Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

129 records were found.

Esta pasta contém mapas estatísticos do movimento dos alunos/alunas/asilados da Casa Pia de Évora nos anos de 1941 a 1949, solicitados pelo Instituto Nacional de Estatística com o objetivo de adquiri informação sobre o movimento dos beneficiários. Estes mapas contêm informações desde 1926 até 1940, que permitem ver quantos alunos/alunas/asilados existiam, quantos entraram e quantos saíram. A partir desta data existem mapas de estatística mensal e anual até 1949, que contém informação sobre a origem e características desta população como órfãos, expostos, desamparados, cegos, surdos-mudos, filhos de mães e pais incógnitos, inválidos indigentes e velhos e contém também informação sobre a data, os existentes, os que entraram, a soma, os que saíram, os ausentes (hospital, enfermaria, com licença e sem licença) e observações.
Esta pasta contém mapas dos alunos que frequentavam as oficinas no exterior da Casa Pia de Évora nos anos de 1881 e 1882. Estes mapas têm a seguinte informação: data, número de matrícula, nome do aluno, oficio, nome e morada dos mestres e observações.
Esta pasta contém termos de declaração e obrigação de desligamentos de alunos da Casa Pia de Évora nos anos de 1885 a 1891. Este termos são constituídos pela data, pelo nome da pessoa que ficava responsável pelo aluno/aluna que ficava responsável pela sua criação até atingirem a maioridade, o nome do aluno/aluna e as respetivas assinaturas.
Esta pasta contém dois mapas referentes ao movimento dos alunos na enfermaria da Casa Pia de Évora, entre os anos de 1910 e 1913 e contém as seguintes informações: data, nome do aluno, nº de matricúla, tipo de doença, data da alta, falecimento e obsevações.
Estes boletins de registo clínico serviam para registar o tipo de doença e o respetivo tratamento e contém: o nome do aluno, o número de matricula, a idade, a data da baixa e a data da alta, o diagnóstico, a marca da doença, o tratamento a dieta e o registo de temperaturas.
Esta pasta contém várias deliberações dadas pelos médicos da Casa Pia sobre o diagnóstico de doenças e tratamento dos alunos deste estabelecimento. Contém também vários pareceres médicos sobre um novo produto alimentar "Banacão" para substituição do café e pareceres da Escola Militar de Lisboa, da 2ª Companhia de Saúde, do Hospital Militar Regional nº 2 e do Grupo Independente de Aviação de Proteção e Combate Tancos.
Listagens de alunos e alunas internos da Casa Pia de Évora, referente aos anos de 1943-1950, distribuidos pelos concelhos a que pertenciam existindo tambem alguns alunos angolanos. Contem uma folha de grandes dimensões com o resumo da avaliação dos alunos referente ao ano escolar de 1946-1947, onde consta o nome dos alunos, a matricula, o comportamento, o curso, a frequência das oficinas, os prémios, data de vacinação, data de nascimento e data de desligamento.
Esta pasta contém guias de desligamento de alunos, entre os anos de 1921 a 1938. Contém também a relação da roupa entregue.
Esta pasta contém boletins de passagem de classe dos alunos da Casa Pia e talões de matriculas dos anos de 1919 a 1937. Os talões de matriculas são da Escola Industrial e Comercial de Gabriel Pereira e do Liceu de André de Gouveia, dos anos de 1933 a 1934. Existe também documentação do Liceu de André de Gouveia a informar a Casa Pia de Évora sobre o mau estado de conservação do telhado da sala dos atos, pedidndo intervençaõ urgente. Os boletins de passagem são referentes aos alunos do ensino primário: Manuel Fernandes Goudim, José Francisco Elias, António A. da Rosa Barrisco, Armando de Jesus Sousa, Pedro José Pita, Francisco Marques Pereira, Franclim Lucilio Miguens Jorge, Joaquim Luis, António Raminhos, José Palma, Francisco Anibal Lopes, Domingos Jeremias, Manuel Fernandes, Joaquim Miguel, Joaquim Alves Louro, Joaquim António Queimado, João Eugénio Alonso Junior, Cândido dos Anjos Giga.
