladada dos livros da Freguesia de São Julião, cidade de Lisboa, pelo Cura Manuel Jorge.
Inquirições e sumários de testemunhas.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. Francisco Álvares, Prior da Igreja de São mamede e Desembargador na Relação Eclesiástica do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Bartolomeu Lobo de Moura.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Josefa Maria Inácia Henriques e com nome religioso, Soror Joefa Inácia da Santa Ana, natural de Castelo de Vide, filha do Sargento Mor, Inácio Luís do Rego, natural de Lisboa e de D. Francisca Rosa, natural de Castelo de Vide.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Eusébia Maria dos Prazeres.
Certidão de batismo tresladada do livro de batismos da Matriz de Cabeço de Vide, pelo Prio Frei Manuel Gameiro Belo.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Jorge Manuel da Mota.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Angélica Maria da Silveira e com nome religioso, Soror Angélica Bárbara, natural de Montargil, filha do segundo matrimónio do Desembargador Miguel de Oliveira Guimarães e Castro, natural de Ponte de Lima e de primeiro matrimónio de D. Clemência maria da Silveira, natural de Montargil.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Luísa Joana Nepomuceno.
Petição de D. Angélica Maria da Silveira, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada por Frei João Pedro Bernardes, beneficiado mais velho na Matriz da Freguesia de Montargil.
Na certidão consta o nome de Angélica Bárbara.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Teresa Benedita, filha de José Gueifão da Rocha e de Maria Teresa, naturais da Vila de Mação, Castelo Branco.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Luísa Joana Nepomuceno.
Certidão da mestra das Noviças, Soror Margarida Jerónima dos Prazeres.
Petição de Teresa Benedita, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada pelo Vigário Geral do Bispado de Castelo Branco, João Batista Castanheira e autenticada pelo Frei José Francisco Pereira, Vigário da Colegiada de Santa Maria da cidade de Castelo Branco, Provisor e Juíz das Justificações, pelo Reverendo Bispo Dom Frei José de Jesus Maria Caetano, primeiro Bispo do Bispado de Castelo Branco.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto: Beneplácito Régio e Breve do Núncio Apostólico, afavor de Umbelina do vale, filha do Dr. Nuno José do Vale e de D. Antónia Teresa Joaquina Correia.
Contém:
O Breve Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda.
Petição da suplicante para entrar no convento.
Termo de aceitação do Breve pelo Sr. Bispo Governador e Provisor do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o Notário Apostólico, o Beneficiado Inácio Rodrigues Vieira.
Justificação dos artigos das premissas entregues ao, Sr. Bispo Governador e Provisor do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o notário apostólico Inácio Rodrigues Vieira.
Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação.
Inquirição e sumário de testemunhas.
Consta uma certidão de batismo, tresladada pelo escrivão da Câmara Espiscopal de Faro, o beneficiado Padre José Alberto de Castro.
Foi batizada por José da Costa Carvalho, Prior na Matriz de São Tiago da Vila de Castro Marim e Comissário do Santo Oficio da Inquisição.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Rosa Camila do Apocalipse, Batizada na Igreja de São Gonçalo, filha da Adriano da Silva Santiago e de Maria Ferreira, naturais de Rio de Janeiro.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Catarina Josefa de São Tomás.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Jorge Manuel da Mota.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Ana Joaquina Clara de Castro, com nome religioso Soror Ana Matilde Cândida do Loreto, natural da Sé de Évora, filha do segundo matrimónimo do Dr. Francisco Rodrigues Vieira, natural de Moura e de D. Mariana Luísa da Silva, natural de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Certidão de batismo tresladada do livro de batismos da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do Reverendo Cabido de Évora, Manuel Pereira Ribeiro Benevides.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Jorge Manuel da Mota.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Antónia Teresa de Jesus, como nome religioso Soror Josefa de Jesus Maria, filha de António Teixeira da Costa e de Catarina Teresa de Jesus, naturais da freguesia de São Nicolau da Vila de Santrém.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Maria Micaela de São José.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Certidão de batismo, realizada pela ex-Prioresa do convento, a Prelada Soror Joana Caetana da Trindade.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Isabel Caetana Peregrina e com nome religioso, Soror Isabel Caetana da Santo António, filha de João da Silva e de Maria Rodrigues.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Florência Maria de São José.
