Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

28 records were found.

Escritura de encampação que fazem os herdeiros do falecido Francisco António Fradique como senhorio do domínio útil de uma morada de casas demolidas situadas na Carreira das Nogueiras em Vila Viçosa. É senhoria direta a Irmandade do Santíssimo Sacramento ereta na Igreja matriz de Vila Viçosa. Herdeiros de Francisco António Fradique. Irmãos e cunhadas: - João do Espítio Santo Fradique e sua mulher Maria da Boa Morte Mangual; - Pedro António Fradique e sua mulher Angélica Finete. Sobrinhos: - António José da Silva, solteiro, filho de Maria da Piedade, já falecida; - Pedro Fradique e sua mulher Joaquina Perdigão; - Joaquim Fradique, solteiro; - António José Fradique, solteiro.
Escritura de distrate e quitação da quantia de 70 mil reis metal que faz como credora a Irmandade do Santo Nome de Jesus ereta na Igreja matriz de Vila Viçosa. Devedor - António José Soeiro Troca, casado e morador em Vila Viçosa.
Testamento aberto de Vicência Rosa Neves, solteira e moradora em Vila Viçosa. Testamenteiro e herdeiro - António Maria Lobo Vidigal.
Testamento aberto de Catarina Gomes Calado, casada com António Caetano Caeiro e moradora em Vila Viçosa.
Escritura de hipoteca de uma letra de 200 mil reis que aceita Joaquim Pedro Valbom do abonador João de Sousa Meneses, moradores em Vila Viçosa.
Escritura de aforamento perpétuo do domínio útil de uma courela de terra de semear situada na herdade do Monte Franco em Santiago de Rio de Moinhos, Borba e foreira em mil reis ao ano ao senhorio direto. Senhorios diretos - José Rodrigues Corvelo e sua mulher Isabel da Encarnação, moradores em Santiago de Rio de Moinhos, Borba. Foreiro - José Ferreira Rosado, morador em Santiago de Rio de Moinhos, Borba.
Escritura de venda do domínio útil de um olival no sítio de Alcarrache em Vila Viçosa por 135 mil reis e foreiro em mil reis ao ano à Irmandade de São José em Vila Viçosa. Vendedora - Maria nazaré Pereira Saial, viúva e moradora em Vila Viçosa. Comprador - Manuel Pereira Anão, casado e morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de distrate e quitação do capital de 34 mil reis metal que faz como credora a Confraria de Nossa Senhora do Rosário ereta na Igreja do Espírito Santo em Vila Viçosa. Mutuaram esta quantia que se encontra lavrada na escritura de 24-10-1867. Devedores - Francisco Maria Parra e sua mulher Rita Paula da Piedade Santos, moradores em Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma vinha no sítio de Malfreire ou Pomar de Filipe em Vila Viçosa por 50 mil reis. Vendedores - Herdeiros de Caetano José de Almeida Reixa, moradores em, Vila Viçosa. - Mariana da Conceição de Almeida Reixa, viúva; - José Maria de Almeida Reixa e sua mulher Maria da Conceição Correia Almeida; - Francisco António Reixa, solteiro. Comprador - Valentim das Dores Ovelha, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de distrate e quitação da quantia de 65 mil reis metal e 25 mil reis em moeda papel, que faz como credora a Irmandade do Santíssimo Sacramento ereta na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Devedor - António Soares dos Santos, casado e moradora em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Herdade de Mares do Meio em Santa Maria da Alagoa, Reguengos. Senhorio - António Pereira da Nobrega Sousa da Câmara, morador em Lisboa. Rendeiro - João Lopes Galego, casado e morador na aldeia de Barradas, Reguengos.
Escritura de venda de um prédio de vinha no síitio do Paúl em Vila Viçosa por 60 mil reis. Vendedores - Herdeiros de Caetano José de Almeida Reixa, moradores em, Vila Viçosa. - Mariana da Conceição de Almeida Reixa, viúva; - José Maria de Almeida Reixa e sua mulher Maria da Conceição Correia Almeida; - Francisco António Reixa, solteiro. Comprador - Manuel de Jesus Ponce Macias, morador em Vila Viçosa.
Índice das escrituras.