Esta pasta contém a relação do comportamento dos alunos conforme o artigo 183 do Regulamento Orgânico da Casa Pia de Évora em 1895. Esta relação foi dada pelo regente do Colégio.
Esta pasta contém guias e atestados de desligamento de alunas do Recolhimento Dr. João Batista Rollo (secção feminina da Casa Pia de Évora), entre os anos de 1906 a 1922. Estes documentos foram preenchidos pela regente do Colégio, ao abrigo do artº 497º do Regulamento Orgânico da Casa Pia e foram assinadas pelo provedor.
Esta pasta contém uma Bula de dispensa de jejum aos alunos da Casa Pia de Évora em 1894.
Este livro de licenças serviu para conceder autorização para os alunos se ausentarem da Casa Pia nos anos de 1911 e 1912 e para registar os objetos que lhe foram entregues.
Esta pasta contém guias de desligamento de alunos da Casa Pia referentes aos anos de 1914 e 1922, ao abrigo do artº 79º do Regulamento Orgânico da Casa Pia de Évora.
Esta pasta contém o questionário preenchido referente ao decreto de 25 de maio de 1911 sobre as Instituições de Assistência, refere-se ao ano económico de 1910-1911 e trata de questões como: condições de existência, receita realizada no último ano económico, despesa efetuada, diversas, existência e movimento dos recolhidos ou assistidos, observações e informações complementares.
Este livro contém um inventário alfabético dos produtos existentes na enfermaria da Casa Pia de Évora, como por exemplo cápsulas de óleo de fígado de bacalhau, pomada de alcatrão, conserva de rosas, farinha de linhaça, ferro de girassol, soro de leite clarificado, sulfato de morfina, sulfato de soda, etc.
Esta pasta contém mapas referentes a roupa e mais artigos que estavam na enfermaria dos alunos a cargo do respetivo enfermeiro e contém as seguintes informações: designação do objeto (camas de ferro, enxergões, colchões, travesseiros, lençóis de algodão, lençóis de linho, fronhas, cobertores de algodão, cobertores de lã, toalhas de mão, toalhas de mesa, panos de mesa, lenços, ataduras, cobertas de chita, vasos de cama bidés), a respetiva quantidade em uso, em armazém e os inutilizados.
Esta pasta contém um mapa referente aos alunos com doenças contagiosas, entre os anos de 1881 a 1886 e contém as seguintes informações: data, nome do aluno, nº de matricúla, data de nascimento, naturalidade, filiação e morada.
Esta pasta contém mapas estatísticos do número de alunos da Casa Pia de Évora nos anos de 1882 a 1938. Estes mapas tem várias informações como o número total de alunos e alunas, os de serviço, os doentes, com licença. Contém também informações referentes ao ensino primário, registos e percentagem dos alunos que frequentavam as oficinas. Existem também mapas de alunas que contém o número de matrícula, a filiação, as habilitações e observações. Contém ainda mapas dos anos de 1934-1935 sobre o movimento da população da Casa Pia (rapazes, raparigas e asilados).
Esta pasta contém mapas dos alunos e alunas que frequentaram as oficinas da Casa Pia em 1931. Estes mapas contêm a seguinte informação: número de matrícula, idade, data da entrada na Casa Pia, curso completo que possui, curso que frequenta, instrução primária, observações e oficinas que frequentavam.
Esta pasta contém boletins, registos clínicos de alunos doentes e inspeção sanitária dos anos de 1934-1942. Contém o registo de revacinação das alunas e dos alunos, onde consta o nome do aluno, a idade, o resultado da vacina e observações. Contém também livretes individuais de cada aluno referente à inspeção sanitária e contém os boletins dos alunos doentes com a informação do aluno e o respetivo registo clínico.
Esta pasta contém Informações referentes a Alunos da Casa Pia de Évora como o processo de José Joaquim Lopes de 1939, certidões de nascimento, notas dos objetos entregues aos alunos desligados da Casa Pia e registo do aproveitamento e comportamento dos alunos que frequentavam as oficinas de carpinteiro, sapateiro, e alfaiate. Contém ainda algumas notas do comportamento destes alunos.