Certidão de batismo tresladada dos livros de batismo Igreja Matriz de Santa maria do Bispo, em Montemor-o-Novo, pelo Padre Pedro Botelho do Vale.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Maria Madalena de Oliveira e com nome religioso de D. Maria Madalena da Piedade, natural de Évora, filha do Dr. Miguel de Oliveira Guimarães e Castro, natural de Ponte de Lima, Arcebispado de Braga e de D. Ana Teresa Peregrina da Mota, natural de Lisboa.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Maria Luísa de Santa Teresa.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Brázia Caetana de Jesus.
Certidão de batismo tresladada dos livros da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do Cabido da Sé de Évora, Manuel Pereira Ribeiro de Benevides. Na certidão consta com o nome de Maria Marcelina.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. João Justiniano Farinha, Prior da matriz de Santa Graça da Vila de Monsaraz e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor das irmãs, Soror Teresa Teotónia dos Prazeres e Soror Josefa Joaquina do Rosário, filhas de Manuel da Veiga e de Josefa Maria.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Teresa de Jesus Maria.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Maria Antónia da Conceição.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e às noviças, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Jorge Manuel da Mota.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Antónia Micaela e com nome religioso, Antónia Micaela da Santa Rosa, natural de Alcáçovas, filha de José Luís e de Ana Maria.
Contém:
Petição da prioresa do convento, Madre Soror Josefa Antónia Vieira do Sacramento.
Petição de Ana Margarida do Carmo, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada dos livros findos da Igreja de Alcáçovas existentes no Arcebispado de Évora, pelo Padre Rodrigo de Sá Coelho, escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Rosa Quitéria do Carmo, Natural da Freguesia de Santo António de Reguengos, termo de Monsaraz, filha de Ventura Tavares e de Margarida Josefa.
Contém:
Petição de Soror Rosa Quitéria do Carmo, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada dos livros findos da Freguesia de Santo António de reguendos, termo de Monsaraz, existentes no Arcebispado de Évora, pelo Padre Rodrigo de Sá Coelho, escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto:Breve do Núncio Apostólico, a favor de Teresa Antónia da Silva, viúva de André Gomes, natural de Évora, para entrar e permanecer em hábito secular e ter uma criada que a sirva.
Contém:
Real Beneplácito a favor da impetrante sobre o breve que recebeu, assinado pelo Visconde de Vila Nova da Cerveira.
Termo de aceitação do Breve pelo Desembargador, Dr. Pascoal Rodrigues da Costa, Vigário Geral e Provisor do Arcebispado de Évora e o escrivão, Notário Apostólico Inácio Rodrigues Vieira.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Desembargador, Dr. Pascoal Rodrigues da Costa, Vigário Geral e Provisor do Arcebispado de Évora e o escrivão, Notário Apostólico Inácio Rodrigues Vieira.
Inquirição e sumário de testemunhas.
Certidão da escrivã do convento, Soror Maria Josefa do Nascimento e da prioresa do Convento Soror Joana Teodora de Santa Ana.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Rosa Clara de Castro, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, filha do Dr. Miguel de Oliveira Guimarães e Castro, Procurador dos Cáceres do Santo Ofício da Inquisição, natural de Ponte de Lima, Arcebispado de Braga e de D. Ana Teresa Peregrina da Mota, natural de Lisboa.
Contém:
Certidão de batismo tresladada dos livros da Igreja Matriz de Vila Viçosa, pelo Prior Francisco António Vieira de Macedo.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. Desembargador e Vigário Geral, Francisco Martins Palma e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Pedro de Góis Nunes.
Sentença final.
Assunto: Breve apostólico e Beneplácito Régio, a favor Soror Inês Inácia, para sair da clausura mudar de ares e tomar remédios.
Contém:
O Breve apostólico do Núncio.
Petição da Madre Soror Inês Inácia.
Termo da aceitação do Breve pelo Reverendo Bispo Governador e provisor, Dom Jacinto Carlos da Silveira e pelo Notário Apostólico. Beneficiado Inácio Rodrigues Vieira.
