Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

Assunto: Diligências para se professsar a Benedita Perpétua de Jesus, filha de João Ferreira e de Francisca Godinho Contém: Petição da Madre Bernardina Xavier. Comissão passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário Geral da cidade de Beja e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Mandou vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Sentença Final Custas do processo
Assunto: Diligências para se professsar a favor da noviça Ana Rita, filha de António Ramos e de Maria da Rosa. Contém: Petição da Madre D. Leonor Teresa Alcoforado. Comissão passada pela Câmara Eclesiástica de Évora para se fazerem as perguntas. Petição da noviça a pedir certidão de batismo. Certidão de batismo. Provisão para que o Vigário Geral da cidade de Beja e seu escrivão vá ao convento, sendo-lhe aí entregue uma certidão de batismo da noviça e outra certidão da mestra das noviças que prove que esta completou um ano de noviciado. Instrumento das testemunhas pelo Dr. António Pires Serrano, Comissário do Santo Ofício e Prior da Colegiada de São João Batista em Beja e nela Vigário Geral e sua Comarca e de presente serve de Vigário Geral e Juiz dos dizimos, residuos e casamentos por auséncia do Dr. Desembargador da relação da Cidade de Évora. Escrivão do eclesiástico, Pedro de Vila Lobos e Vasconcelos. Mandou vir à sua presença a noviça, acompanhada das reverendas madres, da mestra das noviças e o reverendo confessor, que depois de confirmarem ser a própria, mandará que se retirem e fará as perguntas segundo a forma e estilo O auto de perguntas feitas à noviça é enviado para o escrivão da Câmara Eclesiástica de Évora. Sentença Final
Assunto: Decreto Apostólico, a favor de Clara Rosa, Maria Cândida e Ana Barbosa, para terem na clausura uma criada. Contém: Decreto Apostólico Termo de aceitação do Decreto Petição das suplicantes para terem na clausura como criadaAna de São João (para Leiga). filha de Ventura deSão João e de Marcela de Santa Teresa, naturais do Rio de Janeiro Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Dionisio Gonçalves Calvão Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a permanência da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Breve Apostólico do Papa nBanedito XIV, a favor de Catarina Inácia, filha de José Gonçalves Pimentão e de Maria da Encarnação, para permanecer em hábito secular, por ter já tem 25 anos de idade. Contém: Decreto Apostólico Termo de aceitação do Decreto Petição da suplicante ppara permanecer em hábito secular. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Dionisio Gonçalves Calvão Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a permanência da impetrante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Certião de batismo. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Decreto Apostólico, a favor de Soror Maria Joana Doroteia do Apocalipse, para ter na clausura uma criada Contém: Decreto Apostólico Termo de aceitação do Decreto Petição da suplicante para ter como criada Maria da Esperança, filha de António de cstro e de Catarina dos Prazeres. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Frei Jerónimo de São José Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Breve Apostólico, a favor de Maria Cândida de São Bento, natural da vila de Frades, filha de Domingos Pais Monteiro e de Maria da Silva Poderosa ou Pedrosa, para entrar como educanda e permanecer em hábito secular. Contém: Breve Apostólico Termo de aceitação do Breve Petição da suplicante para entrar no convento Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Frei Jerónimo de São José Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da impetrante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Indulto Apostólico, a favor das madres Marcelina Josefa de Santa Ana e Ana Joaquina de Santa Teresa, irmãs e religiosas de véu preto, para terem uma criada. Contém: Indulto Apostólico Termo de aceitação do Indulto. Petição das suplicantes para terem no como criada, Domingas de São Boaventura, natural de Cuba, filha de Gregório Martins e de Margarida Gonçalves. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Breve Apostólico, a favor de Isabel Maria de Lemos, viúva de João Rodrigues Moura, para entrar em hábito secular e levar um criada que a sirva. Contém: Breve Apostólico Termo de aceitação do Breve. Petição da suplicante para ter no como criada, Antónia de São Francisco, natural de Aljustrel, filha de Belchior Gonçalves e de Violante Perdigão. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Indulto Apostólico, a favor da madre Maria Rosa, para ter uma criada. Contém: Breve Apostólico Termo de aceitação do Indulto. Petição da suplicante para ter no como criada, Isabel de São Francisco, natural de Serpa, filha de José Dias e de Maria Fialho Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Petição da Madre Bernarda Rosa da Purificação, sobre uma mercê. Contém: Petições da impetrante. Executor dos autos, Senhor Vigário Geral o Dr. Dionísio Gonçalves Calvão. Assentada e sumário de testemunhas. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Breve Apostólico, a favor das madres Filipa Batista e Margarida Ursula da Trindade, para terem uma criada. Contém: Breve Apostólico para ter como criada, Teresa, filha de pai incerto e de Catarina Gonçalves, escrava do Capitão, João Gago Raposo e de Maria Guerreira Termo de aceitação de Breve pelo Dr. Manuel Álvares Cidade, Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Évora. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Álvares Cidade. Para o Vigário da vara de Beja realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo
Assunto:Breve Apostólico, a favor da madre Joana de Jesus Maria,, professa de véu preto e coral, para ter na clausura uma criada. Contém: Breve Apostólico para ter como criada, Joana do Sacramento, filha de António Pereira e de Jerónima Estevens e que se encontrava recolhida no mesmo convento. Termo de aceitação de Breve pelo Dr. Paulo Álvares da Costa, Desembargador da relação Eclesiástica e Provisor do Arcebispado de Évora Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Paulo Álvares da Costa Para o Vigário da vara realizar as diligências e sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e a certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo
Assunto: Breve Apostólico, a favor da madre Bernarda Francisca de São José, para ter uma criada. Contém: Breve Apostólico para ter na calusura como criada Romana da Conceição, natural de Beja, filha de Vicente Fernandes e de Francisca Vidigal. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, para realizarem os sumários das testemunhas. Consta uma certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Breve Apostólico, a favor de Maria Januária de São Bernardo, natural de Beja, filha do Capitão João Gago Raposo e de Maria Guerreira. Contém: Breve Apostólico para entrar na clausura do convento e viver como educanda. Termo de aceitação do Indulto e tradução do Indulto. Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, para realizarem os sumários das testemunhas. Consta uma certidão de batismo. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da suplicante e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Indulto Apostólico, a favor da madre Caetana de Jesus Maria, para ter uma criada. Contém: Indulto Apostólico Termo de aceitação do Breve. Petição da suplicante para ter no como criada, Leonor da Conceição, natural de Beja, filha de Manuel Raposo e de Maria Mendes. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Breve Apostólico, a favor da madre Catarina Josefa de Jesus Maria, para prorrogar depois da sua morte, o tempo de duas capelanias fundadas no Colégio dos Padres da Companhia de Jesus e erguer uma outra. Contém: Breve Apostólico Termo de aceitação do Breve. Tradução da suplicante Petição da suplicante para entrar no convento. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, para realizarem os sumários das testemunhas. Consta uma certidão de batismo. Sentença final. Custas do processo.
Assunto: Indulto Apostólico, a favor da madre Mariana Dionisisa do Santíssimo Sacramento, para ter uma criada que a título de educanda a sirva. Contém: Indulto Apostólico Termo de aceitação do Breve. Petição da suplicante para ter no como criada, Antónia de São Francisco, natural de Aljustrel, filha de Belchior Gonçalves e de Violante Perdigão. Justificação dos artigos das premissas entregues ao Provisor, Vigário Geral do Arcebispado de Évora e Juiz Apostólico destes autos, Dr. Manuel Álvares Cidade. Comissão para o Vigário da vara e seu escrivão, realizarem os sumários das testemunhas. Mandado apostólico para a Madre por a votos a entrada da criada e certidão da escrivã do convento sobre a conclusão da votação. Sentença final. Custas do processo.