Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

60 records were found.

Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Jerónima Maria dos Arcanjos Natural: Arcebispado de Lisboa Ocidental Filiação: Francisco José da Silva e de Maria Josefa de Vilhena Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Madre Joana Narcisa das Saudades Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para ter como criada a titulo de educanda a sirva, Brites de São José natural de Alcácer do Sal, filha de Inácio Varela e de Ursula Caldeira Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Maria da Conceição Natural: Freguesia de Santo António, Bispado do Rio de janeiro e assistente em Alcácer do sal Filiação: Miguel Dias de Sousa e de Lourença Dias de Jesus Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar a titulo de educanda Certidão de batismo, enviada pelo Dr. Gaspar Gonçalves de Araújo, Deão na Sé Catedral da cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, Comissário do Santo Ofício e da Bula Cruzada, Provisor e Juiz das justificações "de genere", vigário geral e juiz dos casamentos, capela e residuos. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Teresa Rita da Graça Natural: Freguesia de Alcácer do sal Filiação: José Nunes Rolão e de Josefa Maria Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar a titulo de educanda Certidão de batismo. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Josefa de Jesus Natural: Freguesia de Santo António, Bispado do Rio de janeiro e assistente em Alcácer do sal Filiação: Miguel Dias de Sousa e de Lourença Dias de Jesus Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar a titulo de educanda Certidão de batismo, enviada pelo Dr. Gaspar Gonçalves de Araújo, Deão na Sé Catedral da cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, Comissário do Santo Ofício e da Bula Cruzada, Provisor e Juiz das justificações "de genere", vigário geral e juiz dos casamentos, capela e residuos. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: para se fazerem as diligências a favor de Madre Teresa Maria da Mâe Deus, para ter uma criada que a título de educanda a sirva. A religiosa: Madre Teresa Maria da Madre de Deus Natural: Freguesia de Alcácer do Sal Breve apostólico a favor de Andresa Ma aria Madre de Deus para ter como criada, Joanina da Piedade, natural de Alcácer do Sal, filha de Manuel Fernandes e de Antónia Gomes. Contém o breve em pergaminho. Petição da Madre Andresa Maria Madre Deus, e artigos justificativos. Comissão a favor da Madre e eleição para as freiras do convento votarem a favor ou não da entrada da referida criada e o respetivo resultado. Autos de perguntas a diversas freiras pelo Reverendo Francisco Rodrigues Pinhão, vigário da vara, nomeado para as referidas diligências.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Quitéria Maria de Jesus Natural: Freguesia de Salvaterra, Arcebispado de Lisboa Oriental e moradora em Alcácer do Sal Filiação: Manuel de Oliveira e de Sntónia Paula Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Petição da suplicante. justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara da Vila de Alcácer do sal fazer as diligiênias necessárias às testemunhas a favor da suplicante. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento e o e sumário das perguntas feitas às religiosas.