Artigos justificativos das premissas para mudar de ares e ir a remédios.
Despacho do Juiz apostólico dos autos, Reverendo Bispo Governador e provisor, Dom Jacinto Carlos da Silveira e pelo Notário Apostólico. Beneficiado Inácio Rodrigues Vieira.
Inquirições e sumários de testemunhas.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Ana Margarida do Carmo, natural de Évora, filha de pais incógnitos.
Foram padrinhos, Manuel Ribeiro e Francisca do Carmo.
Contém:
Petição de Ana Margarida do Carmo, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada dos livros de Santo Antão de Ébora, pelo Padre Rodrigo de Sá Coelho, escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto: Livro do registo da receita.
No fólio 35, consta a visita em 9 de Abril 1789, ao convento pelo Padre Mestre e Dr. em Santa Teologia, Desembargador da Mesa Censória, Frei José da Rocha.
Assunto: Escritura de aforamento e reconhecimento de uma vinha no sitio de Valbom, coutos de Montemor-o-Novo, que paga a madre Soror Antónia Teresa de Jesus, ao Padre Reitor da Companhia de Jesus, do Colégio e Universidade do Espírito Santo em Évora.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Ana Aurélia da Encarnação, natural de Évora, filha de Romão Francisco Galego, natural da freguesia de Nossa Senhora do Aleixo, termo de Évoramonte e de Francisca Feliciana de Sousa, natural de Évora.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Maria Micaela de São José.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Certidão de batismo tresladada pelo porteiro da massa do Cabido da Sé de Évora, Manuel Pereira Ribeiro de Benevides.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas a favor de D. Margarida Eugénia de Oliveira e Castro e com nome religioso, Margarida Eugénia Dionísia da Piedade, natural de Elvas, filha do primeiro matrimónio do Dr. Miguel de Oliveira Guimarães e Castro e do segundo matrimónio de D. Ana Teresa Peregrina da Mota.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Maria Micaela de São José.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Certidão de batismo tresladada pelo escrivão, Prior da Igreja de Santa Margarida de Monforte, e autenticada pelo Cónego Doutoral da Sé Catedral de Elvas, Provisor e Vigário Geral, Dr. João de Andrade da Fonseca.
Bispo Dom Baltazar de Faria e Vilas Boas.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Teresa Eugénia dos Prazeres e com nome religioso de Teresa Joaquina de Santa Rita, filha de João de Sousa Cabedo, natural da freguesia de São Vicente de Alfena, bispado do Porto e de Brízida Teresa, natural de Alcácer do Sal, Arcebispado de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Teresa de Jesus Maria.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Maria Antónia da Conceição.
Certidão de batismo tresladada pelo Reverendo Cura da Igreja de Santo Antão em Évora, António Correia Xavier.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Jorge Manuel da Mota.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Mariana Inácia e com nome religioso, Mariana Maurícia do Loreto, filha de José Rodrigues Filipe, natural de Évora e de Josefa Maria, natural da freguesia de Nossa Senhora da Vila de Montemor-o-Novo.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Teresa de Jesus Maria.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Margarida Dionísia da Piedade.
Certidão de batismo tresladada pelo Padre Filipe Barradas, Reitor colado na Colegiada de Nossa Senhora da Vila de Montemor-o-Novo.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Beneficiado João da Silva
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Teodora Josefa Palma e com nome religioso, Teodora Jacinta Eufrásia da Conceição, filha de António Lamego Pombeiro e de Maria da Palma, naturais de Beja.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Francisca Teresa de Jesus.
Certidão de batismo tresladada por, Frei Manuel [Soeiro] Camacho, dos livros de batismo da Igreja de Santa Maria, Matriz de Beja.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Frei Jerónimo de São José, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Joaquina Luísa Vidigal e com nome religioso de Soror Joaquina Luísa Peregrina do Céu, natural de Lisboa, filha de Manuel Vidigal e de Maria Teresa.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Antónia Joaquina de Santa Rosa.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Jorge Manuel da Mota.
Sentença final.
