Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

31 records were found.

Escritura de escambo ou troca que fazem António Joaquim Colaço e Manuel Joaquim Dias Rodão, solteiros e moradores em Vila Viçosa. - António Joaquim Colaço troca um olival no sítio da Portela em Vila Viçosa. - Manuel Joaquim Dias Rodão troca dois troços de terra de semear com os números 3 e 5, na courela número 19, da Coutada da Porta de Ferro em Vila Viçosa, foreiros em 800 reis cada um à Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Escritura de hipoteca que fazem Agostinho José Rodrigues e sua mulher Maria Augusta Neves Tarana Rodrigues, moradores em Vila Viçosa e a Firma Joaquim Luís Fernandes e Companhia de Vila Viçosa. A Firma Joaquim Luís Fernandes e Companhia de Vila Viçosa dá de fiança até a quantia de 200 mil reis a Agostinho José Rodrigues e sua mulher Maria Augusta Neves Tarana Rodrigues, para se fornecerem de quaisquer artigos de mercearia para o seu estabelecimento.
Escritura de distrate e quitação da quantia de 300 mil reis que faz como credor Mariano José da Silva Lobo, solteiro, emancipado por alvará de 13-12-1880 e morador em Vila Viçosa. Devedor - João Augusto da Silva Lobo, casado e morador em Vila Viçosa (irmão do credor).
Escritura de mutuo da quantia de 169 mil reis que faz como credor Pedro Joaquim, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa. Devedora - Romana da Encarnação, viúva, moradora em Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma cocheira na rua de Cambrais em São Bartolomeu, Vila Viçosa, por 90 mil reis. Vendedor - António da Silva Vedor, casado com Genoveva Rita Ratinho mas separado desta judicilamente, morador em Vila Viçosa. Comprador - Manuel dos Santos Serra, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de casas no Rossio de São Paulo em São Bartolomeu, Vila Viçosa, por 360 mil reis. Vendedor - António da Silva Vedor, casado com Genoveva Rita Ratinho mas separado desta judicilamente, morador em Vila Viçosa. Comprador - Francisco José Ribeiro, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de olival no sítio de Vale de Judeis, Vila Viçosa. Vendedores - Joaquim José da Veiga e sua mulher Florinda Amália Mendes da Veiga, moradores em Vila Viçosa. Comprador - António Mendes Chamorra, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda da sexta parte do foro de 110 mil reis impostos nas Herdades da Brioa e Castelos siatuadas em São Romão, Vila Viçosa, pela quantia de 233.333 reis. Senhorio - Maria Ana Bárbara Tarana Neves, viúva de Joaquim António das Neves de Andrade, moradora em Vila Viçosa, representada por seu procurador João António Broxado, solteiro, solicitador de causas, morador em Vila Viçosa. Comprador - João Pedro Velez, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de umas casas terreas com um pedaço de terra na rua da Igreja em Bencatel, Vila Viçosa por 150 mil reis. São foreiras em mil reis anuais a José Maria Rangel dos Quadros, morador em Lisboa. Vendedores: - Joaquim Rosado Alfenim Calvino e sua mulher Maria Teresa, moradores em Bencatel e os filhos e moras destes; - Inácio Rosado Alfenim e sua mulher Ana de Jesus Ferreira, moradores em Bencatel, Vila Viçosa; - Vicente Rosado Alfenim e sua mulher Genoveva de Jesus Ratinho, moradores em Bencatel, Vila Viçosa. Comprador - António Rosado Alfenim, casado e morador em Bencatel, Vila Viçosa (filho dos vendedores).
Escritura de venda de um prédio de de olival nos Marouços em Vila Viçosa por 144 mil reis. Vendedor - António Martins Mourinha, solteiro e morador em Vila Viçosa. Comprador - João Joaquim Santana, solteiro, morador na Ribeira de Bencatel, Vila Viçosa.
Testamento aberto de Violante de Jesus Gama Lobo, casada em segundas núpcias com Francisco da Gama Lobo, moradora na Quinta do Panasco em Pardais, Vila Viçosa. Foi casada em primeiras núpcias com João António. Testamenteiro - Francisco da Gama Lobo, marido da testadora.
Escritura de caução com hipoteca, quitação e mutuo da quantia de 1 conto de reis que fazem entre si: - João Nepomuceno dos Reis Varela, solteiro, recebedor da Comarca de Estremoz; - António José Assa Castelo Branco e sua mulher Maria da Conceição da Costa Mexia de Matos de Assa, moradores em Vila Viçosa. - Inácio Clemente da Costa Mexia de Matos, casado, morador na herdade dos Amados, Ciladas, Vila Viçosa. - João Gonçalves Perpétuo e sua mulher Bibiana de Jesus, moradores no Alandroal.
Escritura de quitação da quantia de 64.492 reis que fazem como credores João António Pele Negra, casado e sua irmã Perpétua de Jesus Calado, solteira, moradores em Pardais, na qualidade de únicos herdeiros de seu irmão Manuel António Calado Pele Negra, falecido em 15-12-1880. Devedora - Margarida de Matos Castelo Branco, viúva e moradora em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Horta da Porqueira de Cima situada em Borba, por 50 mil reis anuais. Senhorios - Joaquim Manuel da Avó e sua mulher Felicidade do Amparo. Rendeiro - João António da Mata, casado e morador em Borba.