Assunto: Diligências para entrar na clausura a titulo de educanda. A religiosa: Inês Batista da Conceição, com sete anos de idade Natural: Freguesia de Alcácer do Sal Filiação: Francisco Pacheco e de Luísa Maria Contém, o breve em pergaminho do Núncio Apostólico a favor para para entrar na clausura do convento e viver como educandada. Petição da suplicante, e justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento. Sumário das perguntas feitas às religiosas pelo vigário da vara.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Maria Caetana da Estrela, naceu em 1714 Natural: Alcácer do Sal Filiação: Vicente Ferreira Neto e de Josefa Tresa de Brito Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Consta uma certidão de batismo. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara da Vila de Alcácer do Sal, para realizar os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Despacho final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Brites Maria de São Francisco Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para ficar isente de ser eleita Abadessa. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Maria Peregrina Isabel de Jesus Natural: Alcácer do Sal Filiação: Francisco de matos Coutinho e de D. Isabel de Sande Salema Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara da Vila de Alcácer do Sal, para realizar os sumários das testemunhas. Consta uma certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Despacho final do Vigário geral.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Filipa Pantoia Natural: Alcáçovas Filiação: Manuel Pantoia e de Catarina de Paiva Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara da Vila das Alcáçovas, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Consta uma certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Despacho final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Andresa Jacinta da Piedade - nasceu em 1614 Natural: Alcácer do Sal Filiação: filha de Verissimo Nunes e de Filipa Martins Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Consta uma certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Despacho final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: D. Jerónima de Brito Natural: Alcácer do Sal Filiação: Luís Pegas Souto Mayor e de D. Maria de Vasconcelos Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para ter uma criada secular A religiosa: D. Joana Batiata Pestana Natural: Filiação: Contem: Decreto Apostólico parra ter uma criada. Petição da suplicante para ter uma criada Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar no cento como educanda A religiosa: D. Joana Peregrina da Glória Natural: Alcácer do Sal Filiação:Capitão Manuel Ferreira Dias Contem: Breve Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Decreto Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Chanceler, Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Bispo Dom Jacinto Carlos da Silveira. Comissão para o Vigário da vara da Vila de Alcácer do Sal Dom João Pereira de Sousa e seu escrivão, Manuel Pereira Faio para realizarem os sumários das testemunhas. Cartidão de batisno passada pelo José Rodriges Corvo Rolão, Prior da Igreja Matriz de Alcácer do sal, Comissário do Santo oficio da Inquisição de Évora. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrarem em habito secular As religiosas: Francisca Bernardina Lamego Souto Mayor (viúva) e suas filhas Leocádia Narcisa de Macedo e Freitas e Raimunda de Macedo e Freitas Natural: Lisboa Filiação: Contém, o Breve Apostólico ddado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viverem em hábito secular Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entarem em hábito secular Justificação dos artigos das premissas entregues ao Sr Bispo, Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Frei Jerónimo de São José. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para continuar mais três anos em hábito secular a titulo de educanda, por mais três anos A religiosa: Joana Batiata Pestana Natural: Filiação: Contem: Decreto Apostólico dpara continuar no convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para continuar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos. Comissão para o Vigário da vara da Vila de Alcácer do Sal, Dom João Pereira de Sousa para realizar os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a permanência da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para continuar fora da clausura e ir a remédio de banhos. A religiosa: Ana Peregrina de São José Natural: Alcácer do Sal Filiação: Luís da Silva Sotomayor Contem: Breve Apostólico a favor da Madre Ana Peregrina de São José, para continuar fora da clausura Termo da aceitação do Breve. Artigos justificativos das premissas para continuar fora da clausura e mudar de ares e ir a remédio de banhos. entregues ao Provisor, Vigário Geral no espirutal do Arcebispado de Évora e executor destes autos. Despacho do Juiz apostólico dos autos. Comissão para o Vigário da vara, Dom João Pereira de Sousa e escrivão de seu cargo, Joaquim José Soares de Pina, fazerem as diligências necessárias. Sumário de testemunhas. Declarações dos médicos, Jesualdo de Brito e Freitas e de Migual do Couto Guerreiro Certidão da escrivã do convento. Custas do processo.
Assunto: Diligências para sair da clausura e timar ares e ir a remédio de banhos. A religiosa: Ana Peregrina de São José Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico a favor da Madre Ana Peregrina de São José, para sair da clausura e mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da Freira Termo da aceitação do Breve. Artigos justificativos das premissas para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos entregues ao Provisor, Vigário Geral no espirutal do Arcebispado de Évora e executor destes autos. Despacho do Juiz apostólico dos autos, João Justiniano Farinha Comissão para o Vigário da vara, Dom João Pereira de Sousa e escrivão de seu cargo, Joaquim José Soares de Pina, fazerem as diligências necessárias. Sumário de testemunhas. Declaração do médico José de Abreu do Ó. Certidão da escrivã do convento. Custas do processo.