Assunto:Breve Apostólico do Reverendo Núncio, a favor de Inês Inácia, para permanecer no convento em hábito secular.
Contém:
Petições da impetrante, Inês Inácia.
Termo de aceitação do Breve Dr. Francisco Martins de Palma, Vigário Geral e provisor do Arcebispado de Évora e o escrivão, Notário Apostólico Francisco Xavier da Costa e Sousa
Justificação dos artigos das premissas entregues ao, Dr. Francisco Martins de Palma, Vigário Geral e provisor do Arcebispado de Évora e o escrivão, Notário Apostólico Francisco Xavier da Costa e Sousa
Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação.
Declaração da escrivã do convento, Soror Francisca Leocádia do Sacramento.
Inquirições e sumários de testemunhas realizadas nas grades do convento, pelo inquiridos do Auditório Eclesiástico, Padre Francisco Luís Gião.
Sentença final.
Custas do Processo.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Isabel Teresa e com nome religioso, Soror Isabel Rita da Piedade, natural de Évora, filha de Francisco José e de Rita Teresa.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Eusébia Maria dos Prazeres..
Certidão da Mestra das noviças, Soror Francisca Maria de São José.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. Desembargador e Vigário geral, Francisco Martins Palma e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Nicolau de Oliveira.
Sentença final.
Assunto:Indulto apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e Regulares, a favor de Maria da Graça do Rosário, para se professar no dia de Nossa Senhora do Rosário e antes de acabar o ano do seu noviciado, natural da freguesia de São Mamede em Lisboa, filha de Afonso Cardoso e de Teresa Maria. Casaram na Freguesia de São Miguel de Armamar, Bispado de Lamego.
Contém:
Indulto apostólico
Termo de aceitação do Indulto pelo Vigário Geral do Arcebispado de Évora e juiz destes autos Dr. Dionísio Gonçalves Calvão e o Notário Apostólico, Beneficiado Inácio Rodrigues Vieira.
Artigos justificativos por parte da impetrante.
Inquirições e sumários de testemunhas.
Treslado do batismo, pelo Prior da Igreja de São Mamede em Lisboa, Francisco de Campos Botelho.
Sentença final.
Custas do Processo.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Ana Umbelina do Vale, filha do Dr. Nuno José do Vale e de D. Antónia Teresa Joaquina Correia, naturais da Vila de castro marim, Bispado do Algarve.
Contém:
Madre Prioresa do convento, Soror Francisca Leocádia do Sacramento.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Consta uma certidão de batismo, tresladaa pelo Prior na Igreja de São Tiago, da Vila de Castro Marim, Padre José da Costa Carvalho, Comissário do Santo Oício e autenticada pelo Dr. Francisco Xavier [Pelicão], Cónego Prebendado na Sé Catedral de Faro, Provisor e Juíz das Habilitações e Casamentos, pelo Reverendo Bispo dos Algarves, Dom Frei Lourenço de Santa Maria.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Maria Josefa e com nome religioso de Soror Maria Angélica Francisca das Chagas, filha de José Fialho e de Ana Martins, moradores na Herdade de Entre a Águas, termo da Vila de Aguiar.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Ana Teresa do Espírito Santo.
Certidão de batismo tresladada dos livros de batismo da Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Vila de Aguiar, pelo Padre André Gonçalves Nabo.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas a favor de Maria da Graça do Rosário, natural da freguesia de São Mamede em Lisboa, filha de Afonso Cardoso e de Teresa Maria. Casaram na Freguesia de São Miguel de Armamar, Bispado de Lamego.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Maria Micaela de São José.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Declaração do Notário apostólico, Padre José da Fonseca de Azevedo em como a certidão de batismo se encontra incorporada na sentença de Breve Apostólico.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Antónia Maria de São Bernado, filha de José da Costa e de Francisca da Fonseca, naturais dos coutos da cidade de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Ana Teresa do Espírito Santo.
Certidão de batismo tresladada dos livros de batismo da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do cabido, Manuel Pereira Ribeiro Benevides.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professarem, a favor de:
-Soror Inês Francisca, filha do primeiro matrimónio de Manuel Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem e de D. Ana Joaquina Guerreiro da Silveira Vila Lobos, naturais de Évora.