Escritura de venda deum olival situado à Nora em Vila Viçosa por 75 mil reis. Vendedora - Ana das Dores, solteira e moradora em Vila Viçosa. Comprador - Joaquim Maria da Silva Paracana, solteiro e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de casas situado no Terreiro de Santo António, Vila Viçosa por 90 mil reis. Vendedores - Gaspar Lopes Candeias e sua mulher Inês Maria, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Francisco António Prates, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Herdade do Amial em Vila Viçosa, por 3 anos e renda anual de 90 mil reis. Senhorio - João António da Silva Nogueira, casado e morador em Vila Viçosa. Rendeiro - Anselmo da Graça, casado e morador na Herdade do Amial em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um olival no sítio do Lagar em Vila Viçosa por 100 mil reis. Vendedor - Manuel Maria Cortes Eleutério, solteiro e morador em Vila Viçosa. Comprador - Inácio Garcia, casado e morador em Pardais, Vila Viçosa.
Escritura de declaração e autorização da quanto de 1 conto de reis, que dá João Nepomuceno dos Reis Varela, solteiro, recebedor da Comarca de Estremoz onde reside a Inácio Clemente da Costa Mexia de Matos, casado, morador ne herdade dos Amados em Ciladasm Vila Viçosa. João Nepomuceno dos Reis Varela autoriza Inácio Clemente da Costa Mexia de Matos a cancelar o registo de hipoteca que garantia a quantia de 1 conto de reis, lavrada nas escrituras de 02-07-1876 e 04-02-1881.
Escritura de venda do domínio útil de dois troços de terra de semear com os números 1 e 2, na courela número 22 da Coutada dos Telheiros em Vila Viçosa, por 120 mil reis. Vendedores - António Estevinho da Silva e sua mulher Filomena das Dores Mourão, moradores em Vila Viçosa. Comprador - João Nunes de Mira, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Índice das escrituras.
Escritura de venda do domínio útil de uma courela de terra de semear com algumas oliveiras, situada à Misericórdia em São Romão, Vila Viçosa por 19.200 reis. Foreiro em 437 litros e 7 decilitros de trigo à Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. Senhorio - Joaquim de Mendes Sotto Mayor e sua mulher Guilhermina da Natividade Sila Macedo, moradores em Elvas. Comprador - Miguel José das Herdades, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de um olival no sitio do Seixo Branco em Vila Viçosa, por 100 mil reis. Vendedores - Herdeiros de Ana Agostinho Rosado: - João Batista Rosado e sua mulher Ana dos Prazeres Cabeças, moradores em Vila Viçosa; - Maria da Conceição Rosado, solteira e morada em Bencatel, Vila Viçosa. Comprador - Inácio da Silveira Menezes, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um olival no sitio da Serrinha ou Almo em Vila Viçosa, por 54 mil reis. Vendedores - Luís António Quintas e sua mulher Catarina de Jesus, moradores em São Romão, Vila Viçosa (cunhado e irmã do comprador). Comprador - António Maria Mizuras, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio direto ou foro anual de mil reis impostos numa morada de casas na rua da lagoa em Bencatel, Vila Viçosa, por 20 mil reis. Vendedor - José Maria Rangel de Mascarenhas dos Quadros, viúvo e morador em Lisboa, representado por seu procurador Dr. João da Silveira Couto Leitão, casado e morador em Borba. Comprador - Joaquim Lourenço, casado e morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Testamento aberto de João Pedro Velez, casado em segundas núpcias com Maria do Carmo Alves Parra, lavrador e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Quinta de Patinhos situada em Pardais, Vilka Viçosa. Senhoria - Joana Isabel Sande de Castro Almeida Borbom, viúva, moradora em Lisboa e representada por seu procurador José de Assunção, viúvo e morador em Pardais, Vila Viçosa. Rendeiros - António da Rosa Patas, viúvo, Joaão José Patas e Agostinho José Patas, todos moradores em Pardais, Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio direto ou foro anual de 46.400 reis, metade em moeda metal e metade em moeda papel, impostos na herdade das Mimosas em Juromenha, Alandroal. Vendedor - José Maria Rangel de Mascarenhas dos Quadros, viúvo e morador em Lisboa, representado por seu procurador Dr. João da Silveira Couto Leitão, casado e morador em Borba. Compradora - Joana Rita de Torres Paracana, viúva e moradora em Vila Viçosa.
Escritura de venda de dois domínios diretos ou foros anuais, u de 117 mil reis impostos na Herdade dos Tomases em São Brásdos Matos, Alandroal e um de 18 litros e 5 decilitros de azeite impostos num olival no Seixo Branco em Vila Viçosa, pelo preço de 1.733.600 reis. Vendedor - José Maria Rangel de Mascarenhas dos Quadros, viúvo e morador em Lisboa, representado por seu procurador Dr. João da Silveira Couto Leitão, casado e morador em Borba. Comprador - Inácio da Silveira Menezes, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um olival situado ao Marco de Borba, Vila Viçosa, por 415 mil reis. Vendedora - Leopoldina da Conceição Patrão, solteira e moradora em Vila Viçosa. Comprador - António Joaquim Monta, solteiro e morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento de quatro propriedades de olival situados em Vila Viçosa e um olival em Borba. Senhorios - Miguel João Azambuja e sua mulher Maria Rosa da Silva Azambuja, moradores em Vila Viçosa. Rendeiro - Joaquim da Silva Tavares, viúvo e morador em Vila Viçosa.