Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

26 records were found.

Escritura de venda do domínio útil da metade do olival situado no sítio denominado de Fernão Pote em Vale Sombrio de Elvas, por 20 mil reis. Vendedores - José Francisco Costa e sua mulher Catarina Rita Mota, moradores em Estremoz. Comprador e senhorio direto - Francisco de Assis Picão, casado e morador em Elvas.
Escritura de venda ou troca de propriedades que fazem entre si Joaquim Lourenço e sua mulher Cândida da Rosa Terrinha e José Joaquim Duro e sua mulher Antónia Rosa, todos moradores em Vila Viçosa. Joaquim Lourenço e sua mulher Cândida da Rosa Terrinha trocam com José Joaquim Duro e sua mulher Antónia Rosauma propriedade de casas na rua da Igreja em Vencatel, Vila Viçosa. José Joaquim Duro e sua mulher Antónia Rosa trocam com Joaquim Lourenço e sua mulher Cândida da Rosa Terrinha uma propriedade de casas na rua da Alagoa em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma propriedade de vinha no sitio da Biquinha em Vila Viçosa, por 150 mil reis e do domónio útil de um prédio de olival no sítio dos Cortes em Borba por 130 mil reis. Vendedor - Francisco António Rosa, solteiro, irmão do comprador e morador em Vila Viçosa. Comprador - José Francisco Rosa, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de duas courelas de vinha no sítio das Cortes em Borba, por 300 mil reis. Vendedores - Miguel João Azambuja e sua mulher Maria Rosa da Silva Azambuja, moradores, em Vila Viçosa. Comprador - Manuel do nascimento Cabeças, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de partilhas amigáveis deos bens que ficaram por falecimento em 13-03-1881 de Maria da Encarnação, viúva. Maria da Encarnação era casada em primeiras núpcias co António Martirese deste casamento nasceram Joaquim dos Santos Veles e Ana que faleceu em 3 anos. Maria da Encarnação era casada em segundas núpcias com Joaquim de Jesus Duro e deste casamento nasceram José Joaquim Duro e Vistória Maria Duro. Herdeiros, filhos e cunhados, todos moradores em Bencatel, Vila Viçosa: - Joaquina dos Santos Velez e sua mulher Maria de Jesus Lucas; - José Joaquim Duro e suma mulher Antónia Rosa; - Victória Maria Duro, viúva.
Escritura de escambo ou troca de propriedade que fazem entre si Joaquim José Fernandes e sua mulher Amélia Augusta Vidigal Montenegro Fernandes e Maria das Dores Saldanha,solteira, emancipada, todos moradores em Vila Viçosa. Joaquim José Fernandes e sua mulher Amélia Augusta Vidigal Montenegro Fernandes trocam com Maria das Dores Saldanha um prédio de olival no sitio ao Marco de Borba, Vila Viçosa, Maria das Dores Saldanha troca com Joaquim José Fernandes e sua mulher Amélia Augusta Vidigal Montenegro Fernandes um propriedade de olival no sítio das Nogueiras ou Cruz do Carvalho, Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma propriedade de casas situadas na rua de Frei Manuel em São Bartolomeu, Vila Viçosa, por 450 mil reis. Vendedores - Joaquim José de Matos Rosário e sua mulher Maria da Conceição da Rocha de Matos, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Padre Joaquim José da Rocha Espanca, morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento das Herdades de Pena Clara e Rio Mendes situadas em São Vicente, Elvas, pelo tempo de 9 anos e pelo preço anual de 1 conto e 200 mil reis. Senhorio - António José de Andrade, casado e morador em Lisboa e representado por seu procurador José Joaquim Franco, casado e morador em Arraiolos. Rendeiro - Miguel Joaquim Caldeira, casado e morador na Herdade de Pena Clara em Elvas.
Escritura de venda de uma propriedade de olival situado à Portela, Vila Viçosa, por 160 mil reis. Vendedor - Joaquim Vicente Nunes, solteiro e morador em Vila Viçosa. Comprador - Maria José Pereira, solteira, moradora na Herdade da Nave em São Brás dos Matos, Alandroal.
Testamento aberto de Antónia Maria, viúva de Inácio Miguel, moradora em Borba. Herdeiro - Padre Faustino José Ferreira, morador em Borba.
Escritura de venda de um prédio de olival no sítio da Oliveira de Nossa Senhora em Vila Viçosa, por 125 mil reis. Vendedores - Joaquim Maria da Santana e sua mulher Mariana Amália Cordeiro, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Manuel Dias, casado, lavrador e morador no Monte do Pero Lobo em Juromenha, Alandrol.