- Soror Teresa Rita, filha do segundo matrimónio de Manuel Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem e do primeiro matrimónio de D. Ana Joaquina José Guerreiro Álvares, natural da Vila de Messejana, Bispado de Beja.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Luísa Joana Nepomuceno.
Certidão da mestra das Noviças, Soror Margarida Jerónima dos Prazeres.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Carta de Sentença do Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira, e o escrita pelo Notário Apostólico, António Inácio Goleite, onde consta:
A suplica, o Rescrito, o Beneplácito Régio,a petição das impetrantes, os artigos justificativos, o Despacho, as petições para certidão de batismo, as certidões de batismo treladadas do livros da Sé de Évora pelo escrivão da Cãmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho, em como foram batizadas no Oratório particular de Manuel Cordovil de Brito Figueiredo homem, pelo Frei José Alexandre Camacho e Aboim, Prior de Sousel e a sentença final.
Sentença de dispensa de seis meses de noviciado.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Ana Joaquina e com nome religioso de Sioror Ana Aurélia, natutal de Santo Antão de Évora, filha de Pedro Francisco dos Santos, natural de Lisboa e de Margarida Teresa Joaquina, natural de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Luísa Joana Nepomuceno.
Certidão da mestra das Noviças, Soror Margarida Jerónima dos Prazeres.
Petição de Ana Joaquina, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada dos livros findos de Santo Antão de Évora, pelo Escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora, Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Rita Jacinta do Sacramento (manteve o nome), filha de João Martins Marreca e de Catarina Luísa, naturais da cidade de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Joana Caetana da Trindade.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Francisca Maria de São José.
Certidão de batismo tresladada dos livros de batismo da Sé de Évora, pelo porteiro da massa do Cabido de Évora, Manuel Pereira Ribeiro Benevides.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas a favor de Maria Angela de Carvalho e com nome religioso, Soror Maria Angela do Evangelista, natural da freguesia de Nossa Senhora do Pranto da Vila de Dornes, Bispado de Coimbra, filha de José de Carvalho e de Catarina da Fonseca.
Contém:
Petição da Madre prioresa, Soror Maria Micaela de São José.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Certidão de batismo tresladada pelo Vigário da Matriz de Nossa Senhora do Pranto da Vila de Dornes, Bispado de Coimbra.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Tipassa do Arcebispado de Évora, Dom Frei Jerónimo de São José e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José da Fonseca de Azevedo.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Maria Efigénia Rosa e com nome religioso de Maria Bárbara Rosa da Conceição, filha de Sebastião Caeiro da Veiga e de Gregória Maria, naturais de Pavia
Contém:
Petição da Madre Prioresa, Soror Maria Micaela de São José.
Certidão da Mestra das noviças, Soror Lourença Jerónima de São José.
Certidão de batismo tresladada dos livros de batismo Igreja de Pavia, pelo Reitor João Evangelista da Veiga.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. Desembargador, Francisco Martins Palma e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Tomás Cardoso Tavares.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Soror Ana Máximsa Hermenegilda. Filha da Igreja
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Francisca Leocádia do Sacramento
Petição de na Máximsa Hermenegilda, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada dos livros findos do Arcebispado de Évora, da freguesia da Sé, pelo Escrivão da Câmara Eclesiástica, Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Isabel Margarida do Carmo e com nome religioso de Soror Isabel Inês Cordovil, filha do segundo matrimónio de Manuel Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem, natural de Évora e do primeiro matrimónio de D. Ana Joaquina José Guerreiro Álvares, natural da Vila de Messejana, Bispado de Beja.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento SororMaria Josefa do Recolhimento.
Certidão da mestra das Noviças, Soror Joana Alexandrina.
