Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

31 records were found.

Escritura de encampação que entre si fazem Joaquim José Casadinho e sua mulher Francisca Teresa, moradores em Pardais como senhorios do domínio útil de uma azenha na ribeira de Pardais e sua naexas e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa como senhoria direta da referida azenha. Como os outorgantes Joaquim José Casadinho e sua mulher Francisca Teresa são muito pobres e não podem pagar o foro de 656 litros e 55 centilitros de tigo imposto na referida azenha rezão pela qual renunciam ao domínio útil.
Escritura de retificação do mutuo do capital de 180 mil reis, lavrado na escritura de 20-02-1864 do livro de notas do tabelião do Julgado de Vila Viçosa, Francisco José da Fonseca Prezado. Credora - Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. Devedores - António Salvador Barradas e sua mulher Maria das Dores, moradores em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da Herdade do Forte da Calcinha em São Lourenço, Estremoz. Senhoria - Teresa Madalena Ramalho Falé e Castro (separada judicialmente de Diogo de Castro Silva Sotto Mayor), moradora em Vila Viçosa. Rendeiro - Epifânio José Coimbra, lavrador e morador na herdade do Forte da Calcinha em São Lourenço, Estremoz.
Escritura de mutuo da quantia de 78.540 reis metal em que é credor José Lúcio Cardoso, morador em Bencatel, Vila Viçosa. Devedora - Joana Victória do Paúl, viúva de Joaquim Pereira Babinha, moradora em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem a viúva e as enteadas desta, dos bens que ficaram por falecimento de João Bernardo Espanca. - Teotónia da Conceição Pinto, viúva de João Bernardo Espanca; - Maria José espanca e seu marido Joaquim António da Mata; - Peregrina Amália Espanca, viúva de Eusébio José da Silva. João Bernardo Espanca também foi casado com Ana Victória.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de casas na rua de Santa Lúzia em São Bartolomeu, Vila Viçosa por 150 mil reis. Vendedores - Henriqueta do Carmo Marrão, solteira e moradora em Vila Viçosa. Comprador - Manuel Soares Pinto, solteiro, negociante de cortiça, morador na Herdade do Amial, Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma propriedade de olival situada atrás da Igreja de Nossa Senhora da Lapa em Vila Viçosa, por 900 mil reis. Vendedores - jacinto Maria de Matos e sua mulher Rosária Maria, moradores em Vila Viçosa. Comprador - António Joaquim Monta, morador em Vila Viçosa.
Escritura de quitação da quantia de 600 mil reis metal em que é credor António da Silva Vedor, morador em Vila Viçosa. Devedores - Jacinto Maria de Matos e sua mulher Rosária Maria, moradores em Vila Viçosa.
Escritura de quitação, distrate e mutuo da quantia de 80 mil reis, metade em papel moeda e metade em metal, em que são credoras as religiosas do Convento das Chagas de Cristo de Vila Viçosa. Devedora - Bárbara Rita, viúva de Lino José da Silva. Mutuam a referida quantia a Manuel Afonso Contreiras e sua mulher Rosa de Sousa.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de casas situadas na Praça Nova em São Bartolomeu, Vila Viçosa por 120 mil reis. Vendedores - Joaquim Rosado Faia e sua mulher Henriqueta da Conceição Cabeça, moradores em Vila Viçosa. Comprador - João Batista Rosado, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de dois troços de terra com os números 1 e 2 da Corela número 19 no Vale de Castanheiros, Coutada dos Telheiros, por 45 mil reis, foreiros cada um em 600 reis anuais à Câmara Municipal de Vila Viçosa. Vendedor - Joaquim da Silva Curtidor, solteiro e morador em Vila Viçosa. Comprador - Miguel João Cuco, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de casas na rua das Vaqueiras em São Bartolomeu, Vila Viçosa, por 120 mil reis. Vendedores - António Maria Lapa e sua mulher Albertina de Jesus, moradores em Vila Viçosa. Compradora - Teresa Madalena de Jesus Falé Ramalho, solteira e residente no Convento de São Bento de Cástris em Évora, representada por seu procurador José Maria da Conceição Nunes, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de distrate e quitação da quantia de 100 mil reis em que é credora a Comissão Administrativa da Irmandade das Almas, ereta na Igreja do Espírito Santo em Vila Viçosa. Devedores - Manuel Maria da Silva Prezado e sua mulher Maria Rosa Valadares Misurado, moradores em Vila Viçosa.
Escritura de venda de uma propriedade de casas na rua da Cambraia em São Bartolomeu, Vila Viçosa, por 600 mil reis. Vendedores - Jacinto Maria de Matos e sua mulher Rosária Maria, moradores em Vila Viçosa. Compradores - José Francisco da Rosa, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de arrendamento da herdade dos Agudos situada em São Brás dos Matos, Alandroal. Senhorio - Diogo de Castro da Silva Sotto Mayor, morador em Vila Viçosa. Rendeiro - Joaquim Lourenço, morador na Herdade da Alagoa em Pardais, Vila Viçosa.