Esta pasta contém Cédulas de saída de alunos da Casa Pia de Évora nos anos de 1942 a 1947. Estas cédulas são referentes a Feliciano Torela Oranjo, Manuel Rijo Calaco, Constantino José Penderlico, Jesuino Pina de Almeida, Reinaldo de Jesus Fonseca Chagas, José Luis de Almeida, Almerindo Joaquim Neves, Manuel Inácio Sardico, Arnaldo António Mata, André António dos Santos, António Olegário Ferreira Claudio, Joaquim Manuel Chora, Taciano da Silva, João de Deus, Mário Augusto Nunes Vieira e António Gabriel Canastro.
Esta pasta contém processos de alunos da Casa Pia de Évora que deram entrada entre os anos de 1937-1948, que correspondem aos números de matrícula entre 1438-73 ao 1512-34. Cada processo é composto por vários documentos, como por exemplo o requerimento de pedido de admissão, a certidão de nascimento, o atestado de óbito do pai ou da mãe ou de ambos, atestado de pobreza dos pais passada pela junta de freguesia, o Livrete da inspeção sanitária, cartas de familiares, o registo de saída e a designação das roupas que lhe foram entregues, etc. Contém no inicio dois Raios X de alunos da Casa Pia.
Esta pasta contém o registo das notas qualitativas dos exames dos alunos e os registos dos comportamentos mais relevantes, avaliados pelos professores.
Esta pasta contém requerimentos dos alunos da Casa Pia a solicitar ensino religioso e as autorizações dos encarregados de educação.
Esta pasta contém os horários dos alunos da Casa Pia, constituídos pela designação das várias tarefas desenvolvidas ao longo do dia, começando pela alvorada até ao deitar depois da ceia, contém também a hora de início e de fim da execução destas tarefas e observações.
Este livro serviu para registar os resultados da inspeção sanitária de 1904 a 1924 realizada às alunas, que pretendiam entrar no Recolhimento Escola de João Batista Rollo (Convento Novo, antigo Convento de S. José) e contém nº de ordem, data, nome, naturalidade, filiação, idade e observações.
Este livro serviu para registar os resultados da inspeção sanitária de 1903 até 1926, realizada às alunas que pretendiam entrar no Recolhimento Escola de João Batista Rollo (Convento Novo, antigo Convento de S. José) e contém nº de ordem, data, nome, naturalidade, filiação, idade e observações.
Este livro serviu para registar os resultados da inspeção sanitária de 1887 a 1903, realizada aos alunos que pretendiam entrar na Casa Pia de Évora e contém nº de ordem, data, nome, naturalidade, filiação, idade e observações.
Estes livretes serviam para o médico da Casa Pia preceder a inspeções quinzenais aos alunos da Casa Pia, com o objetivo de examinar a existência de doenças nos olhos ou qualquer outra endemica, epidemica ou contagiosa.
Esta pasta contém vários processos de alunas e alunos da Casa Pia de Évora entre os anos de 1937-1943. Cada processo é composto por vários documentos, como por exemplo o requerimento de pedido de admissão, a certidão de nascimento, o atestado de óbito do pai ou da mãe ou de ambos, atestado de pobreza dos pais passada pela junta de freguesia, o Livrete da inspeção sanitária, cartas de familiares, o registo de saída e a designação das roupas que lhe foram entregues, etc.
Esta pasta contém vários processos de alunas do Recolhimento Escola de João Batista Rollo da Casa Pia de Évora (Convento Novo) entre os anos de 1914-1944. Cada processo é composto por vários documentos, como por exemplo o requerimento de pedido de admissão da órfã, a certidão de nascimento, o atestado de óbito do pai ou da mãe ou de ambos, atestado de pobreza dos pais passada pela junta de freguesia, o Livrete da inspeção sanitária, cartas de familiares, o registo de saída e a designação das roupas que lhe foram entregues, etc.