Certidão de nascimento tresladada dos livros da Sé de Évora, pelo escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora, Rodrigo de Sá Coelho, onde consta, que foi batizada no Oratório particular de Manuel Cordovil Lobo de Brito Figueiredo Homem.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de D. Maria Benedita e com nome religioso, Soror D. Maria Francisca Benedita, natural de Vila Viçosa, filha do segundo matrimónio do Ouvidor da Comarca, Dr Miguel de Oliveira Guimarães e Castro, natural de Ponte de Lima e de primeiro matrimónio de D. Clemência Maria da Silveira, natural de Montargil.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Francisca Leocádia do Sacramento
Petição de D. Maria Benedita, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada pelo Padre da Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Sebastião José da Fonseca Andrade.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Josefa Leocádia, natural de Oriola, filha de António Amado, natural da Vila de Aguiar e de Luísa Teresa, natural de São Brás do Regedouro.
Contém:
Madre Prioresa do convento, Soror Francisca Leocádia do Sacramento.
Petição de Josefa leocádia, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada pelo Reitos Domingos Lopes, dos livros da Igreja Matriz da Vila de oriola, freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Benalvergue.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar a véu preto, a favor de Joana Inácia e com nome religioso Soror Joana Narcisa do Carmo, filha de Eusébio Luís de Brito e de Antónia de Jesus.
Contém:
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Rodrigo de Sá Coelho.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor D. Maria Cândia Amália da Conceição, filha do Dr. José Lopes Roque e de Josefa Joaquina Boto de Amaral e Lorna, naturais de Vila de Figueiró dos Vinhos, Bispado de Coimbra.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Antónia Micaela de Santa Rosa.
Certidão da Mestra das Noviças, Soror Joana Narcisa do Carmo.
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da Vila de Figueiró dos Vinhos, Bispado de Coimbra, pelo escrivão Jerónimo Coelho.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Pedro de Góis Nunes.
Contém Real Beneplácito dado em Vila Viçosa assinado pelo Conde de Vila Verde para se dar execução ao Breve do Núncio Apostólico de dispensa de seis meses de noviciado.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Soror Maria Ana Rita, natural da Sé de Évora, filha de Manuel Estevão Gonçalves, natural de Sousel e de Josefa Jacinta, natural de Setúbal, Patriarcado de Lisboa.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Antónia Micaela de Santa Rosa.
Certidão da Mestra das Noviças, Soror Joana Narcisa do Carmo.
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da Freguesia da Sé, pelo escrivão dos livros findos do Arcebispado de Évora, Diogo Guerreiro Pereira e escrivão do Auditório Eclesiástico.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Pedro de Góis Nunes.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Soror Maria Bárbara Marcelina, natural da Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Antónia Micaela de Santa Rosa.
Certidão da Mestra das Noviças, Soror Joana Narcisa do Carmo.
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da Freguesia da Sé, pelo escrivão dos livros findos do Arcebispado de Évora, Diogo Guerreiro Pereira e escrivão do Auditório Eclesiástico.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Pedro de Góis Nunes.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Josefa Luísa Vidigal Salgado e com nome religioso de Soror Josefa Luísa, filha do capitão José Álvares, e de Maria das Brotas.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Rosa Camila do Apocalipse.
Certidão de nascimento tresladada da Freguesia de Nossa Senhora das Brotas pelo Presbítero Francisco Xavier Traguelho.
Na certidão consta que é filha de pai incógnito.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo do Arcebispado de Évora, Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Pedro de Góis Nunes.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Ana Rita e com nome religioso de Soror Ana Rita de Cácia, folha de manuel Rodrigues Janeiro e de Joana Maria dos Prazeres, natuais de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Rosa Camila do Apocalipse.
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da Freguesia de Santo Antão de Évora, pelo escrivão dos livros findos do Arcebispado de Évora, José Feliz Bento Anaia.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Dr. Manuel de Jesus Lamego e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre Pedro de Góis Nunes.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Maria do Carmo e com nome religioso de Soror Maria Leocádia, natural da freguesia de Santo Antão de Évora, filha de José Fialho, natural da freguesia de São Bento de Pomares e de Joaquina Madalena, natural da Sé de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Antónia Micaela de Santa Rosa
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da Freguesia de Santo Antão de Évora, pelo escrivão dos livros findos do Arcebispado de Évora, Diogo Guerreiro Pereira e escrivão do Auditório Eclesiástico.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Padre José Joaquim de Oliveira Góis.
Sentença final.