Escritura de distrate e quitação da quantia de 88 mil reis, senda a metada em Moeda papel que faz como credora a Confraria do Santíssimo Sacramento ereta na Igreja matriz de Vila Viçosa. Devedores - Herdeiros de Manuel Viegas, moradores em Vila Viçosa: - Manuel Viegas, solteiro; - António Viegas e sua mulher Maria José de Ramos; - Gertrudes Maria e seu marido Manuel Joaquim Parra.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de casas e seus logradouros na rua das Flores em Bencatel, Vila Viçosa por 400 mil reis. Vendedores - Joaquim António Canelas e sua mulher Maria Inácia Campanilho, moradores em Bencatel, Vila Viçosa. Comprador - Joaquim José Cardoso, casado e morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de casas na rua da Cambraia em São Bartolomeu, Vila Viçosa por 100 mil reis metal. Vendedor - António Augusto da Silva Paracana, solteiro. Comprador - Jerónimo da Costa Rosa, viúvo e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de casas na rua de Santa Luzia em São Bartolomeu, Vila Viçosa por 90 mil reis. Vendedores - Herdeiros de Maria Teresa, moradores em Vila Viçosa: - Júlio José Ramos, viúvo e seus filhos e genro e nora; - Manuel do NascimentoRamos e sua mulher Claudina da Conceição Barriga; - Joana Ramos e seu marido Jerónimo da Conceição Rosa. Comprador - António Veigas e sua mulher Maria José Ramos, moradores em Vila Viçosa.
Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem a viúva, filhos, genros e noras dos bens que ficaram por falecimento de José Anastácio Ramalho Falé, morador em Vila Viçosa. - Maria Rita de Brito Carvalho de Abreu Pereira Falé, viúva do falecido; - Veríssimo António Ramalho Falé e sua mulher Mariana do Carmo Tarana da Rosa e Sousa Falé; - Teresa Madalena Ramalho Falé e Castro e seu marido, do qual se acha divorciada por sentença, Diogo de Castro da Silva Sotto Mayor; - Maria Ana Ramalho Falé, solteira; - José Maria Ramalho Falé, solteiro; - Anastácio Ramalho Falé, por si e como procurador de sua mulher Francisca Augusta de Faria Liz Falé; - Domingos Maria Ramalho Falé e sua mulher Elisa Adelaide de Sousa Falé, moradores em Bragança.
Indice das escrituras.
Escritura de arrendamento da Herdade do Baldio situada em Juromenha, Alandroal. Senhorio - Joaquim José Palmeiro, solteiro e morador em Elvas. Rendeiro - Manuel Joaquim Dias Rodão, solteiro e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de um prédio de casas na rua do Espírito Santo em Vila Viçosa, por 100 mil reis, foreiro à Fazenda Nacional em 1.200 reis ao ano. Vendedores - José Francisco Rosa e sua mulher Maria Emília da Conceição, moradores em Vila Viçosa. Comprador - Francisco Maria Toscano, casado, carpinteiro e morador Vile Viçosa.
Escritura de venda de uma estacaria de olival no sitio dos Peixinhos em Vila Viçosa por 76.500 reis. Vendedora - Maria José Mata, solteira e moradora em Vila Viçosa. Comprador - António Mendes Chamorra, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de quitação da quantia de 200 mil reis que fazem como credoras as religiosas dos Convento das Chagas de Cristo de Vila Viçosa. Devedores - Diogo Martins Azinhais, casado com Gertrudes de Almeida Pereira e Lima Azinhais, escrivão e tabelião do Juizo de Direiro da Comarca de Estremoz, residentes em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um prédio de casas no Bêco do Teteo em Bencatel, Vila Viçosa por 48 mil reis. Vendedores - José da Costa e sua mulher Inês Teresa, moradores em Bencatel, Vila Viçosa. Comprador - Luís do Rosário Mourinha, solteiro, criado de servir, morador em Bencatel, Vila Viçosa.
Escritura de partilhas amigáveis que fazem dos bens por falecimento de João Cordeiro Vinagre, solteiro. Faleceu em 31-12-1879 sem testamento. Herdeiros: Irmãos e cunhadas: - Catarina Eugénia Cordeiro Vinagre, viúva, moradora na Terrugem, Elvas; - José António Cordeiro Vinagre e sua muilher Maria Bárbara Ferreira Cordeiro, moradores em Vila Viçosa; - Francisco Cordeiro Vinagre e sua mulher Antónia Margarida de Sousda Cordeiro, moradores em Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de um olival ao Marco de Borba por 50 mil reis. Vendedor - Herdeiros de Manuel Viegas, moradores em Vila Viçosa: - Manuel Viegas, solteiro; - António Viegas e sua mulher Maria José de Ramos; - Gertrudes Maria e seu marido Manuel Joaquim Parra. Comprador - Joaquim José Fernandes, casado e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda de um olival no sítio de Maria Henrique em Vila Viçosa por 85.500 reis. Vendedores - Joaquim José Bertolo e sua mulher Joana da Conceição Boneco, moradores em Pardais, Vila Viçosa. Comprador - Francisco António Rosa, solteiro, carpinteiro e morador em Vila Viçosa.
Escritura de venda do domínio útil de uma courela de terra situada ao cimo de São Romão, Vila Viçosa por 40 mil reis e é foreira anualmente em 65 litros e 605 decilitros de trigo à Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. Vendedores - Inácio Clemente da Costa e sua mulher Maria do Carmo Rodão da Costa, moradores na Herdade do Amador em Nossa Senhora das Ciladas, Vila Viçosa. Comprador - Pedro Joaquim, casado e morador em São Romão, Vila Viçosa.
Escritura de distrate e quitação da quantia de 44.889 reis. Credores - Joaquim da Cruz e sua mulher Mariana da Conceição Palha e Josefa da Assunção, solteira, moradores em Vila Viçosa. Devedora - Maria José Mata, solteira e moradora em Vila Viçosa.