Esta pasta contém o Processo instituído pelo Provedor da Casa Pia em 6 de Novembro de 1896 a relatar o mau comportamento das órfãs e contém várias cartas da Regente do Colégio das órfãs Teresa de Jesus Roberto da Silva e da Sub-regente Filipa Pepanha de Mendonça Furtado, em que manifestam total desacordo em relação à descrição do comportamento das órfãs. Contém também duas listagens das órfãs que sofreram castigos durante o mês de Setembro de 1896, onde é descrito o úmero de matrícula, o castigo aplicado e o motivo.
Este livro regista a data de entrada, o nome do órfão e inspeção sanitária.
Este livro regista a entrada dos alunos, a saída e o motivo, as licenças que lhe foram concedidas, frequência de aulas e frequência das oficinas, não regista o nome dos alunos, apenas os contabiliza.
Esta pasta só contém o termo de abertura do Livro de registo de matrimónios que tiveram lugar na Casa Pia desta Cidade no ano de 1877. No entanto não contém qualquer assento matrimonial registado.
Este livro deveria ser para registar o curso e diplomas dos alunos da Casa Pia de Évora, mas não chegou a ser preenchido, pelo que se encontra em branco.
Esta pasta contém mapas dos movimentos dos alunos de 10 anos (1856 a 1866) onde se descreveu: o ano económico a que pertence cada mapa, nº de alunos no estabelecimento, entrada de novos alunos, os que regressaram, os que foram servir para casas particulares, com licença temporária, os que saíram (completaram aprendizagem, foram reclamados, com licença, sem licença, faleceram) os que ficaram no estabelecimento, os que frequentaram as aulas e os que frequentaram as oficinas. Não são mencionados os nomes dos alunos, apenas são contabilizados. Existe também uma listagem referente aos alunos residentes em Évora e a sua situação e de suas familias.
Esta pasta contém contratos de mensalidades de alunos porcionistas (pagamento de uma mensalidade) da Casa Pia de Évora. Estes contratos eram realizados pela Casa Pia e pela pessoa responsável pelo aluno que ficava obrigado a pagar as mensalidades, por vezes havia também um fiador e testemunhas.
Este livro regista a entrada dos alunos, a saída e o motivo, as licenças que lhe foram concedidas, frequência de aulas e frequência das oficinas, não regista o nome dos alunos, apenas os contabiliza.
Este livro contém o registo diário do movimento dos produtos da enfermaria que foram inventariados no Formulário e que são registados pelo nº. de inventário não constando a sua designação e foi registado também o respetivo valor monetário até Julho de 1887, após esta data o receituário foi feito pelo Formulário do Hospital do Espírito Santo.
Esta pasta contém os horários dos asilados da Casa Pia de Évora dos anos de 1928 a 1941. Estes horários abrangem todos os dias da semana (domingo a sábado) e especificam as horas com as tarefas que eram obrigados a cumprir entre a alvorada às 6.30h da manhã e a hora do silêncio às 21.30h.
Esta pasta contém pedidos e notas de subsídios de sobrevivência para filhos menores de famílias muito pobres e velhos e contém também fichas de admissão de asilados com uma lista dos asilados existentes que contém os respetivos números, nomes e observações.
Este livro contém o registo diário do movimento dos produtos da enfermaria que foram inventariados no Formulário e que são registados pelo nº. de inventário não constando a sua designação e foi registado também o respetivo valor monetário.
Este livro serviu para registar o Auto de inauguração do Asilo de Mendicidade em 5 de Junho de 1890, instalado no Convento Novo (extinto Convento de S. José).
Esta pasta contém requerimentos de asilados a solicitar entrada no Asilo de Mendicidade e de Cegos Dr. João Batista Rollo da Casa Pia de Évora e contém também orçamentos, receitas e despesas do Albergue Noturno nos anos de 1887 a 1894 e do Asilo de Cegos João Batista Rollo de 1904 a 1906.
Esta pasta contém verbetes (notas) referentes ao movimento dos asilados do Asilo de Mendicidade e do Asilo de Cegos Dr. João Batista Rollo e contém informação sobre a assiduidade e alguns castigos aplicados aos asilados.