Assunto: Diligências para se professar A religiosa: Josefa Ludovina de Santa Rosa Natural: Alcácer do Sal Filiação:Antonio Nunes Rolão e de Rosa Inácia do Amor Divino. Contem: Petição dada pela Madre Catarina Filipa da Anunciação. Aviso de sua magestade enviada pelo Dr. Francisco Xavier de Santa Ana ou Francisco Xavier de Mendonça Furtado (...) Consultor do Santo Ofício (...) Comissão passada pela Câmara Eclesiástica de Évora, para se fazerem as perguntas, a favor de Josefa Ludovina de Santa Rosa. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da Mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandava vir à sua presença a noviça acompanhada das reverendas madres, mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é era enviado depois para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora.
Assunto: Diligências para entrar no como educanda e ter uma criada A religiosa: Ana Aurélia Natural: Freguesia de Santa Maria - Beja Filiação: Felisberto José Vieira e de Brites Josefa Contem: Comissão passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora.
Assunto: Diligências para entrar no como educanda e ter uma criada A religiosa: Ana benedita Natural: Óbidos Filiação:Francisco Henriques Gonçalves. cirurgião aprovado e do Partido da Vila de Óbidos e de Ana Joaquina Contem: Breve Apostólico com beneplácito régio, para entrar na clausura do convento e viver como educanda em hábito seculare ter uma criada. Petição da suplicante para entrar no convento. Termo da aceitação do breve pelo Dr. Desembargador, provisor, António José de Oliveira, vigário geral do arcebispado de Évora. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Diligências para ter uma criada A religiosa: Madre Francisca Máxima do Coração de Maria Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico para ter uma criada Termo de aceitação do breve Petição da suplicante para ter como criada que a sirva, Joaquina Rosa, filha de Manuel José e de Maria da Conceição. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, António José de Oliveira. Ceridão para o Vigário da vara e seu escrivão realizarem as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do Processo
Assunto: Diligências para entrar ir tomar ares e remédios de banhos. A religiosa: Madre Francisca Clara de Assis Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico a favor para sair da clausura e mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da Freira Termo da aceitação do Breve pelo Dr. Desembargador, Provisor António José de Oliveira, Vigário geral. Artigos justificativos das premissas para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos. Despacho do Juiz apostólico dos autos. António José de Oliveira Comissão para o Vigário da vara, Rodrigo António e escrivão de seu cargo, fazerem as diligências necessárias. Comissão para a Madre Abadessa fazeer as diligãncias necessárias. Sumários de testemunhas. Informação da Abadessa do Convento Certidão da escrivã do convento. Senteça de José de São Narciso Oliveira Custas do processo.
Assunto: Diligências para se professar A religiosa: Joana Perpétua de Sousa Natural: Torrão Filiação: António Serrão e de Francisca Gertrudes de São José Contem: Petição dada pela Madre Comissão do Dr. António José de Oliveira, passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Custas do Processo
Assunto: Diligências para ter uma criada A religiosa: Felizarda Ludovina Natural: Filiação: José António de Góis e de D. Aurélia Rosa Vidigal Contem: Breve Apostólico para ter uma criada Termo de aceitação do breve, o Sr. Bispo António José de Oliveira Petição da suplicante para ter como criada que a sirva a titulo de educanda. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, António José de Oliveira. Ceridão para o Vigário da vara e seu escrivão realizarem as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do Processo
Assunto: Diligências para se professar A religiosa: Maria Paula Natural: Setúbal Filiação: António Camelo e de Maria Angélica da Purificação Dias Contem: Petição dada pela Abadessa Comissão do Dr. António José de Oliveira, passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Custas do Processo
Assunto: Diligências para se professar A religiosa: Cristina Jacinta Evangelista Castanheira Natural: Faro Filiação:João da Silva Castanheira e de Ana Vitória Contem: Petição dada pela Abadessa Comissão do Dr. António José de Oliveira, passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Custas do Processo
Assunto: Diligências para entrar no cento como educanda A religiosa: Madre Soror Teresa Severina dos Anjos Natural: Alcácer do Sal Filiação:Capitão Manuel Ferreira Dias Contem: Breve Apostólico para sair da clausura e mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da Freira Termo da aceitação do Breve. Artigos justificativos das premissas para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos. Atestados dos médicos: Remoaldo de Brito e Freitas e de José de Abreu do Ó e certidão de Manuel Pereira Faio, cirurgião. Despacho do Juiz apostólico dos autos, Manuel Pereira Faio Comissão para o Vigário da vara, Dom João Pereira de Sousa e escrivão de seu cargo, Manuel da Silva Barros, fazerem as diligências necessárias. Termo de declaração e obrigação que fez o capitão Agostinho José Freire,dizendo que a impetrante é sua prima e irmã de D. Ana Inácia Joaquina de São José, viúva do capitão André Lopes, moradores de Setubal Sumários de testemunhas. Certidão da escrivã do convento. Custas do processo.