Escritura de venda de um prédio de casas na rua dos Gentis em Vila Viçosa, por 45 mil reis. Vendedores - Herderos de maria da Piedade Varreiros, moradores em Vila Viçosa. - Joaquim António Fradique, solteiro; - Pedro António Fradique e sua mulher Joaquina da Conceição Perdigão: - António José Fradique, solteoro. Comprador - José Pereira Maurício, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura da venda de um domínio útil de um prédio de casas na rua da Aldeia em Santo António da Terrugem, Elvas, por 130 mil reis. Vendedores - Herdeiros do falecido João Cordeiro Vinagre (a mulher e irmãos e cunhadas): - Catarina Eugénia Cordeiro Vinagre, viúva, moradora em Santo António da Terrugem, Elvas, representada por seu bastante procurador José Maria da Conceição Nunes, casado e morador em Vila Viçosa; - José António Cordeiro Vinagre e sua mulher Maria Bárbara Tenreiro Cordeiro, moradores em São Bartolomeu, Vila Viçosa; - Francisco Cordeiro Vinagre e sua mulher Antónia Margarida de Sousa Cordeiro, moradores em São Bartolomeu, Vila Viçosa. Comprador - José Miguel das Torres, casado e moradora em Santo António da Terrugem, Elvas.
Escritura de mutuo da quantia de 300 mil reis metal que faz como credor Emílio da Cruz Figueiredo, solteiro, farmacêutico e morador em Vila Viçosa. Devedores - João Gonçalves Perpétuo e sua mulher Bibiana de Jesus, moradores no Alandroal.
Índice das escrituras.
Escritura de venda da Herdade do Cantanheiro, situada em Santiago de Rio de Moinhos, Borba, por 900 mil reis. Vendedor - Tomé de Sousa Menezes, viúvo de Joaquina Carlota da Costa Vila Lobos e morador em Vila Viçosa. Comprador - Bento da Silva, casado e morador em Santiago de Rio de Moinhos, Borba.
Escritura da quitação de uma estimação de 182.235 reis moeda impostos na Herdade de Vale de Moreno, situada em Pardais, Vilça Viçosa. Credores - Joana Isabel da Gama Lobo Ripado e seu marido Joaquim Augusto Ripado, moradores em Elvas. Devedor - Joaquim José, solteiro e morador em Pardais, Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Horta da Porqueira em Borba, pelo tempo de 19 anos e pela renda anual de 48 mil reis. Senhorios - Joaquim Manuel da Avó e sua mulher Felicidade do Amparo, moradores em Borba. Rendeiro - João António da Mata, casado e morador em Borba.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de olival no sítio de Vale de Judeus em Vila Viçosa, por 70 mil reis. Vendedor - José Rosado Alfenim, o Chinita, e sua mulher Maria de Jesus Aleixo, moradores em Bencatel, Vila Viçosa (foi casado também com Ana dos Anjos). Comprador - Joaquim José Fernandes, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de quitação da qantia de 150 mil reis que faz como credor António Ribeiro, solteiro e morador em Bencatel, Vila Viçosa. Devedor - António Joaquim Coxo, casado com Rosária da Conceição, moradores em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura onde consta a clausula da procuração que fazem: - Páscoa de Jesus e seu marido António Lourenço, moradores na Herdade do Sopeiro, São Romão, Vila Viçosa; - Porfírio José Sequeira, viúvo, morador na Horta da Herda do Curvão, Ciladas, Vila Viçosa; - Constantino José Sequeira e sua mulher Perpétua Maria, moradores no Monte das Arengosas, Ciladas, Vila Viçosa; - Joaquim José de Sequeira, solteiro e morador em Elvas.
Escritura da venda da cerca do extinto Convento de Nossa Senhora da Esperança em Vila Viçosa, por 350 mil reis. Vendedores - António Estevinha da Silva e sua mulher Filomena das Dores Mourão, moradores em Vila Viçosa. Comprador - João Martins Albardeiro, casado e morador em Vila Viçosa.
Testamento aberto de Luísa Rosa Soeiro Cravo, viúva de Francisco António Cravo, moradora em Vila Viçosa. Consta uma nota com a data do seu falecimento da testador que ocorreu em 08-03-1890 da Conservatória do Regito Civil de Vila Viçosa, Registo 15. Testamenteiros - João do Espírito Santo Cravo e João José de Oliveira Palótes, sobrinhos da testadora.
Escritura da venda de uma morada de casas no Largo da Fonte Grande em Vila Viçosa, por 450 mil reis. Vendedor - Maria do Carmo Ferreira, solteira, moradora em Lagos, representada por seu procurador José Maria da Conceição Nunes, casado e morador em Vila Viçosa. Comprador - José Maria Ramalho Fafé, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura da venda de do domínio úti ou foro de 4.800 reis impostos num prédio de casas situadas na rua de Frei Manuel em São Bertolomeu, Vila Viçosa, por 96 mil reis. Vendedores e Senhorios - João de Sousa Menezes e sua mulher Joaquina Carlota Correia de Sousa Menezes, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Inácio da Silveira Menezes, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura da venda de uma propriedade de olival demonimado de Forno situado no Seixo Branco em Vila Viçosa, por 200 mil reis. Vendedora - Ana Joaquina da Saldanha Sousa Menezes, solteira e moradora em Vila Viçosa. Comprador - Cristóvão de Brito Pereira de Sousa Menezes, solteiro e morador em Vila Viçosa.