Esta pasta contém certidão de nascimento de Inácio, filho de Francisco da Cruz e de Joana Maria; Atestado de pobreza de Joana Maria, viúva de Francisco da Cruz; Certidão de nascimento de José Menor, filho de José e de Jacinta Maria; Certidão de óbito de Manuel Joaquim; Certidão de nascimento de Teresa Angélica Dagaze de Figueiredo; Requerimento de Ana Balbina de Sousa Penedo Valente, viúva do Major Lúcio Valente, à Casa Pia, para que a sua filha menor de treze anos possa morar com a Regente e assistir às aulas da Casa Pia; Requerimento de Maria do Carmo Alho para se recolher ao Conventinho; Requerimento de Joaquina do Anjo, para que a exposta Francisca que vive na sua casa em sua companhia seja admitida na Casa Pia; Requerimento de Joaquim José Perdigão, para que seu sobrinho Romão seja admitido na Casa Pia; Autuação de um requerimento para justificação de um batismo em que é justificante Domingos Martins Piteira Júnior; Certidão de batismo de José António - exposto; Certidão de batismo de Maria Gama e de óbito de seu pai Manuel Garcia; Requerimento de José do Carmo Vilhena para que o órfão Francisco Marques seja admitido na Casa Pia.
Esta pasta contém vários requerimentos dos anos de 1854 a 1899 referentes a órfãos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar: admissões, autorização para assentar Praça, declaração de comportamento, transferência de um aluno para a Casa Pia de Lisboa, saída de órfãos da Casa Pia, certidões de óbito e algumas procurações.
Este Livro de matrículas dos alunos da Casa Pia contém a data de entrada, o número de matricula, nome, naturalidade, data de nascimento, filiação, nome e residência do requerente, licenças que lhe foram concedidas, doenças de que foi tratada, notas de admissão, inspeção sanitária, processo de admissão, data de entrada, registo de educação literária, registo de educação profissional, registo disciplinar, registo sanitário, informação anual, registo geral final, saída.
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, de 1873 até 1876, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída.
Este livro é duplicado do 2º Livro de registo das matrículas dos alunos da Casa Pia de Évora. É misto e contém a data de entrada, o número de matricula, a classe em que se matricula e, ou, a oficina que vai frequentar, dia da entrada nome, filiação, naturalidade, idade, observações.
Livro de registo das matrículas dos alunos do sexo masculino da Casa Pia de Évora que contém data de entrada, número de matrícula, nome do órfão, naturalidade, idade, filiação, profissão dos pais, nome, ocupação e morada da mãe, parente ou protector que o teve a seu cargo, licenças que lhe foram concedidas, doenças de que foi tratado, aulas e oficinas que frequentou e seu aproveitamento, índole, comportamento, condições morais e quaisquer outras circunstancias.
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, de 1882 até 1885, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída.
Este Livro de Matrícula especial das alunas da Casa Pia de Évora contém número de matrícula no estabelecimento, nome, filiação e registo de movimento (saída).
Este livro regista a entrada e saída das alunas, com o nº de entrada, o nome, a naturalidade, a data de entrada, a saída, o falecimento e o cemitério.
Este Livro de Matrícula Geral de aula elementar dos alunos da Casa Pia de Évora contém número de matrícula no estabelecimento, data da entrada na sala ou oficina, nome do órfão, comportamento, aplicação e aproveitamento e notas.
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, de 1862 até 1871, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída.
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, desde 1846 até 1852, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída.
Este Livro de matrículas na aula de música instrumental dos órfãos da Casa Pia contém o número de matrícula no estabelecimento, o número de matrícula na aula de oficinas, nome do órfão, comportamento, aplicação e notas.
Este Livro de matrículas das órfãs da Casa Pia contém a data de entrada, o número de matrícula, nome da órfã, naturalidade, idade, filiação, profissão dos pais, nome, ocupação e morada da mãe, parente ou protetor que a teve a seu cargo, licenças que lhe foram concedidas, doenças de que foi tratada, aulas que frequentou e seu aproveitamento, índole, comportamento, condições morais e quaisquer outras circunstâncias.