Assunto: Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Maria Rita, com nome religioso Soror Maria Rita do Rosário, natural de Santo Antão de Évora, filha de José Rodrigues Bravo, natural de Beja e de Teresa de Jesus, natural de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Inês Francisca do Sacramento.
Mestra das Noviças, Soror Josefa Luísa.
Certidão de nascimento tresladada dos livros findos da Igreja de Santo Antão do Arcebispado de Évora, pelo escrivão Jacinto Inácio de Oliveira e Sousa.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor e Juiz destes autos, Bispo Eleito e Vigário Capitualr do Arcebispado de Évora, Dom António José de Oliveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o Pedro Paulo Vasconvelos Góis.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Margarida Joana e com nome religiosos Soror Margarida Joana de Santa Rita, filha de José Falardo Ventura e de Maria Álves Ripado, naturais da freguesia de Santo António de Reguengos.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Josefa Joaquina do Rosário.
Certidão da Mestra das Noviças, Soror Micaela de Santa Rosa.
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da freguesia de Santo António de Reguengos, pelo Padre Jacinto José Vogado.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor e Juiz destes autos, Dr. António José de Oliveira e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o José Joaquim de Oliveira Góis.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor Jacinta Rosa e com nome religiosos Soror Jacinta Inácia, filha de Francisco João e de Maria Joaquina, naturais da cidade de Évora.
Contém:
Petição da Madre Prioresa do convento Soror Isabel Rita da Piedade.
Mestra das Noviças, Soror Joana Narcisa do Carmo.
Certidão de nascimento tresladada dos livros de batismo da Sé de Évora, pelo Beneficiado José da Santa Maria Moniz.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça, pelo Provisor e Juiz destes autos, Dr. Francisco José da Silva e o escrivão da Câmara Eclesiástica, o José Joaquim de Oliveira Góis.
Sentença final.
Assunto:Diligências e autos de perguntas para se professar, a favor de Rita Clara da Boa Morte e com nome religioso Soror Rita Clara dos Prazeres, filha de José António Fialho Cardeira, mestre latoeiro, natural de Baleizão, Bispado de Beja e de Joana Batista, natural de Évora.
Contém:
Petição da Vigária "In Capite" Antónia Micaela de Santa Rosa.
Petição de Rita Clara da Boa Morte, para que lhe seja passada uma certidão de batismo.
Certidão de batismo tresladada dos Livros da Freguesia de São Pedro de Évora, pelo Prior da Igreja Colegiada de São Pedro, Fernando António Limpo Pimentel, Cavaleiro da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Termos das perguntas à Madre Abadessa do convento, à Mestra das noviças e à noviça , pelo Dr. Provisor e Juiz destes autos, Bispo de Búgia, Dom António Maurício Ribeiro, do Arcebispado de Évora e o escrivão da Câmara Eclesiástica, Pedro Paulo de Vasconcelos.
Sentença final.
Assunto:Breve Apostólico a favor de Soror Jacinta Rosa de Mira, natural de Évora, para entrar e permanecer no convento em hábito secular acompanhada de uma criada.
Contém:
O Breve Apostólico em Latim
Petição de Soror Maria Leonor da Boa Morte, par ter uma criada secular.
Termo de aceitação do Breve para ter como criada que a sirva, pelo Senhor Mestre Escola da Sé de Évora, Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Comissário destes autos, ao Senhor Mestre Escola da Sé de Évora, Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Mandado para a Reverenda madre Prioresa do convento por a votos a entrada da criada.
Sumários de testemunhas.
Certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação.
Sentença final.
Custas do processo
Assunto: Breve Apostólico a favor de Soror Maria Leonor da Boa Morte, par ter uma criada secular.
Contém:
O Breve Apostólico em Latim
Petição de Soror Maria Leonor da Boa Morte, par ter uma criada secular.
Termo de aceitação do Breve para ter como criada que a sirva, pelo Senhor Mestre Escola da Sé de Évora, Dr. António Maurício Riveiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Comissário destes autos, ao Senhor Mestre Escola da Sé de Évora, Dr. António Maurício Riveiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora e o Notário Apostólico Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Mandado para a Reverenda madre Prioresa do convento por a votos a entrada da criada.