Escritura de venda do domínio útil de uma courela de terra de semear situada na Herdade da Misericórdia, São Romão, Vila Viçosa por 76.500 reis. Paga de foro anual 80 litros e 240 mililitros de trigo à Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. Vendedores - Francisco Moiral e sua mulher Maria Iacia, moradores em São Romão, Vila Viçosa. Comprador - José Constantino, morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de distrate de escritura de hipoteca lavrada em 24-04-1879, que entre si fazem a Firma Joaquim Luís Fernandes e Companhia e José Augusto da Silva Prezado, moradores em Vila Viçosa. Pela escritura lavrada em 24-04-1879 consta que José Augusto da Silva Prezado e sua mulher aceitaram um letra da quantia de 1200 mil reis pagável em 20 meses em que figurou como sacadores a Firma Social Joaqiuim Luís Fernandes e Companhia e para com esta firma figurou como sacadora a Agência Barbosa e Irmão de Estremoz.
Escritura de arrendamento de duas propriedade de vinha com oliveiras, uma no sitio da Cocheira e outra no sitio dos Veiros em Vila Viçosa. Senhorio - João Joaquim Soeiro, viúvo e morador em Vila Viçosa. Rendeiro - José Francisco Rosa, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Herade do Carrão situada em Santo António de Capelins, Alandroal, por 200 mil reis ao ano. Senhorio - António Pereira da Nobrega Sousa da Câmara, residente em Lisboa. Rendeiro - Mariana Rita, viúva e moradora na Herdade do Roncanito no Alandroal.
Escritura de transferência da hipoteca da quantia de 200 mil reis, lavrada na escritura de 16-02-1863, que fazem como credoras as religiosas do Convento de Santa Cruz em Vila Viçosa. Devedor - Tomé de Sousa Menezes, viúvo e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um olival no sitio dos Coutos em Vila Viçosa por 120 mil reis. Vendedor - Tomé de Sousa Menezes, viúvo e morador em Vila Viçosa. Comprador - Mariana de Jesus Aldeagas, viúva e moradora em Bencatel Vila Viçosa.
Testamento aberto de Teresa Madalena Ramalho Falé de Castro, casada com Diogo de Castro da Silva Sotto Mayor, moradora em Vila Viçosa. Testamenteiro - José Maria Ramalho Falé, irmão da testadora.
Escritura de aforamento de uma uma morada de casas demolidas situadas na Carreira das Nogueiras em Vila Viçosa que faz a Irmandade do Santíssimo Sacramento ereta na Igreja matriz de Vila Viçosa. Foreiro - Joaquim António Soeiro e sua mulher Victória do Carmo Soeiro, moradores em Vila Viçosa. Ficam obrigados a pagar de foro anual à Irmandade a quantia de 2 mil reis metal.
Testamento aberto de Luísa Rosa Soeiro Cravo, viúva de Francisco António Cravo e moradora em Vila Viçosa. Testamenteiro - João do Espírito Santo Cravo, sobrinho da testadora e coadjuvado por João José de Oliveira Cumbo Palótes.
Testamento aberto de Luísa Rosa Soeiro Cravo, viúva de Francisco António Cravo e moradora em Vila Viçosa. Testamenteiro - João do Espírito Santo Cravo, sobrinho da testadora.
Escritura de venda do domínio útil de um olival situado na herdade da Misericórdia em São Romão, Vila Viçosa por 100 mil reis e é foreiro em 800 reis anuais à Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. Vendedores - António Ponce Gomes e sua mulher Teresa de Jesus Ponce Macias, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Joaquim Vicente Cordeiro, casado, morador no Monte do Zambujeiro, São Brás dos Matos, Alandroal.
Escritura de mutuo da quantia de 100 mil reis metal a juro de 6% ao ano que faz como credora a Irmandade do Santíssimo Sacramento ereta na Igreja matriz de Vila Viçosa. Devedor - José Maria Alves Parra, viúvo e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um foro anual de 30 mil reis e 875 litros de farinha de trigo imposto no minho do Bispo em Montemor-o-Novo, pelo preço de 700 mil reis. Vendedores e senhorios diretos - José Augusto da Silva Prezado e sua mulher Maria Henriqueta Valadares Misurado, moradores em Vila Viçosa. Comprador - António Francisco Rosa, solteiro e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de dois olivais, um situado à Nora e outro situado à Cova do Lagarto em Vila Viçosa, por 1 conto e 200 mil reis. Vendedores - Agostinho José Rodrigues e sua mulher Maria Augusta Neves Rodrigues, moradores em Vila Viçosa. Comprador - António Francisco Rosa, solteiro e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de courelas de terra de semear, de uma morada de casas na Aldeia da Barrada e de um foro de 305 litros e 28 centilitros de cevada imposto nas courelas do Zambujeiro, todas estas propriedades ficam em Santiago de Monsaraz, Reguengos, pelo preço de 2 contos de reis. Vendedor - António Pereira da Nobrega Sousa da Câmara, morador em Lisboa. Comprador - António Nunes Estêvão, do Outeiro, morador em Reguengos.