Este Livro de Matrícula da aula de alfaiate dos alunos da Casa Pia de Évora contém número de matrícula no estabelecimento, data de matrícula na aula ou oficina, data da entrada na aula ou oficina, nome do órfão, comportamento, aplicação e aproveitamento e notas.
Esta pasta contém mapas dos movimentos dos alunos, onde se descreveu: o ano económico a que pertence, nº de alunos no estabelecimento, entrada de novos alunos, os alunos que frequentarão a Universidade de Coimbra, os que regressaram ao estabelecimento, os que saíram (completaram aprendizagem, com licença, sem licença, faleceram) os que ficaram no estabelecimento, os que frequentaram a aula de gramática latina, os que frequentaram as oficinas ou a escola ou ambas, os que frequentaram as aulas de música e os que tiveram doentes. Não são mencionados os nomes dos alunos, apenas são contabilizados.
Este livro regista a saída dos alunos, e contém informação sobre a data de saída, o nome do aluno, o motivo da saída e a autorização.
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, desde 1836 até 1845, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída. Esta pasta contém informação sobre os primeiros órfãos que deram entrada na Casa Pia de Évora, após a sua fundação.
2º Livro de registo das matrículas dos alunos da Casa Pia de Évora. É misto e contém a data de entrada, o nome, a naturalidade, a filiação onde há registo de muitas crianças expostas, a idade e observações.
Este Livro de matrículas na aula de música vocal dos órfãos da Casa Pia contém o número de matrícula no estabelecimento, o número de matrícula na aula de oficinas, a data, o nome do órfão, comportamento, aplicação e aproveitamento, notas.
Livro de registo das matrículas dos alunos do sexo masculino da Casa Pia de Évora que contém o número de matricula geral, nº de matricula na aula ou oficina, data de entrada, o nome do orfão, data de nascimento, naturalidade, a filiação, aplicação e aproveitamento, comportamento e observações.
Livro de registo das matrículas dos alunos da Casa Pia de Évora. É misto e contém a data de entrada, o nome, a naturalidade, a filiação onde há registo de muitas crianças expostas, a idade e observações.
Este Livro de matrículas dos alunos da Escola Industrial da Casa Pia de Évora, contém o número, o nome do aluno, ordinário ou voluntário, disciplinas e oficinas, média que obteve para passagem ou resultado do exame, faltas, castigos, premios e observações. Contém também uma lista solta de alunos a matricular na Escola Industrial (sem data).
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, de 1872 até 1881, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída.
1º Livro de registo das matrículas dos alunos da Casa Pia de Évora. É misto e contém a data de entrada, o nome, a naturalidade, a filiação onde há registo de muitas crianças expostas, a idade e observações.
Este Livro de Matrícula da aula de desenho dos alunos da Casa Pia de Évora contém número de matrícula no estabelecimento, data de matrícula na aula ou oficina, data da entrada na aula ou oficina, nome do órfão, comportamento, aplicação e aproveitamento e notas.
Este Livro serviu para registar as matrículas das alunas da Escola de João Baptista Rollo (Convento Novo) entre os anos de 1904 a 1926 e contém: data, nº de matrícula, nome da aluna, naturalidade, idade, filiação, nome e residência do requerente, licenças que foram concedidas, designação das doenças, aulas frequentadas, comportamento e quaisquer outras circunstâncias.
Livro de registo das baixas dos alunos onde consta o número de aluno, a data de saída, o nome do aluno, a classe, a naturalidade, a idade e o motivo de saída.
Este Livro de matrículas contém a data de entrada, o nº de matrícula, o nome do aluno, a filiação, a naturalidade, a data de nascimento e de batismo, notas sobre vacinação e observações.
Este livro regista a saída dos alunos, e contém informação sobre a data de saída, o nome do aluno, o motivo da saída e a autorização.