Assunto: Diligências para entrar como educanda A religiosa: Rosa Felisberta de São Joaquim Natural: Alcácer do sal Filiação: Francisco Nunes e de Josefa Nunes Contém, o Breve Apostólico ddado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Frei Jerónimo de São José. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar como educanda A religiosa: Marciana de Jesus Natural: Alcácer do sal Filiação: Pedro da Costa e de Catarina Carvalho Contém, o Breve Apostólico dado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. José Cardoso Gião, mestre escola na Sé, deputado do Santo Ofício da Inquisição, desembargador da Relação Eclesiástica Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda A religiosa: Antónia Angélica Teresa Natural: Alcácer do sal Filiação: José Nunes Rolão e de Josefa Maria Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos Dr. António Alvares Sousa Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda A religiosa: Antónia Rita Natural: Alcácer do sal Filiação: João Mendes Henriques e de D. Isabel Teresa Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. António Alvares Sousa Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para terem uma criada que as sirva. A religiosa: Madre Caetana Maria Alberta Natural: Filiação: Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para ter como criada que a sirva, Rosa da Conceição, filha de Domingos Martins e de Maria Rodrigues, natural de Alcácer do Sal. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para terem uma criada que as sirva. As religiosas: Maria da Conceição, Josefa de Jesus e Ana de Jesus Naturais: Bispado do Rio de Janeiro Filiação: Miguel Dias de Sousa e de Lourença Dias de Jesus Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição das suplicantes para terem uma criada que as sirva. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar em hábito secular. A religiosa: Lourença Dias de Jesus Natural: Bispado do Rio de Janeiro e assistente em Alcácer do Sal. Era escrava de Miguel Dias de Sousa. Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver em hábito secular. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar em hábito secular. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar em habito secular A religiosa: Paula Maria Isidora de Macedo, filha de Gregório de Távora e de catarina Rosa Natural: Lisboa- Patriarcado de Lisboa Filiação:Gregório de Távora e de Catarina Rosa Contém, o Breve Apostólico ddado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver em hábito secular Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar em hábito secular Certidão de batismo Justificação dos artigos das premissas entregues ao Sr Bispo, Provisor e Vigário geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Frei Jerónimo de São José. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar como educanda A religiosa: Ana Rosado Jirarquia Natural: Alcácer do Sal Filiação: António Batista Gazalo e de Rosa Maria de Jesus Contém, o Indulto Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Certidão de batismo Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Dionisio Gonçalves Galvão. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrarem em hábito secular As religiosas: D. Ana Joaquina e D. Maria Mauricia Natural: Alcácer do Sal Filiação: Dr Jerónimo Tavares da Cunha e de Antónia Gaspar Contém, o Breve Apostólico, para entrar em hábito secular. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição das suplicantes para entarem como educandas. Certidão de batismo Justificação dos artigos das premissas entregues ao Bispo Provisor, Vigário geral e Juiz Apostólico destes autos, Dom Frei Jerónimo de São José Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada das duas irmãs, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar como educanda A religiosa: Maria Laura de Santa Getrudes Natural: Vila de Setúbal, Patriarcado de Lisboa Filiação: Carlos Falcão e de Maria Cecília Contém, o Breve Apostólico ddado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Certidão de batismo Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Chanceler e desembargador da Relação Eclesiástica do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Frei Jerónimo de São José. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar como supranumerária e levar uma criada. A religiosa: Eufrasia Maria da Encarnação Natural: Lisboa, Patriarcado de Lisboa Filiação: João Marques da Silva e de Josefa Maria da Encarnação Contém, o Breve Apostólico ddado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Certidão de batismo Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Afonso de Carvalho (beneficiado na Igreja de Santo Antão de Évora) Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar como educanda A religiosa: Joana Inácia Jacinta do Triunfo Natural: Vila de Setúbal, Patriarcado de Lisboa Filiação: Francisco de Figueiredo de Andrade e de Juliana Teresa da Costa Contém, o Breve Apostólico ddado pelo Núncio Apostólico, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entar como educanda. Certidão de batismo Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Frei Jerónimo de São José. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada dela e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Diligências para entrar a titulo de educanda. A religiosa: Ana Maria de Jesus Natural: Bispado do Rio de Janeiro e assistente em Alcácer do sal Filiação: Miguel Dias de Sousa e de Lourença Dias de Jesus Contém, o Indulto Apostólico da Sagrada Congregação de Bispos e regulares, para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar a titulo de educanda Certidão de batismo, enviada pelo Dr. Gaspar Gonçalves de Araújo, Deão na Sé Catedral da cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, Comissário do Santo Ofício e da Bula Cruzada, Provisor e Juiz das justificações "de genere", vigário geral e juiz dos casamentos, capela e residuos. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, o Senhor Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, para realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada, certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final.
Assunto: Correspondência
Assunto: Apresentação do Padre Álvaro da Fonseca Pavia para confessordas religiosas do convento Contem: Certidão da escrivã do convento em que foi apresentada uma patente do Governador, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora, pelo Padre Álvaro da Fonseca Pavia, para confessor das religiosas
Assunto: Apresentação de um despacho a favor de Ana Joaquina da Silva Botas para entrar como secular para o convento Natural- Alcácer do Sal Filiação: João Batista Botas, Administrador do Concelho de Alcácer do Sal Contem: Petição de Jão Batista Botas Mercê dada pelo Bispo de Beja. Despacho da Abadessa do convento, Francisca Máxima de Nossa Senhora do Carmo Declaração de alimentos.
Assunto: Petição de Francisco José de Cravalho, para que sua filha de 8 anos, entre para o convento Contem: Petição de Francisco José de carvalho, lavrador na Horta vela, freguesia de Alcácer do Sal, para que sua filha de 8 anos entre para o convento
Assunto: Diligências para se poder professar A religiosa: Francisca Máxima Pereira de Campos Natural: Sines Filiação: José de Campos Oliveira e D. Ana Perpétua de Jesus Contem: Petição dada pela Madre Provisão de Dr. Manuel Afonso Madeira, Provisor, Vigário Capitular Interino , pelo Cabido, Sede Vacante Comissão passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora Sentença final
Assunto: Diligências para se poder professar A religiosa:Ana José Natural: Beja Filiação: Contem: Petição dada pela Madre Certidão de aprovação das madres do convento.