Sumários de testemunhas.
Certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação.
Sentença final.
Custas do processo
Assunto: Petição das religiosas do Convento de Santa Catarina de Sena de Évora, para que fosse reconduzida para Prelada a Madre D. Maria Leonor da Boa Morte.
Assunto: Petição das religiosas do Convento de Santa Catarina de Sena de Évora, para que fosse reconduzida a Prelada, Madre Soror Maria Leonor.
Assunto:Ofício do Bispo Eleito de Beja, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora, para as religiosas do convento de Santa Catarina de Sena de Évora, a confirmar a continuação da mesma Prelada por mais dois anos.
Assunto: Breve Apostólico a favor de Antónia Perpétua, natural de Évora, para entrar no convento a titulo de educanda com uma criada.
Contém:
Breve Apostólico
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora, Dr. António Maurício Ribeiro e o notário apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora, Dr. António Maurício Ribeiro e o notário apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.
Assunto:Breve Apostólico a favor de D. Jacinta Carlota da Silveira Pais para entrar no convento com uma criada.
Contém:
Breve Apostólico
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Bispo Eleito, Dom António José de Oliveira e o notário apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Bispo Eleito, Dom António José de Oliveira e o notário apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.
Assunto:Breve Apostólico a favor de Quitéria Rita, natural de Évora, para entrar no convento a titulo de educanda com uma criada.
Contém:
Breve Apostólico
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Breve pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Bispo Eleito, Dom António José de Oliveira e o notário apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Bispo Eleito, Dom António José de Oliveira e o notário apostólico, Padre Ângelo Pio Agostinho Fazenda.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.
Assunto:Decreto Apostólico a favor de Soror maria Felizarda de Jesus, para recolher na clausura como criada, Gertrudes Maria, filha de Vicente Gomes e de Graça Gomes, natural de Lavre.
Contém:
Decreto Apostólico
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Decreto pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. Pascoal Rodrigues da Costa e notário apostólico, o Beneficiado Inácio Rodrigues Vieira.
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. Pascoal Rodrigues da Costa e notário apostólico, o Beneficiado Inácio Rodrigues Vieira.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.
Assunto:Indulto Apostólico a favor de Ana Carlos, natural e moradora na cidade de Lisboa, filha de João Tavares e de Ângela Maria de Lima, para entrar como educanda.
Contém:
Indulto Apostólico
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Indulto pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. Manuel Álvares cidade e notário apostólico, o Beneficiado Manuel Soares da Cunha.
Tradução do Indulto para a Língua Portuguêsa
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. Manuel Álvares cidade e notário apostólico, o Beneficiado Manuel Soares da Cunha.
Carta Precatória Requisitória de Dom Manuel da Silva Francês, Bispo, Vigário Geral e provisor na corte e cidade de Lisboa.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.
Assunto:Breve Apostólico para se professar e ficar em supranumerário, a favor Mariana Jacinta, natural de Évora, filha de Francisco Rosado e de Antónia Maria Franca de Pina.
Contém:
Breve Apostólico em pergaminho
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Indulto pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Frei Jerónimo de São José e notário apostólico, Francisco Xavier da Costa e Sousa.
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Frei Jerónimo de São José e notário apostólico, Francisco Xavier da Costa e Sousa.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.
Assunto:Indulto Apostólico a favor de Feliciana Teresa de Lima, natural e moradora na cidade de Lisboa, filha de João Tavares e de Ângela Maria de Lima, para entrar como educanda.
Contém:
Indulto Apostólico
Petições da impetrante
Termo da aceitação do Indulto pelo Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. Manuel Álvares cidade e notário apostólico, o Beneficiado Manuel Soares da Cunha.
Tradução do Indulto para a Língua Portuguêsa
Artigos justificativos das premissas, entregues ao Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora, Dr. Manuel Álvares cidade e notário apostólico, o Beneficiado Manuel Soares da Cunha.
Carta Precatória Requisitória de Dom Manuel da Silva Francês, Bispo, Vigário Geral e provisor na corte e cidade de Lisboa.
Assentada e sumários de testemunhas.
Sentença Final.