Este Livro de matrículas dos Asilados, do Asilo de Cegos João Batista Rollo que se situava no Convento Novo (antigo Convento de S. José), contém a data de entrada, o número de matrícula, nome do asilado, naturalidade, idade, filiação e observações.
Duplicado do 1º Livro de registo das matrículas dos alunos da Casa Pia de Évora. É misto e contém a data de entrada, o nome, a naturalidade, a filiação onde há registo de muitas crianças expostas, a idade e observações. Foi realizada esta cópia devido ao mau estado de conservação do livro original, contém apenas dois registos por folha e por isso possui 1288 f. mas a quantidade de registo é igual ao livro original.
Este Livro de matrículas dos Asilados, do Asilo de Mendicidade, contém o número de matrícula, a data de entrada, o número de matrícula, nome do asilado, naturalidade, idade, filiação, notas.
Esta pasta contém várias capilhas correspondentes a cada ano, de 1853 até 1862, compostas por requerimentos dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada e saída de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada ou da saída.
Este Livro de matrículas dos alunos da Casa Pia contém a data de entrada, o número de matricula, nome, naturalidade, data de nascimento, filiação, nome e residência do requerente, licenças que lhe foram concedidas, doenças de que foi tratada, notas de admissão, inspeção sanitária, processo de admissão, data de entrada, registo de educação literária, registo de educação profissional, registo disciplinar, registo sanitário, informação anual, registo geral final, saída.
Este Livro de Matrícula especial das alunas da Casa Pia de Évora contém número de matrícula no estabelecimento, nome, filiação e registo de movimento (saída).
Esta pasta contém guias individuais dos alunos, onde consta o nº de matrícula, o nome do aluno, a filiação, a naturalidade, a data de entrada, o aproveitamento, a data de saída e a descriminação e o número da roupa que leva na saída (camisas, ceroulas, calças, sapatos, boné, gravatas.
Este livro contém o registo diário da frequência e nota mensal do comportamento dos alunos da Casa Pia de Évora, onde era registado o número geral de matrícula, o nome, a frequência (presenças e faltas) o comportamento e observações.
Esta pasta contém várias requerimentos dos anos de 1870 a 1891, que foram dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada.
Este livro seria para registar a entrada dos albergados, mas não chegou a ser preenchido, pelo que se encontra em branco.
Listagem de alunos e alunas internos da Casa Pia de Évora, existentes no dia 20 de Março de 1897, com indicação da data em que completam a idade legal dentro dos próximos três anos. Contem o nº de ordem, nº de matricula, nome do aluno, data em que completam a idade legal e notas.
Esta pasta contém 50 processos de alunos da Casa Pia de Évora que deram entrada entre os anos de 1916-1927, que correspondem aos números de matrícula entre 1187-1 ao 1236-50. Cada processo é composto por vários documentos, como por exemplo o requerimento de pedido de admissão, a certidão de nascimento, o atestado de óbito do pai ou da mãe ou de ambos, atestado de pobreza dos pais passada pela junta de freguesia, o Livrete da inspeção sanitária, cartas de familiares, o registo de saída e a designação das roupas que lhe foram entregues, etc.
Esta pasta contém processos de alunos da Casa Pia de Évora que deram entrada entre os anos de 1932-1939, que correspondem aos números de matrícula entre 1397-43 ao 1436-65. Cada processo é composto por vários documentos, como por exemplo o requerimento de pedido de admissão, a certidão de nascimento, o atestado de óbito do pai ou da mãe ou de ambos, atestado de pobreza dos pais passada pela junta de freguesia, o Livrete da inspeção sanitária, cartas de familiares, o registo de saída e a designação das roupas que lhe foram entregues, etc. Contém no inicio dois Raios X de alunos da Casa Pia.
Este livro contém os registos diários do comportamento das alunas da Real Casa Pia de Évora, realizado diariamente com inicio em 1897, onde era registado o nome das alunas; o comportamento composto por quatro campos: piedade, obediência, silêncio e nota semanal; aplicação composta por cinco campos: estudos, lavores, trabalhos domésticos, asseio pessoal e nota semanal.
