Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

22 records were found.

Escritura de aforamento de uma porção de terra inculta situada na serra denominada de Macareno em Vila Viçosa. Senhorio direto - Sereníssima Casa de Bragança. Representada por António da Conceição Silva, casado, morador em Vila Viçosa na qualidade de procurador nomeado pelo Conselheiro António Cardoso Anselmo, administrador geral dos bens e rendimentos da Sereníssima Casa e estado de Bragança. Foreiro - António Maria Lobo Vidigal Salgado, casado, morador em Vila Viçosa.
Escritura de aforamento perpétuo de um quintal denominado de Fonte situado na Herdade da Aldeia em Santiago Rio de Moinhos, Borba. Senhorio direto- Tomé de Sousa Menezes, viúvo, morador em Vila Viçosa. Foreiro -. António João de Moura, casado, morador em Santiago de Rio de Moinhos, Borba.
Escritura de aforamento de uma porção de terra inculta situada na serra denominada de Macareno em Vila Viçosa. Senhorio direto - Sereníssima Casa de Bragança - António da Conceição Silva, casado, morador em Vila Viçosa na qualidade de Delegado da Sereníssima Casa e Estado de Bragança, no almoxarifado de Vila Viçosa. Foreiro - Jerónimo da Costa Rosa, viúvo, morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma porção de terra de carrasco no sítio da Serra de Maria Henrique, Vila Viçosa por 6 mil reis. Vendedores - Mariana José da Angélivca e sua mulher Victoriana de Jesus Lelito, moradores em Pardais, Vila Viçosa. Comprador - Francisco José Farrifa, casado, morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Horta do Castanheiro situada em Santiago de Rio de Mopinhos, Borba. Senhorio - Tomé da SAousa Menezes, viúvo, proprietário e morador em Vila Viçosa. Rendeiro - Vicente do Espírito Santo Sóta, casado, morador em Santiago de Rio de Moinhos, Borba.
Escritura de venda de um prédio de casas na rua da Praça, Vila Viçosa, por 45 mil reis. Vendedores - Vicente Esteves e sua mulher Maria José Esteves, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Vicente Cabaço, casado, morador na Tapada Real.
Escritura de quitação e distrate da quantia de 65 mil reis que fazem as religiosas do Convento das Chagas de Cristo de Vila Viçosa a Maria da Conceição Alves Pereira, viúva e a venda de três prédios na rua de Santo António, Vila Viçosa por 150 mil reis. Vendedora dos três prédios - Maria da Conceição, viúva, moradora em Vila Viçosa. Comprador - António Augusto da Silva Paracana, solteiro, morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de casas terreas com quintal na rua da Igreja em Bencatel, Vila Viçosa, por 180 mil reis. Vendedor - Manuel Pereira Vermelho, viúvo de Mariana Luísa, morador em Vila Viçosa. Comprador - Estêvão António das Cabanas, casado, morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de olival no sitio do Seixo Branco, Vila Viçosa, por 210 mil reis. Vendedor - Tomé de Sousa Menezes, viúvo, morador em Vila Viçosa. O prédio pertence-lhe por herança que ficou de seu falecido filho Cristóvão de Sousa Menezes. Comprador - Francisco José POnce Macias, solteiro, morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma porção de terra de semear no sítio dos Covões em Pardais, Vila Viçosa, por 67.500 reis. Vendedor - Joaquim José Bertolot, viúvo de Joana do Rosário Boneco, morador em Pardais, Vila Viçosa. Comprador - Manuel Joaquim Quequiné, casado, morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de venda de um quinhão de 4.375 reis imposto na Herdade da Mourinha situada nas Ciladas, Vila Viçosa, por 76.100 reis. Vendedora - Maria Ana Caldeira Castelo Branco, viúva de José de Sousa Menezes, proprietária, moradora em Portalegre, representada por seu procurador José de Saldanha Sousa Menezes, casado, proprietário, morador em Vila Viçosa (sobrinho da vendedora). Comprador - Inácio da Silveira Menezes, casado, proprietário, dono da Herdade da Mourinha, morador em Vila Viçosa.
