Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
19 records were found.
Constam processos autos de perguntas feitas às noviças e uma petição e mais papéis das religiosas do Recolhimento de Santa Marta, para haver o Santíssimo Sacramento no Sacrário da Igreja do convento.
Contém um livro da receita de trigo e cevada que recebeu o Covento da cartuxa das herdades da lavoura que tinha entre 1623 e 1691.
Contém 14 documentos relativos às rendas (mataçoens) que se pagavam à cartuxa entre 1716 ne 1737.
Decreto da Sagrada Congregação de Bispos regulares sobre a troca de uma vinha que tem em Valbom.
Contém um aforamento de um ferrajial no sitio dos Telhais, coutos de Évora
Bula do Santo Padre Clemente XIV, de 1733, sobre a extinção da Companha de Jesus em Évora, no convento do Espírito Santo
Constam dos processos autos de perguntas feitas às noviças e uma carta da Vigária do Concento do Calvário sobre o mapa dos rendimentos.
Contém um breve a favor do Frei José do Rosário para ficar isento de ocupar a cozinha e dos peditórios.
Na sua maioria são processos de autos de perguntas feitas às noviças, uma carta da Superior e mais religiosas do convento Novo para confirmação da Prelada a Madre Mariana Victória do Coração de Jesus e ainda alguns mapas dos rendimentos e relações das religiosas do convento.
Contém um processo onde consta a profanação e secularização da Igreja do convento.
Contém breves de licenças para entrarem como educandas. Processos de autos de perguntas feitas às noviças.
Um Breve de privação de voz ativa e passiva a favor de Madre Mariana Antónia Batista, religiosa de véu preto, para não aceitar nehum cargo.
Breves de dispensa seis meses, para se poderem professar e para terem criadas.
Uma carta da Vigária da Casa e mais religiosas do Mosteiro de Santa Clara a informar o arcebispo que elas fizeram a eleição para a Abadessa de seu convento D. Maria Vicência da Visitação.
Uma petição da Abadessa do convento a solicitar um sacerdote, em virtude do falecimento do Padre José Mariana do Paraíso e uma carta sobre o falecimento da Prelada do convento de Santa Clara, Maria Vicência da Visitação.
Breve Apostólico a favor da D. Ana Barbara do Sacramento e Macedo, para sair e ir a remédio de banhos.
Contém breves para entrarem e permanecerem como educandas, processos de auto de perguntas para se poderem professar, breves param terem na clausura criadas.
Um auto de visita ao convento, e votação da Prelada, Madre Soror D. Antónia Faustina. Uma carta da Vigária, Catarina Narcisa do Amor Divino para o Arcebispado de Évora eleger uma nova Prelada e Oficiais do Convento.
Um maço de correspondência entre 1851-1855.
Constam escritura e carta de venda de uma morada de casas na Travessa das Contreiras, pertencentes a Soror Francisca de Santa Clara, freira no convento de Santa Catarina, que vendeu a Joana de Santa Rosa; Autos de perguntas às noviças para se poderem professar; um livro de registo da receita e despesa do convento; uma carta do Bispo Eleito de Beja a aprovar por mais dois anos a Prelada, Madre Maria Rosa do Carmo; vários mapas e documentos de receitas e despesas do convento de Santa catarina e um maço de correspondência.
Constam processos são autos de perguntas realizadas às noviças. Uma petição e mais papéis a favor de D. Isabel Clara Justiniana de Campos, religiosa, para que lhe seja concedida licença para sair do Mosteiro e morar para casa de seus pais, porque se encontrava doente.
Um Breve de dispensa de seis meses de idade, a favor de Josefa Máxima, de 25 anos de idade para se poder professar.
Breves Apostólicos a favor de várias freiras para saírem da clausura, para mudarem de ares e irem a remédio de banhos.
Uma carta de escrivã e mais religiosas do convento a reconhecerem a Madre Isabel Joaquina de Santa Rosa como tendo as qualidades necessárias para o Cargo de Prioresa.
Mapas dos rendimentos do convento, relações das herdades e relações das freiras.
Breve Apostólico a favor dosa religiosos de Nossa Senhora do Carmo, para poderem vender umas casas que lhes foram deixadas em capela.
Contém o Breve com selo em lacre.
Extracto do inventário do extinto convento, realizado pelo Padre Frei António José da Natividade, Prior do convento.
Inventário realizado por João Rafael de lemos, sobre a relação das propriedades e dos seus rendimentos.
Contém: uma procuração no Prior do Convento de São Domingos em Évora, como procurador do reverendo mestre frei Cristóvão do Rosário, confessor da Rainha da Grã-Bretanha, para que lhe seja dada mercê e esmola de o nomear em segunda vida, por morte da irmã, de um prazo; aforamento de uma casas e recibos; uma carta de Frei José de França, deputado do Santo Ofício, a dar licença ao Reverendo Padre Prior e mais religiosos dos conventos de São Domingos, para receberem o habilitado de noviço do coro, Isidoro José de Oliveira; uma petição a pedirem uma certidão em como se pagou a dívida do Capelão, Inácio Correia Pimenta, à administração dos bens do Colégio do Espírito Santo em Évora; carta do Frei José da Rocha, Mestre e Dr. da Sagrada teologia, Deputado da Mesa censória para entrarem no convento.
Constam processos de autos de perguntas às noviças para se poderem processar ao fim do ano de noviciado. Indultos apostólicos para entrarem e permanecerem no convento a título de educandas. Uma carta de D. Maria Margarida Freire de Andrade, Prioresa e mais religiosas do convento, para eleição para Abadessa. Um Breve Apostólico a favor de D. Maria do Carmo Vidigal, para se poder professar, contém uma carta que faz referência às Invasões Francesas.
Tem ainda um maço de correspondência.
Contém um processo sobre o abatimento da pensão que faz Francisco José Charrua, Síndico dos religiosos de São Francisco de Évora ao Dr. José Lourenço.
Contém Breve Apostólico a favor de Madre Abadessa e mais religiosas do Convento do Salvador, para redução dos encargos que tem de missas.
Breves para entrarem a título de educandas e para entrarem em lugar vago de supranumerárias.
Um auto de aforamento de uma herdade no termo de Pavia pertencente ao Convento do Salvador da cidade de Évora, a favor de Miguel Alvares Faleiro. Aforamento e reconhecimento de uma vinha que paga a Madre Soror Antónia Teresa de Jesus, ao Padre Reitor do Colégio do Espírito Santo da Companhia de Jesus.
Mapas dos rendimentos e das religiosas do convento e correspondência diversa.
Consta uma petição com um despacho do Bispo, governador do Arcebispado de Évora, de D. Joana Jacinta Vidigal, para se recolher no Colégio, filha de Manuel Martins Vidigal e de Maria Rodrigues.
Consta um processo de D. Mariana da Purificação Casqueiro de Sampaio para entrar no Recolhimento
Consta um processo de justificação da Câmara Eclesiástica, sobre os teres, a favor de Maria Teresa do Menino Jesus, com 16 anos de idade, para entrar no Recolhimento.
Auto de profanação na Igreja do extinto convento de São Paulo de Évora.