Este livro serviu para registar a entrada dos albergados do Albergue Noturno da Casa Pia de Évora nos anos de 1887 e 1888 e contém a seguinte informação: Número de ordem, data, nome do albergado, idade, filiação, naturalidade, sinais particulares ou caraterísticos e observações.
Esta pasta contém os processos dos asilados do Asilo de Mendicidade da Casa Pia de Évora: Augusto António Costa, António Jacinto da Graça, Manuel Martins, Luciano Joaquim Valério, Francisco de Paula Martins, Inácio Caeiro Taleço, Francisco Miguel, Narciso Correia, João Augusto Sampaio, Valdimiro José Ribeiro, Inácio Ameixinho, José Joaquim Ramalho, Jacinto Libório, Joaquim José Ruivinho, Manuel António Pereira, Francisco Diogo Aguado, Manuel João, António Jo´se Salgueiro, Cândido Saraiva, António de Abreu Casaca, Francisco Felix Latoeira, Jacinto Manuel Luis, José Matias, Santos Joaquim Morgado, João Francisco Fezes, Joaquim José Saloio, António Acácio, António Calado, José Percheiro, Marcelino José Pires, Luis António Perdigosa, António José Gomes, Custódio Nunes, Manuel Venceslau, Frederico José Henriques, António José Calaléu, Joaquim José de Matos, António José Ferreira, João António Lança, Joaquim José Simões, Luis António Galambas, Joaquim Canário, Silvestre Joaquim Maltezinho, José Alves Russo, Francsico de Assis, José Carrança, Joaquim António Sim-Sim, João Manuel Santana, Maximino José Gonçalves, António de Mira Grosso, Serafim Coelho.
Esta pasta contém os processos dos asilados do Asilo de Cegos de Dr. João Batista Rollo: Constatino José, José Maria Ramalho, Lourenço José Xavier, José Jacinto Fialho, Josão Rodrigues da Silva, Manuel Boto, Manuel dos Santos Rodrigues, Joaquim António Palhais, José Manuel Barrancos, Olegario António Ferreira, Joaquim Rodrigues Carvalhal, Pedro José Serrano, Sebastião Lavado, Joaquim António Garcia, Joaquim José Anselmo, Manuel Joaquim da Rosa, António Joaquim Feijão, Ciriaco José Ribeiro, Sezirando Henrique dos Santos, José Francisco Ramos, Satiro Tavares, Mateus António Capateira, José Ferreira Batista, Joaquim António Rolim. Gonçalo da Conceição Soalhal, Diamantino José Carrageta, Joaquim José da Costa, João Augusto Parré, João Augusto Passos, Miguel da Conceição.
Este livro serviu para registar a entrada dos albergados do Albergue Noturno da Casa Pia de Évora nos anos de 1893 e 1896 e contém a seguinte informação: Número de ordem, data, nome do albergado, idade, filiação, naturalidade, sinais particulares ou caraterísticos e observações.
Esta pasta contém vários requerimentos dos anos de 1889 a 1890, que foram dirigidos à Casa Pia de Évora a solicitar entrada de órfãos, onde é mencionado o nome da pessoa que requer, a morada, o nome do órfão ou órfã e o motivo da entrada.
Esta pasta contém processos indeferidos de pedidos de admissão de alunos da Casa Pia de Évora que deram entrada entre os anos de 1922-1930. Cada processo é composto por vários documentos, como requerimentos de pedidos de admissão, certidões de nascimento, atestados de óbito dos pais ou mães ou de ambos, atestado de pobreza dos pais passada pela junta de freguesia.
Este livro serviu para registar a entrada dos albergados do Albergue Noturno da Casa Pia de Évora nos anos de 1891 e 1893 e contém a seguinte informação: Número de ordem, data, nome do albergado, idade, filiação, naturalidade, sinais particulares ou caraterísticos e observações.
Este livro serviu para registar a entrada dos albergados do Albergue Noturno da Casa Pia de Évora nos anos de 1888 e 1891 e contém a seguinte informação: Número de ordem, data, nome do albergado, idade, filiação, naturalidade, sinais particulares ou caraterísticos e observações.