Assunto: Mapas dos rendimentos do convento Contem: mapas dos rendimentos do convento
Assunto: Diligências para se poder professar A religiosa: Maria da Conceição Natural: Setúbal Filiação: Pedro António Camelo e de maria Angélica da Purificação Contem: Petição dada pela Madre Provisão de Dr. Manuel Afonso Madeira, Provisor, Vigário Capitular Interino , pelo Cabido, Sede Vacante Comissão passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora Sentença final
Assunto: Diligências para se professar A religiosa: Angela Cândida do Céu Natural: Montemor-o-Novo Filiação: Francisco Pereira Boca e de Maria Joaquina do Carmo Contem: Petição da Abadessa do Convento, Soror Francisca Máxima do Coreação de Maria a pedir aprovação para as noviças se professarem. Petição das duas irmãs Margarida Angélica de Santa Rita e de Angela Cândida do Céu Comissão do Dr. Frei Joaquim de Santa Clara Brandão, passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Custas do Processo
Assunto: Diligências para ter uma criada secular A religiosa: Cristina Jacinta Evangelista Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico, para ter uma criada secular, Mariana Rosa, filha de Pedro António e de Ana Maria. Termo de aceitação do Indulto Petição da suplicante para ter como criada que a sirva, pelo Bispo António José de Oliveira Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Bispo António José de Oliveira Para o Vigário da vara realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo
Assunto: Diligências para se professar A religiosa: Margarida Angélica de Santa Rita Natural: Montemor-o-Novo Filiação: Francisco Pereira Boca e de Maria Joaquina do Carmo Contem: Petição da Abadessa do Convento, Soror Francisca Máxima do Coreação de Maria a pedir aprovação para as noviças se professarem. Petição das duas irmãs Margarida Angélica de Santa Rita e de Angela Cândida do Céu Comissão do Dr. Frei Joaquim de Santa Clara Brandão, passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário da vara de Alcácer do Sal e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandará vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo. O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Custas do Processo
Assunto: Diligências para ter uma criada secular A religiosa: Maria Paula do Coração de Jesus Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico, para ter uma criada secular, Maria Joaquina. Termo de aceitação do Breve para ter como criada que a sirva, pelo Bispo, Dom Antóniop José de Oliveira Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral, Dom Antóniop José de Oliveira. Para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo
Assunto: Diligências para ter uma criada secular A religiosa: Maria Paula do Coração de Jesus Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico, para ter uma criada secular, Maria do Carmo. Termo de aceitação do Breve para ter como criada que a sirva, pelo Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado (Sede Vacante) Justificação dos artigos das premissas entregues ao Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário capitular do Arcebispado. Para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo
Assunto: Diligências para ter uma criada secular A religiosa: Joana Perpétua de Assunção Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico, para ter uma criada secular, Mariana Rosa, filha de Pedro António e de Ana Maria. Termo de aceitação do Breve para ter como criada que a sirva, pelo Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado (Sede Vacante) Justificação dos artigos das premissas entregues ao Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário capitular do Arcebispado. Para o Vigário da vara de Alcácer do Sal, realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo
Assunto: Diligências para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos A religiosa: Madre Maria José de Santa Ana Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico a favor para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da Madre para ir para casa de seu irmão Francisco de Paula Castanheira, residente em Vila Viçosa Termo da aceitação do Breve. Artigos justificativos das premissas para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos. Despacho do Juiz apostólico dos autos , Bispo Dom António José de Oliveira Comissão para o Vigário da vara e escrivão de seu cargo, fazerem as diligências necessárias. Sumários de testemunhas. Certidão da escrivã do convento. Custas do processo.
Assunto: Diligências para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos A religiosa: Madre Ana Jacinta Castanheira Natural: Filiação: Contem: Breve Apostólico a favor para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos. Petição da Madre para ir para casa de seu irmão Francisco de Paula Castanheira, residente em Vila Viçosa Termo da aceitação do Breve. Artigos justificativos das premissas para sair da clausura, mudar de ares e ir a remédio de banhos. Despacho do Juiz apostólico dos autos , Bispo Dom António José de Oliveira Comissão para o Vigário da vara e escrivão de seu cargo, fazerem as diligências necessárias. Sumários de testemunhas. Certidão da escrivã do convento. Custas do processo.