Escritura de quitação e distrate de dois capitais, uma de 850 mil reis e outro de 390.840 reis metal sonanate e confissão de dívida da quantia de 1 conto 254.340 reis metal sonante que faz como credor Mariano José da Silva Lobo, solteiro, morador em Vila Viçosa.. Devedor - Tomé de Sousa Menezes, viúvo, morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de casas no Rossio de São Paulo, São Bartolomeu, Vila Viçosa, por 100 mil reis. Vendedores - Herdeiros de Ana Rosa Caraças: Herdeiros. - Joaquim da Conceição Trindade, viúvo, morador em Vila Viçosa; - Joana da Conceição Trindade e seu marido Manuel António Policárpo, moradores em Vila Viçosa; - Cecília da Conceição Trindade, solteira, moradora em Estremoz; - Maria do Carmo Trindade, solteira, moradora no Convento do Salvador em Évora, representada por seu procurador João António Serrano, solteiro, ferrador, morador em Vila Viçosa. - Luís José da Trindade e sua mulher Francisco de Jesus - Conceição do Rosário Trindade, solteira, moradora em Vila Viçosa. Comprador - José Pedro Trindade, solteiro, morador em Vila Viçosa (irmão e cunhado dos vendedores).
Escritura de aforamento perpétuo de uma porção de terra inculta situada na sítiop denominado dos Marouços em Vila Viçosa. Senhorios diretos - Valentim das Dores Ovelha e sua mulher Geneveva de Jesus Ovelha, moradores em Vila Viçosa. Foreiro - António Guerra, casado, morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento do estabelecimento comercial situado na rua da Corredoura em São Bartolomeu, Vila Viçosa. Senhorio - Joaquim da Silva tavares e sua mulher Maria do carmo Alves Parra Tavares, proprietários, moradores em São Bartolomeu, Vila Viçosa. Rendeiro - Inácio Falcão da Gama Pombeiro, solteiro, logista, morador em Vila Viçosa.
Escritura de quitação e distrate da quantia de 198.248 reis metal sonante que faz como credor José Francisco, solteiro, carreiro, morador em São Lourenço, Estremoz. Devedor - Luís José Cardoso, casado, morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de encapação que entre si fazem José Joaquim Pé-curto e sua mulher Delfina de Jesus como senhorios do domínio útil da Azenha das Escritas em Nossa Senhora da Orada, Borba e a Sereníssima Casa e Estado de Bragança como senhorio direto da azenha. Senhorio direto - Sereníssima Casa de Bragança - António da Conceição Silva, casado, morador em Vila Viçosa na qualidade de Delegado da Sereníssima Casa e Estado de Bragança, no almoxarifado de Vila Viçosa. José Joaquim Pé-curto e sua mulher Delfina de Jesus, moradores na Horta dos Francos, Borba.
Escritura de divisão de um prédio de olival situado no sitio de Pero Taxa em Vila Viçosa, que entre si fazem Antónia de Jesus Inglesa e seu marido António Manuel com seus irmãos e cunhados José da Costa e sua mulher Inês Teresa Canelas e Joaquim do Rosário Lopes Barradas e sua mulher Joaquina de Jesus, moradores em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Herdade de Santo Ildefonso situada no Rosário, Alandroal. Senhorio - Manuel Paes de Sande e Castro, casado, morador em Lisboa, representado por seu procurador José de Ascensão, viúvo, morador em Pardais, Vila Viçosa. Rendeiro - Josáo Augusto da Silva Lobo, casado, morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento das herdades de Cascalhaes, Mimosas e Courela anexa, situadas em Juromenha, Alandroal. Senhoria - Joana Rita Torres Paracana, viúva, moradora em Vila Viçosa. Rendeiro - Manuel Joaquim Dias Rodão, filho da senhoria, solteiro, morador em Vila Viçosa
Escritura de perfilhação que faz Clara do Patrocínio, solteira, moradora em Vila Viçosa de sua filha menor Maria Augusta. Maria Augusta nasceu a 29-09-1875 e foi batizada no dia 02-10-1875 como filha de pais inógnitos na Igreja de Santo André, Estremoz. Já tinha sido reconhecida pelo pai Manuel Joaquim Dias Rodão por escritura de 27-07-1885.
Escritura de mutuo da quantia de 1 conto e 400 mil reis metal sonante, a juro de 8% ao ano, que faz como credor António Augusto da Silva Paracana, solteiro, morador em Vila Viçosa. Devedores - Joaquim Manuel Barriga negra e sua mulher Manria José, moradores em Nossa Senhora da Orada, Borba e Manuel Dias Franco e sua mulher Maria Joana, moradores em Juroemnha, Alandroal.